sábado, 17 de novembro de 2012

Festa de Nossa Senhora das Graças | Pindoretama


Arte e História: Um diálogo permanente


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.


Escrito por Marciano Ponciano

“O espírito quer renovação e é a própria natureza que nos impele a esse movimento universal. Nela nada está parado.”
(Eliseu Visconti)

O sentido de renovação explícito na epígrafe poderia ser verificado nas ações de uma instituição tão tradicional como costumeiramente somos habituados a conceber o museu? A experiência em arte efetivada, em Aracati, à quase três décadas é prova substancial da relação aparentemente antagônica entre tradição e renovação e de como o IMJ tem se negado à peja de museu-inerte.


Detalhe de obra de José Correia Calixto.

Desde a abertura da primeira exposição de artes, ocorrida no início da década de 1980, até os dias atuais o IMJ mantém esse movimento de renovação e diálogo com a classe artística aracatiense. O salão intitulado Exposição dos Artistas Aracatienses é uma mostra coletiva da mais representativa produção plástica da cidade dos bons ventos. A cidade, sua história, paisagem, gente e memória povoaram e povoam as cores e formas de artistas do valor de Nice Firmeza, Hélio Santos, Edson Virginio, José Correia, Luiz Antônio, Manuel Braga, Gérson Ipirajá, Josué Pereira, Solange Guimarães, Ricardo Freitas, José Batista entre outros. Uma história das artes que se faz memória e objeto de apreciação a todos quantos visitem o museu.

Este constante movimento de renovação torna o IMJ a mais antiga, e indubitavelmente é possível afirmar um dos mais importantes salões de artes plásticas do Vale do Jaguaribe.

Este ano a Exposição dos Artistas Aracatienses, em sua vigésima nona edição, ocorrerá no salão de exposição do Instituto do Museu Jaguaribano de 16 de novembro a 16 de dezembro com entrada franca. Arte e história em eterna renovação.

Informações:
XXIX EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS ARACATIENSES
16 de novembro a 16 de dezembro
Instituto do Museu Jaguaribano
Rua. Cel. Alexanzito, 743. Centro Histórico de Aracati
Entrada Franca
(88) 3421.3396
Compilado deste link
http://www.luacheia.art.br/new/index.php/artes/item/492-arte-e-história-um-diálogo-permanente


Estudante de 15 anos morre afogado na praia de Morro Branco


Um estudante de 15 anos morreu afogado na noite desta quinta-feira, 15, na praia de Morro Branco, em Beberibe, a 83km de Fortaleza. O adolescente foi tomar banho por volta de 17h e desapareceu, segundo depoimento de sua tia à Polícia Militar.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o corpo do adolescente identificado como Francisco Gabriel da Silva Costa, natural de Beberibe, foi encontrado na beira da praia por volta de 21h pelo batalhão de policiamento turístico(PMTur).



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FUNDEB deixa Cascavel no Vermelho


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE


O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) deverá crescerá abaixo do esperado pelos municípios. Os municípios almejavam um crescimento de 6,6%, no entanto, o fundo crescerá apenas 1,6%.

No Ceará, esse baixo desempenho representa numa queda de receitas superior a R$ 220 milhões, penalizando ainda mais as prefeituras que tiveram diminuídos os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como é o caso de Cascavel.

No total, são 74 municípios cearenses que tiveram receitas do Fundeb inferior ao ano passado. Esta situação é trágica para os gestores no final do mandato, uma vez que se depararam com um reajuste de 22% no piso salarial do magistério e para os profissionais com contratos temporários, com aumento de 14%, de acordo com o salário mínimo.

Tendo como parâmetros de 2012 os índices do FPM e do ICMS foram 74 os municípios que tiveram crescimento negativo, 97 com crescimento entre zero e 5,5%. Cascavel é o único município do litoral leste que se encontra no vermelho.


Fonte: Diário do Nordeste, Caderno Regional, 16/11/2012.

Aquiraz recebe o Brasileiro de Duplas

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens 

O Ceará sedia neste fim de semana o 5º Campeonato Brasileiro de Duplas de Golfe, hoje e amanhã, no Clube de Golfe Aquiraz Riviera, das 8 horas às 15 horas. É a primeira vez que o Estado recebe uma competição nacional de golfe homologada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG). 

O evento esportivo coloca o Ceará na rota dos grandes torneios e reúne cerca de 30 duplas dos Estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio Janeiro, além dos jogadores do clube cearense Aquiraz Riviera, que representarão o Estado. A competição é aberta ao público e será disputada no campo do complexo turístico-imobiliário Aquiraz Riviera, localizado na Praia da Marambaia. Os golfistas irão disputar a modalidade Stroke Play de duplas em 18 buracos, na qual os golfistas vencedores devem percorrer o campo e acertar os buracos no menor número de tacadas.

Guilherme Arantes faz show em Redonda

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens 

Até o próximo domingo, 18, a praia de Redonda, em Icapuí (CE), será movimentada pela 7ª edição do Festival da Lagosta. A programação toda gratuita, além de gastronômica, é também cultural e vai contar com grandes apresentações, como a do cantor Guilherme Arantes, que encerra a noite de sábado (17), com show a partir das 22 horas, logo após a banda Monomotor subir ao palco, montado próximo à Barraca da Boneca. Hoje (16), o show é do grupo Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor e banda Donaleda. 

No Salão de Gastronomia, que funcionará até sábado a partir das 19 horas, os expositores criam pratos à base de lagosta, que são servidos em porções a R$ 10. Serão 15 estandes de restaurantes e pousadas locais, cada expositor com um ou mais pratos diferenciados. Toda a programação é aberta ao público.

Serviço: VII Festival da Lagosta

O quê: festival gastronômico e musical, com encerramento de Guilherme Arantes

Onde: Praia de Redonda, município de Icapuí, litoral leste do Ceará. Shows a partir das 22h.
Quanto: grátis

Outras info.: 3251 1105.

VOCÊ VAI CURTIR
Desfrutar de uma das mais deliciosas iguarias cearenses (e a bons preços) é tão tentador quanto a programação musical do Festaival da Lagosta.

EU VOU!
“Eu vou pra Redonda porque, ao reunir à beira mar boa comida e boa música, o festival se torna o lugar ideal para festejar a vida e a amizade”.

Elias Veras, 20, historiador

Traficante tomba com oito disparos

O corpo de Francisco Weyne Ferreira Castro, 34, ficou estendido na calçada de um mercadinho. Os dois atiradores fugiram em um automóvel FOTO: KIKO SILVA

Um homem, acusado de comandar o tráfico de drogas na Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza), foi assassinado, na manhã de ontem. Francisco Weyne Ferreira Castro, 34, foi morto com oito de tiros de pistola, na Comunidade do 13, bairro Alto da Prainha. Segundo a Polícia, crime ocorreu, por volta de 6 horas, quando a vítima estava sentada no banco de um carro, colocado na calçada de um mercadinho.

Conforme o relato de testemunhas oculares do assassinato, dois homens desceram de um automóvel e caminharam em direção a Weyne Castro, sacaram as armas e efetuaram os disparos, sem dar à vítima a menor chance de defesa.

O soldado Monteiro, da 4ª Companhia do 14ºBPM, informou que a vítima cumpriu pena, por tráfico de drogas e respondia a 14 processos pelo mesmo tipo de crime com base na nova Lei dos Entorpecentes.

Além de envolvimento com o tráfico de drogas, Castro também era acusado de porte e posse ilegal de armas e munições. Apesar de a autoria do crime ser desconhecida, os antecedentes criminais da vítima apontam que o homicídio foi, provavelmente, uma vingança.

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Metropolitana de Aquiraz vão trabalhar em conjunto para chegar à identidade dos assassinos. 


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Paróquia promove Natal Sem Fome

 Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens 

A paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no distrito da Caponga, em Cascavel, promove a campanha Natal Sem Fome. O intuito é arrecadar alimentos não perecíveis e cestas básicas completas para famílias carentes da região. As doações podem ser entregues na Igreja Matriz da Caponga ou na secretaria da paróquia. Missas serão celebradas nas comunidades do distrito para a entrega dos donativos.


Mais notícias policiais


AQUIRAZ - Ancião flagrado ao violentar criança

A Polícia prendeu, em Aquiraz, o aposentado Pedro Tomé Vieira, 78, logo após ele cometer um ato de violência. Segundo a PM, o acusado estuprou uma menina de sete anos de idade, sua vizinha. Tomé foi capturado pela RD-1170 do Ronda do Quarteirão.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1203614

Acusado de tráfico é assassinado


Um homem de 34 anos foi morto na manhã desta quinta, 15, na cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Francisco Weinis Castro, 34, foi atingido por três tiros disparados por dois homens em uma moto.

Os homens fugiram. Segundo a Polícia, Weinis havia sido solto há dois meses, por acusações de tráfico de drogas. Ninguém foi preso.
Redação O POVO Online com informações da repórter Angélica Feitosa

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/ceara/aquiraz/2012/11/15/notaquiraz,2954796/acusado-de-trafico-e-assassinado.shtml

Festival da Lagosta começa hoje


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A cidade de Icapuí recebe, neste fim de semana, centenas de turistas. Muitas pousadas estão lotadas.

Icapuí. A paisagem paradisíaca da Praia de Redonda recebe o VII Festival Gastronômico da Lagosta, realizado durante o fim de semana, neste município. O evento é realizado pela Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur). O festival representa para o setor hoteleiro local um crescimento acima da média, devido ao movimento intenso de turistas de várias regiões. A programação tem início hoje, a partir das 20hs, e vai até domingo, com regata e show na praia. É uma realização da GDTur, com o apoio do Sistema Verdes Mares, Sebrae, BNB, Coelce e do Governo do Estado.


Os visitantes vão poder usufruir de várias opções à base do crustáceo ao valor de R$ 10,00. Serão 14 expositores. Diversos shows vão animar o evento. 

A cidade esta localizada no Litoral Leste, a 210km da Capital cearense. Os 65Km de praia e as belezas naturais deram à cidade visibilidade e atraem cada vez mais turistas. O crescimento do setor hoteleiro contribui para a economia local. Hoje, a população de pouco mais de 17 mil habitantes vive principalmente da pesca da lagosta, sendo destaque nas exportações do Estado. A cidade também é considerada um dos melhores locais para prática do Kite Surf, esporte bastante popular entre moradores.

O Festival, em sua sétima edição, já tem o reconhecimento de todo o Ceará e hoje é um dos principais eventos do Litoral Leste. Com o feriado prolongado, Icapuí é o destino certo para centenas de turistas. Os hotéis e pousadas da região se prepararam com antecedência para receber os visitantes. De acordo com o presidente da GDTur, Geraldo Menezes, o Festival movimenta bastante o setor hoteleiro local, superando as expectativas. "Desde o começo da semana os hotéis daqui da Praia de Redonda, onde vai acontecer o festival, estão com 100% de ocupação, mas nas praias vizinhas ainda há pousadas com vagas", comemora. O público estimado durante os três dias é de cerca de 20 mil pessoas.

Geraldo trabalha no setor hoteleiro há dez anos. Ele conta que foi um dos primeiros a instalar pousada no local. Para ele, a cidade tem grande potencial para o turismo e isso atraiu muitos empresários. "Quando cheguei aqui só tinha uma pousada, hoje temos dez. Se formos estender essa estimativa para todas as praias da cidade, podemos ver como foi grande o crescimento no setor", explica. As praias quase desertas, com dunas e falésias, enchem os olhos dos visitantes, hoje Icapuí possui cerca de dez praias, bastante visitadas em vários períodos do ano.

Cultura

O Festival da Lagosta tem finalidade cultural, segundo os organizadores. A proposta é usar os traços culturais do modo de preparo da lagosta como atrativo para os turistas. Geraldo se lembra das dificuldades no início do projeto e como hoje ele se transformou em um dos principais eventos gastronômicos do Litoral Leste. "No início, o evento tinha cara de quermesse, sem patrocínio algum. A partir da 5ª edição o evento foi profissionalizado. Hoje temos grandes parceiros", comemora.

Para quem visita Icapuí no fim de semana a vasta programação conta vários shows durante os três dias. A abertura acontecerá no salão gastronômico montado na praia, com show da banda de música de Icapuí. Em seguida, haverá a degustação, serão várias poções de pratos à base do crustáceo, num valor de R$10,00 cada. No salão estarão 14 expositores, com pequenos empresários, associados à GRTur. No grande palco o show fica por conta da banda Los Kakos, de Aracati. Só no salão o visitante poderá degustar o melhor da cozinha local a um baixo custo.

