sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pescadores defendem ampliação do defeso


Motivo é a queda na produção do crustáceo no Estado; Ibama também quer mudança no período de defeso

Pescadores do Litoral Leste do Ceará, aliados aos da Capital, comandam um movimento no Brasil para a ampliação do defeso da lagosta de seis meses para 18 meses. A queda na produção do crustáceo no Ceará, causada, principalmente, pela pesca predatória, motiva a iniciativa, que conta com apoio de organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na área.

Os pescadores constataram que o período do defeso da lagosta é insuficiente para garantir a sustentabilidade da pesca do crustáceo no Estado e afirmam que a ampliação do período é importante para a preservação da espécie e para o consequente crescimento da produção do crustáceo.

Além dos pescadores, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também apresentou proposta de mudança do defeso. A diferença dos projetos está nos períodos. O órgão quer dividir os seis meses, assim, a pesca da lagosta ficaria proibida duas vezes por ano: de fevereiro a abril e de agosto a outubro. As duas propostas já estão sendo analisadas pelo Comitê Científico da Gestão Nacional de Pesca da Lagosta.

Estudo

A preocupação do setor pesqueiro cearense tem razão de ser. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a falta de chuvas afeta a pesca da lagosta e do camarão no Estado: a produção chegou a cair 50% em relação a anos anteriores.

Segundo o diretor do Instituto, professor Luís Parente Viana, das 2,2 mil toneladas anuais de produção, deve-se alcançar apenas algo em torno de 1,1 mil tonelada neste ano.

Na justificativa, o documento explica que a pesca predatória da lagosta, feita com redes e compressores para mergulho, destrói o habitat natural dos crustáceos, prejudicando sua reprodução, e é perigosa para os pescadores. Tradicionalmente, o defeso tem início no dia 1º de dezembro e terminou à meia-noite do dia 30 de maio.

A proposta dos pescadores, informa o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Possidônio Soares Filho, seria ampliar de seis para o tempo em que dure o defeso. "Agora, não adianta estender o defeso e não investir no combate ao piratas", acredita.

Escassez

O pescador José Francisco Silva afirma que a situação está ruim e o crustáceo cada vez mais escasso. Ele lembra que, quando era garoto, a lagosta era abundante. Hoje, no entanto, estima que tenha reduzido cerca de 50%. Prova disso são as várias empresas que declararam falência nos últimos anos.

Para José, o problema maior é a pesca com caçoeira e compressor. "Se todo mundo trabalhasse com manzuá, a produção seria boa, mas 10% é manzuá e o resto é todo caçoeira, aí não tem condições", lamenta. O pescador se queixa, ainda, do baixo valor pago pela lagosta. Há seis anos era pago R$ 120,00 pelo quilo, hoje R$ 38,00.

Fortaleza terá Conselho Gestor

A implantação foi definida durante seminário sobre pesca em Fortaleza. Com isso, a cidade será a primeira capital brasileira a ter essa entidade 

Com o objetivo de formalizar diretrizes para a elaboração de políticas públicas para a pesca artesanal municipal, o seminário Políticas Públicas para a Pesca Artesanal em Fortaleza foi encerrado, ontem, com bom resultado. O evento ocorreu no auditório do Cuca da Barra do Ceará, e contou com a participação da comunidade pesqueira da cidade. A implantação do Conselho Municipal Gestor da Pesca também pautou os debates. Com isso, Fortaleza será a primeira capital brasileira a instituir esse tipo de entidade.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Adalberto Alencar, informou que a minuta do documento já está com a prefeita Luizianne Lins, que deverá assiná-la nos próximo dias. "Até o meado de novembro, teremos a formalização", afirma ele.

De acordo com Adalberto, as diretrizes resultantes do seminário foram construídas coletivamente durante as reuniões realizadas desde julho. "A partir delas, vamos formular políticas públicas para o setor na pesca na cidade. O primeiro passo será a realização de diagnóstico para termos um raio-x do segmento", diz, acrescentando que as propostas apresentadas e as ações futuras são no sentido de contribuir na garantia de um meio ambiente saudável para a prática de esportes e lazer em ambientes aquáticos e seu entorno, bem como a realização da atividade de pesca artesanal sustentada, com uma melhor utilização dos recursos aquáticos.

Parcerias

Entre os pontos, buscar parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para detectar e monitorar os efluentes contaminantes ao logo do litoral, além de acompanhar quinzenal a qualidade da água e do pescado.

Além disso, maior rigor buscando a qualidade do pescado; reforçar a fiscalização no combate à pesca ilegal; criar o disque denuncia da pesca; formação de Comissão de Fiscalização e blitz terrestre diurno e noturno. A proibição e fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas na beira da praia, e em local de trabalho de pecadores também fazem parte das propostas.

Lêda Gonçalves
Repórter 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Convocado os aprovados no Concurso de Pindoretama

Por Deoclécio Galvão, da Redação.


A Prefeitura de Pindoretama publicou hoje o edital de convocação dos aprovados no concurso público INGA/PMP nº 001/2010, que teve seu resultado homologado através do Decreto nº 002/2012, de 1º de março de 2012.

Os convocados deverão comparecer perante a Comissão de Concurso Público, na Avenida Capitão Nogueira, 1419, Centro, em Pindoretama, das 08h às 14h munido de toda a documentação necessária, original e cópia autenticada, a saber.

  • Certidão de Nascimento / Casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Quitação Eleitoral;
  • Comprovante de Certificação Militar (Reservista);
  • Comprovante de Cadastro PIS/PASEP se houver;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Registro em Ordem de Classe, quando houver;
  • Carteira Nacional de Habilitação, se o cargo exigir;
  • Certidão Criminal Negativa Estadual e Federal e nas comarcas onde residiu nos últimos cinco anos;
  • Certidão de Nascimento dos Filhos, se houver;
  • Cartão de Vacina dos dependentes menores de 14 anos, se houver;
  • Declaração de Bens (não havendo bens a declarar o candidato poderá declarar não possuir bem algum.);
  • Declaração de Não Acumulação de Cargos ou emprego público;
  • Duas fotos 3x4 recentes.


Além dos documentos, os candidatos deverão estar com todos os exames de sanidade física e mental em mãos, a saber:

Laboratoriais
  • Hemograma
  • VDRL
  • Glicemia
  • Ureia
  • Creatinina
  • TGO e TGP
  • Sumário de Urina;
  • Machado Guerreiro.

De Avaliação:
  • Oftalmológico completo, incluindo acuidade visual e tonometria (motorista)
  • Otorrinolaringológico completo, incluindo audiometria e laringoscopia (professor)
  • RX de tórax
  • Psiquiátrico
  • Eletrocardiograma;
  • Eletroencefalograma.

Para baixar o edital e a lista de convocados, clique aqui.

Para maiores contatos: 
Prefeitura Municipal de Pindoretama - 85 3375-1028

A Revista Litoral Leste deseja boa sorte a todos os convocados.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DICA CULTURAL: Toca do Vale em Pindoretama


Daniel Valério Martins – Orgulho de Pindoretama e Cascavel


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.


Nasceu em 16 de Novembro de 1978, em Fortaleza - Ce, foi o quarto filho de uma prole de seis, do casal Antonio Reis Martins e Jacqueline Valério Martins, ele comerciário de poucas posses.
Iniciou seus estudos no Colégio Erotides Melo Lima, pois ali já estudavam seus irmãos, depois concluindo o 1º e 2º graus no Colégio Ateneu do Ceará, em Messejana, onde nos intervalos das aulas vendia chocolate para os amigos para ajudar no orçamento da família.
Vindo com a família residir em Cascavel, concluiu o curso de Magistério na Escola Júlia Alenquer Fontenele, onde iniciou a carreira de Professor, interessando-se sobretudo por História e Metodologias de Ensino, tendo optado pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, núcleo de Messejana (regime especial) onde adquiriu muitos conhecimentos, face ao elevado nível dos professores daquela Universidade.
Enquanto frequentava a UVA, conciliava os horários, dando aulas no Colégio Cascavelense - Cc, Colégio Fábio Coutinho, do município de Cascavel, Colégio Nunes Morais, de Pacajus, Colégio Ana Facó de Beberibe e no Curso pré- vestibular Miguel Brasil de Cascavel, até a conclusão do mesmo e inicio no curso de Especialização em Metodologias do Ensino de História na Universidade Estadual do Ceará- UECE onde continuou conciliando horário com as escolas que leccionou até o ano de 2003.



