sábado, 26 de abril de 2014

Cenas da Paixão de Cristo serão apresentadas hoje

Mesmo após semana oficial da data, as cidades decidiram manter a tradição do Cristianismo


Os municípios de Itaiçaba, na região Jaguaribana e Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, irão realizar em suas cidades o espetáculo da Paixão de Cristo, durante este fim de semana. Mesmo há uma semana da data santa, que foi na última sexta feira, os municípios se emprenharam para manter a tradição da encenação da morte e ressurreição de Cristo.

Na cidade de Itaiçaba, distante 162km de Fortaleza, o espetáculo é realizado há15 anos e está sob a responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura do município, com o apoio da Casa Civil do Estado. Todos os anos cerca de três mil pessoas comparecem para participar de toda a programação, que conta com a bênção das famílias, realizada pelo pároco do município, show de música gospel e surpresas para as crianças.

Os atores que encenam todo o trajeto da morte e ressurreição de Jesus são do município e o espetáculo tem a coordenação geral da diretora de Cultura, Marcília Galdino. O evento será amanhã, a partir das 18 horas, na Rua Coronel João Correia, em frente a Prefeitura.

Para o prefeito da Itaiçaba, José Orlando, é importante a mobilização da juventude para participar de eventos como este. "Procuramos valorizar e apoiar a cultura e as tradições populares. Estamos sempre na busca de conseguir projetos para que nossos jovens possam se engajar, e fico feliz em ver que muita gente vem prestigiando esse evento ao longo dos anos. Será uma bela festa, porque os itaiçabenses merecem", ressalta.

Já o município do Eusébio também realiza este ano a encenação da Paixão de Cristo fora de época. O evento aconteceu ontem e também será realizado no dia de hoje, a partir das 19 horas, na cidade cenográfica Eusebelém. De acordo com a Prefeitura da cidade, a novidade tem como intuito, ampliar a participação popular no evento, já que no feriadão da semana passada muitos moradores e visitantes aproveitaram a folga para viajar.

Veterano

O espetáculo vai para sua 17ª edição e hoje conta com 600 pessoas envolvidas entre atores, produção e coordenação e é considerada a maior Paixão de Cristo do Ceará. Neste ano, o momento apresenta um diferencial com relação às demais encenações no Ceará e de outros Estados, não se resumindo apenas aos últimos dias de Jesus na Terra, mas traz a história desde o princípio, isto é, como foram os acontecimentos anteriores ao nascimento do Salvador.

A primeira cena apresentada é da "Anunciação", quando, no relato bíblico, o Anjo Gabriel diz à Maria que ela seria a mãe de Jesus. "Decidimos contar toda a vida de Jesus, por entendermos que é um ato de amor e devoção. As cenas fazem com que as pessoas reflitam. A história não retrata apenas a vida do Salvador, mas nos faz pensar em nossa própria vida", diz o diretor do espetáculo, Tarcísio Christiane.

De acordo com ele, toda a história traz lições, como a abdicação de Maria com relação a seu filho, deixando com que ele cumprisse sua missão; o crime de Herodes contra os inocentes, que faz refletir sobre o poder e os seus limites e a tentação de Cristo no deserto, que traz o exemplo de resistência.

O diretor destaca ainda que toda a apresentação conta com 26 cenas, distribuídas em 1h30 de espetáculo. Cita também alguns efeitos especiais que farão parte da apresentação, tais como: o surgimento do mar em pleno cenário; a ascensão de Jesus, que desaparece entre uma nuvem de fumaça; o raio que cai e abre uma fenda no chão, fazendo surgir o demônio; e ainda, a cena em que a mão de satanás se torna gigante, demonstrando que sua mão é pesada contra aqueles que o seguem.

O espetáculo traz também novidades quanto ao elenco, com novos atores nos principais papéis. Jesus, que por dez anos foi encenado pelo ator Maciel Eduardo, agora ficará a cargo de Anderson Gaspar, que no ano passado foi Caifás. Maria será representada por Maria Pauliane, que no passado foi a endemoniada e São José por Luzardo Felipe, que já foi pai do filho pródigo.

Os cidadãos que se deslocarem para assistir ao espetáculo, na cidade cenográfica Eusebelém (Grande Sede), que fica na Avenida Eusébio de Queiroz, por trás do Naec, terão garantida toda a segurança nos dias de espetáculo.

O prefeito de Eusébio, Arimatéa Júnior, destaca o apoio que vem sendo dado ao projeto, que hoje faz parte do calendário de grandes eventos do município. Ele frisa que do projeto participam pessoas de várias comunidades, possibilitado também a descoberta de novos talentos.

"Hoje, a Paixão de Cristo do Eusébio será pela terceira vez consecutiva a maior do Estado, com quase 600 integrantes entre atores, produção, músicos e pessoal de apoio", diz o prefeito.

Estrutura

Na Eusebelém, além dos cenários fixos, será instalado um palco que abrigará um coral de 20 vozes. Um quarteto irá cantar músicas ao vivo, compostas especialmente para o espetáculo, além de uma banda com 40 músicos com instrumentos de metal, guitarra e baixo, bateria, violino e violoncelo. O diretor do espetáculo, frisa que haverá uma queima de fogos de artifício, que dará um brilho ao espetáculo. Na encenação, ele cita ainda três cenas que utilizarão máquinas para a elevação de atores, na Ascensão, Tentação e Nascimento. "Na ascensão, um equipamento vai elevar Jesus aos céus a 15 metros de altura e depois ele desaparece", conta.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, uma parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito vai garantir o transporte para os atores e os munícipes. Ônibus estarão saindo, a partir das 17h30min, das comunidades e retornando às 22 horas. "O espetáculo acontecerá das 19 às 20h30", observa.

Na Praça do Pólo de Lazer serão montadas barracas de artesanato, praça de alimentação, parquinho infantil e uma feira cultural, com a exposição de quadros referentes à Paixão de Cristo e outros temas.
O evento terá o apoio de 30 homens da Guarda Municipal do Eusébio, além do apoio da Polícia Militar (Ronda do Quarteirão). A movimentação terá início às 19 horas, com o fechamento de uma via da Avenida Eusébio de Queiroz (sentido Fortaleza-Eusébio).

Mais informações:

Encenação da Paixão de Cristo Eusébio: Hoje, 26 de abril, às 19h, cidade Cenográfica Eusebelém Itaiçaba: Amanhã, às 18 h, Rua Coronel João Correia


Ellen Freitas
Colaborador


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Mutirão aguarda 25 mil eleitores


A última semana antes de iniciar o mutirão organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para receber os eleitores que ainda precisam regularizar o título até o próximo dia 7 de maio registrou um aumento de aproximadamente 100% na média de pessoas que procuraram a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, ou a unidade móvel instalada no Centro de Fortaleza desde o início de abril.

A partir de segunda-feira, o atendimento deixará de ser realizado nesses locais para ocorrer apenas no Ginásio Paulo Sarasate. O TRE quer permitir que o maior número possível de eleitores consigam regularizar a situação até 7 de maio. De acordo com o calendário eleitoral, o cidadão que não corrigir alguma pendência no título até esse prazo vai ficar impedido de votar. A expectativa é de que 25 mil eleitores regularizem o título.

Com a mudança no local de atendimento, muitas pessoas preferiram aproveitar essa última semana para evitar ir ao ginásio Paulo Sarasate e correr o risco de enfrentar longas filas. Conforme o chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, a média diária de atendimento era de 400 pessoas, mas a última semana chegou a contabilizar um total de 800 pessoas por dia.

"Historicamente, a procura dos eleitorado sempre foi maior pela manhã. Ao longo do ano, houve um aumento gradativo no número de atendimento por conta das eleições. Desde o início de 2014, a gente vinha na média de 400 atendimentos diários. Nessa última semana, se a gente juntar com a unidade móvel, o atendimento já chega a uma média de 800", revelou.

Primeiro título

Até o meio-dia de ontem, a Central de Atendimento e a unidade móvel receberam quase 500 eleitores, sendo a emissão do primeiro título de eleitor o serviço mais procurado. "A tendência é sempre essa. Quando mais a gente se aproxima do prazo final, o movimento cresce. É comum as pessoas deixarem para última hora. O serviço mais procurado é a emissão do primeiro título de eleitor. Depois, vêm as atualizações cadastrais. Às vezes, a pessoa muda de endereço e quer alterar o local de votação", ressaltou Afrânio Aguiar.

Apesar da grande procura, o chefe da Central de Atendimento afirmou que a quantidade de pessoas que deixam para a última hora diminuiu bastante nos últimos anos. Aguiar destacou que, antes, as filas formadas nesse período eram bem maiores.

"O trabalho de divulgação melhorou e as pessoas estão se conscientizando mais sobre a importância de não deixar para a última hora. A outra razão é porque a movimentação nas eleições municipais é maior, porque muitos eleitores vêm atrás de transferir o título para o Interior", explicou o chefe da Central.

O estudante Paulo Artur foi um dos eleitores que se surpreenderam com a fila. Por ser o último dia de atendimento no Centro de Fortaleza, ele achou que as pessoas fossem procurar mais pelos serviços, mas considerou a movimentação pequena. "Pensava que ia demorar bem mais", admite o estudante.

Afrânio Aguiar justificou a realização do mutirão ao informar que, na Central de Atendimento, há apenas 16 guichês para fazer o atendimento ao eleitor. Já no Ginásio Paulo Sarasate, a população encontrará 65 guichês durante dez dias ininterruptos para atender cerca de 25 mil eleitores que são esperados.

Deslocados

"A partir de segunda-feira, todos os servidores que atendem o eleitorado em Fortaleza serão deslocados para o Ginásio Paulo Sarasate. A gente começa a trabalhar em regime de mutirão. Então, além de todo o pessoal da Central, a gente também recebe o apoio dos cartórios e também do TRE. No último mutirão, nós atendemos 29 mil eleitores. No anterior, tínhamos atendido 25 mil. Então, a nossa expectativa é manter essa média", apontou.

Apesar do feriado na próxima semana, o atendimento no Ginásio Paulo Sarasate não fará pausas. No dia 1º de maio, os serviços serão prestados das 8h às 12h, assim como no fim de semana dos dias 3 e 4 de maio. No dia 28 a 30 de abril, o trabalho se estenderá até as 15h da tarde. Já na reta final, entre os dias 5 e 7 de maio, o funcionamento será das 8h às 17h.

Mesmo sem Fortaleza ter implantado o sistema biométrico para as eleições deste ano, Afrânio Aguiar revelou que muitas pessoas têm procurado a Central para fazer o recadastramento por pensarem que o eleitorado da Capital precisa fazer essa adequação para votar em 2014.

"A gente sempre esclarece que o recadastramento só é necessário nas cidades do Interior em que o procedimento vai ser utilizado nas eleições deste ano. Como depende de recursos financeiros, esse é um processo que leva tempo e, no Ceará, só está sendo feito em sete municípios. Na Capital, a previsão é para, talvez, começar em 2015", explicou Afrânio.



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de abril de 2014

MP prende membros da comissão de licitação de Antonina do Norte


O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça Juliana Silveira Mota, prendeu três membros da comissão de licitação da Prefeitura de Antonina do Norte. O flagrante ocorreu na tarde de ontem (24), quando o MP fazia diligências no prédio do Executivo municipal para verificar a existência de irregularidades em uma licitação. Na ocasião, a promotora deu voz de prisão aos acusados (Helena Sousa Bezerra Rosado,  Paulo Silveira da Mota e Francisco Márcio de Sousa) e, com o apoio de uma viatura da Polícia Militar de Saboeiro, eles foram encaminhados para a Delegacia Municipal de Campos Sales. 

              A Promotoria de Justiça de Antonina do Norte já havia tomado conhecimento de uma possível fraude na licitação referente à contratação de empresa para fornecer serviços de palco, som, iluminação e bandas para os festejos relativos à padroeira do Município, previstos para os dias 7 e 8 de maio. Ocorre que, apesar de estar prevista a contratação de bandas pela empresa vencedora da licitação, os grupos musicais já estavam previamente contratados e a programação já havia sido divulgada pela gestão municipal. O fato causou estranhamento porque sinalizava indícios de fraude.   

             O MP já havia preparado um pedido de suspensão da licitação, que seria enviado ontem ao Judiciário, mas, como os envelopes para a análise das propostas concorrentes seriam abertos na mesma data, o MP optou por fazer diligências na Prefeitura, já que talvez não houvesse tempo hábil para a análise do pedido. Na ocasião, foram constadas as irregularidades na licitação. Entre outras coisas, os três envelopes contendo as propostas das empresas licitantes estavam abertos e não havia nenhum representante delas no local. Além disso, uma mesma pessoa teria sido responsável pela entrega dos três envelopes. Questionados sobre os nomes das instituições concorrentes, os servidores souberam informar apenas o da empresa “Iuri do Paredão”. Os três membros da comissão presentes foram presos em flagrante com base no Artigo 90 da Lei nº 8.666/93, que trata de licitação fraudulenta ou montada.

 Fonte: Ascom

Seminário promove troca de experiências sobre formas alternativas para solucionar conflitos


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta quinta-feira (24/04), o “VI Seminário Mediação Judicial e suas Perspectivas rumo à Cultura de Paz”. O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), teve como objetivo disseminar a cultura da mediação no âmbito do Poder judiciário cearense e promover troca de experiências sobre mecanismos de solução de conflitos.


Pela manhã, a supervisora do Nupemec, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, falou sobre a importância do uso dos meios alternativos de solução de conflitos para uma plateia composta por magistrados, servidores e estudantes. Também ressaltou que o seminário visa avaliar o trabalho realizado no ano passado e traçar metas para 2014.


“Há, por exemplo, 25 mil processos só sobre DPVAT [Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre]. Todas essas ações podem ser resolvidas com a conciliação. Já nas Varas de Família, podemos trabalhar mais com mediação”, declarou a magistrada. Em seguida, ela explicou a diferença entre mediação e conciliação. “O mediador apenas coordena a resolução dos conflitos entre as parte, já o conciliador dá um direcionamento, um norte para a questão”.


Os trabalhos de mediação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua (Cejusc/FCB) foram tema da palestra da juíza Natália Almino Gondim, que atua como coordenadora. Ela destacou o esforço e dedicação do trabalho voluntário. “No Fórum, as sessões de família têm altos índice de resolução, em torno de 73%. Nas mediações, esse índice é ainda superior”.


PROGRAMAÇÃO


À tarde, instrutores do Nupemec ministraram palestra sobre as capacitações promovidas pelo Judiciário cearense em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, ocorreu a apresentação da oficina sobre “Divórcio e Paternidade”, com a psicóloga Gleiciane Van Dam.


Houve ainda relatos de experiências na mediação familiar, com o supervisor do Cejusc, Helder Assunção, e a mediadora voluntária Mônica SantAna. A última palestra foi com o juiz federal Dartanhan Rocha, coordenador da Central de Conciliação da Justiça Federal no Ceará, que falou sobre suas experiências.


No encerramento, magistrados e defensores públicos aposentados que atuam como conciliadores receberam certificado de honra ao mérito. Autoridades e servidores envolvidos na realização de atividades de conciliação e mediação também foram agraciados, entre eles, o presidente do TJCE e governador em exercício, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido; o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Francisco Sales Neto; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues e as juízas Helga Medved, titular do 22º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (JECC), e Ijosiana Cavalcante Serpa, titular do 24º JECC e coordenadora dos Juizados Especiais.


Ainda estiveram entre os agraciados o juiz aposentado Edmo de Magalhães Carneiro, que atua como conciliador do Cejusc; e a defensora pública Lisiane Granjeiro Gonçalves; estiveram entre os agraciados.



Hapvida deve pagar mais de R$ 390 mil por negar internação à criança com pneumonia


A Hapvida Assistência Médica Ltda. foi condenada a pagar indenização de R$ 390.160,00 para mãe de uma criança que estava com pneumonia e morreu após ter negado pedido de internação. A decisão é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).


Segundo os autos, a criança tinha dois anos na época do fato e foi levada para o hospital, credenciado ao plano de saúde, no dia 29 de agosto de 2008. Ao ser atendida pelo médico, foi diagnosticada com quadro grave de pneumonia, sendo recomendada a internação imediata.


No entanto, o procedimento foi negado pela operadora, que disse se tratar de doença preexistente. Diante da recusa, a menina foi atendida em hospital público, mas faleceu logo em seguida. Inconformada, a mãe ajuizou ação com pedido de indenização por danos morais e materiais.

Na contestação, a Hapvida disse nunca ter negado qualquer tipo de atendimento incluso na cobertura contratada. Defendeu, ainda, que a internação só poderia ser liberada após o cumprimento da carência.


Em dezembro de 2011, a juíza Adayde Monteiro Pimentel, da 24ª Vara Cível de Fortaleza, constatou que a operadora praticou ato ilícito ao não prestar atendimento médico-hospitalar.


Por isso, determinou pagamento de indenização moral de R$ 1 milhão. "Não ouso e nem me permito imaginar ou divagar que tal quantia (hum milhão de reais) repare a vida perdida. Por pacífico na doutrina e na jurisprudência é, apenas, a resposta da sociedade, do poder constituído, à insanidade cometida. Serve como medida profilática para que outros casos não venham a ser praticados pela sucumbente."


Também determinou que a empresa pagasse indenização por danos materiais no valor de R$ 290.160,00. O cálculo tomou como base 2/3 do salário mínimo vigente à época do fato e expectativa de vida de 70 anos, o que corresponderia a 56 anos da vida laboral da menina caso tivesse iniciado a trabalhar a partir dos 14 anos.


Objetivando a reforma da sentença, a empresa de saúde interpôs recurso (nº 0097903-78.2009.8.06.0001) no TJCE. Argumentou que o período em que a paciente ficou sem internação, contado da saída do hospital credenciado até a entrada no hospital público, revela tempo insuficiente para resultar na morte da paciente. Por fim, requereu a nulidade da sentença ou a redução da condenação por danos morais.


Ao julgar o caso nessa quarta-feira (23/04), a 4ª Câmara Cível, por maioria de votos, deu parcial provimento ao recurso, e reduziu a reparação moral, com base em jurisprudência semelhante.


A relatora do processo, desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, destacou que “com efeito, adotando como paradigma o citado precedente, e reputando, diante da percepção jurisprudencial, não somente do julgado mencionado, mas de uma compreensão geral, moderada e razoável a minoração do quantum indenizatório, fixo-o em R$ 100.000,00 (cem mil reais), no que atendo o pleito apelatório neste particular”. Os danos materiais foram mantidos inalterados porque não foram objeto da apelação.




Aquiraz: Ação Global acontecerá amanhã

Serviços de estética e saúde, entrega de geladeiras pela Coelce e promoções de passeios estão nas atrações


Amanhã, os moradores de Aquiraz terão a agenda lotada e com serviços gratuitos. O Ação Global, programa do Serviço Social da Indústria do Ceará (Sesi/Ce) e Rede Globo, com o apoio da TV Verdes Mares, chega à cidade para oferecer serviços básicos de saúde, educação, cidadania, beleza, esporte, lazer e muito mais. Em 19 anos, o Ação Global já percorreu inúmeras cidades brasileiras, usando a informação e a mobilização social como estratégias de inclusão social e resgate da cidadania.

Com o tema "A importância da mulher na qualidade de vida da família", a 20ª edição trará, também, um espaço especial para a saúde e beleza feminina. "O Espaço da Mulher contará com 40 cabeleireiros que estarão disponíveis para fazer escova e cortes de cabelo. Além disso, as mulheres terão direito à manicure e depilação facial", enfatiza o consultor do Núcleo de Qualidade de Vida do Sesi e coordenador do Ação Global, Eugênio Monteiro, lembrando que um outro ambiente, com mais 40 profissionais, será destinado aos cortes de cabelo unissex.

Para aqueles que sempre tiveram o sonho da união, o Ação Global realizará um grande casamento coletivo, com a participação de 73 casais oficializando o matrimônio. "Essa é uma ação diferenciada com um número significante de cônjuges que partilham do mesmo sonho", conta Eugênio. Além da cerimônia, serão sorteadas cinco promoções para luas de mel. "Os contemplados ganharão a hospedagem em hotéis da Beira Mar. Após o enlace, carros oferecidos pelo programa já estarão esperando os casais para deixá-los ao destino da noite de núpcias".

Outra novidade será o sorteio, por meio da Companhia Energética do Ceará (Coelce), de 80 geladeiras. Para fazer o cadastro, os moradores deverão provar baixa renda através da conta de luz mensal, e ser cadastrado em algum programa social do governo. A entrega das geladeiras aos sortudos acontecerá na segunda-feira, dia 28.

O Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), também oferecerá um serviço bastante útil para a população. Para quem deseja saber se a água da sua residência é contaminada ou pode ser consumida sem danos à saúde, poderá realizar a análise do recurso hídrico. O exame acontece após a coleta de uma pequena quantia do líquido e o resultado sai na hora.

Em virtude ao Dia D da Vacinação, realizando mais uma atividade em benefício dos moradores, o programa oferecerá vacinas contra a Influenza A, ou H1N1, hepatite B, e também HPV, para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

Outras atividades, constam da programação, tais como emissão de documentos (certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor e CPF), informações sobre benefícios sociais, aula de computação. A Defensoria Pública também estará presente para orientações jurídicas, tanto civil quanto criminal.

As ações na área de saúde, como exames de acuidade visual e glicemia, avaliação física, clínica médica, pediatria, ginecologia, dermatologia, prevenção do câncer bucal, exodontia, oftalmologia, serão ofertados a quem desejar, além de atividades culturais, esportivas e de lazer, como jogos, torneios, dança, canto, contação de histórias, recreação e festival de atletismo.

Durante o evento, estão sendo esperadas cerca de 16 mil pessoas, atingindo 40 mil atendimentos. Ao todo, estão envolvidos no Ceará cerca de 922 voluntários, dentre colaboradores do SESI e de instituições parceiras participantes.

A gerente de Qualidade de Vida do Sesi, Kassandra Moraes, ressaltou que o local onde será realizado o evento possui estrutura adequada, e, por isso, se presta ao atendimento dos mais diversos serviços. A logística do evento também foi elaborada cuidadosamente, envolvendo desde a parte de estacionamentos, localização dos estandes dos parceiros e a montagem do esquema de segurança e de possíveis saídas de emergência.

Atendimentos

O Ação Global, que ocorre simultaneamente em todo o País, já realizou mais de 43,2 milhões de atendimentos, beneficiando 20,3 milhões de pessoas. O programa é de suma importância para as cidades onde é realizado já que, de acordo com Eugênio Monteiro, cerca de 66,4% dos beneficiados têm renda salarial inferior a dois salários mínimos.

Com o objetivo oferecer inclusão social e resgatar a cidadania, centenas de voluntários se mobilizam em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas.

Mais informações

Ação Global em Aquiraz
Amanhã, na Praça da Igreja São
José de Ribamar, no Centro
Das 8h30 às17 horas
Programação gratuita


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Ação Global em Aquiraz





Divulgue!!! 

Inscrições para o Vestibular 2014.2 da UECE vão até o dia 27 de abril


A Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) está recebendo até o dia 27 de abril, inscrições para o segundo Vestibular de 2014, exclusivamente pela internet. As inscrições para o certame destinam-se a selecionar candidatos para os cursos de graduação do período letivo 2014. 2. Estão sendo oferecidas 1.639 vagas, das quais 1.211 são para os cursos da Capital e 427 vagas para os cursos das Unidades da UECE no Interior do Estado. Informa o presidente da CEV, Luis Eduardo Farias Bezerra, a inscrição via internet será para candidato pagante integral ou isento 50%. A partir das 23h59 do dia 27 de abril de 2014, o acesso à internet para geração da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto bancário que poderá ser gerado até as 23h59 do dia 27 de abril (domingo), terá vencimento no dia 28 de abril de 2014, último dia em que o candidato poderá pagá-lo.

A taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos por ela credenciados, através de boleto bancário emitido via internet, até o dia 27 de abril, com vencimento no dia 28 de abril de 2014. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário.

O CPF é campo obrigatório no preenchimento da Ficha Eletrônica de Inscrição. O candidato que não possuir CPF deverá preencher a referida ficha de inscrição, ficando na situação de inscrito com pendência no CPF. Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.

As provas serão aplicadas no dia 08 de junho, da 1ª Fase (domingo), das 9h às 13h, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.  A 2ª Fase acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, respectivamente (domingo e segunda-feira), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Mais informações podem ser obtidas na sede da CEV, no Campus do Itaperi, situada na Av. Paranjana, 1700, no endereço eletrônico www.uece.br/cev ou pelos telefones 85 3101.9710 ou 3101.9711.

24.04.2013
Assessoria de Imprensa da UECE

Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)

Forró, Feira e Chorinho no Kukukaya


Reunindo todo tipo de arte com a finalidade de comprar de quem fabrica, a Feira do Kukukaya completa um ano em edição especial, regada a muito choro do projeto Kaya no  choro, que acontece esse domingo, 27/4 a partir das 17h

Nesse domingo, o público que for conferir a Feria do Kukukaya vai ter a oportunidade de comprar produtos direto de quem faz, artigos como bonecas, bolsas, acessórios, além de troca e venda de vinis e brechós. 

As feiras também podem ser pensadas como eventos ou acontecimentos, com o objetivo de reunir pessoas para finalidades diversas, como promover a troca, a comercialização de produtos. As feiras permitem a venda de utensílios e objetos criados por produtores diversos, também possibilita ao visitante, frequentador, ou mesmo aos produtores presentes a compra e aquisição daquilo de que se necessita, coleciona ou usa, assim como também antigamente as feiras foram espaços, e sua realização ocasiões, aproveitados e ocupados por artistas de rua, como palco de suas apresentações.

Atualizando a história para o tempo presente, e tendo como espaço geográfico a cidade de Fortaleza, percebemos que esta é uma cidade cuja sua maior vocação, juntamente com o turismo e os serviços, é o comércio.

Kaya no Choro é o novo projeto dos domingos no Café e Cachaçaria Kukukaya, sempre depois que o sol se por, o grupo formado por Taui Castro, Clarisse Aires, George Anderson, Alison Felix e sempre recebendo convidados difenrentes. O evento acontece afim de preservar esse ritmo genuinamente brasileiro e reunir apreciadoras desse som.

