sábado, 2 de junho de 2012

Balanço Geral do Esporte em Pindoretama



Por Josias Maciel, de Pindoretama - CE

O esporte de Pindoretama vem destacando-se nas competições em que participa a nível estadual, como sabemos, a Seleção de Pindoretama é bicampeã do campeonato intermunicipal.

Esse fato é um dos que proporciona o interesse dos atletas amadores e veteranos a participar do campeonato municipal que está acontecendo e chega a sua fase final, tendo as disputas neste final de semana.

O CAMPEONATO DE VETERANOS UM NOVO TEMPO e a COPA AMADOR DE FUTEBOL UM NOVO TEMPO chegam as finais tanto na categoria Veteranos como na de Amadores da 2ª divisão.

Disputarão o título da categoria veteranos as equipes PINDOVOVÔ  X  MANGUERAL neste sábado 02/06 as 15 horas no Estádio Municipal O COSTÃO.


Já domingo 03/06 desta vez será a disputa do título da categoria Amador, Aspirante e Titular com as equipes Guerreirão  x  Novo Ceará a partir das 14 horas também no Estádio Municipal o COSTÃO.

A curiosidade ficou por conta das duas equipes, Guerreirão e Novo Ceará estarem nas finais tanto na categoria Aspirante como na titular.

Quanto às premiações, segundo a Secretaria de Desporto será com troféus e um prêmio em dinheiro. Os troféus irão também para, atleta revelação, artilheiro, goleiro menos vazado e outros... Além do prêmio em dinheiro para o grande campeão.

Lembrando que como o campeonato é dividido em 1ª e 2ª divisões, quatro times subiram para a primeira divisão, são eles: NOVOCEARÁ, GUERREEIRÃO, NOVO ARAÚJO e CONFIANÇA. Não houve queda de equipes para a 2ª divisão pelo fato de o campeonato estar em fase de organização e por ser a primeira vez que é disputado dessa forma.

Mas já está previsto par a o começo do mês de julho o início do campeonato da primeira divisão já com as equipes que subiram já neste campeonato como foi dito anteriormente.

Fica a dica para os desportistas e torcedores do esporte de Pindoretama que prestigiem e promovam as atividades esportivas do nosso município.

Parabéns TV Sinal




Por Cleide Bravo, de Aracati - CE

Há seis anos, nascia um canal de TV em Aracati... Hoje estamos de Parabéns e Orgulhosos de fazermos parte dessa História...

Agradecemos ao Grande Idealizador Bismarck Maia...

Parabéns

TV SINAL, NOSSA TERRA, NOSSA GENTE...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Patacas está de luto!



Por Ricardo Costa, enviado a Patacas/ Aquiraz -CE


Faleceu ontem o adolescente Ewerton Wendel da Silva Pinheiro, o mesmo completaria no mês que hoje inicia 15 anos de idade.

Educado, organizado, cuidadoso, disciplinado, bom filho, bom amigo, bom aluno, bom atleta todos os adjetivos aqui empregados são poucos para descrever o jovem Ewerton Wendel. 

Destaco pelo fato de ter convivido tendo-o como aluno, motivo pelo qual estou escrevendo essa matéria com profunda emoção. Assim, aproveito a oportunidade para expressar os meus mais profundos votos de sentimento a todos os familiares e amigos.

Na manhã do último sábado, por volta das 09h30min.. Ewerton estava defendendo a sua escolinha de futebol no distrito de Iguape, para ser mais preciso na Lagoa (Estádio José Almir da Silva), pelo campeonato de futebol sub-15. Quando numa fatalidade em que um jovem da equipe adversária dava uma “bicicleta” que é um lance que o jogador, com o corpo no ar, impulsiona a bola como se pedalasse uma bicicleta atingindo o garoto. Segundo alguns relatos dos que estavam presentes a partida, no dado momento da “bicicleta” Ewerton estava atrás do colega e a chuteira do mesmo acertou em cheio sua face.

A partir de então, Ewerton, entre Aquiraz e Fortaleza passou por vários procedimentos hospitalares e na tarde de ontem por volta das 17h35min, no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, o garoto veio a óbito.

Segundo, Kildary Limmonta treinador e coordenador da Escolinha Meninos do Campo é lamentável, perder um atleta eficiente e que fazia o que gostava, e assegura que o mesmo era uma promessa para o futebol profissional, e continuou afirmando que é muito difícil olhar para o rebanho e não ver mais um atleta como Ewerton, na certeza que o mesmo não voltará mais. Num desabafo Kildary afirmou: - Tenho convicção que fiz tudo o que pude mais não consegui! Lamenta o treinador.  

Ewerton residia no distrito de Patacas em Aquiraz, era aluno da EMEF. Maria Soares de Freitas, na mesma comunidade. Portanto, o adolescente estará sendo velado no Salão Paroquial da Igreja de Patacas.


Ewerton descanse em paz! Você é um anjo!


Concerto Brasil – Itália em Pindoretama


Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE 


Aconteceu na noite do dia 31 de maio de 2012 na Igreja Matriz de Pindoretama o concerto da Orquestra de Sopros de Pindoretama com a participação do músico convidado Antonio Frank Jardilino Maciel, brasileiro radicado na Itália, Doutor em Trombone pelo “Instituto Musicale Pareggiato della Valle d`Aosta-Itália”.

É importante ressaltar a importância dessa parceria entre a AAMARTE e o Frank, já que o músico já vem a mais de um mês realizando capacitações através de master classes semanalmente com os alunos do projeto. Vale salientar da experiência adquirida por esses alunos com esse importante músico, já que o mesmo é bastante requisitado no cenário musical europeu.

Na ocasião foi lançado também o Informativo Amigos da Arte, a Sra. Deusivânia recebeu o primeiro exemplar representando toda a comunidade de Pindoretama. Ela também é a mãe da Aymée Vieira (que já tocou na orquestra) do Jonata Nuno e da Raquel (que atualmente tocam na Orquestra).


No público muitas famílias com crianças que vieram para participar deste grande evento!

A Revista Litoral Leste aproveita para parabenizar a todos que fazem a Orquestra de Sopros de Pindoretama.


Programa do Concerto

Gonzaga em Tom Maior – Nenéu Liberalquino
John Williams in Concert – Paul Lavender
Don´t let me be misunderstood – B. Benjamim/S. Marcus/ G. Caldwell
Concert Variations – Claude T. Smith
Londenrry Air – Arranjo: John Iveson
Concerto para Trombone – N. Rimsky – Korsakov
Carinhoso – Pixinguinha – Arranjo: Duda

Colaborou com a matéria: Adriano Araújo









Mais um grande prêmio para Fortim – Prefeito amigo da criança


Por Marcello Azevedo, de Fortim - CE 




Prefeita de Fortim Aninha de Kito receberá Prêmio titulo ¨Prefeito Amigo da Criança¨

O município de Fortim está em festa mais uma vez. A Prefeita Adriana Pinheiro Barbosa recebeu o ofício no dia 29 de maio de 2012 da Fundação ABRINQ premiando a sua gestão como PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA. Este prêmio de suma importância e reconhecimento dado por esta organização internacional consiste em um levantamento dos indicadores de ações e atividades voltadas para as crianças do município no âmbito da Educação, Saúde, Esportes e Assistência Social. Valorizar, incentivar, criar oportunidades de aprendizado, lazer e cultura para as crianças é prioridade da gestão da Prefeita Aninha de Kito, com isto os resultados não podem ser diferentes e colher estes frutos junto com a Administração Municipal deixa todos os cidadãos fortinenses bastante orgulhosos.  A Professora Ilnar Cardoso é a articuladora destas ações juntamente com as Secretarias Municipais, que estão todas de parabéns.

Ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança são reconhecidos os Gestores Municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. A Fundação Abrinq - Save the Children parabenizou o município de Fortim como um dos 182 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009 – 2012 na categoria Reconhecimento Pleno.  A prefeita de Fortim Adriana Pinheiro Barbosa receberá o prêmio no evento solene  de premiação que será realizado em Brasília, no dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados - Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes – Brasília/DF).


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jefferson Lima – Convocado para 14ª edição do Meeting Bausari


Por Alisson Zedeque, de Pindoretama – CE



O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) convocou o atleta pindoretamense Francisco Jefferson de Lima para participar da 14ª edição do evento esportivo Meeting Bausari, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Bilbao, na Espanha.

O atleta, ouro nos jogos Parapan-americano em Guadalajara 2011, é também recordista cearense, brasileiro e mundial em lançamento de dardo. Ele deverá se apresentar no próximo dia 6 de junho em São Paulo e de lá seguirá para o País Basco. Jefferson tem sido um grande exemplo para nosso município, e um grande herói para a comunidade do Sítio Ema, onde ele mora. O apoio do Governo Municipal, também tem sido incondicional ao atleta, que tem ao seu lado um grande companheiro, amigo e técnico, o jovem Gevanildo (Washington). Parabéns JEFFERSON, parabéns PINDORETAMA “Os teus filhos se orgulham de ti”.



Conheça um pouco mais da trajetória do atleta Jefferson Lima!









Jefferson Lima, literalmente, do Sítio Ema para o mundo! Parabéns Garoto!



AMARTE realizará concerto em Pindoretama



Por Rogério Freitas, de Pindoretama - CE

A AMARTE (Associação dos Amigos da Arte), que tem a frente o Maestro Arley França, convida a todos para o concerto com a participação do Solista Frank Jordilino, brasileiro, radicado na Itália. Que acontecerá hoje, às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Pindoretama.

Venha prestigiar mais essa grande apresentação da nossa Orquestra.


Escola Regina Vasconcelos Albino é destaque no Dia do Desafio em Pindoretama


Por Rogério Freitas, de Pindoretama - CE 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Regina Vasconcelos Albino, situada na CE – 040, em Pindoretama. Participou do Dia do Desafio.

Com passeio de bicicleta que saiu do Depósito Boa Vista (na entrada do município) e foi até o Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara (ao lado da Praça da Cidadania).

Tendo a frente à Coordenadora Ana Paula, os alunos participaram de mais esse evento cívico e social.  Com a finalidade de integração e de praticar exercícios físicos.


Além do passeio ciclístico, os alunos menores participaram de atividades na própria Instituição de Ensino.


Parabéns a todos que participaram! São atividades pedagógicas dessa natureza, que fazem a diferença na vida dos alunos. 


quarta-feira, 30 de maio de 2012

87ª EEEP trará mais oportunidades para os jovens de Aquiraz



Em solenidade ocorrida na noite desta segunda-feira (28), no distrito da Lagoinha, em Aquiraz, para a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alda Façanha, o governador Cid Gomes se pronunciou sobre a importância do equipamento de ensino para a população do município. "As pessoas, além do estudo, buscam uma especialização profissional. E é isso que esse modelo de escola está proporcionando", disse. Acompanhado da secretária Izolda Cela, da Educação, Cid realizou uma visitação às instalações desta que é a 87ª unidade construída em seu governo.

Segundo Cid, o equipamento vai marcar a história de Aquiraz. "Daqui pra frente, milhares de jovens poderão ter uma vida mais digna, pleiteando empregos mais decentes", comentou. Em seu discurso, Cid ainda parabenizou o município pelo destaque como município Nota 10, na alfabetização das crianças.

A Escola Profissional dará aos jovens a oportunidade de conciliar o ensino Ensino Médio com a preparação técnica, voltada para o mercado do trabalho. Para a construção do prédio, aquisição de mobiliários e equipamentos, o Estado investiu cerca de R$ 8 milhões. Os cursos ofertados são Edificações; Eletrotécnica; Rede de Computadores e Hospedagem, escolhidos mediante estudo de vocação da região.

Para o aluno do primeiro ano do ensino médio, Lucas Baia, 16, as expectativas quando for concluir o curso são as melhores. "O que eu quero é ser um bom profissional e sair daqui bem preparado para o mercado de trabalho", afirmou. Segundo Lucas, existem alunos aprovados para o segundo ano do ensino médio em escolas particulares que retornam ao primeiro ano só pela oportunidade de crescimento que a Escola Profissional proporciona.

A Escola Profissional, com estrutura de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas, Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo, poderá atender até 540 estudantes em tempo integral, das 7 às 17 horas. A estimativa é que até o final da atual gestão do Governo, estejam disponíveis para a população do Ceará 140 equipamentos desse tipo.

A solenidade contou com as presenças do senador Inácio Arruda; do deputado federal João Ananias; dos deputados estaduais Lula Moraes e Mauro Filho (secretário da Fazenda); do prefeito de Aquiraz, Edson Sá, e do Eusébio, Dr. Acilon;  do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; da diretora da escola, professora Roberta, do chefe da Casa Militar, coronel Brasil e do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira.


Coordenadora de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898







PCdoB participa do Seminário de Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis


Por Celestino Cavalcante, de Icapuí - CE


O presidente do PCdoB de Icapuí Celestino Cavalcante e o Secretário de Educação Mario César, estiveram no último dia 28/05 no auditório do IFCE Fortaleza para participar do Seminário de abertura do programa Cidades Sustentáveis. 

Na oportunidade o presidente Celestino Cavalcante, assinou o termo de compromisso junto com as demais autoridades presente de adesão do partido em Icapuí ao programa de sustentabilidade a ser implementado nos plano de governo para o próximo pleito de 2012.


terça-feira, 29 de maio de 2012

4ª Noite das Rosas é Sucesso em Fortim


Por Marcello Azevedo, de Fortim - CE



Noite das Rosas é sucesso garantido e alegria total para as mães de Fortim.

