quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Policial civil é assaltado no interior

DA REDAÇÃO DO O ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
com informações da repórter Elvira Sena

Uma tentativa de assalto contra um policial civil no interior terminou em tiroteio no final da tarde de segunda-feira. O crime aconteceu no município de Beberibe, a 83 quilômetros de Fortaleza. Os autores do assalto ainda estão sendo procurados pela Polícia.

A vítima dos bandidos foi o policial civil Luís Teixeira Caminha. Ele estava no sítio dele, em Beberibe, quando foi atacado pelos dois bandidos. Os ladrões armados, segundo a Polícia, invadiram o local e efetuaram vários disparos, depois de tomar o revólver do policial, a quantia de R$ 1.500,00 e mais um talão de cheques.

Os dois assaltantes ainda trocaram tiros com a Polícia e conseguiram fugir a pé do local. A Polícia realizou várias diligências nas redondezas, mas ainda não teve como conseguir pistas que levassem aos dois responsáveis pelo roubo.

A dupla está sendo procurada pelas equipes da Polícia Civil, da Delegacia de Beberibe. “Estamos seguindo com as investigações, entretanto não tivemos ainda mais pistas que levassem ao paradeiro dos dois assaltantes”, disse o policial civil Francisco Terto, que está trabalhando nas investigações. “Logo termos mais dados que levem responsáveis pelo ocorrido”.




Prefeito de Icapuí vai à Câmara de Vereadores anunciar o planejamento das ações de 2013

Por Ivan Souza, de Icapuí – CE.

Prefeito Jeronimo Reis fala na Câmara de Vereadores sobre as ações de sua administração para 2013

O Prefeito de Icapuí Jeronimo Reis (PT) esteve sexta-feira (25) na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Icapuí, falando sobre as ações prioritárias de sua administração para o ano 2013.
Na ocasião, agradeceu pela confiança depositada nas urnas, e reiterou seu compromisso com o povo de Icapuí, detalhando as prioridades de seu governo.

SANEAMENTO BÁSICO
A cidade já conta com engenheiros envolvidos em projetos de saneamento básico, dando prioridade às ruas que alagam nos períodos chuvosos, que causam tantos transtornos à população e aos turistas.
Enfatizou que os engenheiros terão a missão de fazer um serviço de qualidade, que resolva definitivamente o problema da população, e não apenas paliativamente. “O escoamento das águas das chuvas é primordial, haja vista os transtornos causados à população em épocas de grandes invernadas, como as que ocorreram em 2009, em vários pontos de alagamento, sobretudo no corredor da Barrinha, onde estive como vereador presenciando o sofrimento daquele povo.” — Disse o prefeito — ” Estamos também, trabalhando em projetos exequíveis de muros de contenção para conter o avanço das marés.”
CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DE ICAPUÍ
O Ginásio de Icapuí, que nem ao menos chegou a ser concluído, e se transformou em reduto de traficantes, usuários de drogas e vendas de bebidas alcoólicas  será demolido ainda este ano, para a construção de um novo ginásio, que contará com espaço para escolinhas de TaekwondoCapoeira e outras atividades esportivas, resgatando das ruas as crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, gerada pela ausência do poder público na gestão tucana.
ESPORTE
Revitalizar as escolinhas de futebol de campo, salão, vôlei, handebol e outras modalidades, oportunizando e descobrindo novos talentos, para que Icapuí seja novamente destaque cearense nos esportes, afastando as crianças das mãos dos traficantes de drogas, foi também colocado na pauta de suas prioridades. “Icapuí já foi destaque cearense em vários esportes, daqui saíram vários talentos, e hoje não temos sequer escolinhas para formar novos desportistas” — Enfatizou.
ÁGUA – SAAE
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) se encontra em sérias dificuldades, por que não souberam cuidar da coisa pública. Distribuíram a troco de votos o que eles não tinham. Hoje, o SAAE se encontra insolvente, e recebe repasses da Prefeitura Municipal para poder ajudar a pagar suas contas, coisa que nunca aconteceu desde sua implantação, há 25 anos. “Quero contar com cada um de vocês, com o racionamento e o bom uso dos recursos hídricos de nossa cidade. A água é de todos, mas assim como a pesca predatória acaba com a lagosta, a água desperdiçada um dia acaba, pois é um recurso esgotável. Andando pela cidade observo que, enquanto muitos desperdiçam sem consciência a sua água, lavando calçadas, carros e motos, ou aguando o chão, no final da rede muitos ficam sem água para tomar um único banho” — Completou. O Prefeito Jeronimo Reis também falou que serão feitos novos investimentos nas redes de distribuição, construção de novas caixas d’água  e perfurações de novos poços.
HABITAÇÃO
Sobre a habitação sabemos que em Icapuí existe um deficit muito alto, pois a maioria da população carente ainda vive em casas de taipas, e com os projetos como “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, é possível, se não erradicar, ao menos diminuir consideravelmente esse deficit. ” A Secretaria de Ação Social vai priorizar os projetos que visem acabar ou diminuir consideravelmente o deficit habitacional, dando melhoria de vida aos nossos cidadãos, dignidade de morar em suas próprias casas, com o mínimo de conforto, com banheiros adequados, e acesso a água.
TRÂNSITO
A cidade de Icapuí precisa ser repensada no que tange a questão do trânsito. Não houve um projeto de reurbanização, e, a população aumentou consideravelmente nesses últimos anos. Além disso, o acesso ao crédito facilitou a aquisição de veículos, trocou-se as bicicletas pelas motocicletas, muitas delas pilotadas por menores ou adultos inabilitados, e o que é pior, sem o uso de capacetes e outros equipamentos de segurança, dando a Icapuí um dos primeiros lugares em estatísticas de mortes por acidentes de trânsito no Ceará. ” Lançaremos o Edital de Concurso Público para atender a demanda, e vamos implantar o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) e o GMT (Guarda Municipal de Trânsito) para organizar nossa cidade, só assim, vamos preservar a vida de muito dos nossos adolescentes, e caminharemos juntos rumo ao progresso.” — e, concluiu – “Fizemos parcerias com o DETRAN para ajudar os nosso motoristas a tirarem suas habilitações.”
EMPREGO E RENDA
O Prefeito esteve conversando com os Diretores da Agrícola Formosa, para que deem oportunidade aos jovens de Icapuí, através de uma parceria junto à prefeitura, assim como na Petrobrás.
“Estive conversando com os Diretores da Agrícola Formosa para aproveitar melhor os nossos jovens, inserindo-os no mercado de trabalho, — uma vez que quase todo o território da fazenda está dentro de Icapuí –,  e eles se mostraram bastante interessados e dispostos a colaborar. Também fomos no Campo Belém, conversar com os engenheiros da Petrobrás, para reforçar os cursos técnicos para nossa juventude.”
Em seguida, na presença de todos os Secretários e Vereadores, o prefeito se despediu, enfatizando o seu amor por Icapuí.
Meus comentários:
Eu não tenho dúvida que Icapuí tem um potencial turístico invejável, e com o advento da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíadas a cidade vai lotar de turistas. Resta preparar os atores desse processo, capacitando garçons, cozinheiros, gerentes de pousadas e restaurantes  para que possam disponibilizar um atendimento profissional.
A cidade organizada, com placas de sinalização, estacionamentos, placas de trânsito e o saneamento ela estará preparada para o desenvolvimento econômico e sustentável que tanto precisamos para ver a primavera.

Fonte: Blog do Carlos Medeiros

DRF investiga a origem de AR-15

FOTO: FERNANDO RIBEIRO
O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Romério Moreira de Almeida, investiga a hipótese de o fuzil AR-15, calibre 5.56, utilizado pela quadrilha que roubou o malote da empresa Corpvs, na agência do Banco do Brasil (BB), na manhã de segunda-feira última, Aquiraz, tenha sido alugado.
O arsenal da quadrilha acabou sendo apreendido durante a operação de caça aos criminosos logo após o ataque ao carro-forte em Aquiraz.

O delegado lembrou que uma ação criminosa daquele porte exige armamento pesado e muitos bandidos viraram especialistas em adquirir armas de grosso calibre e alugar a assaltantes de banco e carro-forte.

O preço


"O dono das armas fica sabendo dos detalhes da ação criminosa e alugam as armas. O preço é com base no que em assalto render. Eles cobram um percentual", informou.

Ainda é aguardado o envio da imagens do assalto. A falta de câmeras impossibilita ver como os bandidos que ficaram do lado de fora agiram no momento da troca de tiros. Esse fator, entretanto, não impossibilitou a Polícia de rapidamente identificar os bandidos. Romério Almeida está contato direto com o major Cícero Henrique, titular da Coordenadoria de Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com objetivo de localizar e prender os demais integrantes da quadrilha que ainda estão foragidos, entre eles José Silvino Vieira Sales, apontado com o mentor do assalto, e Antônio Carlos dos Santos, conhecido por ´Tornado´.

No dia do assalto, Silvino Sales foi visto nas imediações da agência do BB por volta de 7h30. Cerca de uma hora e 30 minutos depois, os demais bandidos chegaram e atacaram os seguranças da Corpvs. "O que deu errado no assalto foi o revide dos outros seguranças. Os bandidos não esperavam por isso", comentou o titular da DRF.

O delegado já conversou com a proprietária da casa de veraneio, localizada na Prainha, em Aquiraz. "É uma pessoa idônea e esclareceu tudo", destacou Romério Almeida. A mulher (identidade preservada) confirmou que o contrato de locação foi assinado em outubro do ano passado, mas o locatário revelou que só iria ocupar o imóvel em janeiro deste ano.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Opinião: O avanço do mar e as consequências na comunidade


"O avanço do mar não pode ser, em nosso tempo, tratado apenas como um fenômeno natural"
Associado às mudanças climáticas e aos intensos processos de intervenção humana, o avanço do mar não pode ser, em nosso tempo, tratado apenas como um fenômeno natural. No caso dos territórios costeiros, os impactos deste avanço estão vinculados à predominância de um modelo de desenvolvimento que elege o crescimento econômico como único parâmetro de mensuração de sua eficácia, tendo a dominação/exploração dos povos e da natureza como mola-motriz de sua realização. 

Nesse contexto, a aceleração do avanço do mar provoca impactos desiguais sobre os diferentes grupos que ocupam o espaço costeiro. Um conjunto de injustiças ambientais que expressam as marcas de uma sociedade insustentável, representando grave ameaça à existência e reprodução cultural das populações tradicionais costeiras.

Grupos sociais que historicamente desenvolvem atividades extrativistas relacionadas à pesca artesanal e à produção de alimentos associados à agricultura familiar. Vida, trabalho e lazer, respeitando à dinâmica dos ecossistemas naturais, ao movimento das marés, dos campos de dunas móveis e toda dinâmica costeira. Um fazer no qual aprenderam secularmente a situar com segurança suas moradias e locais para a produção de alimentos, garantindo o sustento de suas famílias e vizinhanças.

Entretanto, a partir da década de 1970, as populações costeiras têm sido obrigadas a lidar com fortes mudanças em seu cotidiano devido à privatização dos territórios costeiros por grandes projetos de infraestrutura turística, residências de luxo, complexos portuários, instalação de projetos de aquicultura e parques eólicos, bem como o crescimento populacional e a expansão urbana, comprometendo o direito de acesso das comunidades tradicionais aos seus territórios.

Há muitos relatos de marisqueiras, pescadores e acadêmicos sobre os impactos desses projetos e uma possível relação com a aceleração do avanço do mar. Uma questão urgente e desafiadora aos órgãos ambientais, às instituições de pesquisa e aos movimentos sociais para o enfrentamento dos problemas e a construção de respostas estratégicas que assegurem os direitos das populações aos seus territórios. Iniciativas com propostas transformadoras, que busquem a implementação de políticas públicas coerentes com a garantia da sustentabilidade da biodiversidade na zona costeira, absolutamente importantes para a manutenção da vida em nosso planeta.

Rosa Martins
rosinha@terramar.org.br
Assessora do Instituto Terramar para ações de fortalecimento do turismo comunitário na zona costeira Ceará


DICA CULTURAL: Enchei-vos


121 municípios do CE no rol dos impedidos


A relação das cidades foi elaborada pela própria associação que congrega todas as prefeituras brasileiras

Dos 184 municípios do Ceará, pelo menos 121 estão impossibilitados de firmar convênios com a União, porque estão inadimplentes com o Governo Federal. Representando 65,7% do Estado, a porcentagem fica um pouco acima da média nacional, equivalente a 64,4%, indicando que 3.588 cidades brasileiras estão nesta situação. O levantamento é da Confederação Nacional de Municípios (CNM).


