quinta-feira, 28 de março de 2013

A T E N Ç Ã O!!!


Por motivos de força maior e por problemas técnicos na estrutura do evento devido às fortes chuvas na noite anterior, a Grande Festa do Dia da Cidade de Fortim foi transferida para HOJE, Quinta-Feira, 28 de Março de 2013. O evento será realizado normalmente como programado, ou seja, no Largo da Praça São Pedro de Fortim a partir das 21:30 h com as memas atrações anteriormente anunciadas. André Luvi e o Forró lagosta Bronzeada esperam por todos vocês nessa noite de grande alegria.

Atenciosamente,

GOVERNO MUNICIPAL DE FORTIM

Pindoretama está na #Rede!


Por Deoclécio Galvão, da Redação.

A ex-ministra do Meio Ambiente e dona de mais de vinte milhões de votos nas últimas eleições, Marina Silva, está lançando um novo partido político no cenário político nacional, trata-se da Rede Sustentabilidade, ou apenas Rede, como a própria Marina chama.
A Rede está situada em vários Estados da federação. Trata-se de uma ideia inovadora que abrange sustentabilidade e transformações sociais.
No município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, o movimento já está ganhando força e conta com a colaboração do Professor Ricardo Costa e demais companheiros.
 A ideia é conseguir as assinaturas para registrar o movimento no TSE e, a partir daí, desenvolver um trabalho de política social e sustentável.


Escola de Aquiraz desenvolve o projeto dia “D” de leitura.



Por Ricardo Costa, da Redação.
Os alunos da Escola Clarêncio Crisóstomo de Freitas, localizada na localidade de Araçazinho, no Distrito de Patacas, em Aquiraz culminaram nesta quinta-feira (14), o projeto Dia “D” de Leitura, trabalho que despertou nos alunos um olhar diferente para a leitura, pois passaram a compreender que a linguagem vai além das palavras, tornando seu estudo mais divertido e de fácil compreensão. O trabalho partiu de uma ação do PDE na turma do 5º ano, que teve como agentes de Leitura os alunos.

O projeto desenvolvido interdisciplinarmente desde fevereiro surgiu da iniciativa dos professores e Direção, que buscaram proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo sobre os conteúdos estudados.

“Esse trabalho é a expressão dos sonhos e desejos de todo grupo: alunos, funcionários, equipe do Programa Mais Educação, professores dos dois turnos e da direção escolar, de fazer com que os educandos se interessassem em ler e produzir textos. Assim, as ansiedades foram trabalhadas, pesquisamos textos produzidos por eles a partir de diferentes gêneros textuais trabalhados. Iniciamos o trabalho em sala de aula e terminamos com o esperado Dia “D” de Leitura, apresentando todo o trabalho para a comunidade escolar”, ressaltou Bárbara Costa, professora do 1º e 5º anos.
Para a Agente Administrativa Maria Betânia Ramos, a proposta do projeto partiu da dificuldade que muitos alunos têm com a disciplina de Língua Portuguesa, principalmente em ler e escrever. “Acreditamos que a partir do Dia “D” de Leitura é plausível simplificar a forma de ensinar e aprender, proporcionando aos alunos de forma rica e prazerosa, o interesse pela leitura e a escrita”, frisou a funcionária.



Sempre na culminância do Dia “D” de Leitura são agregados as mais variadas manifestações artística, como teatro e poesia possibilitando aos alunos a oportunidade de mostrarem seus talentos proporcionando--lhes o caminho da cidadania democrática. Os valorizando através da publicação de seus nomes e de seu livre pensar literário, com um momento específico só deles, onde todos os olhares se voltam pra eles, ao serem aplaudidos, reconhecidos, valorizados, elogiados pelo seus potenciais, onde a sua identidade do SER ultrapassa as barreiras do TER.




Pindoretama é destaque no TAEKWONDO!!!


Por Alisson Zedeque, de Pindoretama – CE.

Pindoretama cidade localizada na região metropolitana de Fortaleza é conhecida como a cidade da maior rapadura do mundo. Hoje revela um grande celeiro de atletas do Taekwondo que vem se destacando no Brasil e países da América. O esporte pouco praticado e valorizado nessa cidade que tem cerca de 20 mil habitantes, vem chamando atenção para as conquistas que um grupo de jovens estão ganhando nas competições realizadas no nosso  estado  e até mesmo fora do Ceará.



Na 6ª Copa América deTaekwondo , realizada em São José dos Campos – SP, nos dias 25,26 e 27 de janeiro de 2013. Os jovens Lucas Santos, Relter Lima, Romário Gomes e Vitória Ferreira , foram os destaques da equipe cearense.


Por gostar muito de assistir filmes de luta, nasceu o desejo de praticar algum esporte nessa modalidade. No ano de 2005 conheceu  o mestre Valmar de Cascavel que dava aula de Taekwondo em Pindoretama.

Hoje o atleta e professor Lucas Santos já tem em seu curriculum varias conquistas, totalizando mais de 15 medalhas em mais de 20 competições.

Sua primeira participação em uma competição oficial , foi na I Copa Cearense de Taekwondo, também no ano de 2005 , na cidade de Fortaleza.

Com o pensamento de fazer o esporte crescer em sua cidade (Pindoretama), o jovem atleta decidiu ensinar o que já havia aprendido, formando assim uma turma de novos atletas. Hoje cerca de 15 alunos praticam o Taekwondo em Pindoretama, dentre eles Relter Lima , Romário Gomes e Vitória Ferreira.
A medalha de ouro na 6ª Copa América em São Paulo foi a que marcou até agora na sua carreira. “Vale a pena todo o esforço, chegando ao pódio, foi o momento  mais especial para mim, ficar no ponto mais alto e recebendo a medalha de ouro”, diz Lucas Santos.


A falta de apoio e muitas vezes a solidão em seus treinos, faz com que Lucas Santos perder-se a oportunidade de participar de várias competições, inclusive Campeonato Brasileiro e Panamericano, com tantas decepções o atleta deixou os treinos por 02 anos.



Agora com o ouro na 6ª  Copa América, seu sonho é ser sempre o melhor a cada competição e chegar a seleção brasileira.



Nome: Lucas Santos – 19 anos
Categoria:  Faixa preta – Adulto até 68kg.





É OURO!!!


Com apenas 11 meses praticando o Taekwondo Relter Lima – 15 anos, foi atleta revelação em 2012 e já conquistou a medalha que considera mais importante nesse início de carreira. O ouro na 6ª Copa América de Taekwondo , em São José dos Campos –SP, para Relter : “ Ainda não caiu a ficha , pois ser campeão da Copa América , é ser o melhor na minha categoria dentre muitos atletas , até mesmode outros países, tem sim um sabor especial”.
Antes de ser um campeão no Taekwondo Relter Lima era jogador de futsal e praticava Jiu- Jitsu. Através de um convite feito por seu atual professor Lucas Santos, o jovem atleta Relter diante também da falta de patrocinador e das dificuldades , ele dedica-se muito nos treinos que acontecem 02 vezes por semana para se tornar um grande campeão.



Sua primeira competição foi em maio de 2012 em Guaraciaba do Norte onde Relter conquistou sua 1ª medalha de ouro, das quatros já conquistadas. A conquista teve gosto de superação diante de todas as dificuldades, e muita felicidade após a vitoria.
A 1ª derrota também marcou  muito, pois o mesmo retirou uma grande lição: “Que nunca deve desistir de um sonho, mesmo com a perca”, diz Relter.



A falta de apoio,também deixou o atleta muito triste, onde o mesmo
pensou até em parar tudo, mas por ser um servo do Senhor e acreditar muito em Deus, Relter Lima tem ao seu lado o maior incentivador que é seu pai (Sr. Relter Lima Silva) , que sempre diz ao seu filho como palavras de motivação : “Você pode até está dentro de um buraco, mas  é você quem decide se sai ou se deve continuar dentro do buraco”, “Lute sempre com o coração e nunca com ódio”, diz Sr. Relter Silva que também é lutador de king Fú.
Relter Lima ressalta também o grande apoio que recebeu e ainda recebe desde sua 1ª participação em uma competição do ex-vice-prefeito de Pindoretama Vale Junior que sempre o ajudou quando foi solicitado.



Agora o jovem Relter Lima aguarda a seletiva para a seleção cearense ainda esse ano. E seu objetivo  é garantir uma vaga na seleção brasileira para que possa até mesmo pensar em participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Nome: Relter Lima Silva Filho – 15 anos
Categoria: Faixa Colorida até 45 kg.