sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cascavel: Matrículas de selecionados na primeira chamada do Sisu começam hoje

Etapa do Sisu continua até terça-feira nas instituições de ensino. Inscrições na lista de espera terminam no dia 6
Começa hoje o período de matrícula dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os estudantes que obtiveram resultados positivos na primeira chamada, esta é a última etapa da maratona que se iniciou com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. As matrículas continuam segunda, 2, e terça-feira, 3. Datas, horários e documentação necessários para a matrícula variam de acordo com a unidade acadêmica e o curso e devem ser conferidos com cada instituição.

O estudante Yuri Silva Lima, 18, fez uma das mais de 187 mil inscrições recebidas para as 6.238 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O aluno da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, em Cascavel, a 62 quilômetros de Fortaleza, passou para Ciências Biológicas.

Para ele, enfim ingressar na universidade é o fim de um “processo angustiante”. “Depois da prova vêm o gabarito e os meses de espera até o resultado final. Depois acompanhar as notas de corte e as inscrição nas duas opções do Sisu é outro perrengue. Porque enquanto você escolhe o curso, pensa se fica no Ceará ou tenta outro estado que tem a nota de corte mais baixa você está decidindo os passos finais do seu futuro. É a escolha do rumo da sua vida”, define Yuri, que passou para a segunda opção e se inscreveu na lista de espera da primeira, o curso de Engenharia de Alimentos, também na UFC.


A possibilidade de se matricular e ainda esperar vagas não ocupadas depois da matrícula é garantida pelo Sisu. Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada para nenhuma das duas opções de curso escolhidas ou que, assim como Yuri, desejem tentar a primeira opção podem se inscrever na lista de espera até o dia 6 de fevereiro.


Ensino privado


Já para os alunos que desejam bolsas e financiamentos em instituições particulares de ensino superior, existem o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).


O Prouni disponibilizou neste ano 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais, em todo o País. No Ceará, segundo informações do Ministério da Educação (MEC), foram ofertadas 3.457 bolsas. As inscrições terminaram ontem e o último boletim divulgado pelo MEC contabilizava 1.408.944 inscritos em todo o País e 69.655 no Ceará.


Para quem realizou até ontem a inscrição para uma das bolsas do Prouni, é preciso estar atento ao calendário. Segunda-feira será divulgado o resultado da primeira chamada. Os candidatos selecionados devem comparecer às instituições, de 2 a 9 de fevereiro, para comprovar as informações prestadas na inscrição. No dia 19, é a vez da divulgação do resultado da segunda chamada. Quem não for selecionado poderá participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.

Serviço
Calendário Sisu
Hoje, segunda, 2 de fevereiro, e terça-feira, 3 - Matrícula da chamada regular.


Até o dia 6 de fevereiro - inscrição para a lista de espera


11 de fevereiro - Convocação dos candidatos em lista de espera


Calendário Prouni 


2 de fevereiro - resultado da primeira chamada


De 2 a 9 de fevereiro - chamada para comprovação das informações


19 de fevereiro - resultado da segunda chamada

2 e 3 de março - lista de espera

Saiba mais


Conforme a assessoria do MEC, o site do Fies “estará disponível em breve” e “não haverá prejuízo aos estudantes por se tratar de um processo contínuo. Os que conseguirem ser contemplados pelo financiamento após o início do semestre serão ressarcidos”.


Fies e Prouni passaram por mudanças nas regras, que tornaram mais rígida a contemplação dos benefícios no caso de simultaneidade. Só é permitido que o aluno beneficiado por bolsa parcial do Prouni receba o Fies, se ambos os programas ajudem na formação de um único curso na mesma instituição.

Número

6.238 vagas foram ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta edição do Sisu



Fonte: Cotidiano – Jornal O povo (30/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário