sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Artista plástico monta museu com mais de 500 brinquedos no Ceará

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.
Dim começou a fazer brinquedos ainda criança
(Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal

Brinquedos são criados pelo artista que mora na Grande Fortaleza. Para Dim Brinquedim, peças ganham sentido com energia humana.


Pela idade, o artista plástico conhecido como Dim Brinquedim já deixou de ser criança, mas é só conhecer o trabalho do cearense de 45 anos para perceber que ela leva a sério a tarefa de brincar. Em um sítio no município de Pindoretama, a 50 quilômetros de Fortaleza, Antônio Jader Pereira dos Santos constrói brinquedos e mantém um museu de 500 peças cheias de cores e gosto de infância.

Brinquedos, esculturas e telas inspirados na meninice do artista estão abertos à visitação e para diversão de adultos e crianças no Museu Brinquedim. “Penso na criança porque eu sou a criança. Eu sou o menino Dim que estava brincando em Camocim, onde nasci”, diz.

No playground do Museu, a língua de um boneco gigante vira um escorregador e o corpo de um gato vira um portal por onde ninguém resiste passar. O barulhinho engraçado do famoso rói-rói é potencializado em uma árvore com pelo menos vinte deles. Joaninhas, libélulas, borboletas, pássaros, palhaços, músicos, bailarinos ganham movimento e som em caixinhas com manivela, carrosséis e móbiles.

Dim começou a fazer brinquedos desde os primeiros anos de idade, como, aos sete anos, o inesquecível cavalo que criou com a tala de uma carnaubeira depois de assistir a um filme do Zorro. Até hoje, tudo parece se tornar arte e brincadeira nas mãos de Dim Brinquedim.


Museu de brinquedos fica em um sítio (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)

Guerra de brinquedos


Os brinquedos de Dim Brinquedim não precisam de energia elétrica e não utilizam tecnologia vançada. Eles funcionam com a imaginação e energia de quem brinca, independente da idade. “Preciso da energia humana. Gosto de interagir com os brinquedos. O artista cria observando o dia a dia, não é separado da vida”, conta.

Mesmo fazendo peças artesanais, Dim Brinquedim não critica o uso de videogames e computadores pelas crianças. “Eu acho que tem de ter os dois mundos. A criança precisa ter a liberdade, mas tem de ter um controle. Acho interessante que ela possa conhecer outros universos, não ficar preso em só um”, diz.
                           Escorregador de 'língua de gato'' (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)

Ele vive esse dilema em casa. O filho novo de Dim, Ud, já aprendeu a brincar com o pai e conta que já fez “uns 50 brinquedos”. A filha adolescente, Risa, está mais interessada nas novas tecnologias e as redes sociais.

O talento do artista já visitou vários países e conquista quem conhece, seja para guardá-los como uma obra de arte ou como uma lembrança de que se deve ser sempre criança. “Meu trabalho é para todas as idades. Todo mundo foi criança um dia''.

O criador de tantas fantasias já deu aula na Universidade de São Paulo (USP), e não é difícil encontrar algum brinquedo feito por Dim em praças, escolas, bibliotecas e parques pelo Ceará. Para visitar o Museu Dim Brinquedim, é preciso agendar com o próprio artista. A visitação pode ser feita a partir do dia 12 de outubro, das 8h30 às 17h. O preço é R$ 5 (adulto) e R$ 2,50 (criança).



Museu Brinquedim

Visitas de terça a domingo, das 8h30 às 17h.
Estrada da Coluna, km 20, Alto Alegre, Pindoretama (CE)


Uma pequena notável


Enviado a Ricardo Costa (Por e-mail) pelo amigo Daniel Valério Martins (Coordenador do Programa do Mestrado de Antropologia da Universidade de Salamanca – Espanha)

No Brasil colonial, a base de sustentação do poder era a aristocracia rural e patriarcal, na qual o homem era o principal elemento: o chefe, líder, patriarca – espelho de uma Europa medieval. Mas, hoje em dia, esse exemplo de sociedade patriarcal está mudando de figura, pois a mulher vem ganhando cada vez mais voz ativa nas sociedades, até mesmo nas comunidades de minorias étnicas do Brasil e do mundo.

Conforme um estudo de Eduardo Punset, em uma comunidade indígena norte-americana, as quais os espanhóis chamaram de Navajos e Lakotas, tal autor viu que essas tribos já trabalhavam elementos que somente há pouco tempo a ciência vem comprovar:

Ahora bien, la sorpresa viene de haber comprobado hace muy poco tiempo que la especie humana es la única conocida en la que el macho mayor conserva a lo largo de toda su vida un nivel de infantilismo mucho mayor que el de la hembra. Los machos nunca dejan del todo la niñez, como muestran sus comportamientos, sus juegos y sus pasatiempos, mientras que las hembras se olvidan fácilmente de la infancia. (Punset, 201:63).

Punset (2011), em conversa com os representantes das tribos, percebe que estas estavam se tornando sociedades matriarcais, pois os homens, de certa maneira, sempre conservam a “mentalidade dos doze anos de idade”, já as mulheres possuem mais maturidade. Acredita-se, no presente trabalho, que é justamente esse fato o pode explicar o que vem ocorrendo na sociedade brasileira.

No Brasil, essa realidade vem à tona, não somente na Presidência da República, dado que, como vale ressaltar, é a primeira vez que uma mulher (Dilma Roussef) chega a tal cargo no Brasil; mas também nas pequenas comunidades de minorias étnicas, pois cerca de nove comunidades indígenas do Brasil tem à frente mulheres no Cacicado. Veja-se o trecho de um artigo jornalístico que aborda a liderança feminina:

No início do século XVII, viveu a índia Iracema, os lábios de mel. A sacerdotisa que guardava os segredos da porção da Jurema e que deveria ser casta por toda vida. Lenda cearense e metáfora de criação do Estado, lançada por José de Alencar há 140 anos, ela pode ser atualizada nas índias que, hoje, lutam para sobreviver (…) em meio a casebres(…) resistindo às investidas das grandes empresas que circundam a área indígena.(Diário do Nordeste, 06/03/2005. Não paginado).

Através dessa pesquisa, se teve a oportunidade de conhecer a primeira Cacique nomeada do Brasil; a Cacique Pequena, que possui uma administração incontestável e méritos pessoais que a evidenciam na comunidade e em todo o país.

Sempre que possível, está presente nos eventos públicos, disposta a solicitar ajuda política nas burocracias do estado. Vale ressaltar que em 2004 foi eleita “por voto” a cacique Creuza na Aldeia Umutina, instalada no município Barra do Bugre, no Estado do Mato Grosso, como outro exemplo de mulher cacique em tribos indígenas brasileiras, enfatizando-se também o uso de eleição para o cacicado. Sem embargo, a primeira mulher nomeada Cacique em uma comunidade, foi Maria de Lourdes da Conceição Alves – a “Cacique Pequena” – em 1995.

Maria da Conceição, mãe de 16 filhos, dos quais 14 vivem na reserva, possui uma grande e numerosa família, levando em conta os mais de 50 netos e assim somando com genros, sobrinhos, primos, todos da comunidade possuem de certa forma uma relação de parentesco, e veem na figura da Cacique pequena, não somente uma líder, mas sim uma grande mãe.

Quem tem a oportunidade de conhecer a Cacique Pequena, pode enxergar claramente que naquela singela estatura, está uma grande mulher e exímia líder, pois com seu carisma e sua sabedoria empírica, vem conquistando vários benefícios em prol de sua comunidade, e entre eles, podemos destacar: ônibus escolar, posto de saúde, uma escola indígena diferenciada, gado leiteiro, um galpão para manufaturas artesanais, casa de farinha etc.

Também foi criado no ano de 2010 um museu, assim como o dos Ticuna, contando um pouco sobre a história da comunidade Jenipapo-Kanindé, além de também ter sido construída a Pousada do Índio, a qual conta com uma mão-de-obra especializada formada pela própria comunidade, tornando-se mais uma fonte de renda que visa ao turismo local como um de seus aspectos positivos.

Em abril de 2012, durante a semana do índio, a comunidade recebeu a visita do Programa Mais Educação, coordenado pelo professor Ricardo Costa que foi aluno do autor do presente artigo e atual informante sobre os avanços e desenvolvimento obtidos pela etnia com os projetos educacionais.