Sábado, dia 26/04, João Bandeira canta clássicos do forró no Kukukaya. Natural de Limoeiro do Norte, o cantor, compositor e sanfoneiro João Bandeira seguiu na sua carreira passos do mestre Luiz Gonzaga, dedicando-se ao forró de raiz. Ele já tem 15 discos gravados e em 2006 gravou um DVD.

No show do Kukukaya João Bandeira vai cantar o passado e você vai ouvir músicas que marcaram a história como “Pra Não Morrer de Tristeza” de Adoniram Barbosa, “Dor de Dente” de Giliarde e “Solidão Caminhoneiro” o maior sucesso de sua autoria. No Kukukaya, os fãs de forró tradicional vão ter a oportunidade de ouvir os clássicos do estilo de um de seus maiores  representantes.




Fonte: Jornal O Estado CE

Cearense é selecionado para a Escola de Cinema de Cuba


Aluísio de Azevedo, autor de “O Cortiço” e “Casa de Pensão” dizia, quando alguém perguntava se conseguia ganhar algum dinheiro com seus romances, que dava para o pão, mas não dava para a manteiga. Muitos, aliás, são aqueles que se dedicam a comprar o pão, sem se preocupar muito com a manteiga porque, como escreveu Schiller, em uma de suas cartas para Goethe, era mais fácil ser rico do que realizar um sonho. O de ser poeta, por exemplo.

Tiago Pedro, filho de agricultores do interior do Ceará, sabe disso. Como teve a felicidade, recentemente, de passar no curso de Cinema da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba, a EICTV, considerada uma das melhores do mundo, está batalhando, arduamente, para não perder esta oportunidade. Mas como não tem condições de viajar nem, muito menos, pagar a matrícula, está fazendo tudo o que pode para atingir seus objetivos e um deles é o de vender tudo o que tem. Como possui uma série de objetos antigos e, portanto, raros, está pondo tudo isso à venda por intermédio do Facebook. Para os interessados em colaborar com o cineasta, basta entrar em sua página do Facebook, “O Lugar da Utopia”, e se deparar com a sua história, a história da Escola de Cinema de Cuba que, segundo ele, foi fundada por Gabriel García Márquez e Glauber Rocha, e a melhor maneira de contribuir para ele viajar e se manter em Cuba durante três anos.

Único do Nordeste

Do Brasil, segundo ele, apenas ele foi selecionado no Nordeste e a data para estar em Cuba é em Agosto, pois, em setembro, começam as aulas. Fora o Brasil outros países da África, América Latina e Europa também participaram das provas. Da África, foi selecionado um moçambicano, da América Latina, o Brasil, Uruguai e Cuba e, da Europa, vários países, dentre eles a Espanha e a Itália. Até lá, portanto, Tiago Pedro terá que estar com sua situação regularizada ou, em outras palavras: passagens prontas e dinheiro para a matrícula. As passagens, segundo ele, estão quase compradas, a matrícula, no entanto, como custa cinco euros (ou quinze mil reais) está dando mais trabalho. Mas como Tiago Pedro está tendo a ajuda dos amigos acredita que tudo é possível. Desde, principalmente, que haja perseverança e como perseverança é o que não falta em sua biografia, aí está ele, trabalhando, dia e noite, para realizar o seu sonho: ser o único, em sua família, a ter um título universitário.

Técnico em cinema pelo Vila das Artes, é como técnico, e não como diplomado que tem trabalhado e visto algumas de suas produções, duramente realizadas por intermédio de editais públicos, exibidos na TV Brasil. Uma das expectativas do cineasta, no entanto, é a de produzir um longa em Cuba, conforme exige a formação e, de volta para o Brasil, continuar seu trabalho colaborando, inclusive, com aqueles que, como ele, também têm o mesmo sonho.

NATALÍCIO BARROSO
Da Redação



Fonte: Jornal O Estado CE

Lei de Resíduos Sólidos: prefeitos farão planos


Com o intuito de auxiliar os prefeitos cearenses na elaboração dos planos de tratamento de resíduos sólidos de cada município e alertar os gestores sobre os riscos de não estarem alinhados às determinações federais relacionadas ao lixo, a Prática Eventos, o Instituto para o Desenvolvimento de Consórcio (IDC) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) realizarão, na próxima segunda-feira (28), o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, marcado para acontecer na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir a aplicação da lei nacional de resíduos sólidos.

"A política nacional de resíduos estabelece que os municípios que não criarem os próprios planos de tratamento estarão proibidos de receber recursos federais, e a maioria dos prefeitos ainda não desenvolveu isso, é o momento de alertarmos eles", explica a diretora geral da Prática Eventos e coordenadora do seminário, Enid Câmara.

Entre os convidados para as palestras está um dos relatores da lei, que deve apresentar detalhes do texto aos gestores. O evento deve receber, ainda, empresários ligados à área de tratamento de resíduos para apresentar soluções tecnológicas para a instalação de lixões e usinas de lixo no Estado.

O exemplo do município de Piquet Carneiro, no sertão cearense, será apresentado na palestra, por ser um dos que já está adotando a metodologia de consórcio, modelo pioneiro criado pelo Ceará. "Nesse esquema, dois ou mais municípios se unem para fazer um mesmo´ projeto de tratamento de resíduos", explica Enid.

A coordenadora do evento adiantou que, durante o encontro, a Prefeitura de Fortaleza vai apresentar o plano elaborado para tratar os resíduos do Centro.

Baixa adesão

Apesar do apoio oferecido pelo evento, um número reduzido de gestores confirmou presença na palestra, segundo a coordenadora. "Entre prefeitos, secretários e representantes, temos cerca de 70 pessoas. É necessário que todos venham e estejam empenhados em discutir esse assunto", salienta. Além dos prefeitos, o seminário terá programação voltada para os empresários do Estado, que terão acesso a mais informações sobre o processo de logística reversa, uma das determinações da política nacional de resíduos. Segundo a especificação da lei, é obrigação das grandes empresas e indústrias garantir a destinação correta do lixo que as mesmas produzem.

De acordo com Câmara, o tratamento dos resíduos sólidos e a adequação à lei nacional estarão em pauta novamente durante o II Seminário de Prefeitos, previsto para acontecer em maio, em Fortaleza. "A ideia é fazer vários eventos durante o ano para aprofundar essa discussão e acompanhar os gestores com os trabalhos que vão realizar em seus municípios", explica.

Legislação

Sancionada em 2010, a lei nº 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), estabelecendo as diretrizes para o tratamento de resíduos (material que pode ser reaproveitado) e rejeitos (material que não é passível de reutilização) no território nacional. Além disso, o texto determina que os governos estaduais e municipais elaborem os próprios Planos de Resíduos Sólidos, garantindo a destinação correta desse material.

Consumo sustentável

A redução da geração de lixo, a expansão das atividades de reciclagem e a proposta de adoção de hábitos de consumo sustentáveis também estão previstas na PRNS. A legislação coloca, ainda, o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos em relação ao marco legal do tratamento de resíduos e inclui os catadores de lixo no processo de coleta seletiva. Os pontos estabelecidos pela PRNS têm como objetivo ajudar o País a atingir o índice de 20% de reciclagem de resíduos em 2015.




Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Eusébio: Cidade realiza Paixão de Cristo fora de época

Este município realiza a encenação da Paixão de Cristo fora de época. O evento acontece hoje e amanhã, sempre a partir das 19 horas, na cidade cenográfica Eusebelém. De acordo com a Prefeitura, a novidade objetiva ampliar a participação popular no evento, já que no feriadão muitos viajaram.

Espetáculo é um dos maiores do Estado

O espetáculo da Paixão de Cristo neste município vai para sua 17ª edição e hoje conta com 600 pessoas envolvidas, entre atores, produção e coordenação. Apresenta um diferencial. O espetáculo traz a história de Jesus desde o princípio, com seu nascimento.


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Unilab suspende aulas após protesto estudantil

Sem receber auxílios, estudantes estariam com dificuldades de pagar aluguel e até de comprar comida.


Estão suspensas, por tempo indeterminado, as aulas nos campi dos municípios de Redenção e Acarape da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O motivo alegado pela instituição é a invasão de salas de aula por parte de um grupo de alunos, que estariam obstruindo aulas, causando prejuízos em patrimônio público e ameaçando professores. Estudantes fizeram ameaça de greve na instituição. O motivo seria o atraso no pagamento de auxílios estudantis. Alunos alegam atraso de até quatro meses, mas a reitoria da Unilab diz que o atraso foi de apenas 18 dias.

Por trás da situação, uma dificuldade admitida pelos dois lados: a dificuldade financeira de muitos estudantes, especialmente em alimentação e moradia. As aulas foram suspensas no campus Liberdade, em Redenção, e campus Palmares, no município de Aurora.

A interrupção das atividades acadêmicas foi oficializada na manhã de ontem pela reitoria da universidade. No mesmo dia, os auxílios em atraso foram pagos, conforme a instituição.

O principal ponto de divergência é sobre a dimensão do atraso em pagamentos, que segundo a Unilab fora de apenas 18 dias, porque se estava aguardando repasse pelo Ministério da Educação. Cada estudante pode receber até dois dos quatro auxílios disponíveis por mês: moradia (R$ 380), alimentação (R$ 150), transporte (varia de R$ 90 a R$ 270) e social (R$ 380, para indivíduos em extrema vulnerabilidade). Outros dois auxílios são eventuais: de instalação (R$ 760, repassado apenas uma vez para compra de móveis) e auxílio emergencial (R$ 380, para quem se enquadra em situação de extrema vulnerabilidade).

Aluguéis caros

Os alunos alegam que o principal elemento de dificuldade financeira é a moradia. Como a própria reportagem atestou em Redenção. Desde o início das aulas da Unilab, há três anos, aumentou o valor do aluguel na cidade. "Comprometemos boa parte da bolsa com aluguel de onde moramos, que parece que para nós cobram mais caro que para quem não é estudante da Unilab", afirma Maira Badinca, estudante de letras. Ela foi informada ontem pelos colegas que não haveria aula.

Inicialmente, aos novatos é oferecido o Programa de Hospedagem Solidária, que tem duração de até 45 dias, tempo para vencer a burocracia da liberação dos auxílios. Estudantes recém-chegados de Guiné-Bissau alegam que ontem foi o primeiro auxílio que receberam em quase quatro meses de estadia. "Dizem para os nossos pais que vamos ter até residência gratuita, mas chegando aqui a realidade é outra", afirma um estudante guineense que pediu para não ser identificado. A residência estudantil, em construção, só será entregue em 2015. A universidade alega que os manifestantes danificaram lousas digitais, equipamento entre os mais caros da instituição. A tensão que ocorre nesta semana na Unilab tem assustado professores, que se sentem ameaçados, e estudantes.

Os principais envolvidos, entre denunciantes e denunciados, não querem se identificar e a própria universidade tem se manifestado por meio de nota. Primeira universidade no mundo a integrar os países de língua portuguesa, a Unilab recebe, além de estudantes brasileiros, alunos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Melquíades Júnior
Repórter


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Deputado critica emenda ao novo projeto

As mudanças no projeto que cria novos municípios em todo o País não agradaram ao deputado Neto Nunes (PMDB), parlamentar que vem encabeçando as discussões sobre o assunto no Ceará. Em seu pronunciamento, ontem, o peemedebista lamentou a aprovação de emenda do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que reduz a lista de distritos aptos à emancipação no Estado.

Segundo Nunes, por duas vezes a sessão em Brasília foi obstruída e, na manhã da quarta-feira passada, deveria ter sido votada a nova proposta do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-PR), mas a emenda de Raupp inviabilizará a emancipação de municípios no Ceará, relatou.

Isso porque ela defende que, ao invés de 8 mil habitantes, é necessário que os distritos tenham 12 mil. "Ele colocou lá que cada distrito deveria ter área mínima de 200 quilômetros quadrados. Alguns distritos aqui têm mais de 200 quilômetros, mas não têm a população desejada. Já Jurema (distrito de Caucaia) tem quase 100 mil habitantes, mas não possui sequer 17 quilômetros", exemplificou.

A proposta defendida Nunes é que se retire do item de imposições tamanho da área dos distritos, pois, segundo ele, não influencia na emancipação. "Era para ter sido votada ontem (quarta-feira), mas não o foi, e isso não me cheira muito bem", afirmou o parlamentar.

O deputado Thiago Campelo (SDD) diz estar acompanhando a discussão que vem sendo feita em Brasília e ressaltou que muitos distritos estão aptos a fazer suas emancipações, em relação à matéria que foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mais flexível do que a legislação federal que deve ser aprovada.



 Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Aquiraz: PF apreende 100 quilos de cocaína


Uma operação de agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de, aproximadamente, 100 quilos de pasta base de cocaína e na prisão de três homens, no fim da noite de ontem, na Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A droga estava escondida em uma caminhonete Ford F-250 com placas de Porto Franco, Maranhão. 

A reportagem obteve na madrugada de hoje, com exclusividade, informações dos agentes da DRE sobre a apreensão da cocaína. Os 103 ‘tijolos’, com aproximadamente, um quilo cada, estavam na caçamba da caminhonete dentro do fundo falso de um compressor. Os policiais federais apreenderam, ainda, duas balanças de precisão, uma máquina de contar dinheiro e centenas de ligas de borrachas. 

Os três homens presos na operação não tiveram os nomes revelados pela PF. Os agentes informaram que um deles é cearense e os outros dois são de outros estados ainda não divulgados. O trio foi encaminhado para a Superintendência da PF, no bairro de Fátima, em Fortaleza. Outros detalhes da investigação devem ser repassados, hoje, pela PF.

Outro caso

No último dia 4, em uma ação conjunta entre PF e Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos 208 quilos de pasta base de cocaína, em Russas (a 165 Km de Fortaleza). 

A droga estava escondida dentro de dois tanques nas laterais de um caminhão. Segundo a PF, a cocaína seria entregue a traficantes da Capital e depois repassada para “distribuidores menores”. O motorista da carreta foi preso e autuado por tráfico interestadual de droga.

A PF não divulgou a quantidade de cocaína retirada das ruas neste ano. Em 2013, as apreensões superaram uma tonelada. 



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cascavel: Show em homenagem às mães


Secretaria Municipal da Saúde de Fortim mobiliza profissionais para campanha de combate a gripe.


Desenvolvida pela SUS e pelo Ministério da Saúde foi lançada no último dia 22 de Abril uma mega campanha de combate á gripe em todos os estados e municípios brasileiros. Em Fortim não poderia ser diferente e a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Hospital Dr. Waldemar de Alcântara e a Coordenadoria do Programa de Saúde da Família estarão desenvolvendo esta mega operação de vacona com a gripe até o dia 09 de Maio em todos os Postos de Saúde e no Hospital Municipal. Segundo o Coordenador da Atenção Básica do município Dr. Idaclece Mattos é de grande importância a mobilização total de todos os profissionais nesta campanha de combate à gripe, além da total colaboração da população.

¨A falta de informação muitas vezes atrapalha as campanhas institucionais, e isso faz com que a população não dê muita importância às atividades. Vale ressaltar ainda que a GRIPE é uma DOENÇA CONTAGIOSA e pode levar a um mal ou outra doença muito maior, por isso é muito importante que a população participe, vacinem suas crianças, os idosos acima de 60 anos e principalmente as gestantes que tem um alto risco de vulnerabilidade.¨ - Diz: Dr. Idaclece Mattos.

A Secretaria da Saúde de Fortim intensificará a campanha nos Posto de Saúde, nas ruas e nas escolas para que o município possa também alcançar as suas metas de vacina junto ao Ministério da Saúde.