domingo, 25 de janeiro de 2015

Beberibe: Exército de discípulos

Lama, labirinto de carnaúbas, as traiçoeiras rochas da Serra dos Matões, a aridez do sertão e a beleza do litoral cearenses. Será neste cenário que os mais de 500 participantes do Piocerá irão batalhar pela vitória da 28ª edição do maior rali de regularidade das américas. Sempre entre os favoritos, os cearenses têm se preparado como poucas vezes se viu e por trás desse trabalho está Rogério Almeida.

Com um currículo invejável - campeão do Rally dos Sertões, tetracampeão do Piocerá e melhor navegador do Brasil em 2005 -, Almeida é referência quando o assunto é rali e terá um desafio extra neste ano: comandar um dos times competidores.

"Acredito que ser chefe de equipe é um processo natural. Iniciei minha carreira nos ralis pelas motos, passei para os carros, alcancei o cenário nacional e até de etapa do Mundial eu participei. Estou completando um ciclo. Fico lisonjeado, mas também entendo que é um desafio gigantesco liderar um time que vai ao Piocerá com uma estrutura única, com 17 carros", salienta o navegador.

Fazendo uma analogia com o futebol, Rogério Almeida tem um papel na Cearense de Rally Team de um técnico e é tão valorizado quanto. No Carapió 2014, por exemplo, ele chefiou a Pro4 Off Road e garantiu o título na categoria Graduado e foi vice na Master, ambos nos carros.

"Sou um louco por vitória. Mesmo fora da trilha, me envolvo nas provas e tento, como um técnico, aprimorar o desempenho dos meus competidores. Para esta competição, estou certo que temos plenas condições de vitória nas três categorias que teremos carros disputando", conclui o cearense.

Outros times também sofrem influência do trabalho de Almeida. Mesmo sem trabalhar diretamente para os demais competidores do Ceará, o multicampeão é quem faz as provas do Campeonato Cearense de Rally e de outras provas do Nordeste. A exigência de Rogério nas etapas do certame local - o maior Estadual de regularidade do País - é que qualifica os pilotos e os navegadores para qualquer desafio.

O evento

A 28ª edição do Rally Piocerá será realizada de 27 a 30 de janeiro de 2015. Neste ano, o trajeto sai de Teresina, no Piauí, com destino a Beberibe, no Ceará. Serão quatro dias de competição que passará também pela cidade piauiense de Pedro II e pelas cearenses Crateús e Quixadá.

A largada promocional acontece nesta segunda-feira, em Teresina, mas os competidores só conhecerão a trilha na terça-feira, primeiro dia de competição. Serão três etapas por dia.


O evento é reconhecido como a principal prova off-road de regularidade o Brasil e a única que reúne várias modalidades como motos, quadriciclos, UTVs, carros 4x4 e bikes. Participantes de 21 estados, além do Distrito Federal, estão inscritos para encarar a dureza dos mais de 1.000 quilômetros de prova.

Eduardo Buchholz
Repórter



Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (25/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário