terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sem água nem tempo pra chororô, Aquiraz faz a hora

Município da Região Metropolitana ainda fora do Eixão das Águas e sob situação de emergência decretada pela segunda vez, desde 2013, Aquiraz resolveu arregaçar as mangas e dar exemplo.



O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães, embora ansioso pela urgente instalação de adutora que levará água do sistema Pacoti-Riachão-Gavião a partir de ramal no Eusébio, garantindo a segurança hídrica da sede municipal, ao invés de cruzar os braços, adotou medidas emergenciais e definitivas no combate à estiagem. Como citado em entrevista coletiva pelo próprio governador Camilo Santana sobre perspectivas de racionamento, na semana passada, a Prefeitura já tratou de contratar e iniciar a perfuração de 60 poços profundos, a construção de 38 chafarizes, a distribuição de 50 caixas d’água de 7.500 litros e a desobstrução de canal a partir da barragem do Catu-Cinzenta, bem como a manutenção da operação diária de sete carros-pipa que atendem 17 comunidades. Tudo com recursos próprios.


Com relação a festejos carnavalescos, a gestão se resguarda na responsável aplicação de recursos. Mas, tradicionalmente turístico, com taxa de ocupação superior a 85% em sua rede hoteleira, que é a segunda maior do Estado, Aquiraz tem uma comunidade litorânea que cobra a realização de eventos nessa época. Para tanto, a Prefeitura busca “parceirizar” a folia, com a iniciativa privada. Promotoras de shows musicais, por exemplo, que devem quintuplicar a população da área do Porto das Dunas / Beach Park com dois megaeventos no carnaval deste ano. É a vez da comunidade sentir como empresários do setor se portam diante de questões como responsabilidade social. Afinal, a estrutura urbana que recebe tais eventos é da municipalidade. De maneira legítima, ela não só pode como deve cobrar as devidas contrapartidas.




Fonte: Blog Roberto Moreira (27/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário