quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Educação de Aquiraz inicia novas turmas de formação continuada

A Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz formará este ano, 263 professores,  das nove turmas do seu programa de formação continuada de professores do ensino fundamental. O início das aulas, que acontecerão no auditório da Casa do Saber, será nesta segunda-feira,2.


Duas turmas do primeiro ao terceiro ano, com 25 educadores cada uma, uma turma do quarto ano, com 42 professores, uma turma do quinto ano, com 46 formandos, e 25 professores irão compor a turma multisseriada.


O curso faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem a duração presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano. A metodologia propõe estudos e atividades práticas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


Os encontros com os professores alfabetizadores são conduzidos por orientadores de estudo. Eles compõem o quadro da rede e estão fazendo um curso específico, com 200 horas de duração por ano, em universidades públicas.


No Pacto Nacional, são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; dos processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem; do planejamento e avaliação das situações didáticas e do uso dos materiais distribuídos pelo MEC, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.


Aquiraz tem apresentado bons resultados nos últimos anos ao investir na formação de alfabetizadores, pois, em 2013, ultrapassou a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que era de 3.5 para o ano e chegou a 5.4.


O Ideb mede o desenvolvimento da educação básica, que é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Mais informações:

Secretaria de Educação e Desporto
Coordenação Pedagógica
Tel.: 85 3361.1827
E-mail: seduc@aquiraz.ce.gov.br
Última atualização: 29/01/2015 às 17:46:15





Nenhum comentário:

Postar um comentário