quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aquiraz | Cascavel: Dia de testar tudo o que a Amarok tem de melhor

Donos da picape da Volkswagen tem a oportunidade de curtir em trilhas leves a tecnologia do veículo

Muita gente tem seu carro com tração 4x4 mas nunca põe em prática o equipamento que tem nas mãos. E a picape Amarok, da Volkswagen, é um dos veículos que mais tem recursos e tecnologia embarcada para vencer as trilhas mais difíceis. Pensando nisso, a concessionária de Fortaleza Nacional decidiu promover o Amarok Day (Dia da Amarok).


A iniciativa tem o objetivo de levar donos da picape Amarok para destinos onde a tecnologia embarcada do veículo vai poder ser usado em situações controladas, sem forçar o veículo no limite. O evento está marcado para o dia 28 de março, mas as inscrições já estão abertas.


A previsão é de que participem 50 veículos e 150 pessoas. A inscrição custa R$ 70,00 por pessoa.


Segundo informações da autorizada Nacional, a saída será da loja da Avenida Rogaciano Leite rumo ao Porto das Dunas, Prainha, Iguape, Barro Preto, Batoque, Praia do Balbino, Caponga e finalizando em Águas Belas, linda praia localizada no município de Cascavel, para um momento de integração com as famílias.


Detalhes da picape


Fabricada na Argentina, a Amarok foi lançada no Brasil em 2010. O lançamento foi em Bariloche, na Argentina, para a imprensa latino americana. Lá, tivemos a oportunidade de fazer o test drive e conferimos o diferencial tecnológico presente na picape.


Naquela oportunidade, um dos grandes destaques era o seu moderno motor TDI de 2.0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas que gera 163 cv de potência. Este propulsor conta com sistema de injeção direta common-rail e é alimentado por dois turbocompressores que garante torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Segundo a marca, além de toda esta força, o consumo médio é muito bom: 13,1 km/litro (em 4×2).


Naquele ano, foi lançada apenas a versão com câmbio manual. Dois anos depois, em 2012, o veículo ganhou mais potência e um câmbio com oito velocidades, automático.


Aliás, 2012 foi batizado como o ano das picapes. Depois da nova geração da Hilux, no final do ano anterior, a Chevrolet S10, a Nissan Frontier e a L200 mudaram. A nova geração da Ranger também chegou em 2012.


Na categoria em que briga, a das picapes médias, a Amarok é uma das melhores no que diz respeito ao conforto e tecnologia. Tem um motor a diesel moderno - o 2.0 TDI biturbo - e um design harmonioso de uma ponta a outra do veículo, algo difícil de se conseguir em uma "picapona".


Essa motorização é um capítulo à parte e traz o conceito de "downsizing", com motores de baixa cilindrada e alta potência e torque. A autonomia é próxima de mil quilômetros, graças ao consumo médio reduzido.


Esse modelo traz a transmissão 8HP da fabricante ZF, com oito velocidades e comando sequencial. Testamos e aprovamos o câmbio.


A tração 4x4 (4Motion), que antes deveria ser acionada, agora é permanente. Outra evolução foi o aumento da potência do motor 2.0 de 163 cv para 180 cv e o torque passou de 40,8 kgfm para 42,8 kgfm, 100% disponível já em 1.750 rpm.


A lista de novos recursos incorporados a picape ainda continua. Ela vem com freios ABS off-road, que ao ser ligado realiza a frenagem de uma maneira diferente, de modo a criar uma espécie de "calço" de terra na frente dos pneus.


Segundo a marca, essa tecnologia torna as frenagens mais eficientes e seguras em pisos escorregadios. Outra solução é o sistema HDC, de controle automático em descidas.


A caçamba tem grande capacidade de carga. Pelo que a Volkswagen divulgou, pode levar até 1045 toneladas. O consumo: 7,6 km/l (4×4) e 13,1 km/l (4×2) - (divulgado pela Volks).


Fique por dentro


Raids para quem nunca usou o sistema 4X4


Não é de hoje que montadoras e concessionárias promovem raids para que os donos de carros com tração nas quatro rodas possam usar todo o diferencial e equipamentos desse tipo de veículo.


Por causa do corre-corre da vida moderna na área urbana, muitos nunca tiveram oportunidade de aproveitar o sistema presente nesse tipo de veículo. Os raids são diferentes dos rallys. Enquanto a última opção tem o objetivo de competição e de radicalizar nos obstáculos, levando o carro ao limite, os raids foram feitos para curtir o passeio com a família e aproveitar a paisagem. Uma oportunidade muito bacana.


E as picapes, então, foram feitas para enfrentar os terrenos mais inóspitos e difíceis. A dica de especialistas é de, ao comprar o veículo, ficar atento na entrega técnica, quando o vendedor explica os detalhes dos equipamentos presentes no carro.


Mais informações:


Amarok Day. Dia 28 de março. Promoção da concessionária Nacional Volkswagen.
Fones: 3036-8100/4012-7900.
André Marinho
Editor



Fonte: Auto – Diário do Nordeste (25/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário