sábado, 7 de março de 2015

Aquiraz: Comunidade indígena Jenipapo-Kanindé realiza inventário fotográfico da fauna e flora

Foto: Jackson Forte e Paulo Miranda
O projeto Matas da Encantada, realizado pela Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco) e patrocinado pela Petrobras, iniciou na última terça-feira, 03/03, o inventário fotográfico da fauna e flora da região que abrange a aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz-CE. A proposta é observar e pesquisar quais as principais espécies vegetais e animais, com destaque para os pássaros, existentes no território, fotografar e listar o nome popular e científico.


O inventário está sendo realizado de forma participativa, com a o apoio da comunidade indígena através de oficinas. Com isso, o registro dos aspectos ambientais da comunidade é feito a partir da memória, tradição cultural e saberes ambientais dos indígenas. “O inventário é uma forma de sensibilizar e reafirmar a importância do meio ambiente para os Jenipapo-Kanindé. Os mitos, as lendas e os costumes indígenas estão muito ligados à preservação deste território indígena que é composto por matas virgens e campos de dunas, mas que sofre com a degradação ambiental”, explica Marciano Moreira, coordenador do projeto Matas da Encantada.


O material coletado será transformado em uma publicação impressa e um acervo para o museu indígena Jenipapo-Kanindé, subsidiando as ações culturais e ambientais. Além disso, o inventário ajudará a compor o Centro de Informação Ambiental da aldeia, fortalecendo o turismo ecológico e comunitário na região.


Mais informações:


Assessoria de Imprensa da Adelco:
Isabelle Azevedo (85) 99624420 ou Ivna Girão (85) 88175149




Aracati: Falésias sofrem desmoronamento

A ONG Recicriança garante que, em 17 anos, já foram destruídos 13 metros de falésias


Na última terça-feira, o segundo símbolo com a lua a estrela foi destruído; as escadarias estão ameaçadas pela erosão produzida pelas chuvas e pela maré  FOTOS: ELLEN FREITAS

Aracati. Nos últimos dez dias, várias falésias sofreram processo de desmoronamento, na Praia de Canoa Quebrada. Com elas, duas das quatro esculturas esculpidas na areia foram levadas pelas ondas e também pelas chuvas que ocasionam enxurradas vindas da área urbanizada.


O problema já havia sido levantado por uma série de matérias especiais publicadas pelo Diário do Nordeste há pouco mais de um ano, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014. Intitulada "O mar avança", a reportagem alerta, dentre outras coisas, para o desmoronamento das falésias em Canoa Quebrada, ocasionados por dois fatores.


O primeiro deles é o avanço do mar, fenômeno mundial decorrente das mudanças climáticas. O outro é a intervenção humana. No caso de Canoa Quebrada, o processo natural de desaparecimento das falésias está sendo bastante acelerado pela falta de drenagem nas ruas da parte urbanizada da mais importante praia de Aracati. Sem falar do passeio de buggies e da grande movimentação de pessoas em cima das falésias.


De acordo com o coordenador da Organização Não-Governamental (ONG) Recicriança - localizada na Vila Estevão, próximo de onde desmoronou parte da falésia com uma das esculturas -, Tércio Vellardi, ocorreu situação parecida há nove anos. "Em 2006, aconteceu um fenômeno como esse. Poucos dias de chuva, a maré alta de lua cheia e o desrespeito das pessoas pela área das falésias ocasionaram destruição".


Tércio explica que esse intenso movimento das marés na praia é consequência da realocação das pedras que formavam os corais para a formação de piscinas naturais em outras áreas da praia, conhecida como Porto das Barteras, no fim da década de 90. "A falta dessas pedras faz com que o movimento das ondas chegue cada vez mais forte e mais rápido, afetando as falésias. As barracas de certa forma freiam essa intensidade, mas também correm o risco de desabamento".


Para o ambientalista, "uma solução seria colocar as pedras no local novamente ou ostras. "Esse material barraria a força das ondas, diminuindo a destruição das falésias como vem acontecendo. Esses locais que têm os símbolos da Canoa estão caindo e vão cair mais se essa providência não for adotada.


