quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aracati: Secretaria de Educação promove Tríduo Pedagógico

Com presenças do Chefe de Gabinete, Chico Rocha, que representou o Prefeito Ivan Silvério e do Secretário de Educação, Professor Francisco Mendes, foi aberta na noite de ontem (28/01) no Ginásio Marista de Aracati, a Semana Pedagógica “Tríduo Pedagógico”, trabalhando o tema “Aracati: Construindo uma comunidade educadora”.
 

O evento teve início com uma acolhida da Banda Aramusic e da Banda Municipal Jacques Klein, em seguida o coordenador de educação de trânsito do Demutran, Célio Barbosa, fez uma explanação sobre o Projeto Educação no Trânsito: Conviver socialmente é uma questão de humanidade, que será aplicado nas escolas por esse órgão de trânsito no município, com objetivo de conscientizar as pessoas com relação ao convívio no trânsito com responsabilidade.

Na sequência usaram da palavra o Secretário de Educação, Professor Mendes, que ressaltou o tamanho da responsabilidade que cada educador tem para com crianças e adolescentes na sala de aula ou fora dela, pois também o exemplo de vida é fundamental para quem se propõe trabalhar uma cidade educadora.

Chico Rocha, em nome do Prefeito Ivan Silvério, discorreu sobre o empenho e dedicação de cada professor para com a educação no município, pois vários avanços já foram sentidos, mas é necessário avançar mais e com o envolvimento de todos na escola as metas do ano letivo serão alcançadas de forma positiva.


O ponto alto, do evento foi a palestra do Professor Igor Paim, com graduação em Ciências Biológicas, pesquisador do IFCE, que refletiu com os professores sobre o tema “Desafios, a educação contemporânea”. Igor Paim, fez regências aos vários filósofos que contribuíram para a evolução humana, suas lições e ensinamentos; e também sobre as evoluções nas salas de aula, com aplicação das novas tecnologias como ferramentas de ensino aprendizagem.

O tríduo pedagógico segue na quinta e sexta-feira, em cada escola e o período letivo em Aracati, para as escolas municipais se inicia na segunda-feira, dia 02 de fevereiro de 2015.



Cidade Educadora


A Cidade educadora é um sistema complexo em constante evolução e pode exprimir-se de diferentes formas, mas dará sempre prioridade absoluta ao investimento cultural e a formação permanente da sua população. A cidade será educadora quando reconhece, exerce e desenvolve, para além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e prestação de serviços), uma função educadora, isto é, quando assume uma intencionalidade e responsabilidade, cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes, a começar pelas crianças e jovens.    







Nenhum comentário:

Postar um comentário