Procura
por adereços, fantasias e insumos para abastecer as residências de veraneio foi
o foco das compras
Aracati Após quatro dias de muita folia,
o comércio varejista da cidade comemora o aumento nas vendas durante um dos
períodos mais esperados do ano. O Município, localizado na Mesorregião do
Jaguaribe, Litoral de Aracati, é um dos principais destinos dos cearenses no
período momesco.
O tradicional Carnaval litorâneo reúne uma
mistura que envolve axé, forró, funk e música eletrônica. Uma diversidade que
agrega foliões cearenses e de outros Estados, nas praias e atrás do trio
elétrico. Em janeiro, os comerciantes se anteciparam e providenciaram um
estoque suficiente de mercadorias para atender às demandas da região.
A expectativa para este ano é ampliar o
faturamento. Com a chegada do Carnaval os empreendedores entram no clima de
festa, a fim de colher bons resultados com as vendas de máscaras, fantasias,
acessórios, confete, serpentina, perucas, óculos, chapéus, além de outros
produtos que atraem os consumidores, que querem brincar despreocupados com tudo
em ordem e abastecidos durante os quatro dias de animação.
O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Aracati, Caetano Guedes Júnior, informou que os empresários locais, cada vez
mais, apostam em propaganda como ferramenta dinâmica para ampliar as vendas.
"No decorrer do ano, as ações geradas a partir de estratégias de marketing
foram a tônica para a atração de mais clientes. As campanhas nos dão um bom
retorno. É importante ressaltarmos também os investimentos que têm sido
realizados para que as lojas fiquem mais atrativas e confortáveis, a fim de
receber bem os visitantes", comentou.
Os comerciantes avaliam que tiveram um bom
desempenho neste Carnaval em relação aos anos anteriores, segundo Caetano.
"A agenda de eventos na cidade aquece e dinamiza o comércio. Aracati é uma
cidade turística com atrativos naturais e uma costa marítima impressionante, a
exemplo da Praia de Canoa Quebrada. Esse potencial é responsável pelo fluxo de
turistas, que, ao longo do ano, visitam o lugar e mantêm índices satisfatórios
de arrecadação, que impactam diretamente na economia da Cidade", pontuou.
Apesar de algumas oscilações na economia
mundial, o presidente disse que o comércio local conseguiu manter o ritmo dos
lucros e do crescimento. "Graças à criatividade do nosso empresariado e a
alguns incentivos proporcionados pela nossa FCDL, a exemplo do Cartão
Empresarial, em parceria com o BNB, a gente vai ter como oferecer subsídios às
empresas. É importante observarmos que as facilidades dessas linhas de crédito
têm gerado um equilíbrio na hora firmar o contrato. Ganha o empreendedor e a
Cidade", disse.
Neste sentido, o estoque de mercadorias, como
bebidas, gelo, gêneros alimentícios e fantasias foi ampliado para abastecer o
corredor varejista. O comércio alternativo dos vendedores ambulantes também
ganhou impulso e injetou dinheiro na economia local. Com esse movimento, a
moeda circula e o balanço final acaba sendo positivo. Antes do Carnaval a
Prefeitura realiza um credenciamento para monitorar e ter um controle de quem
está apto a vender na avenida principal durante o evento.
A expectativa da CDL é de que as vendas em
alguns segmentos, como as lojas especializadas em artigos carnavalescos,
aumentem em relação ao mesmo período do ano anterior. O preço das fantasias
varia de R$ 15,00 a R$ 30,00. Além dos foliões em clima de festa, os donos de
lojas e armarinhos especializados também comemoraram.
O comerciante Igor Abreu de Lima avalia que,
neste Carnaval, o comércio teve variações positivas. "As ações entre a
classe lojista tiveram um impacto para um melhor rendimento financeiro. No ramo
comercial, investimos em mão de obra qualificada, permitindo, assim, a expansão
dos nossos negócios".
Já o empreendedor Sergio Luiz Santana disse
que o movimento atendeu todas as expectativas. "O rendimento foi o
esperado pelo comércio. Tivemos alguns desafios, mas obtivemos os números
desejados. A grande procura dos turistas para curtir o Carnaval aqui superou o
planejado", garantiu.
Ocupação
total
A rede hoteleira ficou 100% ocupada com seus
hotéis e pousadas. De acordo com a CDL, em janeiro não havia mais reservas nem
para casas de praia. Para atender esta demanda, o comércio tem investido na
qualificação da mão de obra para suprir as necessidades dos visitantes.
De acordo com a Secretaria da Fazenda
(Sefaz), o município de Aracati arrecadou em 2014 cerca de R$ 39.147.086,97. A
Cidade tem uma vantagem dentre tantas outras cidades do Estado, a diversidade
da economia, o setor de serviços muito desenvolvido, com destaque para o
comercio varejista, a carcinicultura, o turismo, a fruticultura, e a construção
civil com o incremento das linhas de financiamento de imóveis.
Mais
informações:
CDL de Aracati
(88) 3421-3050
Endereço: Rua Cel. Alexanzito, 660 Centro
E-mail: cdlaracati@hotmail.Com
Site: www.cdlaracati.com.br
Fonte: Regional – Diário do Nordeste (24/ 02/ 15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário