segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aquraz: Aldeia Jenipapo-Kanindé recebe construção de cisternas e fossas ecológicas

Por Isabelle Azevedo | Comunicação Adelco

As primeiras cisternas da comunidade Lagoa Encantada, na aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz-CE, já estão prontas. 16 cisternas de ferrocimento esperam apenas a chuva para encher o reservatório. Ao todo, mais de 80 cisternas deverão ser construídas na localidade. A ação faz parte do projeto Matas da Encantada Jenipapo-Kanindé, que tem patrocínio da Petrobras e é executado pela Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco).


A construção das cisternas pretende ajudar no acesso da população da aldeia Jenipapo-Kanindé à água, já que a comunidade enfrenta problemas sérios de abastecimento. Para Maria de Lourdes da Conceição Alves, a Cacique Pequena, o sistema de cisterna vai melhorar 100% o abastecimento da comunidade, desde que haja controle. “Se tiver controle, a água dura muitos dias. Porque a gente precisa ter controle com a água, não estragar demais, não deixar que derramem. Tem que ser uma coisa controlada, para que não acabe tão rápido”, explica a indígena. Por enquanto, a maior preocupação da Cacique é mesmo com a chuva. “Só vamos ter água se chover”, afirma.


Bananeira indica o local da fossa ecológica.


Além das cisternas, as casas recebem ainda as fossas ecológicas, que são pequenas unidades de tratamento do esgoto proveniente dos sanitários. Nestas unidades, a digestão da matéria orgânica (dejetos) é feita por meio de micro-organismos anaeróbicos (sem oxigênio) e aeróbicos (com oxigênio).


Marciano Moreira, coordenador do projeto Matas da Encantada, explica que o sistema funciona ainda como um canteiro onde plantas, como a bananeira, eliminam a água remanescente por meio da evapotranspiração e a produção de biomassa. “É uma tecnologia simples, barata e de fácil construção. Diminui os riscos de contaminação das águas superficiais, das águas subterrâneas e do solo”, afirma Marciano.


A construção das fossas ecológicas e cisternas é realizada com mão-de-obra local e dentro de um processo de capacitação das famílias indígenas beneficiárias sobre o uso e os benefícios das tecnologias.


O projeto Matas da Encantada Jenipapo-Kanindé abrange a área do Complexo Vegetal da Zona Litorânea, em Aquiraz/Ce, onde está localizada a aldeia Jenipapo-Kanindé. O projeto visa a adoção de práticas agroecológicas de uso sustentável da terra, proteção e reflorestamento de matas nativas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de ações de saneamento e educação ambiental.






Nenhum comentário:

Postar um comentário