segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aquiraz: Empresa cearense de moda jeans ganha mercado com ousadia e criatividade

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Qualidade, criatividade e bom gosto são algumas das características que fazem o diferencial, dentro de um mercado tão competitivo como o de moda casual no Brasil. E essas são as que fazem da Fill Sete uma das principais marcas de jeans do País. Nascida a partir da necessidade de um mercado diferenciado, desde a sua fundação em 1998, em Fortaleza, a empresa surgiu com o objetivo de trazer o novo, buscando desenvolver peças que pudessem apresentar um DNA próprio. Atualmente, está presente em, praticamente, todos os estados brasileiros com os revendedores, que chegam a mais de dez mil. São 11 lojas próprias, sendo dez em Fortaleza e uma em Goiânia.


 À frente de todo o trabalho estão os sócios Thaty Rabelo e Adriano Mota que, juntos, procuram trazer e aliar ao conceito da marca o que há de melhor nas tendências nacionais e internacionais. Para isso, são realizadas pesquisas e um trabalho árduo com a equipe Fill Sete. Portanto, não demorou para Thaty ser considerada a “Rainha do Jeans”. “O meu amor pelo jeans veio da minha infância. Quando criança, meu sonho era ter uma calça jeans. Minha cor preferida sempre foi o azul. A Fill Sete é a realização de um sonho. E, do meu amor pelo jeans, nasceu a paixão pela moda. Para mim, a moda pode transformar, pois nos permite ser uma mulher diferente a cada dia”, destacou.


 O conceito se define em três características: atitude, ousadia e muita personalidade, propriedades que permeiam todas as esferas do universo Fill Sete Jeans Luxo. Com um perfil moderno, as peças trazem sempre elementos estilosos e aplicações manuais, sendo esse ponto um forte diferencial no mercado. Detentora de um público fiel, as chamadas fillseteiras, a grife apresenta não só um estilo de vestir, mas é uma forma de se comportar e se posicionar nas mais diferentes situações da vida.



Trabalho social


 A responsabilidade social é um dos compromissos da marca, que procura trabalhar, de forma conjunta, o mercado empresarial e a inclusão social, com o objetivo, também, de gerar emprego e renda para os cearenses. Foi pensando nisso, que surgiram dois projetos: “Grafitando Emoções” e o “Renda-se por Fill Sete”. O primeiro surgiu há um ano e meio, realizado pela empresa junto a jovens cearenses. O objetivo é transformar o grafite em arte e gerar de renda, além de contribuir para a formação profissional de futuros artistas. As peças são grafitadas uma a uma. Os shorts, blusas e acessórios trazem detalhes, cores, formas e aspectos individuais.


 De acordo com Thaty Rabelo, aproximadamente dez jovens que participam do projeto ganharam a oportunidade de aprender a trabalhar com arte, cultura e moda e ter sua própria renda. O aperfeiçoamento da técnica do grafite é visto na linha streetfashion da Fill Sete. Para ela, a intervenção na empresa e a experiência de campo da equipe dentro das comunidades foram o que ajudaram a fortalecer ainda mais a parceria, abrindo espaço para que um pudesse sentir de perto a realidade do outro. Atualmente, o mundo inteiro já se rendeu aos encantos dessa arte, compondo design e decorações, exposições e até retratação em grandes monumentos.


 O outro trabalho social desenvolvido pela empresa, objetiva fortalecer e valorizar a profissão das rendeiras cearenses. Criado há dois anos, já beneficiou mais de 100 mulheres de associações de rendeiras do litoral do Estado do Ceará. As peças de alta qualidade da empresa ganham mais sofisticação ao compor o jeans com rendas, metais, couro e outros elementos. “Queremos dar o devido reconhecimento a essas profissionais que fazem parte da nossa cultura nordestina. Todos, inclusive os turistas, se encantam ao verem a mistura das rendas nas peças”, contou Thaty. São utilizadas, principalmente, o bilro, renascença e filet. Outro ganho das rendeiras foi o retorno de filhas e netas para a profissão, resgatando e mantendo a atividade de geração para geração.


 A mão-de-obra encantadora, que emana do poder e da versatilidade feminina, ganha visibilidade, mais recursos, demanda de produção e, principalmente, apoio socioeconômico por meio das peças exclusivas Fill Sete, que unem a tradição da renda à modernidade do jeans. Fazem parte do projeto o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), Mercado Central de Fortaleza, Rendeiras do Vale do Acaraú, Complexo Artesanal de Aquiraz (Casa das Rendeiras), Associação do Iguape e Associação das Rendeiras da Prainha. Trata-se da união das rendeiras com a força de uma marca cearense com destaque no cenário da moda nacional.

 

Fonte: Economia – Jornal O Estado CE (27/ 04/ 15)

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