FORTIM

                                         HISTÓRIA






















Fortim nasceu com a construção  do Forte de São Lourenço no ano de 1603, por Pero Coelho de Souza, para defender a costa cearense dos ataques incessantes dos invasores. Nos anos seguintes, próximo ao Forte, foi fundada a localidade de Fortinho, também chamada por alguns de Canoé, localidade um pouco distante onde sediava uma imensa Salina e fazia um transporte de cargas em uma antiga linha férrea onde concluia o percurso na própria sede do Fortinho, que era repassado aos navios ali ancorados, próximo ao porto, que muitos chamavam de Trapiche, local que chegou a receber grandes navios naquela época, onde hoje, é localizada apenas uma das grandes casas de veraneio da região. No entanto somente em 27 de março de 1992, a vila foi elevada à categoria de Município. 


A simplicidade e o espírito acolhedor do seu povo são convites inevitáveis para conhecer este santuário ecológico tão admirado. As belezas naturais  e paisagísticas de Fortim são retratadas como um dos mais belos cartões postais do Ceará, e por que não dizer de todo Brasil, com praias repletas de belezas paradisíacas, mangues totalmente preservados e trilhas ecológicas que incluem grandes roteiros náuticos sobre o Rio Jaguaribe, que podem ser conferidos o ano todo. A vocação turística do Fortim ganhou maiores evidências após a utilização de áreas do município para locação de novelas e documentários de TV, que não se cansam de mostrar as belezas naturais e paisagísticas do lugar. 


A produção artesanal de labirintos e rendas é uma atração cultural importante e bastante representativa da  região. Outra atração bem interessante consiste no modo de vida da população nativa, com destaque para as comunidades pesqueiras, seu ambiente e valores culturais próprios, simbolizadas principalmente pela imagem das jangadas. A infra-estrutura turística do município compreende várias pousadas, restaurantes, barracas à beira-mar, barcos para passeio, dentre outros. No quesito entretenimento Fortim está repleto de grandes atividades culturais, ou seja, regatas, micareta, festival junino, réveillon e o nosso tradicional carnaval que foi resgatado formando assim mais um cartão postal para a nossa cidade, e hoje, é um dos maiores da região do Litoral Leste do Estado do Ceará.




Rio Jaguaribe



Igreja Matriz - Padroeiro São Pedro

Entrada do Município







Fonte: http://www.fortim.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99&Itemid=41

Nenhum comentário:

Postar um comentário