As irregularidades são ocasionadas porque as prefeituras não conseguiram comprovar algum item da aplicação de recursos. A maioria das situações que constam como "não comprovadas" se refere à regularidade de contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outra parcela de municípios não realizou a publicação do relatório resumido de execução orçamentária.

O balanço saiu às vésperas do encontro da presidente Dilma Rousseff com os prefeitos do País, que reclamam maior autonomia orçamentária. O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas teve início ontem e segue até amanhã, em Brasília, sendo coordenador pela Secretaria de Relações Institucionais. Deve ser pautada no evento a realização de convênios entre municípios e União e há a expectativa de o Governo apresentar a revisão das dívidas municipais, com a redução do percentual de aumento.

Parcerias

A presidente Dilma tem conversado com os prefeitos para esclarecer sobre as possíveis parcerias com o Governo Federal, a fim de viabilizar obras e outras iniciativas nos municípios. Na semana passada, a chefe do Executivo federal recebeu o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, prometendo apoio às obras de mobilidade urbana da Capital cearense.

O economista Andrei Simonassi, professor da Universidade Federal do Ceará, explica que a única cidade do Estado que consegue manter aproximadamente 10% das despesas com arrecadações próprias é Fortaleza. Os demais municípios sequer chegam a 5% o pagamento de contas com recursos próprios. "Nesse caso, qualquer perda de transferência é desastrosa para os municípios", declara.

No tocante à regularidade de contribuições do INSS, Simonassi adverte que as prefeituras têm "um problema sério de equilíbrio de folha", especialmente no final do ano, pois, para equilibrar o orçamento municipal, muitos gestores acabam autorizando uma grande quantidade de demissões.

Mesmo com o esforço do Governo Federal em ampliar a transparência de informações da gestão pública, os prefeitos, em especial dos municípios menores, ainda não conseguem acompanhar todas as exigências de prestação de contas. "A qualidade da gestão pública é um problema que não pode ser descartado. Mesmo com as empresas que prestam serviços às prefeituras, algumas delas não conseguem atender às exigências da União", explica Andrei.

Compensação

Outra questão reivindicada pelos prefeitos é de que haja uma maior independência orçamentária para os municípios. Para o economista, é necessário que haja maior "compensação" à perda das receitas dos municípios em caso de redução tributária, como ocorreu com a baixa do IPI. Entretanto, o especialista não é otimista em relação à independência dos municípios em relação à União. "É ingenuidade pensar que eles podem ganhar autonomia orçamentária. O único jeito é renegociar, rever essa pactuação", pontua.

Agravadas

Na avaliação do professor Andrei Simonassi, as irregularidades na prestação de contas podem ser agravadas caso o prefeito não consiga se reeleger ou deixar seu sucessor na administração. "No final de mandato, o gestor não está muito preocupado com o rigor na prestação, e sim em se reeleger. Se ele não consegue isso, deixa a prestação de contas à parte e o pagamento de funcionários comissionados também", esclarece. O quadro relaciona todos os municípios do Ceará da relação nacional.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DICA CULTURAL: I Caranguejada Entre Amigos


DICA CULTURAL: Celebrando a fé no litoral leste


Icapuí recebe CRP-Certificado de Regularidade Previdenciária - do ICAPREV

Por Ivan Souza, de Icapuí – CE.
                                                                           Foto: Ivan Souza
O município de Icapui recebeu no dia 25/01, o CRP-Certificado de Regularidade Previdenciária - do ICAPREV, sob o n.º 981593 -111017, emitido conforme determinação judicial. A validade do documente está prevista para seis meses (24/7/2013).

Portanto, uma boa notícia para o município de Icapuí, que agora vai poder realizar acordos, contratos, convênios ou ajustes, como de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da união, podendo ter a liberação de recursos de empréstimos das instituições financeiras da União.

Para Icapuí, a liberação do documento é algo indispensável, pois se tratando de um município de pequeno porte, que depende muito das receitas externas, para a sua manutenção. É também um obstáculo a menos para o governo do prefeito Jerônimo Reis.
O texte foi baseado nas informações publicadas no Facebook do Adv. Edilson Ferreira.

Veja as informações no documento abaixo

Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP

N.º 981593 -111017

EMITIDO CONFORME DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

DADOS DO MUNICÍPIO

CNPJ: 10.393.593/0001-57
NOME: Icapuí
UF: CE

AS IRREGULARIDADES OBSERVADAS EM RELAÇÃO À LEI N.º 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998 E PORTARIA MPAS Nº 402, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2008 ESTÃO SUSPENSAS CONFORME DETERMINAÇÃO JUDICIAL, NÃO REPRESENTANDO IMPEDIMENTO À EMISSÃO DESTE CERTIFICADO.

FINALIDADE DO CERTIFICADO
OS OS ÓRGÃOS OU ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DA UNIÃO DEVERÃO OBSERVAR, PREVIAMENTE, A REGULARIDADE DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS, NOS SEGUINTES CASOS:


I.
REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DE RECURSOS PELA UNIÃO;
II.
CELEBRAÇÃO DE ACORDOS, CONTRATOS, CONVÊNIOS OU AJUSTES, BEM COMO DE EMPRÉSTIMOS, FINANCIAMENTOS, AVAIS E SUBVENÇÕES EM GERAL DE ÓRGÃOS OU ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DA UNIÃO;
III.
LIBERAÇÃO DE RECURSOS DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS FEDERAIS;
IV.
PAGAMENTO DOS VALORES DEVIDOS PELO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL EM RAZÃO DO DISPOSTO NA LEI N.º 9.796, DE 5 DE MAIO DE 1999.
VÁLIDO PARA TODOS OS ORGÃOS E ENTIDADES DO MUNICÍPIO.
A ACEITAÇÃO DO PRESENTE CERTIFICADO ESTÁ CONDICIONADA À VERIFICAÇÃO, POR MEIO DA INTERNET, DE SUA VALIDADE NO ENDEREÇO: www.previdencia.gov.br, POIS ESTÁ SUJEITO A CANCELAMENTO POR DECISÃO JUDICIAL OU ADMINISTRATIVA .
A ESTE CERTIFICADO DEVE SER JUNTADO AO PROCESSO REFERENTE AO ATO OU CONTRATO PARA O QUAL FOI EXIGIDO
EMITIDO EM 25/1/2013.
VÁLIDO ATÉ 24/7/2013 .


ICAPUÍ: Barcos de garrafas PET foram construídos em Ibicuitaba, durante curso.


Por Ivan Souza, de Icapuí – CE.

A foto foi copiada do Facebook do Paulo Victor

Foi realizado nos dias 21 a 25 de janeiro de 2013, das 08:00hs ás 17:hs, na Escola Carlota Tavares em Ibicuitaba, a primeira etapa do curso de montagem da embarcação de garrafas PET –TES PRISMA. Durante o curso foram construídos dois barcos, dos cinco previstos para atender as comunidades da região de cima (Quitérias ao Peixe Gordo). A Associação dos Moradores de Ibicuitaba é a entidade local, responsável pelo andamento das atividades nessa região.
A segunda etapa do curso que deverá ocorrer até o meio do ano, vai contar com a participação do pessoal que foi habilito na primeira etaba do curso, contribuindo assim, na construção dos três barcos da região que estão por fazer.
O curso de fabricação de barcos a partir de garrafas PET foi uma escolha da comunidade pesqueira como medida compensatória oriunda do licenciamento ambiental de instalações marítimas da PETROBRAS.
O barco é do tipo catamarã e é regulamentado pela Marinha do Brasil, podendo ser usado no apoio a pesca, transporte de mariscos, atividades turísticas e ambientais nestas comunidades. A construção de cada unidade pode significar a retirada mais de 1000 garrafas PET do meio ambiente, oque contribui para a redução da poluição de um ambiente mais saudável.
Outras Informações sobre o barco:
Especificações Técnicas
Comprimento: 3,60m
Largura: 2,10m
Garrafas: 1000
Peso: 62Kg
Capacidade: 6 pessoas ou 420Kg
Deck e fundo: Comp. naval, PET e alumínio
Motor: 6,5 a 13HP
Fonte: TES PRISMA

“A realização do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira é uma medida de compensação exigida pelo licenciamento ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.”

