A Secretaria de Educação e Desporto de
Aquiraz formará este ano, 263 professores, das nove turmas do seu
programa de formação continuada de professores do ensino fundamental. O
início das aulas, que acontecerão no auditório da Casa do Saber, será nesta
segunda-feira,2.
Duas turmas do primeiro ao terceiro ano,
com 25 educadores cada uma, uma turma do quarto ano, com 42 professores, uma
turma do quinto ano, com 46 formandos, e 25 professores irão compor a turma
multisseriada.
O curso faz parte do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa e tem a duração presencial de dois anos para os
professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano. A
metodologia propõe estudos e atividades práticas nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática.
Os encontros com os professores
alfabetizadores são conduzidos por orientadores de estudo. Eles compõem o
quadro da rede e estão fazendo um curso específico, com 200 horas de duração
por ano, em universidades públicas.
No Pacto Nacional, são desenvolvidas ações
que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças
do ciclo de alfabetização; dos processos de avaliação e acompanhamento da
aprendizagem; do planejamento e avaliação das situações didáticas e do uso
dos materiais distribuídos pelo MEC, voltados para a melhoria da qualidade do
ensino no ciclo de alfabetização.
Aquiraz tem apresentado bons resultados nos
últimos anos ao investir na formação de alfabetizadores, pois, em 2013,
ultrapassou a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), que era de 3.5 para o ano e chegou a 5.4.
O Ideb mede o desenvolvimento da educação
básica, que é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e
matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Coordenação Pedagógica
Tel.: 85 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br
|
Última atualização: 29/01/2015 às
17:46:15
|
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Educação de Aquiraz inicia novas turmas de formação continuada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário