domingo, 25 de janeiro de 2015

Festa de São Sebastião – Um marco na História de Aquiraz

Por Ronald Tavares, de Aquiraz – CE.
Exortando a memória e tradição do catolicismo cearense, terá seu desfecho hoje, com solene préstito, a vetusta Festa de São Sebastião, copadroeiro do município de Aquiraz. Inegável que tal festividade remonta a priscas eras, muito embora ainda não se tenha encontrado nenhum registro seu no Período Colonial, ao revés, a então Vila de São José de Ribamar, no século XVIII, professava suas devoções sobretudo ao padroeiro São José e à Santana, a qual ocupava lugar de destaque na Matriz e hoje demora em nosso Museu Sacro.  


Tais circunstâncias leva-nos a crer que às honras ao Mártir de Milão, tímidas em seu início, consolidaram-se na segunda metade do Sec. XIX, quando o município e localidades próximas sucumbiram à fatídica epidemia de Colera Morbus, que ceifou inúmeras vidas, agrilhoando à população a funesto quadro de sofrimento nunca dantes visto. 


Nos albores de tal cenário de desesperança e aflição, o culto ao São Sebastião, que desde o Sec. VI está associado à proteção contra a peste, entronizou-se sob o baldaquino da fé do povo aquirazense, o qual todos os anos concorre com sua presença e dádivas às comemorações que já se tornaram marca registrada de sua efusiva religiosidade.


Nesse trilhar, oportuno transcrevermos dois registros laçados em famigerados jornais de outrora, que bem ilustram a importância do evento, vejamos:


"A Festa no Aquiraz

Consta nos que vai ser muito brilhante a festa de S. Sebastião no Aquiraz, porque preparão-se para ir assistir o Exm. Sr. Conselheiro Presidente da Província, e a flor dos officiais da Guarda Nacional desta Capital, além de muitas pessoas e famílias de importância. Deve de ser este ano muito solemne esta festa à vista da tão lusido concurso illustrado pela presença do Exm. Conselheiro com a guarda de honra de uma companhia do Corpo Fixo. Consta-nos igualmente que o Sr. Vigário Peixoto de Alencar pregará: a festa por sem duvida se tornará completa; e será esse, para a antiga cabeça da Capitania do Ceará, um dia de recordação de sua preeminência passada (...)"


Fonte: Jornal "O Cearense" , Ano IX, Nº 794, 05 de janeiro de 1855


"Festa de São Sebastião em Aquiraz

Encerram-se, no dia 24, na visinha cidade de Aquiraz, os festejos realizados em honra de S. Sebastião. Bem animadas estiveram as festividades que obedeceram à orientação do Cel. Antonio Leite de Freitas, delegado da cidade e cavalheiro bastante estimado. A nota de brilho da festa, foi, sem duvida, o concurso de elegância, de que saiu victoriosa a graciosa senhorinha Francisquinha Barros, elemento de destaque no Smart-Set. Causou optima impressão o resultado obtido pelas kermesses, onde foram sorteados valiosos brindes."


Fonte: Jornal "A Esquerda", Ano I, Nº 1, 25 de janeiro de 1928.


Portanto, diante de todo o exposto, imperioso concluirmos que a aludida festa é patrimônio imaterial do município de Aquiraz e, como tal, deve ser incentivada e preservada, de forma a legar às gerações presentes e futuras a fé de um povo que intrepidamente acreditou que dias melhores adviriam e, para tanto, firmaram sua fé em Deus Pai Todo Poderoso através da interceção de São Sebastião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário