quinta-feira, 26 de julho de 2012

Festival do Camarão de Aracati incentiva a pesca artesanal



Gastronomia à base de camarão é o grande atrativo do fim de semana no Litoral Leste do Estado

Aracati Os homens que correm com velas ao mar voltam cheios de camarão, mas é como se fosse feijão, arroz, macarrão e leite. A atividade pesqueira garante a renda de milhares de famílias no Ceará. Na comunidade de Quixaba, em Aracati, a pesca de camarão representa 90% dos rendimentos de uma família.

Pelo terceiro ano consecutivo, um festival gastronômico ressalta a importância dessa atividade econômica e ao mesmo tempo cultural, que começa com o barco no mar e termina com os pratos a camarão saindo da panela para vários pratos e mesas do Ceará, o maior produtor desse crustáceo.

O camarão é o "pão nosso de cada dia" de Damiana de Sousa e outras famílias da Quixaba e Majorlândia, em Canoa Quebrada. No caso do pescador João Paixão, é a família inteira que vai para o mar pescar. A esposa tem o seu papel na cadeia produtiva da pesca na medida. Ela é quem auxilia nas ferramentas e mantimentos dos homens de casa que vão para o mar. Todo o produto pescado vai para o comércio local, abastecer os restaurantes, principalmente, em Canoa Quebrada, um dos principais destinos turísticos litorâneos do Brasil. Mas, a demanda é compensada mesmo com a comercialização em Fortaleza. Assim, pratos da culinária na Capital começam nas mãos do pescador da Praia de Quixaba.



O Ceará é o maior produtor nacional de camarão. Ultrapassou, no ano passado, a então liderança do Estado do Rio Grande do Norte. O crescimento deu-se com a criação de camarão em cativeiro, a carcinicultura. Não é o caso da Quixaba. É a maneira antiga que os pais de família garantem o rendimento, "ganhando praticamente o mesmo do que se fosse trabalhar para um dono de fazenda, com a diferença que o negócio é meu", afirma Moisés Cunha, pescador no litoral de Aracati.

Cada pescador é dono do seu próprio barco. São, aproximadamente, 400 homens somente na Quixaba indo para o mar trazer o crustáceo. Até o fim de semana, parte do que trouxerem será abastecido no III Festival do Camarão de Aracati. Serão dez equipes participando do concurso gastronômico.

Pessoas da comunidade que, além do conhecimento e criatividade já desenvolvidos, são aperfeiçoados em cursos e oficinas realizadas pelo Sebrae. Ontem, foi encerrado, em Aracati, o curso de capacitação em higiene e manipulação de alimentos.

O escritório regional do Sebrae em Aracati, ensejando o festival, realiza palestra sobre a importância da formalização e do empreendedor individual, além de oficina de capacitação em gastronomia à base de camarão. Para Mônica Sabino, analista do Sebrae no Litoral Leste, um trabalho de capacitação fará com que o pescador agregue valor ao próprio trabalho e, assim, tenha novas perspectivas de renda.

A coordenadora do Festival do Camarão, Jacqueline Gomes, comemora o sucesso do festival. "É uma forma de valorizar a economia e a cultura da comunidade daqui. A renda básica é o camarão. Em quase toda casa, ao menos um membro da família trabalha com esse produto. E tudo o que for vendido nas barracas irá para as próprias equipes participantes", afirma.

O evento acontece de amanhã a domingo. Na sexta, começa com atividades culturais para as crianças, com apresentação de dança infantil e depois desfile juvenil. À noite, haverá show das bandas Louca Mania e Semear. No sábado, às 20h, acontece o concurso gastronômico e, em seguida, haverá animação com as bandas Moleque Atrevido, Forró Cangaço e Banda Luna. Terá, ainda apresentação de kung fu, uma das atividades já realizadas na comunidade com o apoio do festival. As duas primeiras equipes vencedoras do festival gastronômico ganharão um fogão Esmaltec.

Icapuí

No mesmo período, entre sexta e domingo, o fim de férias terá uma extensa e animada programação também em Icapuí, outro Município do Litoral Leste. Começa amanhã a primeira edição do Águas e Velas, evento que reúne atividades esportivas e náuticas para destacar a importância da sustentabilidade ambiental na região.

As atividades acontecem nas praias de Redonda e Tremembé. Na primeira, os barcos à vela artesanais irão ao mar para ver quem traz mais lagosta. As três embarcações com a maior quantidade desse crustáceo serão premiadas. Em Redonda, a pesca artesanal da lagosta tem como grande inimigo a pesca predatória por meio de mergulho e com uso de marambaias. Essa atividade irregular tem sido a responsável pela diminuição na oferta de lagosta no mar cearense.

Na outra praia, a de Tremembé, acontecem apresentações musicais e competições esportivas. No sábado pela manhã, terá vôlei e futebol de praia. À noite, show com as bandas Lapada Louca e Swingão e The Clapton. No mesmo dia, aulas de kite e windsurf, seguidas de mais futebol e vôlei. À noite será animada com o cantor Manuel Nunes, cantando MPB, além das bandas Dona Zefa e Banda Base.

Mais informações:

3° Festival do Camarão de Aracati
Praia da Quixaba
(85) 9626.8665/ 8739.4013 (Jacqueline Gomes)

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

Bando planejava 2 sequestros no CE

A quadrilha, presa no Rio Grande do Norte, já havia escolhido seus ´alvos´. Os crimes seriam em Fortaleza e Aracati

Paulo Victor Lopes Monteiro, 25, era caçado no Ceará e havia fugido com a amante para a cidade de Mossoró

Quatro cearenses, presos na última terça-feira, no Rio Grande do Norte, são suspeitos de planejar dois sequestros que iriam acontecer, nos próximos dias, neste Estado. A quadrilha também teria participado de um duplo assassinato em Juazeiro do Norte, em setembro do ano passado. O homem tido como chefe do grupo vinha sendo investigado pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil.



José orlando Evangelista da Silva, 42; e Bruna de Pinho Landim, 22 (namorada do chefe da quadrilha), foram presos numa operação da Polícia do Rio Grande do Norte. O bando mantinha um empresário sequestrado há 37 dias fotos: tribuna do norte


O sequestrador, identificado como Paulo Victor Lopes Monteiro, 25, foi preso no Rio Grande do Norte juntamente com a namorada, a jovem Bruna de Pinho Landim, 22. Os dois teriam sido os ´cabeças´ do plano para o sequestro de duas pessoas no Ceará (identidades preservadas), mas foram apanhados pela Polícia potiguar quando mantinham em cativeiro há 37 dias, o filho de um empresário de vaquejadas, de Mossoró (RN).

Além de Paulo Victor e Bruna Landim, também foram detidos outros dois membros do bando, identificados como Anderson de Sousa Nascimento, 25; e José Orlando Evangelista da Silva, 42. O quinto homem do grupo era José Erisvan de Sousa, conhecido por ´Cabeção´, que morreu em um tiroteio com a Polícia potiguar na hora do ´estouro´ do cativeiro do empresário mossoroense. A prisão da quadrilha logo foi comunicada às autoridades policiais cearenses, já que o bando era procurado neste Estado há várias semanas.

O ´cabeça´

As investigações revelaram que a rotina das pessoas que estavam na ´mira´ dos criminosos já vinha sendo acompanhada de perto por ´olheiros´ do bando.

Um dos sequestros seria perpetrado na cidade de Aracati (148Km de Fortaleza), no litoral Leste do Ceará; e o segundo, na Capital cearense.

Pesa também contra Paulo Victor a suspeita de participação no duplo homicídio ocorrido na noite de 20 de setembro de 2011, na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri (493Km de Fortaleza), quando foram mortos em plena praça pública, no Triângulo Crajubar, o policial civil aposentado José Alves Bezerra, o ´Dedé Bezerra´; e o policial militar afastado, advogado e também vereador daquele Município, Amarílio Pequeno da Silva. Ambos foram executados com diversos tiros de pistola.

Um trabalho sigiloso da Polícia apontou para um crime de ´encomenda´ que envolveria negócios fraudulentos e milionários no ramo de imóveis e também agiotagem. Paulo Victor, ao saber que era um dos suspeitos nas investigações, teria fugido com seu grupo para o Rio Grande do Norte, onde, na última terça-feira, foi apanhado pela equipe da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil potiguar.

Sequestro

O homem que era mantido sequestrado há 37 dias pela quadrilha cearense era o jovem Porcino Fernandes da Costa Segundo, o ´Popó Porcino´, 19, bastante conhecido na região de Mossoró por sua participação e organização de vaquejadas. Ele é filho de um empresário.