Na sexta haverá show com o grupo Samba Maior, de Fortaleza, e com o reggae da banda Dona Lêda. No sábado, o show será da Banda Monomotor, em seguida, Guilherme Arantes sobe ao palco cantando grandes sucessos. No domingo a programação tem início ao meio-dia, com a Regata da Paz. O show de encerramento com a banca Cacimba de Aluá e Banda Base acontecerá após a premiação.

Mais informações:

Geraldo Menezes (GDTur)
Telefone: (88) 3423.3025
http://www.gdtur-icapui.tur.br/
Cidade de Icapuí
Litoral Leste

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 
Copilado do Diário do Nordeste

Céu e sons azuis


Em sua quinta edição, o Festival Canoa Blues leva a Canoa Quebrada atrações como Big Gilson e Paulo Meyer

Se praia já é um negócio bacana, praia e boa música nem se fala. Ou vice-versa. 

Praia de Canoa Quebrada, em Aracati: cenário para festival de blues que acontece de sexta a domingo

Talvez por isso o Festival Canoa Blues siga ininterrupto na programação cultural do Estado, com a quinta edição marcada para amanhã, sábado e domingo, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza.

Na lista de atrações, artistas de vertentes diversas como Big Gilson (RJ), Os Harmônicos (SP) e Paulo Meyer & The Thunderheads (SP), além dos cearenses Allyson dos Anjos e De Blues em Quando. 

As apresentações acontecem no Polo de Lazer de Canoa Quebrada e na Barraca Chega Mais.

O músico Big Gilson (RJ): estilo próximo ao blues texano

A programação, totalmente gratuita, inclui ainda atividades de inclusão social promovidas em parceria com organizações não-governamentais de Canoa Quebrada. Segundo o curador do Festival, o jornalista Roberto Maciel, a seleção de artistas para o evento é orientada pela diversidade de estilos. "Procuramos nomes que contemplem diferentes tendências do blues, para não ficar uniforme demais. Assim, o evento apresenta ao público várias leituras do gênero", explica Maciel.

"Temos na programação, por exemplo, o gaitista e cantor Paulo Meyer, que tem uma pegada próxima ao blues californiano, à uma tendência que agora está sendo retomada, da surf music. Já o guitarrista Big Gilson desenvolve um trabalho mais no estilo do blues do Texas, de mestres como Stevie Ray, Johnny Winter", compara Maciel.

Big Gilson se apresenta no primeiro dia do Festival (16), com o cearense Alysson dos Anjos. "Ele tem influência de clássicos como Robert Johnson ou mesmo Jimi Hendrix", aponta o curador sobre o jovem. O encerramento fica por conta de Paulo Meyer, acompanhado da banda Thunderheads.



Paulo Meyer & The Thunderheads


Antes, no dia 17, fazem shows as bandas De Blues em Quando, do Ceará, e Os Harmônicos, de São Paulo. "A De Blues em Quando já é bastante conhecida no cenário local. Atualmente, o gaitista e frontman Diogo Farias está começando a fazendo incursões pelo West Coast, um estilo bem suingado de tocar", adianta Maciel.


"Por fim, temos os Harmônicos, grupo com três gaitistas, que foca na influência do instrumento para o blues", contabiliza o curador. Segundo Roberto Maciel, a ideia é fazer do Canoa Blues um grande panorama, no sentido de contribuir para a formação de plateia.

"É interessante fazer com que as pessoas conheçam as diferentes vertentes e a dimensão do blues. Trata-se da raiz de boa parte da música pop ocidental, que influenciou desde os Beatles até Chico Buarque. É a base do rock. Mas nem sempre as pessoas compreendem isso", explica o curador.

Para Maciel, um público informado e crítico é o maior motor de um artistas, pois o obriga a construir um trabalho de qualidade e a se aprimorar. "O músico vai se esforçar no sentido de atender a essas exigências", observa Maciel.

Em 2011, o Canoa Blues trouxe ao Ceará os norte-americanos Peter "Madcat" Ruth e Tia Carroll, grandes nomes do gênero. Neste ano, não haverá atrações internacionais. "Assim como em outros anos, privilegiamos músicos e bandas nacionais. Em alguns momentos houve participação de artistas estrangeiros, mas esse não é um compromisso do evento. O que não significa que não possa acontecer em edições futuras", esclarece Maciel.

Além das apresentações musicais, o V Festival de Canoa Blues promove atividades de formação e de inclusão social. Neste ano, a bailarina Juliana Longuinho (RJ) vai ministrar uma oficina de dança para crianças, em parceria com a ONG Canoa Criança.

Haverá ainda curso de produção de sabonetes, tendo em vista a demanda de hotéis, pousadas e restaurantes da localidade por esse tipo de produto. "Há sempre a preocupação em oferecer um retorno à comunidade", resume Maciel.







Programação


Amanhã (16)

Allyson Dos Anjos e Big Gilson

Às 22h, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

Sábado (17)

De Blues em Quando e Os Harmônicos

Às 22h, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

Domingo (18)

Paulo Meyer & The Thunderheads

Às 12h, na Barraca Chega Mais (Rua Dragão Mar, s/n - Centro)

Mais informações

Festival Canoa Blues. Dias 16, 17 e 18 de novembro, em Canoa Quebrada (Aracati). Gratuito. http://canoablues.com.br/

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de Cascavel adere à Paralisação.

Foto: Kyko Barros

Diante do drama enfrentado pelos municípios em razão da crise financeira, e obrigações legais e de final de mandatos, municípios do Ceará acompanham a iniciativa dos municípios de Pernambuco em paralisar seus serviços durante esta semana.
A Prefeitura Municipal de Cascavel adere ao movimento cujo objetivo é alertar e sensibilizar o Governo Federal sobre a situação precária de arrecadação em razão da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e da perda de tributos com a isenção da alíquota da CIDE/Combustíveis, dentre outras medidas que acabaram prejudicando os municípios.
Em Cascavel, o momento de inatividade tem início nesta terça-feira (13) e prossegue até segunda (19). A paralisação não irá influenciar nos serviços essenciais como o atendimento à saúde, escolas e a coleta de lixo que serão mantidos. Demutran e Guarda Municipal também funcionarão normalmente. Já nos setores de Arrecadação e Finanças, o atendimento ao público será das 8h às 12h.
Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o clima no municipalismo cearense é de protesto com adesão em massa à paralisação. Nos moldes do que vem ocorrendo em Pernambuco, o movimento conta com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
As prefeituras têm como principais reivindicações a garantia de celeridade às ações de enfrentamento da seca, uma compensação financeira pelas perdas do FPM, a reposição dos recursos desonerados do Imposto sobre os Produtos Industrializados e da CIDE/Combustíveis destinados aos Municípios, o imediato pagamento dos Restos a Pagar, destinados aos municípios inerentes obras e aquisições de equipamentos que já foram iniciadas e⁄ou adquiridas, a sanção por parte da presidenta Dilma Rousseff, do PLS 2565⁄2012, que trata da redistribuição dos Royalties de petróleo e gás, dentre outros.
Mobilização Municipalista Permanente
O prefeito Décio, que já se encontra em Brasília, faz parte da comitiva de prefeitos e prefeitas, liderada pela Aprece, que participa nesta terça-feira (13), de uma grande mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios no Senado. Associações municipalistas e prefeitos de todo o Brasil, irão receber o retorno prometido pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, às reivindicações dos municípios entregues em outubro para análise da Presidente Dilma Rousseff. A partir dessa audiência será decidida a continuidade ou não do movimento de paralisação das prefeituras.
Ao longo do dia 10 de outubro, mais de 1,5 mil gestores municipais estiveram reunidos na Mobilização Municipalista Permanente. Uma comitiva cearense se fez presente no encontro com a participação da presidente da Aprece, Eliene Brasileiro. A reunião, realizada no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, possibilitou a discussão sobre a crise financeira que boa parte dos prefeitos enfrenta. Deputados e senadores estiveram presentes para ouvir as reivindicações.
Na ocasião, a Confederação Nacional dos Municípios apresentou um estudo que comprova a crise. O documento elaborado pela CNM a partir dos resultados do estudo foi aprovado por unanimidade pelos presentes e foi posteriormente entregue à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Dentre os pontos de destaque do documento, a dificuldade para o fechamento das contas das prefeituras foi ressaltado e foi feito um pedido de apoio do Governo Federal.

Fonte: Portal Cascavel

Intercâmbio do Programa Mais Educação mobiliza estudantes do Distrito de Patacas em Aquiraz


Por Ricardo Costa, da Redação.

Aconteceu no último dia 12 de novembro, o Intercâmbio do Programa Mais Educação, no Distrito de Patacas, em Aquiraz (CE) reuniram-se os alunos das Escolas Maria Soares de Freitas, Clarêncio Crisóstomo de Freitas e Leolina Batista Ramos. Foi um momento riquíssimo de troca de experiências. O evento teve como ponto alto as apresentações exitosas desenvolvidas pelos próprios alunos.
As apresentações se deram da seguinte maneira:

E.M.E.F. Maria Soares de Freitas
·        Canto Coral – Repertório de Músicas Natalinas;
·        Teatro – Apresentação teatral: “Supermercado do Céu”.

E.M.E.F. Clarêncio Crisóstomo de Freitas
·        Flauta – Repertório Variado;
·        Teatro/ Dança – Dança Afro – Brasileira – Interpretação da Música: “Oh! Meu Rei zumbi!”

E.M.E.F. Leolina Batista Ramos
·        Teatro – Interpretação da Música Linda Rosa Juvenil.

Entre os presentes estavam a Coordenadora do Programa Mais Educação em Aquiraz, Isabel Magalhães e a Supervisora, Maria Irisvanda de Freitas. Os Coordenadores do Programa Mais Educação das três escolas, Monitores do Programa, Professores, Membros de outros projetos e Estudantes. 
Confira imagens do Evento:









terça-feira, 13 de novembro de 2012

DICA CULTURAL


Esquadrilha da Fumaça é a atração de Aracati no feriado


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Apresentação no Aeroporto Dragão do Mar será gratuita e deve atrair oito mil pessoas.

A população de Aracati e municípios vizinhos vão conferir a beleza e a ousadia das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça na próxima quinta-feira. É que o grupo vai se apresentar no recém-inaugurado Aeroporto Dragão do Mar.


A ação, articulada pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Turismo (Setur) com a Força Aérea Brasileira (FAB), vai ocorrer no feriado do dia 15, às 9h, em comemoração aos 123 anos de aniversário da Proclamação da República.

São esperadas cerca de cinco mil pessoas, em um evento aberto ao público, com duração estimada em uma hora. Para o dia, virão 16 componentes deste esquadrão de demonstração da FAB para mostrar 55 acrobacias de alta performance desenvolvidas pelos pilotos, em aeronaves do tipo Tucano T-27, fabricadas no Brasil, pela Embraer.

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, a apresentação “é uma oportunidade única para a população da região de conferir o trabalho do esquadrão, que é altamente especializado e respeitado em todo o mundo, sem a necessidade de se deslocar para Fortaleza”. Outra vantagem apontada pelo titular da pasta é a de familiarizar aquela região com a aviação, a qual vai fazer parte do cotidiano de Aracati devido ao Aeroporto Dragão do Mar.

Conheça a  Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça comemorou este ano 60 anos de fundação. Tem, ao todo, 13 pilotos que passaram por treinamentos intensivos para comporem o grupo, responsável pela divulgação da FAB e disseminação da importância da aviação tanto no Brasil, quanto no exterior.

Os pilotos detém diversos recordes e são também responsáveis pela manutenção das aeronaves que conduzem. Por ano, fazem aproximadamente 100 apresentações no Brasil e no exterior, no qual já passaram por Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Carmen Inês Matos Walraven/ Tunay Peixoto
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
(85) 3101-4654/8732-2041

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Guilherme Arantes é uma das atrações musicais do Festival da Lagosta


O Cantor e Compositor Guilherme Arantes será uma das atrações musicais do Festival da Lagosta, que esse ano acontecerá na Praia de Redonda, de 15 à 18 de novembro.

Segundo a agenda de shows divulgada pelo Cantor, a sua apresentação será no dia 17 de novembro.

Guilherme Arantes (São Paulo, 28 de julho de 1953) é um cantor e compositor brasileiro. Começou sua carreira como tecladista e vocalista da banda Moto Perpétuo - grupo de rock progressivo dos anos 70.

Entre os maiores sucessos de Guilherme Arantes estão:


·                     Amanhã
·                     Brincar de Viver
·                     Cheia de Charme
·                     Deixa Chover
·                     Êxtase
·                     Lindo Balão Azul
·                     Meu Mundo e Nada Mais
·                     Planeta Água
·                     Sob o Efeito de Um Olhar
·                     Um Dia, Um Adeus