A partir de então, querendo dar vasão ao seu espirito aventureiro, viajou para a Europa (Portugal), sem nenhum conhecimento do modo de viver naquele continente. Viajou com a “ cara e a coragem”.
Os primeiros dias no “velho mundo”, não foram facéis, até que “descobriu” a cidade da Lourinhã, na região de Lisboa, onde iniciou seu trabalho como “ Papai Noel” em um shopping.
Foi o pontapé inicial para conquistar muitas amizades. Passada a época natalina, conseguiu trabalho na Repsol (petróleo) e ao mesmo tempo conciliava com outros trabalhos extras como ajudante de cozinha, garçon, jardineiro e auxiliar em uma fábrica de velas. Em seguida foi convidado por outra empresa de petróleo filial da BP, também como frentista, subindo alguns degraus até chegar a chefe geral de distribuição da rede de cinco postos de combustíveis.
Faltava ainda realizar um sonho ainda maior. Visitando a cidade de Salamanca-Es, conheceu e ficou encantado com a Universidade, inscreveu-se e foi aprovado para fazer o Mestrado em Antropologia de Ibero América, tendo obtido “matrícula de honor” (honra ao mérito), com nota 10 na apresentação da tese.
Inscreveu-se logo depois para o curso de Doutorado, sendo escolhido entre as oito (8) vagas de bolsas de estudos existentes para toda América Latina e sendo o único brasileiro agraciado com uma.
Pelo aproveitamento naquele curso foi convidado para coordenar o curso de Mestrado de Antropologia na citada Universidade de Salamanca.
Foi convidado e proferiu muitas palestras e participou de várias conferências e congressos internacionais em várias cidades da Espanha.
Esse é um esboço da luta desse jovem, de família pobre, que sempre cultivou o sonho de vencer na vida, nunca esquecendo suas origens e seus familiares e amigos que sempre o incentivaram na concretização de seus ideais.



Depredação do patrimônio público.


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE
Academia da Saúde, obra do Governo Federal no município de Cascavel. Ainda não foi entregue à população mas já sofre ataques de vândalos.


Não precisa ir longe. Ao sairmos de nossa casa já é possível perceber a depredação de imóveis privados e públicos, seja através de pichações ou mesmo partes quebradas. Prédios escolares, postos de saúde e praças públicas são os alvos principais. Nas grandes cidades as fachadas dos grandes prédios também são alvos prediletos.
E por quê? Qual será a motivação que leva um cidadão a realizar tal ato grotesco de agressão à comunidade? Impossível saber? Talvez não.
A juventude está rebelde? Sem causa? Tentando se firmar nas suas tribos?
O que falta para amenizar a situação da depredação do patrimônio público é a consciência real de que aquele instrumento realmente é nosso, de que nós somos proprietários do mesmo. É preciso que se cultive o sentimento de pertencimento, que os jovens sejam influenciados a tomarem posse de sua cidadania, desvinculada do voto, e percebam que a praça é dele e de toda a comunidade, assim como o posto de saúde e o prédio escolar.
A Educação Patrimonial é um instrumento que deve ser utilizado neste sentido. Despertar o sentimento de pertencimento, despertar uma identidade coletiva e perceber que fazemos parte de uma comunidade se importante no combate a essa mazela social.
Um pichador não suja o muro de sua residência. O cidadão não joga lixo na sala de casa. O adolescente não quebra o telefone fixo do lar ou seu telefone celular. Só se preserva o que é útil para nós; só será preservado o bem público quando nos sentirmos proprietários e usuários dos mesmos.

Atenção Litoral Leste!


Por Ricardo Costa, da Redação.
Imagem meramente ilustrativa, retirada do Google Imagens.


