quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aracati: Mais uma agência bancária é explodida no interior no Ceará

Criminosos arrombam cofre central de agência do Banco do Brasil em Aracati e trocam tiros com policiais

Cerca de 20 homens fortemente armados explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quarta-feira (21), no Centro da cidade de Aracati, a 140 quilômetros de Fortaleza. Com a explosão, as janelas do estabelecimento foram arremessadas e a laje cedeu, destruindo completamente o prédio.
A polícia encontrou cédulas espalhadas do lado de fora do cofre da agência. Nenhum caixa eletrônico foi arrombado. A aproximação de uma viatura do Ronda do Quarteirão não impediu a realização do crime. Houve troca de tiros e um dos criminosos foi baleado.

Veja as imagens: (FOTOS: Aracati em Foco)





Cidade sitiada
De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha dividiu-se em três grupos durante a ação. Enquanto um ficou responsável pela ação direta no banco, os outros dois se dividiram para cercar a companhia da Polícia Militar e a delegacia regional e sitiar a cidade.
Os criminosos fuzilaram a fachada do prédio da delegacia, deixando os policiais acuados. Além disso, furaram os pneus das viaturas que estavam estacionadas no local.
Fuga
Acredita-se que os bandidos tenham utilizado pelo menos dois carros e duas caminhonetes na fuga. Policiais das cidades vizinhas, além do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando Tático Motorizado (Cotam) e Comando Tático Rural (Cotar) realizam buscas na região. A quantia levada pelo grupo não foi divulgada.
Ataques a banco
Em apenas cinco anos, o número de ataques a banco cresceu 2.125%. Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, foram registrados 99 ataques a banco desde o início do ano no estado. Somente no interior, foram contabilizadas 62 ações; em Fortaleza, foram 37.

Com informações do repórter Abraão Ramos



Beberibe: TCM abre 8º encontro com a sociedade

Muito antes de o povo brasileiro ir às ruas clamar por direitos, pugnar em passeatas por melhorias na qualidade de vida em diversos segmentos, nós, no Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, abrimos essa série de encontros, com os quais estamos nos identificando com essa massa crítica, capaz de obedecer as ordens mais simples que são aquelas advindas de direitos que lhes sejam usurpados.
Quem fala assim, ciente de que deu o passo certo no caminho do entendimento, é o presidente do TCM, ex-governador Chico Aguiar, que por ser um “ente político”, que não faz mais política partidária, preside o Tribunal com os olhos voltados para o entendimento, sem esquecer que na hora de punir, haverá a punição, sim, mas não é essa a causa fim da Corte, avalia.
“Bicho papão”
Aguiar, ao lado de conselheiros como Artur Silva Filho e Marcelo Feitosa, que o acompanharam a Beberibe, assim como outros sete encontros já realizados (serão 18 no total), além de diretores do TCM e de órgãos fiscalizadores do Estado e da União, é simples na explicação: o TCM não é um bicho papão. O TCM que presido é um Órgão que está querendo despertar à cidadania, provocando na sociedade a vontade de participar e fiscalizar juntos.
Este programa do Tribunal de Contas do Estado começou em março e vai até dezembro deste ano. Em março do ano que vem, já não receberemos mais nenhuma prestação de contas em papel. Vamos colaborar com o verde, com os que defendem as matas. A isso, juntamos o papel de ensinar, orientar, trazer para dentro desta máquina, os jovens, os universitários, os cidadãos comuns, os que não têm mandatos. São eles que precisam fiscalizar, acessar as contas das Prefeituras, Câmaras, do próprio TCM, e assim vivenciar a vida de suas cidades.

Palestras

Depois da fala de Chico Aguiar, o seminário deu início às palestras que desenvolverão hoje e amanhã, até às cinco horas da tarde, com técnicos e personalidades convidadas da Assembleia, Tribunal de Contas da União e outros importantes órgãos do Brasil. O encontro realiza-se na Escola Profissional Pedro de Queiroz Lima, que por sinal liberou seus alunos para assistirem ao seminário. O próximo deverá ser realizado em Pentecoste.


Recadastramento biométrico atende mais da metade do eleitorado de Aquiraz e Crateús



Ao todo, sete municípios encontram-se em fase de recadastramento biométrico no Ceará. O município de Cratéus, da 20ª Zona Eleitoral, foi o primeiro a atingir a marca de 50% do eleitorado atendido, seguido pelo município de Aquiraz (66ª ZE).
Além de Cratéus, a 20ª ZE abrange ainda o município de Ipaporanga, o segundo menor do Estado, com 10.071 eleitores, que também está passando pela revisão biométrica. De acordo com os dados da última semana, o município de Crateús encontra-se atualmente com 47% de eleitores atendidos, acrescido de 15,3% do eleitorado de Ipaporanga, totalizando 62,3% da zona eleitoral.
O município de Alcântaras, o menor do Estado, apresenta 12,6% do eleitorado atendido pela campanha de recadastramento biométrico. Nos demais municípios em revisão, os índices são de 38,5% para Sobral, 35,4% para Juazeiro do Norte e 29,65% para Forquilha.

Veja o calendário da Biometria no Ceará para 2013:

- Aquiraz, Crateús e Ipaporanga: até 29/11/2013;

- Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha: até 13/12/2013.




Atenção Litoral Leste: Quase 3 mil pescadores cearenses precisam se regularizar

O Ministério da Pesca e Aquicultura suspendeu quase 3 mil carteiras profissionais de pescadores cearenses. O motivo é a não renovação cadastral dos profissionais e o Superintendente federal do ministério da pesca, no ceará, afirma que os pescadores devem ir até a superintendência até o dia 6 de setembro para recorrer da decisão. Quem não se apresentar podem perder os benefícios. Acompanhe: http://www.youtube.com/watch?v=NlWHyL7rwT4

Fonte: http://www.tribunadoceara.com.br/videos/jornal-jangadeiro/quase-3-mil-pescadores-cearenses-precisam-se-regularizar/

Obra na ponte em Aracati se arrasta há mais de 10 anos

Destino turístico conhecido internacionalmente ainda precisa de rodovia em condições normais




Aracati. Há mais de 10 anos vem sendo construída a Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-304, sobre Rio Jaguaribe. A conclusão do projeto total ainda continua sem prazo definido. A antiga ponte, que foi erguida originalmente há 53 anos, continua ao lado do novo projeto, mas também ainda não teve a restauração concluída. Trata-se de um projeto de infraestrutura que já teve tem muitos começos, meios, mas ainda não se sabe quando terá um fim.

Trechos novo e antigo sobre o Rio Jaguaribe ainda inacabados Fotos: Elle Freitas

Depois de 20 anos de discussão e comprovação da necessidade de reforma e ampliação da sua estrutura, hoje, uma das principais obras do Litoral Leste se encontra inacabada. Todo o contexto teve início há mais de 20 anos, quando começou a ser questionada a necessidade de reforma da ponte, inaugurada em 1959. No ano de 1999, um relatório foi entregue ao antigo DNER, constatando ser preciso construir uma nova estrutura, além da reforma e alargamento da obra anterior.

No início, a reforma gerou uma certa apreensão nos moradores da comunidade de Pedregal. Segundo conta a educadora Jocélia Ribeiro, integrante da Organização Popular de Aracati (OPA), não houve reunião com a população para discutir a obra e os impactos que ela poderia trazer para comunidade, além de como ficaria a regularização fundiária que ainda pende na Justiça. A comunidade de Pedregal possui cerca de 5.500 moradores, mas nenhum tem escritura da terra, já que o espaço foi ocupado durante os anos de cheia (a primeira em 1964), onde muitos acabaram permanecendo. No total, três empreiteiras tiveram seus nomes envolvidos na obra, mas duas participaram efetivamente da construção da ponte. Primeiramente a Delta, em 2002, e a Heleno e Fonseca depois, em 2006. Ambas não conseguiram cumprir nenhum dos seus prazos.

Diante de denúncias sobre irregularidades, o andamento da obra vem se arrastando há mais de 10 anos. Hoje, só a placa "trecho em obras" permanece como indicativo de que o trabalho não foi concluído.

Só em fevereiro de 2011, uma parte do trecho foi liberada para tráfego na ponte nova, ficando a antiga interditada até hoje.

Jocélia, como todos os moradores de Pedregal, não fazem a menor ideia do que falta para ser concluída a tão esperada ponte. "Dizem que já foi feito 80%", afirma ela, na esperança de achar que o fim do transtorno esteja mais perto do que longe.

Transtorno sim, para moradores que enfrentam as inseguranças geradas pelos desserviço dos gestores públicos. A moradora ainda tem esperança de que a obra possa ser concluída até meados do ano que vem. "Todos nós aqui consideramos uma obra eleitoreira. No próximo ano haverá as eleições para deputados, governador e presidente, e creditamos que eles concluam esse trabalho", conta Jocélia.

Ela também colocou que, neste ano, a Superintendência Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) visitou o local para avaliar a situação. "Ficamos sabendo, em uma reunião com a prefeitura, que até o final de setembro eles estejam retomando a obra".

A obra da ponte na BR-304 é uma das mais importantes do Litoral Leste. Além de oferecer uma melhor estrutura para os turistas que visitam a região, é um dos melhores acessos ao Rio Grande do Norte. A obra está avaliada em mais de R$ 30 milhões. Para o presidente da Cooperativa de Transporte em Fretamento e Turismo no Litoral Leste (Cooptema), Romildo Silva, a não conclusão da obra é uma vergonha para cidade, já que Aracati é um destino reconhecido internacionalmente.

"Nós fazemos quase que diariamente o translado de turista da Capital cearense para o nosso litoral e, infelizmente, nós enfrentamos condições precárias de rodovia. Temos que ficar muito atentos porque há trechos que são muito perigosos", lamenta.

Durante dois dias, a reportagem tentou obter junto ao Dnit informações sobre a continuidade das obras da Ponte JK, que estão paradas. Obtivemos a seguinte resposta por e-mail da assessoria do órgão: "Estamos dependendo das informações da área técnica da SR do Ceará. Ocorre que os servidores estão em greve em todo o Brasil, desde o dia 25 de junho e o superintendente está em viajem, mas já recebeu o pedido ainda ontem".

FIQUE POR DENTRO

Idas e vindas do projeto causam transtornos

Em 2000, aconteceu a primeira licitação para restauração e duplicação da ponte Juscelino Kubitschek (R$ 11 milhões). Em 2001, foram liberados R$ 7 milhões, mas a obra foi paralisada por falta de licenciamento ambiental. Depois de concedida a licença, empresa desiste da obra. No ano seguinte, em 2002, são liberados os outros R$ 4 milhões e obra é novamente paralisada por "falhas contratuais". Em 2005 são alocados R$ 10 milhões para duplicação, ao cargo do Exército Brasileiro, que desistiu. Em 2006, o Dnit anuncia obra em 18 meses e custo de R$ 29,2 milhões. Em 2008, há vistoria, denúncia do MP e reinício das obras. Em agosto de 2010, Dnit diz que ponte seria concluída no fim daquele ano. Em 2011, a nova ponte é liberada para o tráfego, mesmo sem oferecer segurança.

Moradores pedem mais segurança

Aracati. A obra inconclusa na Ponte Juscelino Kubitschek tem gerado muitos transtornos paraos moradores da comunidade de Pedregal, que vem sofrendo principalmente com a falta de segurança. Todos os sábados, a dona de casa Juliana dos Santos Bezerra realiza o mesmo trajeto: sai do Centro de Aracati de bicicleta até a comunidade de Pedregal para visitar sua mãe. Para isso ela, assim como milhares de pessoas, precisa cruzar o trecho de 466 metros da nova Ponte JK.

Parte da obra foi liberada sem estar concluída. Faltam barras de proteção no passeio, iluminação pública e o fluxo no trecho é perigoso, pois misturam-se ônibus, carros, motos, bicicletas, além dos pedestres. O risco de acidente é frequente

O trajeto não é tão longo, mas oferece inúmeros riscos. "Disputamos espaço com gente a pé, de carroça, motos tipo mobilete. Se não cuidar, a gente acaba batendo em alguém", conta. Isto porque parte da obra foi liberada sem estar concluída. A necessidade de desafogar o trânsito era bem maior. Os motoristas chegavam a aguardar até duas horas na fila para cruzar a ponte.

A nova parte da ponte foi entregue sem as barras de proteção no passeio, para a travessia segura de pedestres. No lugar, pedaços de madeira e uma rede dão uma falsa sensação de segurança. Também não há iluminação pública, ficando muito difícil para quem precisa cumprir o trajeto à noite. Esse é considerado pela comunidade o maior problema, principalmente pelo medo de assaltos.

"Quando eu tenho que vir à noite, eu só venho de carro com meu marido, porque é muito escuro. A gente fica com medo de assalto e tem que ter o cuidado redobrado no trânsito, pra não acontecer acidente", afirma Juliana. O carroceiro Alessandro Lima Correia, morador do Pedregal, não nega que a liberação da nova ponte para o tráfego melhorou muito seu trabalho.

"Antes era ruim demais, acontecia muito acidente, a gente que passava no meio dos carros e caminhões ficava com medo de acontecer alguma coisa. Agora não, tem uma passagem que a gente fica mais seguro pra atravessar", relata.

Porém, ele ressalta que o problema à noite tem gerado muita apreensão na comunidade. "Quando eu passo, eu fico batendo com um pau na carroça para o pessoal ouvir que tem gente. Acontece muita batida de noite, de gente de bicicleta, porque não vê nada, esta tudo escuro", reclama Alessandro.

Os moradores também relatam de roubo de material. "Aqui não tem um vigia, não tem fiscalização e a gente já percebe que estão roubando os materiais que ficam encostados. Roubaram alguns ferros da grade de proteção que começou a ser construída", denuncia a moradora da comunidade, Jocélia Ribeiro.

Com relação à falta de segurança, o sargento da Polícia Militar, Franco Gonçalves Nogueira, afirmou que desconhece registros de ocorrência como assaltos no entorno da ponte. Porém orienta a população que trafega à noite, para redobrar cuidado, devido à escuridão do trecho.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu falar com o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, sobre o que foi decidido na última reunião realizada entre a gestão municipal e o Dnit, há cerca de três meses. Segundo informou sua Assessoria de Imprensa, sobre a reivindicação da população, ainda não está definido a quem compete instalar a iluminação pública e que a questão só será resolvida após a conclusão das obras.

ENQUETE

O que o Sr. acha desta obra sem conclusão?

"É uma vergonha o estado em que os motoristas passam por essa ponte. Os responsáveis já tiveram muito tempo para concluir e não concluíram e é um risco para o trânsito. Precisamos da ponte"
Romildo Silva
Motorista

"A gente não tem segurança pra passar à noite. Falta luz, é muito escuro, não tem proteção para quem passa a pé, é medo de assalto. Pra acontecer algo mais grave é rápido, a gente se protege do jeito que pode"
Alessandro Lima Correia
Carroceiro

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Encontros da Cidadania em Beberibe





O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará criou o Programa TCM Cidadania e Controle Social. O propósito é fornecer subsídios aos cidadãos para que exerçam, de forma mais efetiva e direcionada, o controle social da gestão pública no âmbito das administrações municipais.
A principal ferramenta é a capacitação dos agentes municipais permitindo que estejam atentos e preparados para a correta aplicação dos recursos que administram, na condução ética da gestão e na obrigação de prestar contas, bem como na observância das demandas de interesse coletivo.
Uma das ações do programa refere−se aos Encontros Regionalizados que contemplam a realização de palestras, cursos e demonstração de serviços de transparência, disponíveis no site do TCM. O objetivo é disseminar o uso dos mecanismos de controle social.

Estão sendo apresentados temas de relevância considerados como boas práticas de gestão pública, tais como: Transparência e Controle Social, Educação, Saúde, Assistência Social, Criança e Adolescência e Meio Ambiente (Plano Diretor), Arrecadação de Tributos Municipais, Consórcios Públicos e Convênios, Controle Interno e Prestação de Contas, Estrutura Administrativa, Impactos Ambientais, Obras Públicas e Atos de Pessoal.
Nesse projeto, voltado para a disseminação do conhecimento e engajamento da sociedade civil, estão juntos com o TCM instituições como a Controladoria Geral da União − Regional no Ceará, Assembleia Legislativa do Estado Ceará/Universidade do Parlamento Cearense, Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará/Escola de Gestão Pública, Secretaria de Cidades do Estado do Ceará/ Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará/Educação Fiscal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.
Em Beberibe, o encontro iniciou-se hoje e segue até o dia 22 de agosto, reunindo os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Pindoretama.

Atenção Litoral Leste (II): Projetos da área da agricultura familiar terão R$ 162 milhões

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens

Um programa da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Governo do Estado, beneficiará 60 mil famílias de agricultores em 31 municípios do Ceará. A notícia chega no momento em que milhares de agricultores pagam caro pelos efeitos da seca e, principalmente, pela demora do poder público no abastecimento de água e distribuição de milho para o rebanho animal. O programa da ONU, em parceria com o Governo Estadual, terá investimentos de R$ 162 milhões. Os recursos serão destinados à capacitação dos trabalhadores rurais e estimula o desenvolvimento da economia que garanta mais renda aos agricultores familiares. O dinheiro está garantido, mas os Governos Estadual e Federal precisam ser mais ágeis para dar respostas urgentes ao clamor de milhares de famílias residentes nas áreas mais castigadas pela seca que sofrem com a falta de água. A situação é extremamente crítica. A falta de água para o consumo da população e a escassez de ração para os animais são os maiores desafios na área rural do Interior do Ceará.








Projeto Surf na Escola da Praia da Caponga completa 5 anos


Ação Social
Na manhã deste sábado, 17 de agosto, se comemorou o quinto ano de atividades do Projeto Surf na Escola e na mesma oportunidade celebramos a realização de um sonho.
O Projeto Surf na Escola surgiu a partir do sonho antigo de três surfistas, os irmãos Farney, que virou realidade, promover a inclusão social e a educação de valores, por meio do esporte.
O Projeto Surf na Escola é uma iniciativa inovadora, sem fins lucrativos, que busca a cidadania e a inclusão social por meio do surf, destinado às crianças e jovens da rede pública de ensino da Praia da Caponga.
Inclui aulas teóricas e práticas de surf, atividades lúdicas e recreativas, apoio pedagógico e a prática de esportes de praia destinados a todas as crianças e jovens interessados, desde que matriculados nas escolas da Caponga.
Tendo como missão distanciar e tirar as crianças e jovens das drogas, do crime e dos perigos que o ócio proporciona, utilizando como ferramenta de atração o surf,  o Projeto Surf da Escola tem grande relevância social, já que atende a mais de 108 crianças e jovens, além de 42 senhoras da comunidade.
Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, da Associação de Surf Praia da Caponga (ASPC) e da marca de surfwear Smolder.
Por: Marcos Farney em 19/08/2013hs




Atenção Litoral Leste (I): Definidas regras para aquisição de imóveis para cidades pequenas


As diretrizes gerais e regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para aquisição de imóveis por famílias com renda mensal até R$ 1,6 mil em municípios com população inferior a 50 mil habitantes foram publicadas hoje (13) no Diário Oficial da União.
O empreendimento deverá estar inserido na malha urbana ou em zonas de expansão urbana que tenham via pública de acesso, infraestrutura urbana básica com pavimentação, drenagem pluvial, calçadas, guias e sarjetas, rede de energia elétrica e iluminação pública, rede para abastecimento de água potável e soluções para esgotamento sanitário e coleta de lixo.
Pelo menos 3% das unidades habitacionais serão reservadas para idosos. As residências que tiverem pessoas com deficiência deverão ser adaptadas e as destinadas a famílias com crianças em idade escolar deverão ter, em seu entorno, escolas de educação infantil e fundamental.
Municípios com população inferior a 20 mil habitantes poderão contratar até 30 unidades habitacionais; e os com população entre 20 mil e 50 mil poderão contratar até 60 unidades.
O valor máximo de cada habitação será R$ 35 mil. Os recursos destinados a este fim vem do Fundo de Arrendamento Residencial, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana, e será disponibilizado por meio de instituições financeiras oficiais federais.
De acordo com a portaria assinada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, entre as diretrizes do programa estão a criação de novos postos de trabalho diretos e indiretos, além da execução de ações inclusivas para de fortalecer a autonomia das famílias e sua inclusão produtiva.
Caberá ao Ministério das Cidades estabelecer regras e condições para implantação dos empreendimentos, definir a tipologia e o padrão das moradias e da infraestrutura urbana, além de estabelecer os critérios de elegibilidade e seleção dos beneficiários e avaliar o desempenho do programa. A seleção dos beneficiários fica a cargo de estados, municípios ou dos órgãos de administração que aderirem ao programa.
Para participar do programa, as empresas do setor de construção civil deverão apresentar, até 31 de dezembro, às instituições financeiras oficiais federais, os projetos de produção de empreendimentos.
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
isadora@oestadoce.com.br  Fonte: Agência Brasil


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mudamos o Layout e o Logotipo do Blog – O que você achou?


Já há algum tempo estávamos pensando em mudar o Layout e o Logotipo e depois de vários dias de discussões e acertos, hoje implantamos o novo layout do Blog Revista Litoral Leste.
Dessa forma, estamos pedindo a sua participação na enquete ao lado, para saber o que nossos leitores acharam!
Agradecemos a todos que visitam este Blog diariamente e queremos dizer que tudo isto é para vocês. De nada adiantaria ter o melhor Layout e o Logotipo do mundo se ninguém visitasse este Blog.
A razão da nossa existência são vocês leitores!
Fiquem a vontade para participar com sugestões e perguntas através de nossos contatos: (85) 8824 – 6660 / (85) 8811 – 1479 / E-mail: revistalitoralleste@r7.com .


Equipe de Redação.