DANIEL VALÉRIO MARTINS

Coordenador do Programa do Mestrado de Antropologia da Universidade de Salamanca
Doutorando no Programa de Estudos Latino americanos da Universidade de Salamanca 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prefeituras do Litoral Leste Cearense


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE.

Após a confirmação do resultado das eleições municipais de 2012, o litoral leste terá novos prefeitos e alguns reeleitos.

Vamos conferir os nomes dos prefeitos e vereadores que comandarão as prefeituras do litoral leste nos próximos quatro anos.

Aquiraz
·        Guimarães (PSB)
Vice: Marquinhos

Vereadores
Maurício (PSB)
Jair Silva (PMDB)
Cláudio Diógenes (PMDB)
Josimar de Castro (PSD)
Airton Assunção (PMDB)
Neide Queiroz (PMDB)
Vandinho (PSDC)
Dr. Cláudio (PP)
Ricardson (PC do B)
Mayara Silva (PRB)
Ney Pires (PSDB)
Nilton dos Pescadores (PSDC)
Rithele da Vanúzia (PRB)
Carlos Cesar (PT)
Ronaldo do PT (PT)

Pindoretama
·        Valdemar (PT)
Vice: Tadeu das Rações

Vereadores
Gorette (PDT)
Jorge Luiz (PSD)
Enfermeira Laiz (PDT)
Raimundo do Sinhorzinho (PC do B)
Célio (PSDB)
Luciano Rosa (PP)
Alison o Filho do Ari (PTC)
Cândido (PSDC)
Prof. Sula (PDT)
Albanes (PPL)
Regina do Sindicato (PSD)
Cascavel
·        Ivonete Queiroz (PHS)
Vice: Dr. Waltemar

Vereadores
Thiago Ciríaco (PSL)
Pompeu (PSL)
Paulo da Pepsi (PSC)
Willame Filho do Otaviano (PSL)
Júlio da Caixa (PSL)
Ailton (PT)
Paulinho Promoções (PV)
Professor Erivan (PCB)
Mucura (PTC)
Enfermeira Márcia (PC do B)

Beberibe
·        Michele do Daniel (PP)
Vice: Célio da Palmeira

Vereadores
Ivanir Filho (PMDB)
Junior Bessa (PPS)
Eduardo Lima (PT)
João do Valdemar (PSD)
Sandro Régis (PSDC)
Bosco da Ótica (PDT)
Júnior Parajuru (PRB)
Dr. Anderson Peroba (PR)
Antônio da Altina (PRB)
Zé Tomé (PSB)
Joaquim do Uruaú (PSDC)
Chico Cândido (PSD)
Piauí (PDT)

Fortim
·        Aninha de Kito
Vice: William Paiva

Vereadores
Telma (PT)
Marcia Vieira (PTB)
Christian Chianca (PT)
Marcia Guedes (PPS)
Saúna (PRB)
Orlando (PSD)
Adrianeto (PRB)
Junior do Gurguri (PR)
Kath Anne (PRB)

Aracati
·        Ivan Silvério
Vice: Valdy Menezes

Vereadores
Paulo Sales (PTB)
Dr. Falcão (PV)
Denise Menezes (PT)
Ilda (PDT)
Michelson Bernardes (PSB)
Marcos Monteiro (PTN)
Dr. Magela Jr (PC do B)
Tácito Forte (PSB)
Na Selma (PP)
Kaka (PRB)
Janete de Santa Tereza (PTC)
Fábio Bravo (PR)
William Lima (PTC)
Irmão Nelio (PSC)
Reginaldo Barbosa (PTN)

Icapuí
·        Jerônimo Reis (PT)
Vice: Segundo Paz

Vereadores
Erika (PSB)
Cada (PSD)
Bruno Oliveira (PSD)
Jobede (PSDB)
Eurivan de Paula (PT)
Felipe (PT)
Helio (PT)
Kleiton (PMDB)
Marcos Nunes (PC do B)
Antonio Carlos (PSDB)
Almir (PSDB)

Mulheres no Poder
No Litoral Leste, a partir de janeiro de 2013, poder-se-á vislumbrar uma quantidade interessante de mulheres nas prefeituras e nas câmaras municipais. Serão 03 prefeitas e 16 vereadoras, sendo que em três cidades elas foram as mais votadas (Gorette – Pindoretama; Telma – Fortim e Erika – Icapuí). A Câmara com mais mulheres é a da cidade de Aracati com quatro mulheres, a cidade de Cascavel tem apenas uma mulher vereadora eleita e a cidade de Beberibe não tem nenhuma vereadora.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ivonete Queiroz é Eleita prefeita de Cascavel.


 Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE.

O Município de Cascavel será, a partir de janeiro de 2013, governado por uma mulher, Ivonete Queiroz, esposa do ex-prefeito Paulo Cesar Sarquis Queiroz e representante de um grupo político que voltará a administrar o município após 12 anos fora da administração pública municipal.

Ivonete Queiroz (PHS) foi eleita com a maior votação nominal da história política de Cascavel. Alcançou os 22.602 votos, 54,84% dos votos válidos, contra 18.058 (43,81%) do candidato Tiago (PSDC). A candidata Liduina Esteves, do PSB, alcançou 556 votos, 1,35% do total de votos válidos. Foram 793 votos brancos e 2.358 votos nulos. Houve uma abstenção de 7.109 eleitores.
Cascavel é uma cidade da Região Metropolitana que não pode e nem deve ser olhada como uma cidade pequena. É uma cidade grande com grandes problemas que exigem um olhar humano e responsável. Áreas como o meio ambiente e o saneamento básico e geração de emprego e renda devem ter um olhar especial.
Nós, da Revista Litoral Leste, desejamos sucesso a próxima prefeita de Cascavel.

CÂMARA DE VEREADORES

A Câmara de Vereadores teve uma renovação de 40%. Assumirão em 2013 as vagas do poder legislativo municipal os seguintes eleitos:

Thiago Ciríaco – 3.041 votos
Pompeu – 2.294 votos
Paulo da Pepsi – 1.946 votos
Willame – 1.814 votos
Júlio da Caixa – 1.782 votos
Ailton – 1.736 votos
Paulinho Promoções – 1.507 votos
Professor Erivan – 1.042 votos
Mucura – 1.020 votos
Enfermeira Márcia – 705 votos

Os eleitos Ailton e Mucura já foram vereadores em outras legislaturas. Não conseguiram se reeleger os vereadores Dr. Haroldo (1.643 votos) e Freitas do Hospital (1.435 votos), isto, graças ao Quociente Eleitoral. Os votos do Vereador Alédio Batista não foram computados devido a impugnação imposta ao seu registro de candidatura, todavia ainda há um recurso para julgar. Caso o seu registro seja deferido ele deverá ter os votos computados e validados, o que poderá acarretar numa mudança na formação da câmara municipal.

Os 10 mais votados foram:

Thiago Ciríaco – 3.041
Pompeu – 2.294
Paulo da Pepsi – 1.946
Willame – 1.814
Júlio da Caixa – 1.782
Ailton – 1.736
Sebastião Uchôa – 1.652
Dr. Haroldo – 1.643
Paulinho Promoções – 1.507
Freitas do Hospital – 1.435

domingo, 7 de outubro de 2012

Candidatos desistem da disputa às prefeituras


Vários candidatos a prefeito, no Interior do Ceará, desistiram da disputa na véspera do processo de votação que acontece hoje. Eles estavam com suas candidaturas indeferidas na Justiça Eleitoral cearense e não aguardaram a decisão dos recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Dentre os candidatos que desistiram da disputa estão um de Beberibe, Daniel Queiroz, outro de Mulungu, o atual prefeito José Mansueto Martins de Sousa, um outro de Brejo Santo. Os seus substitutos vão disputar a eleição mas com os nomes dos renunciantes. É uma solução que é dada pela Justiça Eleitoral para que os partidos não fiquem prejudicados com a desistência de alguns dos seus filiados.

Infrações

Além das desistências de alguns candidatos, na véspera do dia da votação, algumas infrações foram constatadas em vários municípios do Estado. Além do caso já relatado no Caderno de Eleições em relação ao Município de Caucaia, quando falsificaram imagens do Diário do Nordeste para utilizarem uma pesquisa fictícia sobre as eleições municipais dali. A mesma falsidade, mais grosseira ainda foi registrada no Município de Maracanaú. Na cidade de Campos Sales também houve fraude com relação a publicação de pesquisas. A Justiça Eleitoral já está apurando todos esses ilícitos de responsabilidade dos políticos locais.