sábado, 28 de fevereiro de 2015

Quarteto Marimbanda fará três apresentações em Aracati


A partir de hoje (26/03), o município de Aracati, recebe com muito carinho o músico aracatiense Heriberto Porto e a Marimbanda, que vai se apresentar, como parte da Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas, patrocinada pela Petrobras através da Lei de Incentivo Estadual.


Serão 3 shows (concerto), um na cidade (sede), um no bairro Pedregal e no sábado no Sítio São Chico, localidade que foi o berço da família Porto, do flautista Heriberto.


Na circulação, o grupo se apresentará:


Hoje (26/02), às 19h, no Jardim da biblioteca da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati;


Amanhã (27/02), também às 19h, no Colégio Antônio Monteiro, no Pedregal;


Sábado (28/02), às 19h, na Quadra Esportiva de São Chico.
Hoje (26/02), pela manhã, na Secretaria de Turismo e Cultura, Heriberto Porto e os demais componentes da Marimbanda ministraram um Workshop para estudantes e músicos de nossa cidade.


O Governo Municipal de Aracati apoia a ação por meio da secretaria de Turismo e Cultura.




Aracati: Nota de esclarecimento

 Caríssimos conterrâneos e conterrâneas…
Munido de responsabilidade e consciência de minha função, sinto-me do direito e no dever de vir à público esclarecer o motivo da demora da licitação da merenda escolar.


Desde o ano de 2010, o FNDE solicita que preferencialmente seja feito pregão eletrônico para aquisição da merenda escolar com recursos provenientes do FNDE; nós, desde que assumimos em 2013 fizemos a licitação no modelo de pregão presencial. Vale ressaltar, que o pregão é o modelo licitatório que garante para o Poder Público o menor preço, e o pregão eletrônico garante o menor preço e total transparência no processo.
Este ano, por decisão do nosso Prefeito e da nossa Secretaria definimos manter a qualidade da merenda, com o menor preço e total transparência. Vamos adquirir merenda através de pregão eletrônico, um ato de responsabilidade para com os recursos públicos.


Toda mudança demanda tempo; e o setor de licitação bem como o depósito de distribuição da merenda, para adaptar-se a esta nova realidade precisou de treinamento.


A vantagem disto é que qualquer empresa do nosso país pode participar. Concorrer mediante a melhor oferta de insumo por um preço melhor – leia-se “melhor custo benefício” para o nosso município, pois altos preços abrem vagas para outro tipo de especulação e litigância de má fé que, a esta administração, não interessa. Gostamos de usar de transparência e não a lancinante atitude de ocultar as coisas em favor de poucos.
Outra coisa que demanda tempo é a coleta de preços, pois obrigatoriamente na licitação tem de haver no mínimo: três (3) empresas tem que mostrar essa cotização de valores para poder ser analisadas, e a partir disto termos o preço médio que será o parâmetro do processo licitatório.


O fato ignorado, pelos que gostam e defendem falácia ad hominem, é que nos últimos dois anos, o nosso Governo, através da SEDUCA, desenvolveu um programa nunca visto neste município de Aracati – o NUTRIÇÃO+1, onde todas as crianças dos nossos Centros de Educação Infantil tem o direito a dois (2) lanches por turno. Isso não é caridade, mas é o nosso dever, nossa responsabilidade, que entendemos a importância de uma boa nutrição para o melhor aproveitamento do que é passado em sala de aula.


Para o Nutrição+1 – programa da SEDUCA, já mencionado, além da verba do FNDE ainda estamos aportando recursos próprios; a soma de cento e cinquenta mil reais (R$ 150.000,00) para continuar garantindo uma alimentação de qualidade.
Quero encerrar, afirmando que a SEDUCA, junto com o Prefeito, Ivan Silvério, estamos engajados em fazer o nosso melhor: manter a qualidade da merenda de nossas crianças, o menor preço para garantir a maior quantidade, e total transparência no processo licitatório.


Desde já, agradecemos a colaboração de nossos parceiros, toda a comunidade educativa, desde os educadores e todos que querem fazer parte de uma educação de qualidade.


Cordialmente
Prof. Francisco José Mendes
Secretário de Educação de Aracati – SEDUCA


Beberibe: Mais Atendimento Odontológico Gratuito e de Qualidade

Em parceria com o SESC, Prefeitura de Beberibe garante mais atendimento odontológico gratuito e de qualidade para a população através do OdontoSesc.




Governo Municipal traz mais um benefício para a saúde da população beberibense. É o Projeto OdontoSesc, uma parceria entre a Prefeitura de Beberibe e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Foi para apresentar esta conquista que, no dia 23 de fevereiro, houve uma reunião intersetorial na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da prefeita Michele Queiroz, do chefe de gabinete, Daniel Queiroz, dos vereadores e secretários municipais, além de alguns profissionais da saúde.


O projeto vai beneficiar centenas de pessoas oferecendo um atendimento bucal completo, ou seja, todo o usuário que for atendido pelo projeto terá garantido seu tratamento odontológico completo, diante de suas necessidades. Para tanto, serão ofertados os seguintes serviços: clínica preventiva (escovação, limpeza, aplicação de flúor, rastreamento de câncer bucal); dentística (restauração – “obturação”); cirurgia (extração de dente); periodontia (remoção do tártaro); e radiologia (Raio-X do dente). Além disso, teremos as atividades de Educação em Saúde: escovações supervisionadas; palestras sobre temas diversos em escolas, grupos comunitários; ações em locais abertos para possibilitar a participação de toda a comunidade (praças, por exemplo); jogos educativos; e, diversas outras atividades, de acordo com a demanda do município.


Para que fosse possível a realização do projeto em Beberibe, a prefeitura irá entrar com contrapartida de contratação de dentistas, auxiliares de consultório dentário, além de outros profissionais para auxiliarem no funcionamento dos atendimentos, bem como toda a logística para a realização dos mesmos.


O local de atendimento será em frente à Prefeitura de Beberibe, numa Unidade Móvel do SESC, com previsão de início na segunda quinzena de março, durante 90 dias. As pessoas que devem receber atendimento serão encaminhadas pelos dentistas e agentes comunitários de saúde dos distritos. A Unidade Móvel do OdontoSesc, com 14 metros de comprimento, tem vários equipamentos odontológicos completos, Raio-X, sala de esterilização, “escovódromo” e local de espera, uma tenda para recepcionar o público.




Beberibe: O Distrito de Forquilha recebe benefícios na área da saúde

Entrega de carro para o trabalho da equipe do PSF e instalação do material de atendimento no novo posto de saúde beneficiam a população do distrito de Forquilha.







A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, continua com a meta de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. No dia 13 de fevereiro, foram entregues um carro para a equipe do Programa Saúde da Família e o material necessário para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBASF) Ester Silvestre de Sena, que atenderá as comunidades do distrito de Forquilha. Além da prefeita, estiveram presentes o chefe de gabinete, Daniel Queiroz, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eduardo Lima, e a secretária municipal da Saúde, Liduína Gadelha. Outros secretários e vereadores, além de lideranças locais, prestigiaram o evento.


A nova UBASF, quando estiver em pleno funcionamento, beneficiará centenas de famílias das comunidades de Forquilha, Medeiros, Samburão, Pau-Mocó, Fazenda Pimenteira, Jacaju, Baixio dos Lucas, Lagoa do Arroz, Encruzilhada, Alexandre e Umburanas. Dentre os serviços, constam: vacinação, medida da pressão arterial, coleta da glicemia capilar, realização de curativos e avaliação antropométrica; consultas médicas e de enfermagem voltadas para hipertensos e diabéticos; puericultura, pré-natal, prevenção de câncer de colo uterino e planejamento familiar.




Aquiraz: Educação conclui Pregão do Transporte de Universitários

A Secretaria de Educação e Desporto do Município de Aquiraz, comunica à Municipalidade e interessados sobre o Pregão Presencial nº 2015.01.29.001, cujo objeto é contratação de pessoa jurídica especializada em prestar serviços de transporte, no âmbito do Programa Caminho da Universidade e de Professores da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2015, que:

A fase de abertura do Pregão foi concluída na data de hoje, 27, devendo no dia de amanhã, 28, iniciar-se a vistoria da frota da empresa vencedora. Após esta etapa, procederemos a conclusão do processo, com assinatura dos contratos.


Confira a nota de esclarecimento clicando aqui.


Mais informações:

Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 27/02/2015 às 20:32:45



A Secretaria de Educação e Desporto do Município de Aquiraz, comunica à Municipalidade e interessados sobre o Pregão Presencial nº 2015.01.29.001, cujo objeto é contratação de pessoa jurídica especializada em prestar serviços de transporte, no âmbito do Programa Caminho da Universidade e de Professores da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2015, que:

A fase de abertura do Pregão foi concluída na data de hoje, 27, devendo no dia de amanhã, 28, iniciar-se a vistoria da frota da empresa vencedora. Após esta etapa, procederemos a conclusão do processo, com assinatura dos contratos.


Confira a nota de esclarecimento clicando aqui.


Mais informações:

Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 27/02/2015 às 20:32:45


Educação de Aquiraz convoca classificados e classificáveis em seleção

A Secretaria de Educação e Desporto convoca os candidatos classificados e classificáveis da Seleção Simplificada Pública de 12 de novembro de 2014.


Confira o edital de convocação clicando aqui.


Os relacionados, deverão comparecer no dia 02 de março de 2015, de 8 horas às 11h30 e de 13 horas às 16h30, à sede da Secretaria de Educação e Desporto, situada na Rua Francisco Câmara, 332, Centro.


Mais informações:

Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br

Última atualização: 27/02/2015 às 18:39:12



Aracati: Parto humanizado vai ganhar mais espaço

A partir de agora, as futuras mamães podem optar por uma das 11 posições na hora do nascimento do filho


Limoeiro do Norte A partir da próxima segunda-feira, gestantes dos onze municípios integrantes da 10ª Regional de Saúde, que tem este município como sede, poderão contar com uma estrutura moderna de parto humanizado. A iniciativa é da Sociedade Beneficente São Camilo, que investiu na construção de uma ala específica para realização de partos normais.


As futuras mamães poderão optar por um das onze posições de parto normal, incluindo o parto na água. Atualmente o Hospital São Raimundo, mantido pela beneficência, realiza 130 procedimentos por mês, sendo apenas 53% normais. Na nova ala do hospital, foram construídos cinco apartamentos, todos equipados para realização dos partos de forma mais natural, sendo o mais indicado para a saúde da mãe e do bebê.


Além disso, houve reforma no centro cirúrgico para dar suporte às mães, caso ocorra alguma complicação durante o nascimento dos bebês. Toda a estrutura é para atender as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), moradoras dos municípios de Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.


De acordo com a diretora administrativa do hospital, Helaine Loura, a construção da ala e a reforma do centro cirúrgico duraram nove meses e custaram à entidade R$ 650 mil, financiados pelo BNDS. O objetivo, segundo a administradora, é que o hospital possa ser conveniado ao Ministério da Saúde para receber recursos para manutenção da unidade.


"Em março, receberemos a visita de representantes do Ministério da Saúde, que irão avaliar a estrutura para que possa nos conceder o credenciamento. Torcemos para que isso ocorra e possamos manter o hospital". Para isso, os investimentos obedecem a todas as normas do Ministério de adequação e credenciamento. Ela informou que, dos oito hospitais que a beneficência mantém no Interior, as unidades de Crateús, Tauá e Limoeiro do Norte, obedecem 100% às exigências do Ministério, sendo que o hospital de Tauá possui três dos cinco leitos credenciados para receber os recursos.


"Ainda de acordo com administradora, o objetivo do investimento é reduzir bastante o número de partos cesáreos feitos no Município, oferecendo profissionais qualificados no acompanhamentos até o nascimento dos bebês. A ala de parto humanizado é a primeira a se instalar na região Jaguaribana, que abriga, ainda, as 9ª e 7ª Regional de Saúde nas cidades de Russas e Aracati, respectivamente.


As três regionais fazem parte da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde com o objetivo de implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.



Ellen Freitas
Colaboradora




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (28/ 02/ 15)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Prefeito inicia entrega de fardamento e vai à escola do Distrito de Serpa hoje, 27, à tarde

Foto: Joselito Araújo 
O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães, através da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz, começou  a distribuir, nesta quinta-feira, 26, as 55 mil peças do novo fardamento para os alunos da rede municipal de ensino. Uma solenidade, realizada à tarde, na Escola Laís Sidrim, Centro de Aquiraz, marcou uma primeira entrega simbólica do material. Hoje, é a vez dos estudantes da Escola Isidoro de Sousa, no distrito de Justiniano de Serpa, receberem as fardas em evento marcado para as 16 horas.

 
Mais de 700 pais e mães compareceram à solenidade de ontem, na Escola Laís Sidrim, que contou ainda com as presenças da assessora Especial da Educação, Marta Cordeiro e da secretária Terezinha Holanda, além de professores e diretores de escolas. O prefeito trouxe à atenção dos presentes os indicadores positivos que a área da educação vem registrando nos últimos dois anos. Entre os quais, a nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que ficou em 5. 4 na última avaliação, bem acima das médias estadual e nacional.



Recursos da ordem de R$ 1,5 milhão foram investidos na compra dos uniforme, que serão destinados a 14.672 estudantes matriculados em 50 escolas distribuídas pelos nove distritos de Aquiraz. Conjuntos de 19 mil camisas, 9.500 calças, 5.000 bermudas, 10.000 camisetas regata, 2.800 sandálias e 9.000 mochilas compõem o fardamento, que será entregue aos estudantes matriculados desde a educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.



Mais informações:

Secretaria Municipal de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361.1827
Última atualização: 27/02/2015 às 14:50:21


Aracati: Guia trivago do melhor custo-benefício no litoral do Brasil

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens

O www.trivago.com.br, maior comparador de preços de hotéis do mundo, divulga a lista dos destinos do litoral brasileiro que apresentam a melhor relação custo-benefício em termos hoteleiros para os turistas que desejam aproveitar o último mês do verão. Aracati e Jericoacoara, no Ceará, são as duas primeiras da lista, que conta com 23 cidades ao todo.


No ranking, que combina avaliações e valores das diárias, 12 estados brasileiros têm pelo menos um destino listado. O Ceará possui 4 cidades no Guia trivago do melhor custo-benefício, enquanto que Santa Catarina e Bahia aparecem com três cidades cada.


São Paulo, Alagoas, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco também estão representados.


Confira a lista completa

1
Aracati - CE
83,29


2
Jijoca de Jericoacoara - CE
83,07
3
Tibau do Sul-RN
83,06
4
Ilhabela - SP
82,33
5
Morro de São Paulo - BA
81,86
6
Maragogi - AL
81,53
7
Caucaia - CE
81,34
8
Paraty - RJ
80,88
9
Florianópolis - SC
80,48
10
Ilha Grande – RJ
80,08
11
Porto Seguro - BA
79,93
12
Ipojuca - PE
79,56
13
Natal - RN
79,12
14
Itajaí - SC
80,45
15
Maceió - AL
79
16
Vila Velha - ES
78,79
17
Vitória - ES
78,5
18
João Pessoa - PB
78,37
19
São Luís - MA
77,84
20
Salvador - BA
77,83
21
Balneário Camboriú - SC
77,35
22
Aracaju - SE
76,88
23
Fortaleza - CE
75,13
Como a tabela mostra, 23 cidades se encaixaram nos critérios para fazer parte do Guia. Para que uma cidade pudesse ser considerada para o ranking, o trivago estabeleceu um preço médio de R$ 300 para uma diária para duas pessoas como valor máximo para um determinado período*. Esse fator foi decisivo antes mesmo de levarmos em conta as avaliações dos usuários.


O preço médio mais baixo registrado entre as cidades mostradas na tabela é justamente o da primeira colocada. Para se hospedar em Aracati, uma diária sai, em média, por R$ 185. Já a diária mais cara foi registrada na 2ª colocada do ranking: Jericoacoara: R$ 300.


A boa hospitalidade da rede hoteleira de Jijoca de Jericoacoara, no entanto, fez com os hotéis da cidade recebessem uma avaliação acima da média, o que contribuiu para uma nota final de 83,07.


DA REDAÇÃO O ESTADO ONLINE
Fonte: Trivago
(NR)