Sebrae
se une a órgãos oficiais do turismo a fim de viabilizar a exploração da
atividade de forma sustentável
Turista não enxerga limites geopolíticos. Ele
quer, como todo consumidor, produto de qualidade, diferenciado, que seja capaz
de proporcionar novas experiências, outros estímulos. Partindo desse princípio,
surgiu a idéia do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil,
lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo (MTur). Com a estreita parceria do
Sebrae, desde o planejamento à execução, o programa busca a diversificação da
oferta turística no País, estruturando atrativos em produtos e inserindo-os no
mercado de forma qualificada e diferenciada.
Entre as estratégicas mercadológicas
utilizadas para transformar a oferta de um destino em produto turístico
rentável e comercialmente viável, a criação de novos roteiros, ou roteirização,
é uma das mais eficazes. A gestora do Turismo do Sebrae no Ceará, Evelyne
Tabosa, entende que a iniciativa auxilia o processo de identificação,
elaboração e consolidação de novos roteiros turísticos. Além disso, diagnostica
a necessidade de aumentar os investimentos naqueles já existentes, seja na
melhoria da estrutura atual, seja na qualificação dos serviços oferecidos.
"Todo processo de roteirização tem como
foco a construção de parcerias de modo a buscar o adensamento dos negócios nas
regiões turísticas. Assim, os roteiros são concebidos de forma a maximizar
esforços", explica. Segundo ela, essa modalidade de trabalho auxilia no
incremento do fluxo de turistas, aumenta a permanência média deles e
consequentemente fomenta a circulação de dinheiro, favorecendo o
desenvolvimento sustentável.
Primeira
experiência
A primeira experiência no Ceará dessa
estratégia de roteirização começou a ser implantada em 2005, num roteiro que
envolve, além do Ceará, Piauí e Maranhão, num total de 14 municípios, tendo
como principais atrativos Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis
Maranhenses. Ao longo de quase dez anos de trabalho, o roteiro ganhou destaque em
âmbito nacional e conquista cada vez mais espaço entre os turistas
estrangeiros. Em 2009, a Rota das Emoções foi premiada, pelo Ministério do
Turismo, como o melhor roteiro integrado do Brasil.
O trabalho já passou por várias etapas, mas é
pautado essencialmente na instalação da governança regional, na qualificação
das empresas envolvidas, na diversificação de produtos inovadores e na
ampliação dos mercados alvos.
Os resultados da atuação conjunta entre
empresários locais, Sebrae nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e Sebrae
Nacional são imensos. Em 2013, a Rota das Emoções envolveu 6.929 empregos
diretos, destes 35% eram de carteira assinada.
Atualmente 79% dos empreendimentos envolvidos
com a Rota das Emoções são legalizados. Em 2008, o percentual era de 54%.
Com relação aos canais de distribuição, em
2009 a Rota das Emoções contava com 30 agências parceiras. Em 2013, são 50. No
caso das operadoras, em 2011, a Rota estava na prateleira de 15 empresas
nacionais. No final de 2013 já eram 36 operadores tanto do País como
internacionais. No quesito permanência do turista dentro do roteiro, em 2008
era de três dias. Em 2013, esta subiu para oito dias. Desde 2009, a taxa de
crescimento do fluxo de turista tem acréscimo superior a 20% ao ano.
"Na Rota das Emoções, diversos
municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos turistas,
agregando valor aos territórios. Os municípios são incentivados a um trabalho
conjunto de estruturação e promoção, em que cada peculiaridade local pode ser
contemplada, valorizada e integrada num mercado mais abrangente. São quase dez
anos de trabalho e os resultados mostram que tem valido à pena, que o
desenvolvimento econômico vem junto com o desenvolvimento do turismo",
resume Suilany Teixeira, gestora da Rota das Emoções no Ceará.
Costa
dos Ventos ampliou a oferta
A partir da experiência da Rota das Emoções,
o trabalho de roteirização é ampliado ano a ano, num esforço encabeçado pelo
Sebrae em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos municípios e do
Estado. Em 2008, surgiu o roteiro integrado Costa dos Ventos, unindo destinos
com características naturais em comum.
Esse roteiro turístico integrado envolve os
municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi e
tem como propósito promover a cooperação desses destinos para que todos
trabalhem unidos em prol do desenvolvimento sustentável da região, harmonizando
a oferta turística desses destinos para ampliar a sua competitividade no
mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada localidade
participante.
Construção
de referencial
Alicerçado na busca pela qualidade na
prestação dos serviços ao turista e na inserção da comunidade no processo, o
projeto tem como sempre em foco a construção de um referencial cultural,
principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico.
"As ações do Sebrae visam o incremento
da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente,
trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística,
mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o
desenvolvimento sustentável da região" explica a gestora do projeto e
também analista do Sebrae, Cattleya Guedes.
Por isso, o público alvo da iniciativa são os
empreendedores dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo,
artesãos e agentes culturais dos cinco municípios.
O projeto já beneficiou mais de 300
empreendimentos da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil
pessoas, tendo como resultado a geração de emprego e renda.
Iniciativa
vai do litoral ao Cariri
Seguindo a mesma linha da Rota das Emoções e
da Costa dos Ventos, teve origem em 2009 a Rota das Falésias - Cenário de
Cores, integrando em um só produto oito municípios do litoral leste: Aquiraz,
Pindoretama, Eusébio, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. O roteiro
nasceu por iniciativa de um grupo de empresários que participavam de uma
oficina de comercialização promovida pelo Sebrae-CE.
Unidos pelo desejo de oferecer um produto
diferenciado a turistas nacionais e internacionais, os empresários vêm juntos
desde então, com o apoio do órgão e ainda da Secretaria de Turismo do Ceará
(Setur-CE), procurando desenvolver ações que proporcionem maior competitividade
dos produtos turísticos dessa região, otimizando esforços e recursos.
"O objetivo é estruturar, fortalecer e
promover a comercialização da Rota das Falésias proporcionando maior
competitividade e sustentabilidade para os municípios e os negócios do litoral
leste", afirma a gestora do projeto Lucieuda Bezerra.
Além
das praias
Mas o trabalho de roteirização vai além do
litoral. No Cariri, surgiu em 2010 a ideia de estruturação do Roteiro Chapada
do Araripe de Cicloturismo Trata-se de uma iniciativa inédita no Ceará que
partiu de uma entidade não governamental, a Ecobikers, com a parceria do
Geopark Araripe e do poder público municipal com o objetivo de criar um
circuito oficial autoguiado de cicloturismo, modalidade que conquista cada vez
mais adeptos no Brasil e no mundo.
O roteiro integra as seis cidades onde estão
localizados os geossítios do Geopark Araripe, o único do Brasil. O roteiro
começa e termina no Crato, mas inclui também os municípios de Nova Olinda,
Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte, totalizando 280
quilômetros, distribuídos em cinco dias.
Outro diferencial do roteiro é que no plano
da Chapada do Araripe, mais especificamente na Floresta Nacional do Araripe,
encontra-se a maior "singletrack" do Brasil. Nessa modalidade, os
ciclistas fazem a trilha pedalando em uma espécie de fila indiana em função das
características do terreno.
Por meio do escritório regional do Cariri, o
Sebrae apoia o roteiro não só através da participação em eventos, mas também
com orientações técnicas e estímulo ao empreendedorismo e melhoria dos serviços
prestados aos turistas e ciclistas, nos municípios que compõe o roteiro.
A expectativa é que a iniciativa traga
resultados muito positivos para a região, como o aumento do fluxo de turistas,
prosperidade dos pequenos negócios e geração de emprego e renda. O roteiro foi
lançado em abril deste ano e já contabiliza visitas de turistas outros Estados,
a exemplo de um grupo da Paraíba que em novembro desembarcou no Cariri para
seguir o roteiro.
Em
Baturité
A iniciativa mais recente de roteirização
articulada pelo Sebrae no Ceará é o roteiro Aromas e Sabores da Serra, no
Maciço de Baturité. O objetivo é estruturar e consolidar uma rota turística a
partir do levantamento das potencialidades locais, aprimoramento de serviços
oferecidos e com ações de valorização dos talentos da região, da sabedoria
popular e da autenticidade das produções culturais.
De acordo com a articuladora do escritório
regional do Sebrae em Baturité, Fabiana Gizelle, a região possui amplo
potencial turístico, devido ao clima serrano, inúmeros atrativos naturais e culturais
e ainda apresenta diversos empreendimentos e produtores de flores tropicais.
Neste cenário, a visitação turística que acontece ainda de forma espontânea a
essas propriedades poderá tornar-se um novo produto turístico de valor agregado
à região e gerar novas alternativas econômicas, sociais e culturais.
Fonte: Caderno Turismo – Diário do Nordeste (04/
12/ 14)
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