Ainda sobre o avanço do mar, Tércio revela que, por meio de um monitoramento feito por ele nos últimos 17 anos, ficou constatada a destruição de 13 metros de falésias. "O mar continua avançando e as falésias têm o seu movimento. Elas não são fixas. Entretanto, o que preocupa é que os desmoronamentos acontecem de forma progressiva. Medimos aqui desde 1998. Na época, tínhamos 20 metros de distância de um coqueiro que temos aqui até a ponta da falésia. Hoje são apenas sete metros, ou seja, sumiram 13 metros durante esse período".


Tércio faz outro alerta importante. "Com o aparecimento precoce das falésias, a tendência é de que o mar, sem qualquer escudo natural à sua frente, avance mais ainda". Ele lembra que, entre 2003 e 2004, "foi feita uma grande reforma urbanística na Broadway. Só que esqueceram de dar uma destinação para a água, tipo uma lagoa de estabilização. O resultado é que, principalmente quando chove, essa água produz uma enxurrada que ocasiona grande erosão ás falésias. Essa água tem que ser retida lá em cima para ser reutilizada e não vir dessa forma para dentro mar.


Especialista


Quando ouvido pela reportagem em "O mar avança", o professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos maiores especialistas em falésias, Jeovah Meireles, já alertava "para essas grandes voçorocas que estão surgindo nas falésias de Canoa Quebrada, que são frutos da impermeabilização do solo nas áreas urbanizadas, que transformaram as ruas em verdadeiros rios que, por sua vez, produzem enxurradas que destroem esse importante patrimônio natural".


Mais informações:


Organização Não-Governamental (ONG) Recicriança
Vila do Estevão
Canoa Quebrada- Aracati (CE)


Ellen Freitas
Colaboradora




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (07/ 03/ 15)

Cascavel: Orientação

Neste domingo, 8, será realizada a primeira etapa do Campeonato Cearense de Orientação, no município de Cascavel, mais precisamente na praia do Balbino. Segundo os organizadores, 300 competidores, do Ceará e estados vizinhos participarão do evento com o aval do Grupo de Orientistas da Lagoa do Jirau, que estreia no Estadual.




Fonte: Coluna Silvio Carlos (Jogada) – Diário do Nordeste (07/ 03/ 15)

Aquiraz: Confira a lista com as principais vagas do Sine IDT

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
AQUIRAZ
Rua Capitão Mor, 37
(85) 3101.2822

Agente de portaria 1 vaga
Ajudante de carga e descarga 1 vaga
Atendente de balcão 1 vaga
Auxiliar de cozinha 2 vagas
Auxiliar de limpeza 1 vaga
Auxiliar de produção 2 vagas
Bombeiro hidráulico 1 vaga
Caldeireiro 1 vaga
Camareiro 2 vagas
Chapeiro 1 vaga
Chefe de cozinha 2 vagas
Cozinheiro geral 3 vagas
Garçom 2 vagas
Lavador de carros 1 vaga
Massoterapeuta 1 vaga
Mecânico de manutenção de máquina 1 vaga
Mensageiro 1 vaga
Oficial de Serviços Gerais 2 vagas
Operador de empilhadeira 1 vaga
Pedreiro 3 vagas
Pedreiro de fachada 1 vaga
Pintor 1 vaga
Pizzaiolo 1 vaga



Fonte: Empregos – Diário do Nordeste (07/ 03/ 15)

Pindoretama: Real e Lagosta Bronzeada (28 de Março)


Filhote de peixe-boi encalha na Praia de Ariós em Beberibe

Filhote de peixe-boi encalha na Praia de Ariós
Mais um filhote de peixe-boi encalhou, ontem, na orla cearense, desta vez, na Praia de Ariós, no município de Beberibe. Além da desidratação resultante do encalhe, os veterinários não detectaram nenhuma condição de saúde preocupante no animal, que foi levado para o Centro de Reabilitação, no Sesc Iparana.




Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (07/ 03/ 15)

Icapuí: Ordem de Serviço do Saneamento Básico será assinada na Sexta (6/3)

O prefeito Jerônimo Reis convida a todos a participar da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da construção da obra de saneamento básico, que irá beneficiar a população icapuiense que mora nas áreas que serão atendidas pelo sistema. O ato acontecerá nessa sexta-feira (6/3), a partir das 16:00hs, na Praça do Mirante da Gruta (em frente ao Campo de Futebol). O sistema de saneamento básico abrangerá as comunidades próximas ao Centro, sendo iniciada na Vila Jardim Paraíso.


O custo total da obra será de R$ 17.533.914,52 (Dezessete milhões, quinhentos e trinta e três mil, novecentos e catorze reais e cinquenta e dois centavos). O sistema de esgotamento sanitário abrangerá toda a área central de Icapuí, alcançando as comunidades em torno da sede. De acordo com informações colhidas junto a Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Icapuí, o processo de escolha da empresa que irá executar esta importante obra para nosso município está concluído, sendo a empresa MEMP CONSTRUÇÕES LTDA foi a vencedora do certame.


O prefeito Jerônimo Reis considera esta uma grande obra para o nosso município, já que o esgotamento sanitário é condição necessária para se ter uma boa qualidade na saúde pública. O mesmo aguarda a conclusão de outros trâmites legais para assinar a ordem de serviço.


Informações: Coordenação de Acompanhamento de Prestação de Contas




Aracati: Prefeito prestigia inauguração de Museu Peças Sacras na Matriz

A convite do Padre Oleriano, o prefeito de Aracati Ivan Silvério, prestigiou na noite de ontem (05/03), no primeiro piso da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, da inauguração de um Museu de Peças Sacras.


O referido Museu que conta com vários tipos de peças e equipamentos sacros como: imagens, fotos, piano, inclusive a lápide da cova do médico inglês Dr Cristovão Mallet, retirado do local original devido às obras de requalificação no entorno da Igreja Matriz, entre outras, foi idealizado pelo arquiteto do IPHAN, Ramiro Teles, organizado pelo Padre Oleriano, entre os anos de 2011 e 2014, com realização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Missionários Redentoristas.


“Cada peça representa, uma ação em prol da história cultural e religiosa de nossa cidade”, se manifestou o prefeito Ivan.
Segundo o padre Oleriano, que estará se despedindo de Aracati no dia 16 de março, para seguir com sua evangelização no Estado do Maranhão, o local estará aberto à visitação toda a vez que a Igreja Matriz estiver de portas abertas.


“Padre Oleriano, seguirá seu destino vocacional mais deixará sua marca para sempre na história aracatiense”, ressaltou emocionado o prefeito Ivan Silvério.



Icapuí: Prefeito Jerônimo anuncia mudanças no Secretariado

O prefeito municipal de Icapuí, Jerônimo Reis, anunciou na tarde da quarta-feira (4/3) algumas das mudanças realizadas no quadro de secretários municipais. O informe foi dado durante entrevista concedida ao programa Icapuí Notícias, da Educativa FM. Entre as nomeações feitas estão o novo secretário de Saúde e Saneamento, André Neo; a secretária de Educação e Cultura, Saskia Brígido; o secretário de Administração e Finanças, José Valdir; o Chefe de Gabinete, Neto Rebouças; e o presidente do Icaprev, Mauro Alexandrino. De acordo com o prefeito, essas mudanças são necessárias para promover ajustes na gestão visando uma renovação no modo de administrar o município.  


