Piocerá
2015 larga hoje com o desafio dos diferentes terrenos e a promessa de elevação
do nível técnico dos competidores
Mariana
Freire
ENVIADA A TERESINA*
Carros 4x4, motos, quadriciclos, UTVs e
bicicletas saem hoje, de Teresina, no 28º Enduro-Rally Piocerá. Até Beberibe,
no litoral leste cearense, onde o evento termina na sexta-feira, 30, serão mais
de 1.000 km (para as bicicletas, o percurso será de 300 km), passando por Pedro
II, no Piauí, Crateús e Quixadá, no Ceará. Uma variedade de terrenos aguarda os
pilotos na travessia dos trechos. Esse é, aponta o diretor geral da competição,
Ehrlich Cordão, um dos pontos positivos do percurso.
Apesar de, em outras edições, o rali já ter
visitado as cidades que servirão de base este ano, as trilhas utilizadas serão
quase totalmente inéditas. Somente um trecho de 221 km no primeiro dia (que tem
o total de 301 km) já foi utilizado em outras edições, de acordo com o diretor.
“Do segundo dia em diante, até chegar em Beberibe, o roteiro é totalmente
inédito. A prova já andou pela região, mas a gente não está repetindo as
trilhas que usou nas edições passadas. É tudo muito novo”.
Cada um dos dias será dividido em três
trechos, e cada roteiro terá a própria especificidade, explica o diretor da
prova. Entre Teresina e Pedro II, por exemplo, a estrada haverá um terreno
marcado por cascalhos e mata densa. No segundo dia, até Crateús, o caminho é
arenoso e com muitas pedras. “Este vai ser o dia mais difícil, porque, além de
ter muita areia, é numa terra mais inóspita que o resto”. Depois, o terreno
volta a ser de cascalho, mas com uma vegetação seca, com cactos e mandacarus.
No último dia, com a proximidade do litoral, o caminho é de areia, e a chegada
com cerca de três km
de dunas.
de dunas.
Esta será a “melhor” prova do evento, garante
Ehrlich: “Esta é a edição mais técnica. Teremos muitos balaios (voltas de
repetição de um mesmo trecho para comprovar a interpretação da planilha por
parte do piloto e do navegador), laços, médias de velocidade puxadas. Será um
nível maior, e teremos mais emoção”. Mais de 500 veículos estão na disputa do
rali, com competidores de 24 estados, além de representantes de Portugal,
Japão, Inglaterra, Suíça, França, Holanda, Bélgica e Itália, segundo a
organização. Somente do Ceará, competem 136 veículos.
* A repórter viajou a convite da organização
do evento
PROGRAMAÇÃO
PARA
VEÍCULOS A MOTOR
27 de
janeiro
Largada oficial (Teresina) a partir das 7
horas
Chegada (Pedro II) às 15 horas
Motos: 292 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 301 km
28 de
janeiro
Largada (Pedro II) a partir das 8 horas
Chegada (Crateús) às 13h25min
Motos: 171 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 235 km
29 de janeiro
Largada (Crateús) a partir das 7 horas
Chegada (Quixadá) às 15 horas
Motos: 319 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 302 km
30 de
janeiro
Largada (Quixadá) a partir das 8 horas
Chegada (Beberibe) às 14 horas
Motos: 251 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 220 km
Fonte: Esportes – Jornal O povo (27/ 01/ 15)
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