sábado, 19 de maio de 2012

Clonadores de Cartão são pegos em Cascavel


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE

Hoje, 19/05, pela manhã, foram presos em flagrante dois clonadores de cartões na Caixa Econômica Federal de Cascavel. Trata-se de Francisco das Chagas Rodrigues Pinto, de 22 anos, e Acácio Aleixo de Sousa, de 21 anos, ambos naturais de Crateús - CE.

Eles instalaram uma máquina conhecida como "chupa-cabra" em um terminal de auto-atendimento na agência da CEF e estavam colhendo os dados quando populares suspeitaram da demora deles nos caixas e acionaram a polícia que, de maneira inteligente, conseguiram abordá-los e executar a prisão.

Os dois foram encaminhados para a Policia Federal em Fortaleza.

mais informações no O Povo Online.

FVJ realiza ciclo de palestras



Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

O Curso de Direito da Faculdade do Vale do Jaguaribe está realizando um ciclo de palestras reunindo profissionais da área para falarem sobre assuntos jurídicos.

A Dra. Maria Marleide juíza de direito titular da 3ª vara da família promoveu uma palestra com o tema “Novos Paradigmas do direito de família”.

A segunda a palestra teve como tema “Mediação e Arbitragem" com a participação do Dr. Jorge Ferraz Para os alunos o tema abordado foi bastante interessante.


Museus no contexto atual

Museu Jaguaribano - Aracati

Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

Com tantas transformações sociais, o primeiro desafio dos museus é refletir sobre seu papel nesse mundo em movimento. Enquanto tempo e espaço são suprimidos, condensados ou subvertidos, os Museus aparecem como conectores. Por isso que o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus convida os Museus para comemorarem a 10ª edição da Semana Nacional de Museus com o tema Museus em um mundo em transformação, novos desafios novas inspirações. O Instituto do Museu Jaguaribano tem uma rica programação durante esta semana.

Alunos, professores e pessoas ligadas a cultura acompanharam a palestra, “Aracati: as contribuições sócios-economicas, históricas e culturais para o estado do Ceará” de autoria da pedagoga e historiadora Socorro Matos. Para a professora Naide a 10ª semana de Museus  é momento importante  para a população conhecer melhor a sua história.





Dengue: uma ameaça constante!


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE


O número de ocorrência de dengue vem desenvolvendo-se em nossa região, mesmo com escassa chuva. Pode parecer uma contradição, pois, em um período de ausência de precipitações, o natural seria uma redução dos focos do mosquito que precisa de água para proliferar-se.

Entretanto o mosquito vetor da dengue está cada vez mais acomodado ás condições da vida urbana. Localizado, inicialmente, somente em água limpa, o que notamos agora é seu desenvolvimento em diversos espaços, em locais abandonados e não tão limpos. Em uma temperatura elevada como a nossa e grau de umidade do ar também alto, são condições ideais para seu aumento. Sem contar que diversos insetos também podem ser considerados como transmissores como é o caso da popular muriçoca, que ao picar uma pessoa infectada com a doença, pode contaminar outra pessoa que ela apresente contato.


É fato que as pessoas estão cientes das medidas de prevenção. Mas, o Litoral Leste Cearense possui muitos locais que beneficiam o aparecimento do inseto transmissor. Residências fechadas (sítios e casas de veraneio - sem morador), terrenos baldios, abandonados. Estes pontos são invadidos pela água quando chove. Sem nenhuma pessoa para impedir, o que se vê são apropriados criadouros do mosquito a céu aberto.

Necessitamos intensificar o combate a dengue. Estarmos atentos a alguma ameaça que possa se converter em foco do mosquito. Juntando nossos esforços, a dengue não terá vez.  Receba bem os agentes de endemias nas suas casas.

VAMOS JUNTOS LITORAL LESTE! ABENÇOADO POR DEUS E LINDO POR NATUREZA!


Assista ao Vídeo: Proteja a sua Família e a Vizinhança

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Manoel Silvestre da Silva – O nosso contador de histórias!


Por Ricardo Costa, enviado ao Batoque – Aquiraz  – CE


Manoel Silvestre da Silva nasceu em 06 de Novembro de 1938 na Comunidade de Lagoa dos Teobaldos, no município de Cascavel. Veio morar na Praia do Batoque aos 4 anos de idade, em 1942, onde permanece até hoje. Foi pescador, agricultor e durante 13 anos foi membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aquiraz. Manoel Silvestre destaca-se, contudo, é contando histórias, anedotas e "causos".

Casou-se com Luzanira Ribeiro Silvestre - até hoje é o grande amor de sua vida e a companheira certa nas horas incertas, de cujo enlace nasceu dois filhos, Edgildo e Francimar. Lutou incansavelmente pela defesa das terras da Praia do Batoque, para não deixar que os proprietários dos empreendimentos imobiliários explorassem as terras dos nativos.

Como é próprio de contador de histórias, o mesmo lembra-se do tempo de sua juventude, onde relata um dos inúmeros momentos inesquecíveis do seu namoro com a Dona Luzanira: “No tempo que eu namorava com a Luzanira, todos dois matutos, ela sendo mais que eu. Num belo dia junto dela, ela perguntou: ‘o que é que tu tá pensando Manel?’ Eu respondi: ‘O mesmo que tu’.  Aí ela disse: ‘Imoral!’”

Os redatores da Revista Litoral Leste, Marcílio Costa, Raimundo Monteiro e Pedro Hermes – jovens, residentes, estudantes e moradores da Reserva Extrativista da Praia do Batoque acreditam que a história de vida desse grande poeta, pode e deve ser melhor  conhecida pelo povo cearense, por que se não dizer brasileiro. Assim, esse espaço de comunicação será o primeiro meio de promover o Sr. Manoel Silvestre para o mundo! Onde com certeza ganhará com isso o Sr. Manoel, que poderá expor o seu dom; a Praia do Batoque, que estará promovendo esse artista, e nossos leitores, que poderão conhecer histórias tão encantadoras. Aguardem que em breve terá novidades.

Segui algumas fotografias do seu Arquivo Familiar:

Com o filho Edgildo ainda criança, D. Luzanira e Sr. Manoel

Sr. Manoel acompanhado de familiares e amigos  

Olha o nosso poeta no jumento 

Banhando seu cachorro 

Preparando-se para um jantar, onde o prato principal é peixe assado 



Olha o Sr. Manoel com seus bodes e cabras

Na frente de casa com D. Luzanira e amigos 

Sr. Manoel lendo uma de suas poesias 


D. Luzanira, olhando sua criação de galinhas 

Feliz da vida com seu gato

União a mais de 50 anos 

Sempre acolhedores com as visitas 

O sorriso é a marca registrada de D. Luzanira 

Exemplo de Matrimônio   


18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.




Por Marcello Azevedo, de Fortim – CE

A data foi instituída em 1998 para reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira na garantia dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O dia foi escolhido devido ao caso de Araceli Cabrera Sanches, menina capixaba de oito anos que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, estuprada e morta. Os culpados nunca foram punidos.A partir da instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são organizadas mobilizações em todo o Brasil. Nessa data, o objetivo principal das ações é incentivar a população a denunciar as diversas violações por meio do Disque ( 100 ) Direitos Humanos. A mobilização tem a intenção de demonstrar a indignação frente às violações dos direitos sexuais, além de fazer com que a população seja agente de ações protetivas de crianças e adolescentes.As ações de mobilização é importante porque incentiva a observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual defende os seus direitos. “Criança não é para viver na rua, pois fica vulnerável a todo tipo de exploração.No Brasil, os dados são do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos. Somente em 2011, o monitoramento recebeu 9.465 denúncias. Entre as ligações, 70% denunciaram violência sexual; 28% exploração sexual; os 2% restantes ficaram com pornografia infantil e outros aspectos. "Esses números mostram o tamanho do problema.Um desafio que merece a necessidade da denúncia". Por isso denuncie, não se cale diante de tanta injustiça.


Para denúncias em nosso município de Fortim, procure o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se situa na Rua: Joaquim Crisóstomo, nº 1007 – Centro – Fortim/CE, fone: (88) 3413 1011.

Ilnar Cardoso
Presidente do CMDCA de Fortim

1ª EXPOFOR REÚNE UMA MULTIDÃO NO POLO DE LAZER MAURO CAVALCANTE DE SOUZA EM FORTIM


Por Marcello Azevedo, de Fortim – CE

Um fim de semana envolvido com muita arte, comidas regionais e atrativos musicais mobilizou toda a sociedade da região do Litoral Leste do Estado do Ceará. A Primeira Feira de Arte, Cultura, Gastronomia e Agronegócios de Fortim – EXPOFOR aconteceu sexta e sábado (11 e 12 de maio) no Pólo de Lazer Mauro Cavalcante de Souza. Com uma especial estrutura montada para receber os artesãos do município e profissionais da culinária, a praça ganhou um brilho especial com a expressiva presença da família fortinense. Participaram da EXPOFOR cerca de vinte expositores de diversos seguimentos de artesanato e gastronomia, artistas fortinenses que produzem peças que vão desde bonecas de pano, trabalhos recicláveis em garrafas de vidro, vime, labirinto, búzios, madeira e palha, além da maravilhosa linha gastronômica local com pratos típicos regionais como peixadas, mariscadas, torta de mariscos, a tradicional galinha caipira e diversos sabores criados com tempero do produto forte da nossa exportação que é o sururu do Rio Jaguaribe.
 A Exposição de Arte, Cultura, Gastronomia, Agronegócios e Setores Empresariais de Fortim - EXPOFOR foi um amplo espaço de divulgação dos trabalhos regionais e um canal de participação popular, valorizando produtos e serviços do Fortim e região. As atividades iniciaram na quinta-feira (10 de maio) com uma palestra sobre EMPREENDEDORISMO ministrada pelo senhor Everaldo, Gerente do SEBRAE Aracati. Os artesãos também tiveram a oportunidade de serem atendidos pelos técnicos da CEART, da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social e 17 destes tiram a carteira de artesão, que dá direito a comercializar seus produtos em todo estado do Ceará.
Na sexta-feira (11 de maio) a EXPOFOR contou com um grande público e um show musical de pagode da Banda Ousadia. Um momento de descontração e encontro de amigos e familiares.
No sábado (12 de maio) o evento foi animado pela cantora Natali Vox (Banda Abadala de Mossoró) e pelo cantor Ivo Brown e sua Banda Axé Brother. Uma grande festa onde todos puderam curtir, dançar e embalar suas emoções ao som dos hits do momento.
Com o sucesso de público e de vendas e a superação das expectativas, certamente a EXPOFOR passará a fazer parte do calendário cultural e da agenda de grandes atividades e realizações do município, tendo total apoio do Governo Municipal de Fortim, através da sua Diretoria de Comunicação e Relações Públicas e do Gabinete Executivo da Prefeita.










DICA CULTURAL


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora em Pindoretama



Por Francisco Lima, de Pindoretama – CE


Mais uma vez, a Paróquia de Pindoretama tem a honra em convidar a todos, para participar da coroação de nossa Senhora, que será realizada no dia 27 de maio de 2012, às 19:00h, na praça da matriz.  Este ano, esperamos um público ainda maior. Por isso, avisamos que todos os participante devem chegar no local do evento, às 18:00h. 


Chico Lopes: Mais um Parlamentar Comunista Assegura Emenda para Icapuí

Deputado Federal Chico Lopes (PC do B) e
Celestino Cavalcante - Presidente do PCdoB de Icapuí


Por Celestino Cavalcante, de Icapuí – CE


O Presidente do PCdoB de Icapuí Celestino Cavalcante e o vereador Marcos Nunes mantiveram contato com o Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB), nesta primeira semana do mês de maio do corrente ano, a fim de que o mesmo assegurasse algum recurso para o município de Icapuí. O parlamentar de imediato garantiu R$ 257.000,00 de emenda a ser destinada para pavimentação do trecho Peixe Gordo a Melancias de Cima.

O deputado além de se prontificar a contribuir para a reconstrução de nossa cidade salientou que: “Icapuí para mim e para o PCdoB é prioridade”, afirmou Chico Lopes.

Com mais esse recurso elencado, através de um de seus parlamentares em atenção à reivindicação do Vereador Marcos Nunes, o PCdoB já soma em emendas enviadas ao município de Icapuí, a quantia de R$ 687.000,00 só na gestão do Prefeito Jerônimo. Isto demonstra a grandeza dos comunistas em Icapuí quando o assunto é melhorar as condições de vida dos Icapuienses.

Fusca: Vende-se ou Troca-se






Ano 80;
Cor Rosa;
Alarme;
Trava;
 Vidro Elétrico (Acionamento automático com controle);
Aro cromado (17);
Bancos de couro rosa;
Suspensão nova;
Motor 1300;
Setor de direção do pálio;
Ingate;
Documentos em dias.


INTERESSADOS: (85) 33348448 ou (85) 99255128


10ª SEMANA DE MUSEUS – PROGRAMAÇÃO INSTITUTO DO MUSEU JAGUARIBANO (ARACATI)



PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/05/2012 (Segunda-feira) ABERTURA

Exposição Fotográfica: Congressos Eucarísticos – Grupos Marianos – Associações Religiosas.
Participação especial do violonista Netinho Ponciano. Início às 19:30


Dia 15/05/2012 (Terça-feira)


OFICINA DE ARTESANATO COM FELTRO |Artista Plástica: Jane Carvalho Ribeiro. Vagas: 15. Início às 8:00 Inscrições e oficina na sede do Instituto do Museu Jaguaribano.
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PORTO CANOA” Participação do artista plástico Hélio dos Santos Barros, do pesquisador e escritor Antero Pereira e da professora de História da Arte Francilda Costa | Início às 8:00
VISITA GUIADA | Acervo do Instituto do Museu Jaguaribano | Horário de Visita: 09:00 às 11:00
LANÇAMENTO | Lançamento do Projeto Pedagógico do IMJ com o historiador André Felipe | Início às 16:00.


Dia 16/05/2012 (Quarta-feira)

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PORTO CANOA” | Participação do artista plástico Hélio dos Santos Barros, do pesquisador e escritor Antero Pereira e da professora de História da Arte Francilda Costa. Início às 9:00
OFICINA | Confecção de artesanato em Fuxico sob a orientação das artistas plásticas: Fátima França e Fátima Santos | Vagas: 15. | Inscrições e oficina na sede do Instituto do Museu Jaguaribano | A oficina sera ministrada das 09:00 às 11:00.
VISITA GUIADA | Acervo do Instituto do Museu Jaguaribano | Horário de Visita: 09:00 às 11:00.
PALESTRA | Apresentação do Artigo “Aracati: as contribuições sócios-econômicas, históricas e culturais para o Estado do Ceará” de autoria da pedagoga e historiadora Maria do Socorro de Matos. Sede do Museu Jaguaribano | Início às 19:30.


Dia 17/05/2012 (Quinta-feira)

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PORTO CANOA” | Participação do artista plástico Hélio dos Santos Barros, do pesquisador e escritor Antero Pereira e da professora de História da Arte Francilda Costa | Início às 8:00.
VISITA GUIADA | Acervo do Instituto do Museu Jaguaribano | Horário de Visita: 09:00 às 11:00.
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PORTO CANOA” | Participação do artista plástico Hélio dos Santos Barros, do pesquisador e escritor Antero Pereira e da professora de História da Arte Francilda Costa | Início às 14:00.
VISITA GUIADA | Acervo do Instituto do Museu Jaguaribano | Horário de Visita: 15:00 às 16:00.
MESA REDONDA | “Considerações sobre a história do Aracati.” Participações especiais de: Dr. Antônio Rodrigues Uchôa, Antero Pereira Filho, Maria Stella Moreira de Sousa, Caio Ferreira Rocha e Alex da Silva Farias | Início às 19:30.


Dia 18/05/2012 (Sexta-feira)

PALESTRA 01 | Memória e Cidade: A Construção Histórica do Instituto do Museu Jaguaribano (1965-1980) com o professor e historiador Alex da Silva Farias | Sede do Instituto do Museu Jaguaribano | Início às 10:00.
DIA DO MUSEU | Participação em programas de entrevista na Rádio Canoa FM e TV Sinal. Assunto: A importância do IMJ no contexto social e cultural de Aracati | Início às 12:00.
PALESTRA 02 |Apresentação do Artigo: “Monsenhor Bruno História e Memória à Frente do Paroquiado. Local no Contexto de 1915 a 1930”. Professor e historiador Caio Ferreira Rocha Início: 16:00
PALESTRA 03 | “Festas Profanas e Religiosas em Aracati”. Palestra com o pesquisador e historiador Antero Pereira Filho | Início: 20:00


Dia 19/05/2012 (Sábado)

OFICINA | Confecção de sabonetes. Artista Plástico: Valder do Nascimento Vieira. Vagas: 15. Inscrições e oficina na sede do Instituto do Museu Jaguaribano. | A oficina sera ministrada das 08:00 às 10:00.
TEATRO | Teatro de Bonecos Francisca Clotilde, sob a direção de Hélio Santos. Pátio do Instituto do Museu Jaguaribano | Início às 16:00.
MOMENTO MARIAL | Procissão e coroação de Nossa Senhora. Renovação Carismática Católica. Pátio do Instituto do Museu Jaguaribano | Início às 19:00.
EXIBIÇÃO DE FILME | Apresentação do curta “Visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Aracati (1953)” | Início às 20:00.




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Encontro Temático da Pesca discutirá o uso da fauna em comunidades tradicionais


Nesta Sexta-Feira (18/5) na Praia de Redonda, em Icapuí-CE, acontecerá o Encontro Temático da Pesca onde será debatido o tema "Caracterização socioambiental e uso da fauna por comunidades tradicionais do litoral do Ceará". No Encontro, será apresentada a dissertação de Márcia Freire Pinto, do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/ IFPB).

O evento terá dois momentos:
1o. Momento: 10:30h, na Casa do Pescador em Redonda
2o. Momento: 15:30h, na EEF Horizonte da Cidadania de Redonda. 

Após o encontro, será discutido a produção de material didático para as escolas, sendo uma proposta de educação contextualizada para os povos do mar. Esse material será composto de livros e cartilhas detalhadas sobre as atividades que envolvem o uso da fauna local, construído a partir de diversos estudos realizados nas comunidades envolvidas.  

Informações: Mari Cecília Silvestre




Fim de semana de festividades em Pratiús I


Por Erick Dieb, de Pindoretama – CE

Saudações meus carooooooos!!!

Nessa sexta-feira que passou (11-05), Pratius esteve em festa. De um lado, na praça pública tivemos a festa das mães idealizada por uma comitiva do suposto candidato a prefeito Sargento Muller.  O evento contou com um seresteiro, muitas comunidades participantes e diversos sorteios. Em outro ponto do distrito, recebemos a inauguração da nova unidade de saúde de Pratiús, que recebeu o nome de Maria Creusa, homenagem a uma antiga agente de saúde que morreu ano passado com câncer. A unidade tem por objetivo atender a todos os moradores da área.  Na ocasião, tivemos a presença do secretário de saúde do Estado, que nos presenteou com mais um carro em prol dos serviços de nossa saúde por nossa cidade possuir bons índices na área, e outras autoridades estaduais e municipais. Em seguida a festa continuou ao som da banda Forró Universitário, que mudou seu nome para Forró dos Amigos. No domingo, na Churrascaria Areia Branca, tivemos mais uma comemoração ao dias das mães. Nos festejos tivemos a participação da banda Pisadinha do Forró e sorteios de diversos prêmios.
Abraços a todos!!!

Beach Park recebe nova certificação internacional



O Beach Park foi considerado um dos três melhores do mundo na questão de salva-vidas, conforme avaliação da empresa americana Jeff Ellis & Associates, uma das maiores certificações internacionais do Programa Integral de Gestão de Risco Aquático (Pigra). O parque passou recentemente por uma auditoria e teve seu desempenho considerado excelente, mantendo a certificação.

Todos os anos a empresa americana treina e certifica multiplicadores em salvamento aquático e, a cada três meses, faz uma auditoria completa no Acqua Park e nos hotéis, verificando todos os aspectos da segurança dos equipamentos, e desempenho de cada um dos guarda-vidas. A empresa não avisa quando vem fazer a auditoria anual, que sempre é realizada com o parque em funcionamento. Os procedimentos estabelecem normas que atendem aos padrões adotados em todo o mundo para a gestão de riscos aquáticos e operações de guarda-vidas. 

Ao longo de sua história, o Beach Park sempre contou com um aparato de prevenção de acidentes e de socorro, para garantir a tranquilidade de seus frequentadores. Atualmente possui 97 salva-vidas, que são reciclados periodicamente. Além dos profissionais treinados, todos os brinquedos possuem instruções ilustrativas e escritas sobre o seu uso correto, além da presença de um monitor orientando os visitantes. O Acqua Park conta, diariamente, com uma equipe formada por dois médicos, um enfermeiro e três auxiliares de enfermagem.


Contatos:
Fone: +55 85 4012-3000 - Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas, Aquiraz/CE, CEP: 61700-000





Oiiiiiiiiii galera!


Por Erick Dieb, de Pindoretama – CE

Fico muito feliz de poder integrar essa redação! Espero contribuir bastante e deixá-los informados do que se passa no distrito de Pindoretama, Pratiús. Não apenas informá-los sobre a localidade acima, mas contribuir com minhas reflexões políticas, educacionais, culturais e entre outras.  Como primeiro post quero dividir com vocês informações preciosas do histórico desse calmo lugar. Seu primeiro nome foi Baixinha Velha, que também foi um dos nomes de nossa cidade, homenagem dada à dona Ana, que era velha e baixinha. Era uma simples moradora que era popular na região. Em segundo momento, por conta de um rio que corre aos fundos da atual avenida principal, o local recebeu o nome de Varzante, hoje sendo um outro distrito de nossa cidade ser reconhecido dessa maneira. Logo em seguida, recebeu o nome de Bar da Noite, por funcionar um famoso bar que aos fins de semanas fazia a alegria dos moradores e dos visitantes. Ainda hoje muitos idosos ao falarem do distrito o chamam dessa maneira. E por fim e atualmente Pratiús, em homenagem ao Sr. Pedro e a Srª Ana Pratiús. O casal era dono de todas as terras que compõem a localidade. O distrito tem esse nome já mais de 100 anos.
Eu me chamo Eryck Dieb, sou graduando em Letras Inglês pela UFC – UAB. Sou estudante da Casa de Cultura Italiana (UFC) e de Cultura Inglesa pelo CLEC (IFCE). Me interesso em estudar as redes sociais e o uso de novas tecnologias para a aprendizagem de línguas.

“Poder acreditar em mim mesmo é o primeiro passo para seguir em frente!”

DICA CULTURAL



Vicente Nery

19 de Maio de 2012 (Sábado) - AABB de Cascavel

Conheça um pouco mais de Vicente Nery: http://www.cheirodemenina.com.br/index.php



Música: É nois (Vicente Nery)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cascavel receberá mais uma Creche Pró-Infância

Modelo padrão da Creche Pró-Infância



Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE


Ontem, 14/05, em cerimônia para o lançamento do programa "Brasil Carinhoso", do Governo Federal, em Brasília, o prefeito Dr. Décio assinou um Termo de Compromisso, garantindo assim mais uma Creche Pró-Infância para o município de Cascavel - CE.

Os recursos para construção da obra fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, agora inserido no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A unidade atenderá 120 crianças de 0 a 05 anos.

Serão investidos na obra o valor de R$ 1.322.689,00, já empenhados.

Já existe uma no município!


No bairro Espaço Nobre, existe uma unidade da Creche Pró-Infância, que inclusive já foi "entregue" pela Presidenta Dilma em solenidade do dia 04 de março de 2011.

A creche ainda não está funcionando porque foi encontrado problemas técnicos na Caixa d´Água, que estava arriando. Todavia, os mesmos já foram solucionados e até o próximo mês a creche estará em funcionamento.




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estrutura do teto do Ginásio Carlos Jereissati precisa de reforma



Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

O Ginásio de Esporte Carlos Jereissati de Aracati está com a estrutura do teto um pouco arreada, e se a administração municipal não tomar alguma providência, isso pode ter problemas futuros. Esperamos que os órgãos  competentes tomem uma  iniciativa o mais rápido possível, para que não aconteça prejuízo maior ou até mesmo um acidente. Este ginásio que foi inaugurado na gestão do ex-prefeito Abelardo Filho, e pra alegria dos desportistas, no mesmo já aconteceu Olimpíadas do Vale Jaguaribano, shows religiosos com Padre Antônio Maria, Padre Zezinho e outros, Campeonatos de Futsal e tem capacidade para 8 mil pessoas .







domingo, 13 de maio de 2012

Justiniano de Serpa e Dragão do Mar – Dois conterrâneos memoráveis



Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE

No dia 13 de maio celebramos a Abolição da Escravatura no Brasil. A expressão "abolir" constitui acabar, eliminar, extinguir. A escravidão foi oficialmente eliminada nesse dia por meio da Lei Áurea. "Áurea", por sua vez, almeja dizer "de ouro" e - por aí - você pode idealizar a importância que se apresentou a essa lei, com todo o ensejo. Afinal, o trabalho escravo é um exercício desumano.


Firmado por Princesa Isabel, em 1888, o texto da Lei Áurea é breve e bastante prático, como você pode ver a seguir:



"A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade, o Imperador, o senhor dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:



Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.

Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário."



Quando essa lei passou a valer, a escravidão já existia no Brasil há cerca de três século.


A CAMPANHA ABOLICIONISTA - Ao longo das décadas de 1870 e 1880, a população brasileira livre - particularmente a dos centros urbanos – iniciarão a socialização com os escravos e a compreender o compromisso da abolição. 

Além disso, constituíram os titulados clubes abolicionistas.


NO CEARÁ - A eliminação da escravatura no Ceará aconteceu 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea.
É admirável lembrar, que em termos de marcos histórico, foi a cidade de Acarape (atual Redenção) o primeiro centro urbano do Brasil a acabar a escravidão, em 1º de janeiro de 1883. Nossa capital fez o mesmo em 24 de maio daquele mesmo ano.


Falar no abolicionismo cearense se faz necessário lembrar-se de dois filhos ilustres de nossa região Justiniano de Serpa e Dragão do Mar, de Aquiraz e Aracati respectivamente.  







JUSTINIANO DE SERPA - Justiniano José de Serpa, nasceu em Aquirás, a 6 de janeiro de 1852. Filho de Manuel da Costa Marçal. De origem humilde, ascendeu às mais elevadas posições, por esforço próprio. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Recife, em 1888. Exerceu, antes de formado, diversos cargos públicos, como secretário e advogado da Câmara de Aquirás e lente de História Universal e do Brasil do Liceu do Ceará, além de haver desempenhado, mais de uma vez, o mandato de Deputado Provincial. Redatoriou em Fortaleza os jornais ‘Constituição’, órgão do Partido Conservador, ‘A Pátria’, ‘O Norte’ e ‘Diário do Ceará’ e colaborou em ‘Iracema’, órgão do Centro Literário.
Foi um dos mais fervorosos adeptos do movimento abolicionista, cujos ideais defendeu pela imprensa e pela tribuna.
Em Manaus, para onde se transferiu depois, redatoriou a ‘Federação’ e ‘Rio Negro’, foi superintendente do governo do município, Delegado da Intendência, Procurador da República, Diretor da Biblioteca Pública do Estado e professor e Inspetor Federal junto ao Ginásio Amazonense. Deixando o Amazonas, indo residir no Pará, em Belém ocupou as funções de professor e Vice-Diretor da Faculdade de Direito e montou banca de advogado, que foi das mais conceituadas. Eleito Deputado Federal em 1906, integrando a representação paraense, viu o seu mandato renovado em várias legislaturas.
Na Câmara dos Deputados foi escolhido presidente da Comissão de Finanças e teve fulgurante atuação na discussão do projeto do Código Civil. Em 1920, depois de disputada eleição em que saiu vitorioso, assumiu o governo do Ceará, na qualidade de Presidente do Estado, havendo sido brilhante a sua gestão, infelizmente interrompida com a morte. Fundador e esforçado membro da Academia Cearense e seu primeiro orador oficial, promoveu-lhe em 1922 a reconstituição, quando abrigou o tradicional cenáculo no Palácio da Luz. Jornalista, poeta, orador primoroso e arrebatador, parlamentar, jurista e homem público dos maiores da história republicana, Justiniano de Serpa é um dos cearenses mais ilustres.
Faleceu no Rio de Janeiro, a 1o de agosto de 1923. Obras principais: ‘O Poeta e a Virgem’; ‘Oscilações’ (poesias); ‘Três Liras’ (poesias, com Antônio Bezerra e Antônio Martins) ; ‘Sombras e Clarões’ (versos); ‘Discurso’ (proferido a 14-8-1887 em favor do monumento ao General Tibúrcio); ‘Sob os ciprestes’; ‘Discurso’ (pronunciado na sessão fúnebre da Academia em homenagem a José Carlos Júnior); ‘A Educação Brasileira - seus efeitos sobre o nosso meio literário’ (tese de concurso à cadeira de Literatura Nacional no Ginásio Amazonense); ‘Discurso’ (na sessão magna comemorativa do 1.° aniversário 4a Academia Cearense); ‘Reforma da Legislação Cambial’ (discurso no Congresso Nacional); ‘Questões de Direito e de Legislação’.







DRAGÃO DO MAR - Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Ele nasceu no dia 15 de abril de 1839, há 160 anos, em Canoa Quebrada, Aracati. Chico da Matilde, como era conhecido,juntamente com seus companheiros, impediram o comércio de escravos nas praias do Ceará. Seu avô antecipara seu destino : fora engolido pelo mar em sua jangada. Já o pai deFrancisco José do Nascimento o "Dragão do Mar", morrera no oceano dos seringais amazônicos. Sua mãe, Matilde Maria da Conceição, o criará em meio a muitas dificuldades. Assim, "Chico da Matilde", se viu, desde cedo, envolvido no cotidiano do litoral. Foi garoto de recados, em veleiro chamado de Tubarão.
Só aos 20 anos de idade que Chico aprendeu a ler. Jangadeiro, considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará. Em 1859 trabalhou nas obras do Porto de Fortaleza e iniciou o trabalho como marinheiro em um navio que fazia a linha Maranhão - Ceará.
O revolucionário mulato de Canoa Quebrada, em 1874 foi nomeado prático da Capitania dos Portos convivendo com o drama do tráfico negreiro, se envolve na luta pelo abolicionismo, e uma de suas principais atitudes foi o fechamento do Porto de Fortaleza, assim impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em vigília, localizava alguma embarcação que entrasse no Porto do Mucuripe e conduzia sua jangada até ela para comunicar o rompimento do tráfego negreiro no Estado. A história registrou seu brado literário.

"Não há força bruta neste mundo que faça reabrir o Porto ao tráfico negreiro. E, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção de José do Patrocínio, em 1882"

Não foi à toa, que ele estava na sessão da Assembléia, em 24 de maio de 1883, quando Fortaleza libertou seus escravos. Em 25 de março de 1884, acontece a libertação de todos os escravos da província. O que não concluiu suas lutas.
Em 3 de março de 1889, reassume o cargo de prático, por ordem do imperador,cargo esse que havia perdido com o envolvimento nas lutas abolicionistas, assim tornando-se Major Ajudante de Ordens do Secretário Geral do Comando Superior da Guarda Nacional do Estado do Ceará.
O que não o impede de casar-se com a sobrinha de João Brígido, Ernesta Brígido, em 1902. Defendia a participação da mulher na sociedade cearense, que insistia em dar mostras de conservar intacto o seu racismo. Dois anos depois, revolta-se contra a indicação, por sorteio, de chefes de família para a prestação de serviços militares, quando apenas os negros haviam sido sorteados.
Seu poder de liderança volta a ser constatado: promove uma greve dos trabalhadores de embarcações, mesmo sob as ameaças do governador Pedro Borges. Um morto e mais de 90 feridos cobram justiça em frente ao Palácio da Luz. O governador manda dispensar os rebeldes, mas a imponência do Dragão do Mar é mais convincente, marcando seu último ato de bravura, antes de falecer, cinco anos depois, em 6 de março de 1914.