Jerônimo destacou ainda que os problemas têm se concentrado com maior intensidade na Secretaria de Educação e Cultura e na Secretaria de Saúde e Saneamento, devido ao grande porte das duas pastas. A nomeação de secretários vindo de outras cidades foi pensada como uma forma de aproveitar as experiências e o conhecimento dos mesmos em outras realidades, bem com a importância de implementar um perfil administrativo diferenciado. 
A secretária de Educação e Cultura, Saskia Brígido, ressaltou a importância de garantir a qualidade da aprendizagem na rede de ensino. Segundo ela, é necessário promover as mudanças essenciais para o ajuste financeiro, porém, a qualidade do ensino deve ser mantida como principal meta. O secretário de Saúde e Saneamento, André Neo, deu ênfase à profissionalização da gestão pública em Icapuí. Para ele, as dificuldades e os problemas atuais da secretaria necessitam de ações práticas, afim de maximizar o serviço ofertado aliado ao enxugamento dos excessos dos gastos e reorganização da estrutura. 


José Valdir, nomeado secretário de Administração e Finanças, citou a rigidez da legislação e da fiscalização que regem a administração pública. Segundo Valdir, o governo municipal tem que se adequar à esse "novo modo de administrar". "É o momento de promovermos um planejamento eficiente das ações do governo", concluiu Valdir. 
O Instituto de Previdência dos Servidores de Icapuí, Icaprev, tem agora à sua frente Mauro Alenxandrino. O novo presidente destacou os avanços do Instituto após a gestão de Jerônimo Reis. "Os servidores obtiveram conquistas importantes durante esse período, como a realização de concurso público, a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, bem como a regularização de servidores que encontravam-se em processo de aposentadoria", afirmou Mauro Alexandrino. 


Além dessas nomeações, o governo municipal vem realizando estudos acerca da situação financeira e estrutural da prefeitura. O prefeito Jerônimo pretende com isso atingir as metas estabelecidas para equilibrar as receitas e despesas do município.




Aracati: Prefeito Ivan Silvério empossa novos conselheiros de Saúde

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (06/03), no plenário da Câmara de Vereadores de Aracati, através da Portaria de Nº 077/2015, o prefeito Ivan Silvério, nomeou os novos membros do Conselho Municipal de Saúde, assim também como os certificou.


Participaram do evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Bravo, o secretário de saúde Silvano Sena e sua adjunta, Ana Alice Fernandes, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Ferreira, a conselheira estadual de saúde, Cleide Fernandes, a secretaria executiva do Conselho Estadual de Saúde, Rogena Weaver e o representante da 7ª CRES, Israel Da Silva.


A solenidade foi prestigiada pelos vereadores: Tácito Forte, Ilda, Luiz Carlos Solheiro, Michelson Bernardes, Ruperto Medeiros (Belezinha) e Falcão Neto.


Antigos e novos conselheiros, além de variados segmentos da sociedade aracatiense também se fizeram representar.


Os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde exercerão seus mandatos no período de março de 2015 a março de 2017.


O Conselho é formado por representantes da administração municipal, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS.


A Mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde será escolhida na quinta-feira, dia 12 de março, em reunião extraordinária a ser realizada no auditório do Hospital Santa Luíza de Marilac.



Conheça a Portaria na íntegra e a identificação de cada conselheiro: clique aqui…



Aracati: Estádio Municipal passará por novas obras

O prefeito Ivan Silvério, acompanhou na tarde desta sexta-feira (06/03), os engenheiros, Claudia Vilas Boas e Joao Francisco, em visita ao Estádio Municipal Virgílio Távora, para tratar do projeto de construção de uma nova arquibancada, cabine de radio, reforma de banheiros, bar, bilheterias e setor administrativo.


O administrador do Estádio, José Maria Gato, também acompanhou a visita.


Segundo o prefeito Ivan Silvério “Em breve será publicada a licitação para execução da referidas obras”.


O prefeito Ivan, ressalta ainda que o Deputado Federal, André Figueiredo, conseguiu junto ao Ministério do Esporte a liberação do recurso da ultima medição, para conclusão da obra de drenagem e gramado do campo de futebol.




Aquiraz: Educação de Aquiraz convoca classificados e classificáveis em seleção

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto publicou hoje, 6, edital de convocação dos candidatos classificados e classificáveis da Seleção Simplificada Pública Nº 001/2014 de 12 de novembro de 2014.


