sábado, 30 de junho de 2012

População lota Escola para ver apresentações juninas


Por Rogério Freitas, de Pindoretama - CE



O Arraiá R.V.A. foi um grande sucesso, com a participação maciça da Comunidade.

A Escola realizou várias apresentações juninas, alem da participação de duas quadrilhas que foram convidadas a participarem desse que foi o maior evento da noite em Pindoretama.

Dentre os presentes estavam o Maestro Arley França que veio prestigiar os alunos da Orquestra que estudam no Colégio Regina Albino, Coordenadores da Secretaria de Educação, vários Professores de outras Escolas municipais e particulares além do Vice-prefeito Vale Junior.

O Diretor da Escola Mário Filho agradeceu a presença de todos.

Mais um assassinato à bala em Aracati


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE



Um homem ainda não identificado chegou numa moto e matou a tiros o moto taxista Ewerthon Costa que estava em uma oficina de motos na Rua Cônego João Paulo. O Crime aconteceu por volta das 17h40min. Informações colhidas de sua pagina no Facebook consta que Ewerthon nasceu no dia 25 de julho de 1988.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Convenção do PSDC de Cascavel ocorre hoje


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

A Convenção do Partido Social Democrata Cristão – PSDC – acontecerá hoje, 29/06, no Clube Recreativo de Cascavel a partir das 19h.

O encontro dos partidos que compõem a coligação, que além do PSDC e do PRB, também conta com o PV e o PSC, irá homologar a candidatura de Thiago Ribeiro à Prefeitura de Cascavel e do comunicador RB Firmo, do PRB, como candidato a vice-prefeito da cidade.

Thiago Ribeiro é filho do ex-prefeito Eduardo Florentino Ribeiro, que comandou o paço municipal de janeiro/2001 até dezembro/2008, tendo sido o primeiro prefeito reeleito de Cascavel. Thiago está concluindo sua graduação em direito e já exerceu a função de Secretário de Infraestrutura na gestão do pai.

RB Firmo é hoje o maior comunicador de Cascavel, possuindo em suas mãos a rádio mais ouvida, Rádio Fama FM 106,1 e a única emissora de televisão da região, a TV da Gente. Apesar de estar envolvido em projetos de cunho social, o apresentador nunca exerceu cargo eletivo.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cascavel Junino é Sucesso!


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE

As Festas Juninas já são tradição em Cascavel e, neste ano, o evento acontece nos dias 27 e 28 de junho de 2012, com o intuito de fomentar a cultura e as tradições nordestinas aqui na nossa região.

O evento “Cascavel Junino: Festejando a Cultura Popular” é uma realização da Prefeitura de Cascavel em parceria com o Instituto Beija Flor e Instituto Fiapo de Trapo.

Hoje, 28/06, a festa começará às 19h com apresentação de quadrilhas juninas da cidade e região. Já estão confirmadas às quadrilhas Arraiá Mulambo, da Caponga, e Tradição Nordestina, de Pindoretama, além de outras.

A grande atração de ontem foi a banda Solteirões do Forró. Hoje, no palco principal, estarão as bandas Chapéu de Couro, Forrozão Aquele Beijo e Brasas do Sertão.

Foto retirada do Facebook de "Cascavel Litoral Leste"

Foto retirada do Facebook de "Cascavel Litoral Leste"




Circuito de Quadrilhas Juninas SESC Ativo


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE


Em Aracati o evento acontece nos dias 28 e 29 de junho.

Durante o mês de junho o SESC, em parceria com a Federação dos Eventos Juninos e Culturais do Ceará (FEJUC), realiza o Circuito de Quadrilha Juninas SESC Ativo, que reúne mais 180 grupos da capital e do interior.

O objetivo é promover entretenimento, cultura, arte, lazer e integração entre as quadrilhas de todo o Estado, como também difundir, divulgar e manter vivas as tradicionais festas juninas, defendendo a cultura e a manutenção do folclore e as tradições nordestinas.

O Circuito acontece em 13 etapas, divididas por Macro Regiões do Estado, onde os três melhores grupos recebem prêmios. As quadrilhas campeãs de cada etapa participam da grande final, que acontece dia 7 de julho, no SESC Iparana. Os vencedores levam par casa medalha, troféu e premiação em dinheiro.

Etapas do Circuito
16 e 17/6
Litoral Oeste – SEDE – Mundaú (Trairi)
Cidades participantes: Amontada, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Tururu.

17/6
Cariri - SEDE – Campo Sales
Cidades participantes: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Potengi, Porteiras, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas.

21 e 22/6
Região da Ibiapaba – SEDE – Ibiapina
Cidades participantes: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubirajara, Viçosa do Ceará.

22 e 23/6
Extremo Oeste – SEDE – Morrinhos
Cidades participantes: Morrinhos, Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Uruoca.

22 e 23/6
Sertão Central – SEDE - Quixeramobim
Cidades participantes: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Banabuiú, Choro, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole;

23/6
Maciço de Baturité – SEDE - Aratuba
Cidades participantes: Acarapé, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

28 e 29/6
Litoral Leste – SEDE – Aracati
Cidades participantes: Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Pindoretama, Aquiraz e Eusébio.

29/6
Sertão dos Inhamuns – SEDE – Crateús
Cidades participantes: Aiuaba, Arneiróz, Parambu, Quiterianópolis, Tauá, Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Tamboril;

De 1 a 4/7
Capital e Região Metropolitana – SEDE – CIDADE 2000
Cidades participantes: Fortaleza, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba.

7/7
Final - SESC IPARANA

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aeroporto de Aracati será inaugurado em julho


O Governo do Estado entrega próximo mês a população cearense mais um importante equipamento para o Ceará, o Aeroporto de Aracati, no Litoral Leste. O investimento total da obra é de R$ 19 milhões, na construção da pista de pouso e decolagem, do pátio de estacionamento, da pista de táxi e da Seção de Combate a Incêndio (Secinc). A inauguração será no dia 28 de julho, às 10 horas.

Com o aeroporto a região ficará acessível aos principais mercados emissores por via aérea, sendo capaz de receber voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.

A nova pista de pouso passou de 1.200m de comprimento para os atuais 1.800m por 30m de largura e com mais 400m de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. A nova pista, que tem vida útil de 20 anos, inclusive podendo operar 1.200 movimentos por ano, estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737. O pátio de estacionamento de aeronaves tem 152m por 90m.

Serviço

Inauguração do Aeroporto de Aracati

Data de Horário: 28 de julho de 2012, às 10 horas.

Saiba mais

- No dia 03 de abril de 2012 o Governo do Estado assinou o Memorando de Entendimentos para oficializar a instalação do Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da TAM Aviação Executiva.

- A instalação do empreendimento vai fortalecer o surgimento de uma cadeia profissional local, especializada no setor aéreo, além de criar 150 empregos diretos logo no início das operações do Centro. Esta base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes.

27.06.2012
Assessoria de Comunicação do DER
Joslen Herbster ( ascom@der.ce.gov.br 85 3101.5788 - 5310)
Twitter: @der_ce

Aracati: Capitania dos Portos - História


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE
A Agência da Capitania dos Portos em Aracati (Ag. Aracati) foi criada pelo Decreto nº 33.407, de 29 de julho de 1953, do Exmo. Sr. Presidente da República Getúlio Vargas, quando a Capitania da Capitania dos Portos do Estado do Ceará em Aracati foi elevada à categoria de Agência.
A Agência estabeleceu-se no endereço: Avenida Coronel Alexanzito, 955, hoje um prédio histórico, no centro da cidade.
A Portaria nº 39, de 5 de fevereiro de 1998, do Exmo. Sr. Ministro de Estado da Marinha Mauro Cesar Rodrigues Pereira, extinguiu a Agência. Em 8 de maio de 2012, a Agência foi reativada em cumprimento à Portaria nº 286/MB, de 25 de outubro de 2011, do Exmo. Sr. Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto. necessidade de reativá-la no mesmo local foi apresentada ao Comandante da Marinha em face da grande demanda por serviços da MB existente em diversas praias do litoral leste do Estado do Ceará, como Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel e outras. Em águas dessa região navegam aproximadamente 3.000 embarcações, que até então dispunham da sede da Capitania dos Portos do Ceará em Fortaleza, distante cerca de 150 km.
Outros fatores importantes da reativação da AgAracati foram a possibilidade da MB incrementar o número de cursos oferecidos à comunidade marítima local, tendo em vista o crescimento da atividade de esporte e recreio nos últimos anos que aumentou significativamente a demanda pela orientação e fiscalização visando a segurança da navegação.
Av. Cel. Alexanzito, 955 - Centro - Aracati/CE –CEP: 62800-000
Tel.: (88) 3421-1495 e-mail: secom@agaracati.mar.mil.br
Missão

A Agência tem o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere a defesa nacional, a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Organização

A Agência é subordinada a Capitania dos Portos do Ceará. A Agência é constituída basicamente por três (3) seções:
I - Seção de Ensino Profissional Marítimo;
II - Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário;
III -Seção de Apoio.

Drogas apreendidas incineradas pela PF

Dezenas de quilos de entorpecentes foram parar dentro do forno de uma cerâmica, em Aquiraz, durante ato organizado pela Polícia Federal FOTO: KID JÚNIOR.


Quase duas toneladas e meia de drogas, apreendidas pela Polícia Federal (PF) nos últimos três anos, foram incineradas na manhã de ontem, em uma cerâmica localizada no distrito de Telha, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A determinação para que o material fosse destruído partiu do Poder Judiciário, depois que os processos foram julgados.


De acordo com o delegado Eliomar Lima Júnior, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a maior parte das apreensões foi de maconha, entretanto, ele revelou que houve um aumento considerável de apreensão de pedras de crack.

O titular da DRE e o coronel PM Carlos Ribeiro, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), ressaltaram que mais de 90 por cento do homicídios têm a droga como fator motivador, seja na eliminação de usuários endividados, seja na disputa pelo controle de pontos do tráfico.

Para pior


Durante a entrevista coletiva, o delegado Eliomar Lima Júnior foi indagado se a descriminalização do uso de drogas acarretaria alguma mudança para a sociedade. "Caso isso ocorra, haverá uma grande mudança, para pior", respondeu.

O superintendente regional da PF, em exercício, delegado Tarcísio de Abreu Júnior, comandou o ato de incineração. Ele disse que a tendência é que PF apreenda muito mais drogas durante este ano. Somente neste primeiro semestre, foram apreendidos 1,1 mil quilos, entre maconha, cocaína, crack e comprimidos psicotrópicos. "Isso representa o equivalente a 84 por cento de toda a droga apreendidas por nós no ano passado", disse o delegado federal.

Farejador


Desde a morte do cão ´Flayer´, há dois anos, a PF no Ceará estava realizando operações, principalmente no Aeroporto Internacional Pinto Martins, sem a ajuda de um animal farejador. Nesta semana, o cão "Roberto" foi mandado e já mostrou trabalho, localizando um quilo de cocaína.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1153477

2º Torneio de Supino em Cascavel

Morte Prematura Leva mais um do Diretório do PCdoB de Icapuí


Depois de perder a secretária Maria do Socorro Marques Rebouças no dia 14 de maio de 2012, a Direção Municipal do PCdoB de Icapuí perdeu mais um dirigente em virtude de um ataque cardíaco na tarde do último domingo (dia 24 de junho), trata-se de João Maria Henrique Galdino. Segundo o presidente do PCdoB municipal Francisco Celestino Cavalcante, a direção do PCdoB local estudava a possibilidade de lançar o camarada como candidato a vereador no próximo pleito eleitoral, tema este que foi bastante debatido na última reunião partidária.



Com apenas 39 anos, João Maria era um militante sempre presente nas reuniões e um quadro de massas que orgulhava o partido, pois o mesmo teve uma participação importante nos movimentos sociais, esteve integrando o movimento dos Sem-Terra e recentemente foi eleito presidente da Cooperativa Fruticoco onde o mesmo articulava um projeto de uma fábrica de beneficiamento de coco que já está bastante adiantada.





O projeto objetiva a geração de emprego e renda para mais de 50 famílias que trabalharão na comunidade de Morro Pintado. O sepultamento aconteceu ontem à tarde no Cemitério João Perdido próximo ao Belém. João era casado com Ivanir Bernardo, teve seis filhos e uma neta.



Em discurso no cemitério o Deputado Estadual Lula Morais do PCdoB lembrou da importância que João Maria tinha para o partido pela sua conduta na luta de organizar os trabalhadores, destacou ainda sua militância nos movimentos sociais e que mais uma vez o PCdoB Estadual perde um de seus quadros do povo, pediu aos trabalhadores da cooperativa para erguer a cabeça e continuar a luta.



Estiveram presentes vários populares, o prefeito Jeronimo, deputado Dedé Teixeira, deputado Lula Morais e a maioria dos vereadores de Icapuí. Para o vereador do PCdoB Marcos Nunes: "A perca do camarada João Maria deixa um sentimento de saudade, um sentimento de que joão não poderia ter ido agora, pois tínhamos planejado muita coisa para o futuro. Lamentou muito a ver a tristeza de todos, representado na dor de sua mãe, esposa, filho menor, de quem tinha uma aproximação maior".



terça-feira, 26 de junho de 2012

Polícia Federal incinera mais de 2,4 toneladas de drogas em Aquiraz

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Por: Luciano Augusto
A Polícia Federal (PF) realizará nesta terça-feira (26), a partir das 10h, a incineração de mais de 2,4 toneladas de drogas ilícitas apreendidas nas operações de combate ao tráfico de entorpecentes.
A destruição foi autorizada pelas Justiças Federal e Estadual e será acompanhada por representantes da Ministério Público e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Ceará.
A destruição das drogas faz parte da programação da Semana Nacional Antidrogas e ocorrerá no dia 26 de junho em alusão a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas.
A incineração acontecerá nos fornos da Cerâmica Assunção, na Rua Ângelo Rodrigues Monteiro, s/n, Telha - Aquiraz/CE, no quilômetro 22 da rodovia BR-116.



Ocorrências Policiais

Por Cleide Bravo, de Aracati - CE

Aracati

Assalto seguido de agressão á faca

Domingo (24), por volta das 10h30min, na Av. Coronel Pompeu, Centro - Aracati-CE, um indivíduo a pé, armado a faca, anunciou um assalto ao menor de idade de iniciais (A. A. C. S) estudante, natural de Aracati-CE, residente em Aracati-CE, subtraindo deste 01 celular e 01 relógio de pulso, em seguida tomou rumo ignorado.

A vítima informou á policia, que antes de empreender fuga, o assaltante desferiu-lhe uma perfuração a faca na altura de seu quadril.

A polícia Militar foi acionada e logo iniciou as diligências no intuito de identificar e prender o autor do delito, porem sem êxito.

Aracati

Condutor alcoolizado

Por volta das 12h, deste domingo (25), na CE 040, KM 139, a Polícia Militar abordou o senhor JOSE RAIMUNDO CLAUDIO DA SILVA, natural de Jaguaruana-CE, residente na Travessa Esperança, nº 500, bairro Pedregal, Aracati-CE, este que vinha conduzindo seu veículo (motocicleta SHINERAY 150, de cor preta e placa NHM 9758), sem possuir C.N.H e com sinais de ter ingerido bebida alcoólica, logo foi convidado pelos policias a realizar o teste de bafômetro, o qual atestou ser positivo, com o percentual de 1,4Mg/l, em seguida foi conduzido e apresentado à autoridade policial para os devidos procedimentos.

Beberibe

Enquadrado por agressão á própria mãe

Domingo (24), por volta das 19h50min, no município de Beberibe, foi preso em flagrante delito, enquadrado na “Lei Maria da Penha”, o indivíduo JOSÉ ROBERTO DA SILVA COSMO, natural do município de Beberibe-Ce, residente na rua Maria Edilma Bezerra de Sousa, 77, localidade Sítio Lucas – Beberibe-Ce.

O denunciado foi preso por agredir sua genitora, a doméstica TEREZINHA AGOSTINHO DA SILVA, natural do município de Beberibe-Ce, residente no mencionado endereço.



Com as agressões, a vítima sofreu hematomas no tórax e braços, momento em que solicitou apoio policial no local.

Foi, então, deslocada uma equipe da Policia Militar, que deu voz de prisão ao denunciado, apresentando o mesmo, e sua vítima, na Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde lá foram realizados os procedimentos conforme previstos na Lei Maria da Penha.

Fonte: 1º Batalhão Militar de Russas

Convenção Guimarães / Marquinhos, bastante movimentada


Em convenção realizada neste domingo, dia 24 na Sede do Diretório do PSB, os Partidos, PSB, PMDB, PSD, PTB, PT, PSDC ,PRTB e PTN se reuniram , totalizando 08 partidos que oficializaram os nomes de Fernando Guimarães e Marcos Callou para concorrer nas próximas eleições, nos cargos de prefeito e vice, respectivamente.
Fachada da Sede do PSB

Guimarães e o Vice Prefeito, Marquinhos têm o apoio de 8 dos 10 Vereadores de Aquiraz e a Coligação formada tem uma Enorme Bancada que pretende vencer a Candidatura de Ritelza Cabral ou de alguém por ela indicado para a Prefeitura, possivelmente com o apoio de Edson Sá.

Guimarães, Marquinhos e Convencionais.
Vereadora Conceição Callou, Marquinhos e Dudu.
Guimarães, Marquinhos e Convencionais.
Guimarães, Marquinhos e Convencionais.