O sequestro aconteceu no dia 17 de junho último, na cidade de Ceará-Mirim (RN). O rapaz retornava de uma vaquejada junto com o seu tratador de cavalos. Os dois foram arrebatados pelo grupo armado e levados em um carro preto. Cerca de 40 quilômetros dali, já no Município de Santa Rita, o tratador foi libertado e o bando seguiu com o ´alvo´. O cativeiro fora montado em uma casa de veraneio na Praia do Pitangui, em Extremoz.

A quadrilha acabou presa quando a Polícia potiguar localizou o cativeiro de um empresário sequestrado há 37 dias em Ceará-Mirim

O refém foi solto sem o pagamento do resgate. Os cinco cearenses foram identificados, quatro presos e um morreu durante a operação
FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA




Aracatiense Goianinho confirmado na abertura do Cearense


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.



Após os treinos de ontem em Mossoro-RN, e uma avaliação medica, nosso campeão esta confirmado a participação na abertura do campeonato cearense FrutBiss de moto cross 2012.Goianinho se encontra Hoje com 80% da sua capacidade física.



E ainda sente algumas dor mas, quanto a fratura esta tudo consolidado, não esta tendo segurança ainda em relação aos saltos, mas para ele participar e não perder pontos e correr o risco de ficar fora da disputa dos títulos em 2012,onde Goianinho vem em busca do Tetra na 65c e vai iniciar na categ. 85c,que nesta 1ª etapa tendo em vista que não treinou e ainda não acostumou com a moto(85c).





Iremos usar só a 65c para as duas categorias, nessas duas primeiras etapas vamos procurar não saltar,e usar de estratégia para que nosso campeão possa ficar entre os 3 primeiros colocados.



Mas graças a Deus e nossa Senhora as coisas estão voltando ao normal,mesmo que neste inicio de campeonato ele não venha vencer,mas isso é uma questão de tempo,e com certeza em breve estaremos ao ritmo normal e no ponto mais alto do Podium.



Fonte: Jev Competições

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Começa obra da Academia da Saúde em Cascavel


Fortaleza - A Prefeitura de Cascavel deu início à construção da Academia da Saúde, localizada na Avenida Chanceler Edson Queiroz, ao lado da Casa da Cultura. O Município foi contemplado com um equipamento da modalidade ampliada, que é a mais completa disponibilizada pelo programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Com investimento de R$ 180 mil, a Academia da Saúde terá área total de 850,71m². A obra deve ficar pronta em 120 dias.

Os polos do Programa Academia da Saúde (PAS) são espaços públicos construídos para a realização de atividades como orientação para a prática de atividades físicas, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato). O Programa Academia da Saúde foi criado em abril de 2011.

De acordo com a Prefeitura de Cascavel, as atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família, podendo ser agregados funcionários de outras áreas do setor público. A Prefeitura também destaca a importância da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, um dos comportamentos que ajudam os indivíduos a melhorar a saúde, além de prevenir doenças crônicas.


Animais são furtados em sítios de Aquiraz

Moradores reclamam dos prejuízos. Ladrões sacrificam os bichos, retiram a carne e depois fogem em veículos


Fortaleza. Os furtos constantes de animais em sítios e fazendas da localidade de Aroeiras, no Município de Aquiraz, a 25Km de Fortaleza, vem preocupando e gerando grandes prejuízos aos proprietários desses imóveis. De acordo com os moradores, os ladrões agem geralmente à noite, nas propriedades cercadas por estacas e arames, o que facilita a ação criminosa.

Eles cortam as cercas com alicates e levam bois, vacas, carneiros e ovelhas, amarrados por cordas. Os bichos são colocados em carros tipo pick up e carregados para estradas ou terrenos próximos às propriedades, onde são sacrificados logo em seguida. Os ladrões retiram a cabeça, a pele e as entranhas do animal e carregam somente a carcaça. Quando amanhece, os restos mortais dos bichos são encontrados por moradores ou pelos próprios donos.

José Laurimar Gadelha informa que os ladrões já invadiram seu sítio duas vezes, sendo a última no Carnaval deste ano. "Carregaram dois bois meus. Tive um prejuízo de quase R$ 2 mil. Os animais eram grandes e gordos", lamenta, dizendo que os bandidos agem rapidamente. "Alguns moradores já viram carros estacionados perto das fazendas e dos sítios, de madrugada. Mas, quando pensam em avisar a alguém, eles já têm fugido", complementa.

Para dificultar a ação dos ladrões, Laurimar Gadelha teve de murar seu sítio. Segundo ele, a maioria dos terrenos não é murada. São áreas extensas e, muitas vezes, os donos não têm dinheiro para comprar a quantidade necessária de tijolos. "O material é caro, só consegui fazer o serviço porque meu sítio é pequeno", afirma o criador.

Os proprietários acreditam que os bandidos vêm de regiões vizinhas, mas que são informados por pessoas da própria localidade de Aroeiras, considerando que, até mesmo nos terrenos mais afastados, há casos de furto de animais. Os ladrões levam, no mínimo, dois bichos por vez, segundo informam os moradores.

Problema antigo

Antes, os furtos não aconteciam com tanta frequência, mas, desde o ano passado, têm sido constantes, como explica Ademir Assunção. Ele informa que os primeiros casos foram registrados em Aroeiras há cerca de cinco anos. "Antes, os ladrões vinham, pegavam os animais e davam um tempo para voltarem ao mesmo local. Quando a gente já estava se esquecendo, eles voltavam e agiam novamente. Hoje em dia, vamos dormir e não sabemos se nossos bichos vão amanhecer vivos", destaca. Na opinião dele, o problema não é comunicado às autoridades porque é difícil de ser controlado, a não ser que todos os proprietários murem seus terrenos.

Icapuí - Águas e Velas



Yoga e respiração na luta contra as drogas


Utilizar uma técnica milenar contra a dependência química. Essa é a proposta do “Encontro de Conscientização”, que será promovido no próximo sábado (28), das 8h às 18h30, no Sítio Chácara da Lagoa, Estrada do Fio (em direção ao Iguape). O objetivo da atividade é, por meio do Yoga, convidar os participantes a viver o momento presente, esquecendo o passado e deixando as preocupações com o futuro.



O palestrante será Nello Baia Júnior, monge Budista da Tradição Terra Pura e professor de Yoga e de Meditação. Ele explica que as pessoas estão sujeitas às angustias e frustrações diárias e que a técnica é uma forma de deixar de lado as preocupações que podem gerar ansiedade. “Isso se dá pelo controle da respiração. Quando você respira, respira no agora, no presente”.



Praticante desde 1999, o professor afirma que, “independentemente do rótulo de ser Yoga, a técnica da meditação não tem nada a ver com religião”. Ainda segundo Nello Baia, tudo que é compulsivo, exagerado, pode se transformar em algo ruim. Nesse sentido, não só as drogas lícitas (álcool e fumo) e ilícitas (maconha, crack etc) são prejudiciais, mas também o consumo sem controle de alimentos (açúcar), medicamentos. “Falar muito também pode ser um vício”. O “Encontro de Conscientização” não é direcionado apenas para vdependentes químicos, mas para todos aqueles que querem obter o controle da mente e do corpo.



CONTROLE DAS EMOÇÕES


O monge terá a colaboração da psicóloga e psicoterapeuta Ana Cláudia Dutra, também professora de Yoga. Segundo ela, a meditação faz parte de diversas tradições culturais. “O Yoga junta os aspectos físico e psicológico. O trabalho psicofísico nasceu há três mil anos quando os homens buscavam alívio para as dores existenciais. Eles iam para as cavernas e ficavam meditando, respirando”.


A professora ressalta que, na atualidade, essa busca vai além do alívio do corpo e envolve o controle do sistema nervoso (medo, impulso, desejo). “Não é controle só por controlar. É para alcançar estado de consciência, de paz e tranquilidade. A gente precisa conhecer o processo corpo/mente. O que o meu corpo sente tem a ver com a minha emoção. A dor, às vezes, é uma emoção bloqueada”.


Ela assevera que esse conhecimento e controle são necessários ao enfrentamento de problemas diários, como a epidemia de vícios instalada na nossa sociedade, massacrada por uma vida competitiva. “O apelo das drogas é um convite para muitos, para o alívio das dores que nem sequer conseguem dar conta da sua dimensão”. Nello Baia Júnior e Ana Cláudia Dutra são professores da Casa da Felicidade e do Serviço Social do Comércio (Sesc). No Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) possui curso de extensão em Yoga. Também existem cursos livres de formação, inclusive pela Casa da Felicidade.









Cinco acusados de execuções detidos

Delegados Jairo Pequeno, do DPE; e Rodrigues Júnior, da DHPP, mostraram para os jornalistas como agia a quadrilha de traficantes e homicidas FOTO: KIKO SILVA

Uma quadrilha acusada de homicídios nos bairros Água Fria e Conjunto Alvorada foi desarticulada em uma operação realizada, na manhã de ontem, pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio de policiais militares, em Aquiraz. Além das prisões, drogas a foram apreendidas.

De acordo com o delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), o grupo era envolvido com tráfico de drogas, e os acusados presos faziam parte do braço armado de traficantes que agem naquela região.


A ação teve policial início bem cedo da manhã, na localidade do Catu, zona rural de Aquiraz. O primeiro a ser preso foi Bruno Rodrigues Silva, 22, o ´Bruno Cabeludo´. Apontado como chefe do bando armado, ele fugiu da carceragem da DHPP, em abril deste ano.

Bando

Depois que Bruno foi capturado, outros quatro acusados tentaram escapar em um veículo Gol, de placas NQW-0529, mas acabaram detidos. Eles foram identificados como Gustavo Assunção Rodrigues, 27; André Pereira da Silva, 20; Rafael Rodrigues Silva, 22, o Bocão; e Ivonaldo Vitor Silva Nogueira, 18.

Conforme as investigações da DHPP, entre os crimes atribuídos à quadrilha estão os assassinatos de Francisca Helena da Silva Machado e João Victor Pereira. As mortes ocorreram em fevereiro de 2009, em Fortaleza.



terça-feira, 24 de julho de 2012

Etapa Regional das Olimpíadas Escolares começa nesta terça-feira (24)


Tudo pronto para o início da Etapa Regional das Olimpíadas Escolares 2012. De 24 de julho até 5 de agosto, a caravana da Secretaria do Esporte do Estado realizará os Jogos em oito cidades do Interior. A primeira parada será em Beberibe, que vai sediar as competições da Região Litoral Leste/ Jaguaribe, de 24 a 27 deste mês. Em seguida, os jogos começam para os atletas da Região Metropolitana em Guaiúba.
No primeiro dia de competição de cada região acontecerá a solenidade de abertura, às 19 horas, que contará com a presença do secretário estadual do Esporte Gony Arruda e de todas as equipes participantes das disputas. Nesta primeira fase, atletas de cada município disputam entre si por uma vaga na Etapa Estadual.
Ao longo do mês julho foram realizados os Congressos Técnicos da Etapa Regional em todas as Regiões que receberão os jogos. Neste ano, as Olimpíadas Escolares do Ceará terão disputas em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
As Olimpíadas Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem mais de 21 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.
Região Litoral Leste/Jaguaribe - Beberibe
De 24 a 27 de Julho
Local da Abertura: Ginásio Fares Lopes
Região Metropolitana - Guaiúba
25 a 28 de Julho
Local da Abertura: Ceart
Região Cariri / Centro Sul - Iguatu
De 26 a 29 de Julho
Local da Abertura: Liceu do Iguatu (27 de Julho)
Região Sobral / Ibiapaba - Sobral
De 26 a 29 de Julho
Local da Abertura: Ginásio Municipal
Região Maçiço de Baturité - Capistrano
De 27 a 29 de Julho
Local de Abertura: Ginásio Poliesportivo
Região Litoral Oeste - Pentecoste
De 28 a 31 de Julho
Local da Abertura: Ginásio Carneirão
Região Sertão Central - Quixadá
De 30 de Julho a 1º de Agosto
Local da Abertura: Ginásio Gonzaga Mota
Região Sertão dos Inhamuns - Independência
De 03 a 05 de Agosto
Local da Abertura: Quadra do Colégio Santana
Olimpíadas Escolares
Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz às escolas. O objetivo é mostrar que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Secretaria do evento
Contato: (85) 32817887
23.07.2012
Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana - 85 3101.4415
manuella.viana@esporte.ce.gov.br


Praia de Redonda recebe evento do projeto internacional TED


O que têm ver a Campanha ONE, de Bono (U2) ou a Revolução Alimentar de Jamie Oliver com a Praia de Redonda, em Icapuí (Litoral Leste do Ceará)? A partir de agora, tudo, pois os ‘redondeiros’, conhecidos pelo enfrentamento à pesca ilegal de lagosta, se juntam a Bono e Oliver como protagonistas do Prêmio TED, que ajuda desde ao combate à pobreza até a arte em escala global.



Nos próximos dias 4 e 5 de agosto próximo, será apresentado o resultado do projeto ‘Redonda, Comunidade de luta’, literalmente um retrato de uma comunidade que luta pela sobrevivência”.



Caros, acima, trecho de release sobre evento artístico-cultural que ocorrerá na Redonda (Icapuí) no próximo dia 4. O evento é parte integrante de projeto internacional interessantíssimo, o TED.



Maiores informações com os coordenadores do projeto: DOMINIQUE KELLY, celular (88) 8824 7316 (dominique@co-nekt.com), ou VALERIE CORCIAS, celular (88) 8823 77 75.



Por Túlio Muniz - Historiador e Jornalista.



Encontro usa yoga contra as drogas

A psicanalista Rossana Brasil Kopft explica que a proposta é promover uma integração espiritual dos dependentes químicos Foto: Kelly Freitas

"Para drogas, temos sempre uma saída". Com este tema, o Projeto Bela Vida realiza, no próximo sábado (28), um encontro de conscientização de dependentes químicos e familiares. O evento acontece no Sítio Chácara da Lagoa, no Iguape, e o número de vagas é limitado.


O encontro, que acontece de 10h às 16h, vai propor o uso de yoga integral na luta contra a dependência química. Este tipo de atividade significa um resgate da consciência dos diversos níveis do ser nos seus aspectos físico, vital, emocional, mental e psico-espiritual.

O método vai ajudar os pacientes e suas famílias, pois trabalha numa perspectiva multidimensional, podendo enfocar o aspecto físico, conectando com a consciência vital e emocional.

O palestrante será o monge budista Nello Baia Júnior, que é ex-usuário de drogas e, hoje, é professor de yoga e meditação. Já a psicoterapeuta e professora de yoga Ana Cláudia Magalhães Dutra vai participar do evento como colaboradora.

Durante o projeto, os palestrantes farão uma introdução à prática de yoga, hatha yoga restaurativa, relaxamento, meditação, partilha do grupo e ciranda da solidariedade.

Segundo a psicanalista e advogada Rossana Brasil Kopf, a proposta é realizar uma integração espiritual dos dependentes químicos. Esta é a primeira vez que algo desse tipo é feito no Ceará.

Nos outros locais onde este trabalho foi realizado, os resultados foram muito bons, ressaltou ela. Cerca de 60% dos participantes largaram as drogas após o evento. "Vamos incentivar o uso de drogas naturais no combate à drogadição, como as flores de bach, chá de camomila, hortelã e maracujá, pois não geram dependência", explicou Kopf.

A psicanalista acrescentou que as pessoas que mais sofrem com o problema das drogas são os codependentes, pois têm medo de falar sobre o assunto com a família e amigos. Assim, o encontro de conscientização também vai apoiar este público.

Mais informações:
As inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (85) 9955-0124 e 87014691 ou pelo e-mail bbbkoepf@gmail.com

Aquiraz Juíza manda fazer correição na 1ª Vara


A Secretaria da 1ª Vara da Comarca de Aquiraz iniciou, ontem, correição interna. A determinação é da juíza Mônica Lima Chaves, titular da unidade. A magistrada considerou a necessidade de atualização permanente do acervo, livros e documentos da Secretaria. O procedimento será encerrado no próximo dia 3. As audiências e sessões do Tribunal do Júri, que já estavam agendadas para o período citado, ficam mantidas. Além disso, os prazos processuais estão mantidos e as petições serão recebidas normalmente.

A correição está prevista na Portaria nº 04/2012, disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira. A Comarca de Aquiraz fica localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (a 32 km da Capital).



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Deprotur persiste na busca ao estuprador em Aquiraz

Policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA) trabalham em conjunto, com o apoio do Serviço Reservado do 14º BPM (Maracanaú) na tentativa de localizar o fugitivo da Justiça Evandro Nunes do Nascimento.
Delegada Adriana Arruda, titular da Deprotur, está no comando das diligências policiais FOTO: MIGUEL PORTELA



O suspeito está sendo ´caçado´ pela Polícia depois de ter sido reconhecido, através de fotografias, como o responsável por vários e recentes assaltos na área do Porto das Dunas e, ainda, de ter estuprado duas mulheres que seriam turistas.