Grupo de 10 homens rouba malote de carro-forte em Aquiraz


Um grupo de 10 homens roubou um malote de dinheiro de um carro-forte em frente a uma agência do Banco do Brasil do município de Aquiraz, a 35 km de Fortaleza. O crime ocorreu por volta das 9h desta segunda-feira (28) e, durante a fuga, os acusados promoveram um tiroteio na área.
Dois veículos foram atingidos pelos disparos. Foto: Fernando Barbosa
Houve troca de tiros entre os acusados e os seguranças do banco e o grupo fugiu levando o automóvel do gerente da agência. O grupo utilizava escopetas, fuzis e pistolas, durante o tiroteio. Os disparos atingiram vários veículos que estavam nas proximidades.
Homem é preso e quantia é recuperada pela Polícia
Uma pessoa acabou presa e a quantia roubada foi recuperada pela Polícia, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e duas pistolas também foram apreendidas na ação. O acusado foi encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos.
Com informações do repórter Fernando Barbosa



Pindoretama: Carnaval da Saudade foi realizado com muito sucesso


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.
O Carnaval da Saudade de Pindoretama, organizado pela JM Produções, foi um sucesso. O público compareceu e entrou no clima do baile, um verdadeiro reviver dos não tão antigos bailes que estão na recordação do povo pindoretamense. Uma grande ideia merece uma trilha sonora especial e esta ficou por conta da Banda Pisadinha Elétrica - A mesma sob a performance do cantor Aldenis foi magistral.
Podemos assegurar que o Espaço de Eventos da Dra. Lucy Alves ficou pequeno diante de tamanha alegria e animação dos foliões dos antigos e novos carnavais de Pindoretama.

"O Carnaval da Saudade de Pindoretama já é uma realidade! Podemos testemunhar tal afirmativa pelo grande público presente ao nosso evento” ressalta Jocelito Monteiro – Diretor da JM Produções.
Foi uma noite memorável, a festa está consolidada!

domingo, 27 de janeiro de 2013

"Festmar" pode se tornar internacional


Por Ricardo Costa, da Redação.
Festival Nacional de Teatro de Rua (Festmar), realizado todos os anos em Aracati, no Litoral Leste, é referência na produção cênica de grupos teatrais independentes. Em 2012, houve participação de oito Estados FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Fortaleza. Uma das maiores iniciativas em produção teatral no litoral do Ceará pode se tornar internacional neste ano. É o que se projeta para o Festival Nacional de Teatro de Rua, sediado todos os anos em Aracati e que reúne Estados de Nordeste, Sul e Sudeste. É também uma das metas da Rede de Arte de Rua (Raru Brasil), criada durante o último festival, em dezembro de 2012.

O último Festmar, realizado um mês atrás em Aracati, reuniu 250 artistas de Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Do Ceará, marcaram presença as cidades de Aquiraz, Guaiuba, Quixeramobim, Sobral, Crato, Barbalha, Icó, Maracanaú, Boa Viagem, Crateús e Aracati. O festival não tem caráter competitivo, mas para promover troca de experiências.

O Festival Nacional de Teatro de Rua em Aracati surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, depois passou a receber outros municípios, e agora recebe Estados brasileiros de Nordeste a Sul. Realizam o evento o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), Ponto de Cultura do Grupo Teatral Frente Jovem.

Experimentação

De acordo com Teobaldo Silva, coordenador do Festmar, a Raru Brasil é um movimento que congrega grupos, coletivos e artistas de diversos Estados brasileiros que reconhecem a rua como espaço privilegiado para apresentação, experimentação e diálogo das diversas linguagens artísticas, bem como lugar de democratização e aproximação da relação artista-arte-público.

"Queremos atuar na perspectiva de desenvolver suas ações a partir da seguinte plataforma política: potencialidade das ações dos grupos e artistas através de um canal permanente de discussão, divulgação e colaboração, defesa e proposição de políticas públicas para cultura e ações de intercâmbio entre os seus membros, a partir de residências artísticas com caráter de gentilezas e trocarias estéticas, artísticas e formativas", explica Teobaldo. Como ele, outros produtores teatrais do Interior tem coincidências vivas: a resistência pela manutenção das produções diante do quase nenhum apoio do poder público.

Os artistas da Frente Jovem anseiam a inserção de representantes de outros países no âmbito da América Latina ao evento, que é realizado numa cidade há muito internacional - em Aracati está a famosa praia de Canoa Quebrada.

Não é só o fato de estar diante de uma plateia espontânea e despreparada (os passantes na rua são surpreendidos com as intervenções) que o teatro de rua é reverenciado: com todos os custos para se montar um espetáculo, é a encenação em praça pública a que dá mais praticidade aos produtores.

Quase nenhuma cidade no Ceará possui teatro municipal. As poucas que possuem ainda pecam na estrutura. "E chamar uma plateia para a rua não é difícil, porque na rua eles já estão. Nós vamos pra lá. Já se eles vão nos assistir é o poder de atração que irá dizer", afirma o ator Manuel Macedo, do município de Maracanaú.

Com um cenário modesto, é o figurino e, especialmente, o talento do ator, que fazem o público do teatro de rua.

Bem sabem o que é isso grupos como Oficarte (Russas), Dona Zefinha (Itapipoca), Teatro de Careta (Fortaleza),Grupo Juka de Teatro (Arneiroz), e Companhia Íkaros de Artes cênicas (Jaguaribe).

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER




Novas cidades enfrentam dificuldades econômicas

Por Ricardo Costa, da Redação.


Os requisitos para a criação de municípios devem levar em conta estudos técnicos e não interesses políticos

Embora a criação de novos municípios seja baseada no discurso que argumenta distribuir renda e melhorar a qualidade de vida da população, as últimas seis cidades criadas no Ceará, entre 1991 e 2000, não conseguiram prosperar significativamente seus indicadores. Estudos realizados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelam que essas cidades enfrentam dificuldades na gestão, principalmente no que se refere à capacidade de arrecadação própria, e mantêm nível de desenvolvimento entre regular e moderado.

Para especialistas cearenses, os critérios utilizados para a emancipação estão mais relacionados a interesses políticos do que propriamente aos resultados de estudos técnicos que confirmem a capacidade dos distritos para se tornarem municípios. Isso faz com que grande parte das cidades criadas enfrentem problemas em relação à sustentabilidade econômica, as tornando cada vez mais dependentes dos repasses financeiros estaduais e federais.

A criação, fusão ou desmembramento de municípios foi deixada inteiramente sob a responsabilidade estadual, na Constituição de 1988, exigindo consulta popular local através de plebiscito. Porém, com a prerrogativa das assembleias de estabelecer lei complementar estadual sobre o tema, os critérios definidos viabilizaram a criação de número expressivo de cidades e, na prática, foram observadas sérias dificuldades econômicas.

Em razão disso, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 15/1996, estabelecendo que a criação dos municípios ocorreria mediante lei estadual, mas dentro de um período determinado por meio de lei complementar federal. Além disso, o dispositivo exigia a criação de uma lei para disciplinar a realização de estudo de viabilidade municipal, embora não tenha deixado claro se a aprovação desse dispositivo ficaria a cargo da esfera estadual ou federal. Vários projetos foram apresentados no Congresso sobre o tema, mas ainda não há proposta aprovada.

Critérios

A Assembleia Legislativa do Ceará criou, então, uma lei complementar estadual tratando do assunto em 2009. A partir daí, foi realizado um estudo de viabilidade em 45 localidades que manifestaram interesse em se emancipar. Para isso, precisavam obedecer critérios como ter mais de oito mil habitantes, 40% da população ter título de eleitor e renda que comprove a viabilidade econômica.

Pelo menos 30 decretos legislativos foram aprovados e enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização dos plebiscitos, porém a Corte negou fazê-los por não haver lei complementar federal reguladora do tema. A Assembleia entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral e aguarda decisão para criar essas cidades. Outros dez distritos ainda aguardam decisão dos deputados para se emanciparem.

Enquanto o Ceará se mobiliza para criar novas cidades, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), desenvolvido para avaliar a qualidade administrativa dos municípios brasileiros e divulgado no ano passado, expõe que todas as 54 cidades emancipadas desde 2001 têm revelado gestão crítica no que se refere à receita própria.

Os seis municípios cearenses mais recentes foram criados entre 1991 e 2000, mas o estudo, realizado observando o período entre 2001 a 2010, mostra que Ararendá, Catunda, Choró, Fortim, Itaitinga e Jijoca de Jericoacoara têm dificuldades críticas em relação à receita própria, que corresponde a arrecadação através de impostos como IPTU e ISS. No que se refere a pessoal, quatro dessas cidades revelam dificuldade e apenas duas têm boa gestão. Em investimentos, Catunda tem gestão crítica; Choró e Fortim apresentam dificuldades; e Ararendá, Itaitinga e Jijoca mantêm boa gestão.

Já o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, com base no ano de 2010 e divulgado no ano passado, revela que, dos seis municípios cearenses mais recentes, Ararendá e Choró apresentam desenvolvimento regular, enquanto Catunda, Fortim, Itaitinga e Jijoca de Jericoacoara têm desenvolvimento moderado. Esse estudo leva em conta as áreas de saúde, educação e emprego e renda.

Arrecadação

O economista Aécio Oliveira, professor da Universidade Estadual do Ceará (UFC), afirma que é importante considerar os fatores econômicos e sociais para que os municípios criados não enfrentem graves problemas econômicos. "Toda arrecadação tributária pressupõe uma base fiscal, que está associada à base econômica. A base econômica envolve atividades desenvolvidas em agricultura, comércio e indústria. É preciso o estudo, com parâmetros de municípios emancipados há mais tempo, para ver a arrecadação própria e a base econômica", diz.

Outro aspecto que precisa ser observado, adverte o professor Aécio Oliveira, está relacionado à demografia e à demanda da população por serviços básicos, como por exemplo saúde e educação. "Tem que analisar as possibilidades de recursos federais nas áreas de saúde, educação e saneamento, por exemplo. Deveria ter um estudo bem cuidadoso mesmo", opina. Mas, na prática, Aécio Oliveira explica que têm mais peso o fator político.

"Se você faz um estudo desse, mais amplo possível, você chama a comunidade para ela falar também. Fizemos o estudo, e agora é a voz dos habitantes, em uma grande assembleia. É um exercício de democracia direta, na verdade. Daí, sim, as pessoas poderiam ter condições de se manifestar pelo sim ou pelo não (da criação das cidades)", declara o professor.

Pressão política

Como isso geralmente não é feito, as novas cidades enfrentam problemas. Aécio Oliveira aponta que uma alternativa para que esses municípios saiam das crises é fazer uma pressão política organizada sobre Estado e União, com participação da população para definir as prioridades. "Não foi aprovada a emancipação? Alguém tem que responder por isso. Não se pode criar cidade sem ter condição. O problema é que tem interesse político por trás", considera o professor, acrescentando que reverter a emancipação seria uma saída aos problemas, porém frustrante para a população.

O cientista político Josênio Parente, professor da UFC, explica que o surgimento de novos municípios tem caráter político e, geralmente, é defendido por um grupo oposicionista que se beneficiaria com uma nova estrutura administrativa. Além disso, ele aponta que pode haver descontentamento de quem está gerindo a cidade original em razão da divisão dos recursos oriundos da União e dos estados. "O fator político é por conflitos locais", entende o pesquisador.

Josênio lembra que, para que um distrito seja emancipado, é preciso que o grupo político interessado convença a população, que se posicionará sobre o tema através de plebiscito. "A população é quem vai dar um parecer final. Ela tem que sentir que há necessidade, e a oposição precisa convencer de que a divisão vai beneficiá-la", diz. Porém, na prática, a divisão pode dificultar. Com a emancipação, há também a necessidade de estabelecer uma nova estrutura administrativa. "Você vai formar novos vereadores, secretários, e isso também requer recursos", diz.

O Congresso ainda precisa votar a Lei Complementar Federal que devolve às assembleias legislativas a autonomia de criar municípios. Josênio Parente diz ser favorável à lei, mas pondera que é precisa fazer um contraponto para evitar excesso na criação de municípios, envolvendo parlamentares e a sociedade na decisão. "A população tem que ter um peso mais significativo na decisão para não deixar a demagogia de políticos se sobressair", declara Josênio Parente.

BEATRIZ JUCÁ
REPÓRTER