Fica definida a ordem de colocação como critério utilizado para a lotação dos candidatos. 


Os relacionados no edital, deverão comparecer no proximo dia 9,  de 8 às 11h30min e de 13 às 16 h 30 min,  à sede da Secretaria, situada na Rua Francisco Câmara, 332, Centro.


Acesse o edital clicando aqui. 
Mais informações:


Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 06/03/2015 às 14:17:56




Icapuí: Secretaria de Assistência Social inicia atualização do Cadastro Único 2015

A secretaria Municipal de Assistência Social deu início à atualização dos dados cadastrais das famílias icapuienses inseridas no Cadastro Único.  O recadastramento das famílias será feita na própria Secretaria de Assistência Social, de segunda à sexta, de 7:00 às 13h, iniciando com moradores da comunidade de Salgadinho. A documentação necessária para atualização cadastral é a seguinte: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento e carteira de trabalho de todos os membros da família. A lista completa das famílias de Salgadinho que devem realizar atualização do cadastro único está na FM educativa ou na Secretaria de assistência Social.


O Cadastro Único é um Programa Social do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. É um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Famíllia, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.
Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo Federal. As informações contidas no CadÚnico podem ser utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal. Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Aquelas famílias que tenham renda superior a meio salário mínimo poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios. (Fonte: www.guiadedireitos.org)






Aracati: Continuam aceleradas as obras da Ciclovia

Um local de lazer, práticas esportivas, como caminhar, correr e pedalar.

Assim está sendo tocada a obra da ciclovia na rua Dragão do Mar, em Aracati, esta obra foi uma solicitação do prefeito Ivan Silvério, por meio do deputado federal André Figueiredo, junto ao ex-governador Cid Gomes, e que agora no Governo do Camilo Santana, continua a todo vapor.


Com piso em pedra cariri, construção de quiosques e construção de muro de arrimo, este espaço é aguardado com ansiedade pela população, que não ver a hora de ter um local seguro para cuidar da saúde e desfrutar a brisa leve do vento Aracati, alimentando-se e batendo um bom papo nos espaços reservados para o lanche da manhã ou tarde.


Para o prefeito Ivan “Administrar com todos é isso, proporcionar oportunidade para uma melhor qualidade de vida”.


Ciclovia


A ciclovia, é um projeto de Urbanização do acesso da cidade de Aracati, na avenida Dragão do Mar, no trecho compreendido entre o Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias – HMED e o Triângulo da antiga Cerâmica Freitas, na BR-304, e está sob responsabilidade da empresa WDA Construções Ltda.


Serviços em execução


Os serviços executados são: aterros, drenagens, pavimentações em revestimento de concreto em cerâmica e em pedra cariri, sinalização, paisagismo e urbanização, além de instalação de quiosques e outros equipamentos.


O projeto contempla pista para ciclistas, cooper e passeio, estacionamento, bicicletário, mesas com jogos e espaços verdes. Terá também acessibilidade para idosos e deficientes.


A obra tem um valor de cerca de 3 milhões de reais, com extensão de aproximadamente 1,5 km, e está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura – (Seinfra) do Governo do Estado, através das Secretaria das Cidades e contrapartida do município.




Aquiraz: Obra da Adutora de Aquiraz começa em maio e ficará pronta em agosto

Fotos: Joselito Araújo 

O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neurisângelo Freitas, anunciou hoje, 5, que serão iniciadas, em maio deste ano, as obras de uma adutora de engate rápido destinada a trazer água do sistema de abastecimento Pacoti-Riachão-Gavião para a sede municipal de Aquiraz. A informação foi repassada pelo executivo durante
audiência pública realizada hoje, 5, na Câmara Municipal.


Neurisângelo Freitas disse, ainda, que a obra tem prazo de conclusão de 90 dias, a partir da ordem de serviço a ser assinada, logo após a finalização do processo licitatório, pelo governador Camilo Santana.


