sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aracati recebe Festival Internacional




Aracati Iniciado no último dia 27, amanhã será encerrado o Festival Internacional de Teatro de Rua (Festmar) de Verão 2015 nesta Cidade. Aracati, que já foi por um dia a capital de um país, a República do Ceará, proclamada por Tristão Gonçalves durante a Confederação do Equador, em 1824, se transformou, na última semana de janeiro, na capital mundial do teatro de rua.


Com vinte espetáculos classificados, entre mais de 200 grupos de três continentes que se inscreveram para disputar uma vaga no evento, o Festmar de Verão 2015 reúne centenas de atores e atrizes de várias partes do mundo. A programação, que vem sendo bastante prestigiada pela população, consta de cultura popular, teatro de rua e muita agitação nas praças, becos e monumentos do patrimônio histórico nacional.


Homenagem



Surgido em 1999, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna, o Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB) e, nesta edição, homenageia o Grupo Teatral Frente Jovem, que completa 30 anos de atividades ininterruptas em 2015.


O Festmar de Verão, além de sua importância cultural, uma vez que proporciona o congraçamento e a troca de experiência entre artistas do Brasil e do mundo, também tem enorme contribuição para os aspectos sociais e econômicos.


Lotação


Além da lotação de toda a rede hoteleira de Aracati, incluindo-se aí as praias de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba, e a utilização de transportes (táxis e alternativos), o movimento é grande em toda a Cidade.


O clima é de festa nos bares e restaurantes. A movimentação no comércio local envolve as grandes lojas, os ambulantes e a venda de produtos artesanais, gerando emprego e renda e, assim, melhorando as condições de vida da população local.


O Festmar 2015 é patrocinado pelas empresas Sistema de Transmissão Nordeste (STN) e Energia dos Ventos, que vai instalar dez parques eólicos em Aracati até 2016. Além disso, tem o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Aracati, do Diário do Nordeste e Casa da Cultura. A coordenação executiva está a cargo do acadêmico de turismo e produtor Cultural Teobaldo Silva e a direção artística sob a responsabilidade do dramaturgo Xico Izidório.


Mais informações:

Festmar - Aracati-CE
festmararacati@gmail.com
www.aracupirapc.blogspot.com.br
Fone: (88) 9211-2000 / (88) 9964-8648




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (30/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário