sábado, 5 de abril de 2014

Quixadá: 6º Encontro Regional da Aliança PSB/Rede Sustentabilidade é marcado por desejo de renovação na Politica Cearense

Por Ricardo Costa, da Redação.










O Encontro PSB/Rede Sustentabilidade reuniu na manhã do dia 5 abril mais de 150 militantes no Balneário Clube do Cedro. Vários municípios foram representados, por vereadores, com especial presença a da liderança da Região Rômulo vereador de Quixeramobim, além dos vereadores, Duda de Quixadá, Marcia de Senador Pompeu, Aldenio de Quixadá e Eduardo Bezerra e Teodomiro Fernandes.

O Encontro proporcionou a união de diversas pessoas e lideranças que acreditam na mudança, acreditam numa nova política e trabalham com afinco nessa construção plural, como a caravana que veio de Capistrano trazendo alegria e novas ideias, como a liderança Alexandre Távora, Joel Morais, Arimateia e Elieudo.

A organização e articulação ocorreu com a ajuda do Jardel e de um quadro histórico do PSB na região o senhor Damasceno.

A Deputada Estadual Eliane Novais conduziu a reunião e comentou a tragédia que se anuncia na oligarquia dos Ferreira Gomes pois têm provocas o rompimentos e não consolidam uma aliança política devido sua arrogância e inabilidade, comentou que o governador não deveria mesmo ter se afastado tendo em vista as muitas pendências que deixa no governo, como a regulamentação do Parque do Cocó, as obras da Copa e muitos outras.

Geovana Cartaxo, pre candidata ao Senado afirmou o compromisso da Rede com a sustentabilidade, um compromisso ético com o futuro. Ressaltou que o desenvolvimento do Brasil e do Ceará devem ser pautados pelas potencialidades ambientais e do povo, como o turismo na região de Quixadá, a agricultura voltada para o pequeno produtor e a diminuição do uso de agrotóxicos. Lembrou da necessidade de elaborar uma política permanente de convivência com o semi árido. Sendo bastante aplaudida.

Nicolle Barbosa falou de seu histórico como empresária, de sua proposta de desenvolvimento que visa superar as desigualdades regionais e de seu projeto Integra Brasil. O Encontro foi encerrado pelo video de Eduardo e Marina.

Juazeiro do Norte (CE) perde um filho ilustre: José Wilker












O cearense
Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, nasceu em 20 de agosto de 1947. Aos 13 anos, mudou-se para o Recife, onde trabalhou como radialista e iniciou a carreira de ator. Seis anos depois, já no Rio de Janeiro, consolidou sua carreira e, ao longo de cinco décadas, deixou sua marca como diretor, produtor e escritor. 

O jovem

Membro da Juventude Comunista, percorreu o sertão pernambucano com outros jovens interpretando diversas personagens em peças de teatro. Juntos, espalhavam as ideias do pedagogo pernambucano Paulo Freire. 

O ator
Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004, interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

Na Globo, dirigiu o humorístico Sai de Baixo (1996) e as novelas Louco Amor (1983), de Gilberto Braga, e Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: Carmem (1987), de Gloria Perez, e Corpo Santo (1987), de José Louzeiro.

A última participação do ator em novelas foi em 2013, quando viveu o doutor Hérbet, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco. E antes, fez papel marcante no remake de "Gabriela", de Jorge Amado, em que interpretou o coronel Jesuíno. 
O velório será realizado no Teatro Ipanema, na Zona Sul da cidade, e está previsto para começar por volta das 23h, de acordo com a liberação do corpo, e seguirá até as 15h deste domingo (6), aberta ao público. 

Eleições 2014: Eleitor tem até 7 de maio para retirar ou transferir o título


No dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições de 2014, termina o prazo para o eleitor solicitar a inscrição eleitoral ou pedir a transferência de domicílio. O cidadão encontra esses serviços no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. Para os dois casos, a Justiça Eleitoral disponibiliza na internet o pré-atendimento eleitoral, serviço também conhecido como Título Net. 

Revista Litoral Leste apresenta mais um novo colaborador


É com grande satisfação que comunicamos aos nossos leitores, que a FAMÍLIA DO BLOG REVISTA LITORAL LESTE cresceu. A partir de hoje, temos mais um colaborador, nosso amigo e companheiro Wesley Diógenes. 

Wesley Elderson Diógenes Nogueira, 23 anos, residente em Fortaleza (CE), acadêmico em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE. Militante socioambiental. Participa de debates e movimentos socioambientais como Rede Nossa Fortaleza, Movimento Nova Política, defendendo uma política sustentável, ética, inclusiva e em prol da sociedade. Secretário Executivo da Rede Sustentabilidade Ceará.

Seja bem vindo Wesley Diógenes!!!
Ricardo Costa

Aracati: Fim de barracas causa apreensão no comércio


A notícia de que os 18 barraqueiros alocados na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, a 150 km de Fortaleza, terão o prazo de apenas 30 dias para serem realocados, pegou aos trabalhadores do turismo de surpresa.
De acordo com o presidente da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Luiz Nogueira, é um prazo muito curto, já que o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Aracati não deram agilidade ao processo de mudança das barracas naquele trecho do litoral.
Nogueira critica que tanto o Governo do Estado, que em acordo seria responsável pelas obras de estrutura pública da nova área, quanto a administração municipal de Aracati, que teria como prioridade agilizar a desocupação do terreno onde se instalação as barracas, não cumpriram com o combinado durante os últimos três anos, quando o acordo foi firmado.
"Pode ter certeza que tudo o que esta acontecendo agora, a culpa não é dos donos de barraca, porque não podemos iniciar as construções sem o Estado e o Município fazerem sua parte nesse novo local", reclama.
A posição do presidente da Asdecq, em princípio, é tentar ver um meio jurídico de aumentar o prazo e pressionar os governos para que agilizem a liberação dos locais para os donos de barraca. "Senão encontrarmos, não temos outra alternativa. Infelizmente o que nos restará será acatar e permitir que a decisão seja cumprida", lamenta.
O fechamento das barracas acarretaria prejuízos econômicos para Aracati, já que o turismo somente desta praia é responsável por 40% da econômica do município de acordo com o empresário. Os turistas atraído pela bela praia de Canoa Quebrada, pode usufruir de uma estrutura planejada, que atende à demanda por hospedagem, restaurantes, lojas de artesanato e outros setores, que encontram no segmento do turismo novas possibilidades de negócios.
Prejuízos
Nogueira ressalta que se houver a retirada prematura das barracas, sem um outro local para recebê-las, o turismo em todos os segmentos será muito prejudicado. "Desde aquele que vende picolé na praia até o açougueiro, que fornece carne para a comunidade e hotéis, não vão ter para quem vender. Eu disso isso porque passamos por uma situação parecida, em 2010, quando todas as barracas fecharam durante sete dias. Canoa Quebrada parou", recorda.
O fato que o empresário relembra aconteceu em novembro de 2010, por uma ação judicial, determinando o fechamento imediato das barracas e dando o prazo de 30 dias para a remoção. Segundo Nogueira, a decisão foi revogada através de liminar e um novo acordo, agora com prazo de três anos, permitiu que seus proprietários voltassem às atividades normais.
Aguardando
"De lá pra cá, estamos aguardando o poder público se posicionar e executar o que estava no acordo. Nós sabíamos que esse dia chegaria e agora estamos lutando contra o tempo para tentar reverter à decisão", ressalta. O empresário ainda ressalta que este não é um problema só dos barraqueiros, mas é também em nível de Estado, por Canoa Quebrada ser um destino turístico importante para o Ceará.
"Gente do mundo inteiro vem para o Ceará conhecer Canoa Quebrada, por conta disso ela é a segunda praia mais visitada depois de Fortaleza. O Governo do Estado e Prefeitura têm a obrigação de buscar uma solução imediata desse problema. A justiça esta fazendo o papel dela, temos a responsabilidade de fazer a nossa parte, nós como empresários, só poderemos fazer nossa parte se estado e município fizerem a deles", reforça.
Toda a ação foi adotada em decorrência do acidente ocorrido em 25 de fevereiro de 2009, quando um desabamento de falésias da região lesionou três pessoas. A decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) tem como motivo a constatação do Ministério Público (MP-CE), após procedimento administrativo, de que as estruturas põem em risco a vida dos turistas, consumidores e trabalhadores, pela proximidade com o relevo em processo de erosão e assoreamento pluvial.
A reportagem tentou falar por telefone com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracati e com o prefeito Ivan Silvério mas as ligações não foram atendidas. A secretária do titular da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Thiago Sales, informou que o mesmo estava em reunião, mas até o fechamento desta edição não houve seu retorno.
Ellen Freitas
Colaboradora
Mais informações:
 
Associação dos Empreendedores
de Canoa Quebrada (Asdecq)
Praia de Canoa Quebrada,
Aracati
Telefone: (88)3421-7387


Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/fim-de-barracas-causa-apreensao-no-comercio-1.971760

Pacajus: Prazo para edital encerra segunda

A Prefeitura de Pacajus tem até a próxima segunda-feira, 7, para lançar o edital para a realização do concurso público. De acordo com o 2º Aditivo ao Termo de Ajuntamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Ceará (MP/CE) no dia sete de fevereiro deste ano, a Prefeitura deverá lançar edital para o provimento de cargos efetivos.

No inicio do ano passado, o concurso foi cancelado por recomendação do MP, com o argumento de que a lisura da licitação que escolheu o Instituto Nacional de Gestão Avançada (Inga) para a realização do certame havia sido comprometida por uma série de irregularidades. Mais de 15 mil pessoas estavam inscritas para a prova. Um primeiro aditivo havia sido assinado em junho do ano passado, mas com o não cumprimento do acordo, o MP celebrou um segundo. Desta vez, o promotor Ythalo Frota Loureiro, da comarca de Pacajus, afirmou que o descumprimento pode resultar em medidas judiciais.


“Vou esperar até segunda-feira, que é o dia que vence o prazo, se realmente o prazo não for cumprido, terei que tomar medidas judiciais. Não posso obrigá-los a realizar o concurso, mas posso tomar algumas medidas judiciais. Esse descumprimento de dois aditivos pode se enquadrar em uma Ação de Improbabilidade Administrativa. Outra atitude que posso tomar é suspender todos os contratos de temporários”.


A Prefeitura informou que está sendo feita a licitação para a contratação da empresa que ficara responsável pela realização do concurso, mas não informou data de quando ficará pronta.


A promotoria não acredita que o prefeito Marcos Paixão (PT) irá cumprir com esse aditivo. “O descaso do prefeito é de causar indignação”.


O POVO tentou durante toda a tarde de ontem falar com o prefeito, mas nenhuma das ligações foi atendida. (Katy Araujo)

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2014/04/05/noticiasjornalpolitica,3231667/prazo-para-edital-encerra-segunda.shtml

Russas: Acidente trágico tira a vida de 4 pessoas na BR 116




Um triste acidente vitimou uma família inteira na noite desta sexta-feira, 04/04 no KM 137 da BR-116, próximo a localidade de Pedras em Russas.

Uma carreta bitrem de placas ION-5264 de Fortaleza, bateu na lateral do Ford Fiesta de placas HXY-6880 onde estava uma família de Russas, que estava sendo conduzido pelo "John" que trabalhava como vigilante na Agência do Bradesco em Russas.
No veículo estavam sua esposa Valéria Cristine, seu filho de 2 anos, sua sogra e seu sogro. No acidente somente o sogro saiu com vida, sendo socorrido pelo SAMU ao hospital local.

Policiais Militares juntamente com policiais da PRF e Corpo de Bombeiros de Limoeiro do Norte estão no local. Os corpos ainda estão no local aguardando o Rabecão.



Pindoretama: Caminhão colide com Topic na CE 040.

Um caminhão colidiu com uma Topic na manhã da última quinta-feira (03) na CE 040 no município de Pindoretama. Segundo informações o condutor do caminhão teria perdido o controle de direção devido a uma falha mecânica. Reportagem: Regina Olívia. Imagens: Ednilson Almeida.

Quixeré: Professor morre afogado em caixa d'agua


Nesta quarta-feira, dia 02, por volta de 18h, a Polícia recebeu informações de que no Distrito de Lagoinha, na Caixa d’água Municipal, localizada na Rua Francisco Lourenço, a pessoa de Antônio Miramar de Sousa Lima, que é professor, natural de Quixeré-CE, veio a óbito vitima de afogamento dentro da caixa d’água, onde realizava um serviço. Uma equipe do Corpo de Bombeiros  de Limoeiro do Norte-CE esteve no local e com a chegada da Perícia Forense foi feito o recolhimento do corpo ao IML de Quixeramobim.

Fonte: http://limoeiroplantaopolicial.blogspot.com.br/2014/04/quixere-professor-morre-afogado-em.html

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nota: Secretaria da Educação do Estado

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Sex, 04 de Abril de 2014 13:30
A professora Izolda Cela pediu exoneração da função de titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) a partir desta sexta-feira, dia 04. O secretário-executivo da Seduc, Idilvan Alencar, foi designado para assumir a pasta até o próximo dia 13 de abril.

Izolda Cela estava no cargo desde 2007, início da primeira gestão do atual governo. Nesse período, entre as ações implantadas estão o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que contribuiu para estruturação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e a rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional, maior programa de ensino profissional do Brasil e que, atualmente, conta com 100 unidades no Estado.

04.04.2014
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)


Fonte: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10450-nota-secretaria-da-educacao-do-estado


A Revista Litoral Leste está de volta!

Olá leitores, que seguiam o Blog Revista Litoral Leste. Há exato quatro meses, um problema que foge a nossa responsabilidade, nos obrigou a parar com nossas postagens, e, por isso, ficamos sem atuar, o que gerou muitas cobranças da população, não só do Litoral Leste, mas também de outras cidades. Haja vista que nosso Blog tornou-se uma referencia diária para muitos leitores.  E a boa notícia é que estamos de volta, com força total, com o mesmo intuito de sempre: sermos competentes, imparciais, dinâmicos e noticiar os fatos o mais rápido possível, para que a população fique por dentro de tudo o que ocorre em nossa Região.

NOVIDADES:
Como dá para perceber, o visual do Blog mudou. Voltamos com a nossa primeira logomarca, mas não é só isso. Também temos outras funções que darão mais notoriedade, como por exemplo, nosso campo de postagens vai além do Litoral Leste Cearense. Agora vamos trazer noticias Regionais, Nacionais e Internacionais.

AGRADECIMENTOS:
Agradecemos de coração as inúmeras manifestações de carinho que o Blog Revista Litoral Leste recebeu de amigos, parceiros e leitores durante todo esse período que esteve fora do ar.

Ricardo Costa