A adutora de água tratada terá automação e injetamento, com tubos de 500 mm e capacidade de vazão de 300 litros por segundo, um volume de transporte 300 % superior ao consumo atual de Aquiraz. A instalação do equipamento custará mais de R$ 13 milhões em sua primeira etapa.


A tubulação percorrerá mais de 12 km, partindo do vizinho município do Eusébio e trazendo água do manancial que abastece Fortaleza,  o sistema Pacoti- Riachão- Gavião.


Com a obra, Aquiraz garante segurança hídrica para os próximos 20 anos, inclusive, beneficiando localidades fora da sede, que passarão a ser abastecidas pela Lagoa do Catu. É o caso de Machuca e Jacundá, em um outro projeto que custará R$ 5 milhões.


Aquiraz será o primeiro município do Cinturão Leste do Estado a ser beneficiado por uma obra desse porte. Neurisângelo Freiras garantiu que, no máximo, até agosto deste ano, a obra deverá estar pronta e com água chegando à Estação de Tratamento da Cagece em Aquiraz. A distribuição ocorrera na sede e Prainha, inicialmente.


Jonas Assunção, assessor especial da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca, disse que o município vem trabalhando em parceria com a Cagece, há alguns meses, no plano de saneamento básico municipal.


Mais Informações:


Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca de Aquiraz.
Telefone: (85) 3361.1834
Última atualização: 06/03/2015 às 08:32:49




sexta-feira, 6 de março de 2015

Associação de Bugueiros de Fortim - ABF dá o pontapé Inicial ao Projeto Praia Limpa 2015.

Foi na manhã desta Sexta-Feira (06) que os credenciados da Associação de Bugueiros de Fortim-ABF deram início ás atividades do Projeto Praia Limpa 2015 na Orla de Fortim. Cerca de 10 quilômetros de orla do litoral fortineses está incluso no projeto que é de ideologia e desenvolvimento da Secretaria Municipal de desenvolvimento Urbano - DESURB, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Diretoria de Comunicação e Relações Públicas e Secretaria do Turismo e Cultura. O projeto visa efetuar a limpeza das praias do município em todos os setores ambientais e protegendo os pontos turísticos da degradação. Sacos plásticos e garrafas PET estão entre os objetos mais encontrados nos lugarejos, latas de alumínio, restos de cordas e sucata oriunda das marambaias jogas ao mar pelos pescadores. A força tarefa deu-se inicio na manhã desta Sexta-Feira onde em uma de suas etapas que também foi realizada visita técnica nos locais mais críticos. O trecho onde o projeto será aplicado será na Praia do Canto da Barra, no encontro do Rio com o mar se estendendo na orla da praia do Forte onde está localizado o Farol de São Lourenço, grutas rochosas e cavernas submersa às falésias perfuradas, Enseada dos Pescadores, Pontal do Maceió, Lagoa do Vila, Pedras do Suspiro da Baleia, Praia das Agulhas, Praia das Pedrinhas e por fim na Barra do Rio Pirangi. Esta atividade também mobilizará os proprietários de barracas gastronômicas e albergues nativos e rústicos montados sob as dunas onde geralmente existe aglomeração de pessoas e abandono de resíduos e lixo. O projeto Praia Limpa se estenderá ainda em parceria com a Secretaria da Educação do município que viabilizará apoio de escolas públicas locais e associações envolvidas com a arte, cultura e turismo local para que o mesmo possa ganhar grandes proporções e todos os objetivos sejam alcançados. O governo Municipal de Fortim através da DESURB e outros setores retornará a efetivar a atividade do projeto entre os dias 30 e 31 de Março, desta vez com maquinário municipal e uma maior equipe de profissionais da limpeza urbana. Manter a praia limpa, o habitat da vida marinha e os espaços para banhistas higienizados para uma vida saudável é uma das principais metas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Governo Municipal de Fortim, que busca com esta atividade priorizar a valorização e a preservação do meio ambiente, a natureza comum e nativa e a qualificação do turismo local como forma sustentável.



Vejam as imagens da atividade promovida pela ABF.








Mais do mesmo: www.fortim.ce.gov.br