Evandro Nunes do Nascimento é considerado pelas autoridades como de alta periculosidade FOTO: DIVULGAÇÃO


Perigoso

Evandro é um ´velho´ conhecido da Polícia e está foragido do Sistema Penal. Segundo a titular da Deprotur, delegada Adriana Arruda, os crimes ocorreram há cerca de duas semanas. Uma das mulheres atacada fazia parte de um grupo de turistas que estava visitando o Porto das Dunas e foi rendido por criminosos nas imediações das margens do Rio Pacoti, área de extraordinária beleza e que por isso, atrai os olhares e a atenção de visitantes. É exatamente ali que o foragido da Justiça voltou a atacar depois que fugiu da cadeia.

O reconhecimento do estuprador foi feito por uma das vítimas e, praticamente, no mesmo horário, surgiu a segunda vítima. "Enquanto investigávamos este fato (o primeiro caso), outra vítima veio até a delegacia e relatou que também foi assaltada e estuprada pelo mesmo homem", afirma Adriana.

Com vasta ficha de crimes, Evandro Nunes do Nascimento é acusado de ter assassinado, em julho de 2004, o engenheiro Michel Portela Paixão. O crime ocorreu também em Aquiraz.

Morte

O assassinato do engenheiro ocorreu no dia 10 de julho de 2004, quando, segundo apurou a Polícia naquela época, foi atingido por três tiros de revólver. No momento do crime, o turista estava acompanhado de sua namorada, uma jovem de 19 anos, que testemunhou tudo.



O caso foi investigado pela delegada Penélope Malveira que, no dia do crime, estava à frente do plantão na Delegacia Metropolitana do Eusébio.

Segundo apurou a Polícia, o engenheiro e a namorada estavam no interior de um carro - Pálio - quando foram surpreendidos por dois bandidos. Assustado, o engenheiro deu partida no carro e os criminosos atiraram seguidamente. O carro bateu em um poste e Michel Portela morreu no local.






domingo, 22 de julho de 2012

Campanha eleitoral começa em Cascavel


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE

Podemos dizer que foi ontem, dia 21/07/12, o verdadeiro início da campanha política em Cascavel.

Por volta das 20h30min aconteceram as inaugurações (ou lançamentos) dos comitês de campanha dos dois principais candidatos à prefeitura, Ivonete Queiroz (PHS), próximo ao Banco do Brasil, e Tiago Ribeiro (PSDC), em frente à Prefeitura. A terceira candidata, Liduína Esteves (PSB), que faz campanha pela internet em sites de relacionamento, ainda não surgiu em campanha visível nas ruas de Cascavel.

Estiveram presentes, em ambas as inaugurações, lideranças políticas de peso e vários candidatos a vereadores.

Os próximos eventos das campanhas serão ainda divulgados pelas coordenações.

fonte: Facebook
Fonte: Facebook

Praia Limpa acontece neste fim de semana em Canoa Quebrada e Arpoeiras


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.
Neste domingo (22), o Conselho de Políticas e Meio Ambiente (Conpam) e as prefeituras de Aracati e Acaraú realizarão a campanha educativa Praia Limpa, nas praias de Canoa Quebrada e Arpoeiras.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Maria José Holanda, com esses pequenos gestos se busca indução a multiplicação de uma consciência individual e coletiva, para que as pessoas e as comunidades passem a cuidar bem do espaço de lazer popular mais democrático que existe, que são as praias.
Em Canoa Quebrada, Aracati, as técnicas Roberta Goes e Edilene Queiroz, acompanhadas de 50 pessoas, distribuirão sacos biodegradáveis para a coleta de lixo nas cores azul, vermelho, verde e amarelo. Os sacos receberão respectivamente papel, plástico, vidro e metais.
Já em Arpoeiras, distante em 8 km do centro de Acaraú, os técnicos Milton Alves e Mauricélio Duarte estarão coordenando o trabalho educativo com apoio da Secretaria de Meio Ambiente daquele município praiano.
Para estimular ainda mais que turistas, banhistas e comerciantes participem dessa manhã de limpeza, haverá a troca do lixo por um brinde, no caso uma sacola retornável.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Conpam