Governo vai investir R$ 4,1 bilhões na produção de pescado - O chamado Plano Safra da Pesca será lançado na quinta-feira (25), às 11h, no Palácio do Planalto.
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (22) que o governo vai investir R$ 4,1 bilhões até 2014 na produção de pescado no país. A meta é dobrar a produção é passar a fabricar 2 milhões de toneladas do produto ao ano. O chamado Plano Safra da Pesca será lançado na quinta-feira (25), às 11h, no Palácio do Planalto.
“Vamos aumentar o crédito, investir em assistência técnica, estimular a formação de cooperativas, ajudar a melhorar as condições de armazenagem e a comercialização do pescado. Além disso, vamos investir em pesquisa para aumentar a produtividade do setor. Combinando tudo isso, vamos tornar nossa indústria da pesca muito mais competitiva e também aumentar a renda das famílias de pescadores, porque muitas delas ainda vivem na pobreza”, destacou Dilma.
No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou que pescadores com renda até R$ 160 mil ao ano e aquicultores com renda até R$ 320 mil ao ano terão acesso ao Programa de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre os benefícios estão juros de 4% ao ano e dois anos de carência para pagar o crédito usado no custeio da produção.
“O microcrédito para os pescadores terá condições ainda melhores. Esses trabalhadores poderão pagar um empréstimo de até R$ 2,5 mil e vão ter dois anos para pagar tudo, com juros de 0,5% ao ano. Quem pagar em dia vai ter um desconto de 25% sobre o valor que ele tomou emprestado”, ressaltou.
Segundo Dilma, o governo pretende estimular as cooperativas de pescadores para que se transformem em pequenas indústrias de produção de pescado. O crédito, nesses casos, poderá chegar a R$ 30 milhões, a serem pagos em dez anos com juros de 2% ao ano. A cooperativa só vai começar a pagar pelo financiamento três anos depois de arcar com o crédito, com tempo para organizar a produção e começar a tirar lucro do negócio.
“Com esse dinheiro, as cooperativas poderão comprar equipamentos e tanques-rede, modernizar os barcos, comprar câmaras frias, melhorar a comercialização e evitar o desperdício, que é um dos maiores problemas da produção de peixe no Brasil”, explicou.
O Plano Safra do Peixe prevê ainda investimentos de R$ 135 milhões em assistência técnica e em cursos para que 120 mil pescadores saibam como obter o crédito, adotem melhores práticas de produção e conservação do pescado e saibam como comercializar o produto.
A presidenta disse também que o Programa de Aquisição de Alimentos vai comprar até 20 mil toneladas de pescado por ano dos produtores, quantia quatro vezes maior que a comprada atualmente. O produto, segundo ela, será usado, por exemplo, na merenda escolar.
“Hoje, cerca de 380 mil famílias que vivem da pesca e ainda estão na pobreza extrema. Muitas dessas famílias estão nos mangues ou nas comunidades ribeirinhas. O que nós queremos é melhorar a vida dessas famílias, garantindo a elas o direito de ter um trabalho, de produzir e gerar sua própria renda”, concluiu.

Fonte: Paula Laboissière Repórter da Agência Brasil


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vereador mais votado de Cascavel tem registro de candidatura cassado.


Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.


Ontem, 22/10/12, o vereador Tiago Ciríaco, que foi o mais votado do último dia 07/10, tendo recebido mais de 3.000 votos, sofreu um baque na sua recondução à Câmara Municipal de Cascavel.

O juiz eleitoral de Cascavel, Dr. Rommel Moreira Conrado cassou o registro de sua candidatura à reeleição e ainda o considerou inelegível pelos próximos oito anos.

A coligação “PSC – PSDC – PRTB” e Ruberval de Sousa Vasconcelos impetraram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o então candidato Tiago Ciríaco por suposto abuso de poder econômico no período anterior às eleições.

O processo informa que foi realizado o evento “XII Campeonato das Férias de Futsal”, evento este patrocinado pela Prefeitura de Cascavel e tendo como organizadora a Associação Pró-Desenvolvimento da Caponga, que tem como presidente a sra. Denise Camilo Ciríaco, mãe do vereador. A peça diz que o evento “custeado pelo erário municipal e realizado em um bem público da municipalidade serviu de palanque eleitoral para o representado consubstanciando um colossal abuso de poder econômico e político”.

Na defesa o vereador Tiago afirmou que “jamais usou a máquina administrativa ou recursos públicos em benefício de sua campanha eleitoral”, assim como “nunca determinou que fosse veiculada qualquer referência ao seu nome no mencionado evento, seja na propaganda ou durante o referido campeonato”.

O Juiz aplicou o que reza a Lei nº. 9.504/97, Art. 73, §5º, que estabelece a cassação do registro, e também o que reza a Lei Complementar nº. 64/90, que prevê também a inelegibilidade pelo prazo de oito anos.

Cabe recurso.

Fonte: TRE-CE