Uma noite inesquecível com uma grande festa em homenagem a todas as mamães do nosso Fortim. Cerca de 4.000 pessoas lotaram o Ginásio Municipal Narciso Pessoa para as comemorações da 4ª Noite das Rosas. A festa com muitas emoções e milhares de presentes distribuídos para as mães foi realizada mais uma vez pela Secretaria da Ação Social e Cidadania de Fortim com o apoio de muitos colaboradores que doaram brindes para enriquecer essa grande homenagem. Fogões, ventiladores, ferros de passar, jogos de cozinha, liquidificadores, cafeteiras e muitos outros brindes, além de um refrigerador doado pelo Deputado Estadual José Albuquerque. Apresentações culturais e o som acústico do jovem artista fortinense Raphael animaram a plateia que prestigiava o evento. Entre os convidados, estavam o vice-prefeito de Fortim William Paiva Marques, os vereadores Orlando Oliveira e Christian Chianca, o assessor especial do gabinete da prefeita senhor Naselmo Ferreira ao lado de sua esposa Telma Ferreira e as lideranças comunitárias Dedé da Pretinha e Amadeu Silvano de Pontal do Maceió, Raimundo Tomaz e Chiquinho Rebouças da comunidade da Barra, a senhora Cleidimar Amarante Scipião (Saúna) representando o seu esposo vereador Betinho Sipião e a senhora Maria Neuma Nascimento da comunidade de Viçosa.  Ainda compondo a mesa de convidados a defensora pública municipal Dra. Keityanne, a secretária da educação Maria Luíza Oliveira da Costa, o secretário de administração geral e finanças Everardo Paula e a ex-prefeita de Fortim Conceição Chianca.
Pessoas de todas as localidades de Fortim, das mais próximas as mais distantes participaram da grande homenagem para as mamães e ouviram atentamente a fala das autoridades, principalmente a mensagem da prefeita Aninha de Kito, que falou de garra, de determinação e da coragem que todas as mulheres tem para enfrentar a vida e suas lutas do dia a dia. Para a prefeita Aninha de Kito, aquele momento de confraternização é um dos mais importantes encontros realizados no município.

“Para mim é uma grande emoção estar todos os anos celebrando esta data. Este projeto foi criado pela nossa Secretária Daniele Garcia junto com a sua equipe e a prova maior de que ele é sucesso e funciona é a presença de todas essas pessoas aqui todos os anos. Nosso trabalho é incansável para ver o bem das pessoas e essa festa as deixa felizes e valorizadas. Observem os olhos dessas mães e sintam a satisfação que elas têm de estar aqui, festejando, rindo, brincando com seus filhos, se divertindo, ganhando presentes, isso é que nos faz bem, e nos dá uma força ainda maior para querer fazer mais e mais. Estou realizada, estou feliz, este é o meu sentimento hoje, sei que cumpri o meu papel.” - Aninha de Kito – Prefeita de Fortim.















NOTA DE FALECIMENTO

Foto – Adaptação do Blog: http://obrashalomdeaquiraz.blogspot.com.br

Faleceu na madrugada de hoje, o Padre Antônio Augusto G. Sobreira B. Pimentel, conhecido popularmente por Padre Pimentel.
Nasceu no dia 25 de março de 1932, e sua Ordenação Sacerdotal foi no dia 08 de dezembro de 1959.
Padre Pimentel, foi pároco da Paróquia de São José de Ribamar – Aquiraz – durante o período de 04 de agosto de 1979 a 27 de janeiro de 1997. Sendo bastante conhecido no meio religioso entre os municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. 
A missa de corpo presente acontecerá hoje às 15 horas na Igreja Matriz de Aquiraz.

II FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA É SUCESSO NO CHORÓ VAQUEJADOR


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE


O II Festival da Galinha Caipira dos Chorós, realizado pela Prefeitura Municipal de Cascavel na comunidade de Choró Vaquejador, nos últimos dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, demonstrou que investir em festivais é uma ação que dá certo.

Foi um grande sucesso, isto é comprovado pela presença maciça do público, tanto do município quanto de toda a região, e também, através das barracas da praça de alimentação totalmente vazias depois do evento.

Festa e Alegria, foi o resultado final do evento que congregou participação popular, desfile da garota choró, corrida de jegue, maior e menor ovos, galinha fashion e outros.

Segue imagens







Coroação de Nossa Senhora em Pratiús I


Por Erick Dieb, de Pindoretama – CE


Não há palavras que possam descrever a emoção e o sentimento existente nessa homenagem a Maria, desde a música cantada pelas ofertas e senhoras do coral, até as danças, o céu estrelado e a alegria do público em ver Maria, a mãe de todos os povos sendo homenageada. As fotos falaram por si só!

Coral das Senhoras como ofertas a Maria

Cantores e Nossa Senhora da Saúde

  Homenagem do Terço dos Homens a Mãe Rainha 

Oferecimento da Estrela a Nossa Senhora

Homenagem as mães grávidas a Nossa Senhora

Homenagem a Nossa Senhora da Paz

Dança de Abertura com o tema Maria, mãe de todos os povos!

Anjos no altar para a coroação de Nossa Senhora

Coroante cantando: Se um dia o anjo declarou – Momento mais lindo e esperado

Consagração a Nossa Senhora – Dança pedindo a benção final

Oferta entrega coração humilde e sereno a Maria