terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Beberibe: Com desafios e promessa de elevação do nível técnico dos competidores, Piocerá 2015 larga nesta terça-feira

Carros 4x4, motos, quadriciclos, UTVs e bicicletas saem hoje, de Teresina, no 28º Enduro-Rally Piocerá. Até Beberibe, no litoral leste cearense, onde o evento termina na sexta-feira, 30, serão mais de 1.000 km (para as bicicletas, o percurso será de 300 km), passando por Pedro II, no Piauí, Crateús e Quixadá, no Ceará. Uma variedade de terrenos aguarda os pilotos na travessia dos trechos. Esse é, aponta o diretor geral da competição, Ehrlich Cordão, um dos pontos positivos do percurso.


Apesar de, em outras edições, o rali já ter visitado as cidades que servirão de base este ano, as trilhas utilizadas serão quase totalmente inéditas. Somente um trecho de 221 km no primeiro dia (que tem o total de 301 km) já foi utilizado em outras edições, de acordo com o diretor. 


“Do segundo dia em diante, até chegar em Beberibe, o roteiro é totalmente inédito. A prova já andou pela região, mas a gente não está repetindo as trilhas que usou nas edições passadas. É tudo muito novo”.


Cada um dos dias será dividido em três trechos, e cada roteiro terá a própria especificidade, explica o diretor da prova. Entre Teresina e Pedro II, por exemplo, a estrada haverá um terreno marcado por cascalhos e mata densa. No segundo dia, até Crateús, o caminho é arenoso e com muitas pedras. 


“Este vai ser o dia mais difícil, porque, além de ter muita areia, é numa terra mais inóspita que o resto”. Depois, o terreno volta a ser de cascalho, mas com uma vegetação seca, com cactos e mandacarus. No último dia, com a proximidade do litoral, o caminho é de areia, e a chegada com cerca de três km de dunas. 


Esta será a “melhor” prova do evento, garante Ehrlich: “Esta é a edição mais técnica. Teremos muitos balaios (voltas de repetição de um mesmo trecho para comprovar a interpretação da planilha por parte do piloto e do navegador), laços, médias de velocidade puxadas. Será um nível maior, e teremos mais emoção”. 


Mais de 500 veículos estão na disputa do rali, com competidores de 24 estados, além de representantes de Portugal, Japão, Inglaterra, Suíça, França, Holanda, Bélgica e Itália, segundo a organização. Somente do Ceará, competem 136 veículos.


* A repórter, enviada à Teresina, viajou a convite da organização do evento


PROGRAMAÇÃO PARA VEÍCULOS A MOTOR


27 de janeiro

Largada oficial (Teresina) a partir das 7 horas
Chegada (Pedro II) às 15 horas
Motos: 292 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 301 km


28 de janeiro

Largada (Pedro II) a partir das 8 horas
Chegada (Crateús) às 13h25min
Motos: 171 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 235 km


29 de janeiro

Largada (Crateús) a partir das 7 horas
Chegada (Quixadá) às 15 horas
Motos: 319 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 302 km


30 de janeiro

Largada (Quixadá) a partir das 8 horas
Chegada (Beberibe) às 14 horas
Motos: 251 km
Quadriciclos, UTVs e carros 4x4: 220 km






Fonte: Esportes – Jornal O povo (27/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário