domingo, 30 de novembro de 2014

Cascavel: Festival da Sardinha já é referência

Por sua excelência, o evento cresce a cada edição e já ganhou repercussão em todo o Estado do Ceará


A Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc) realiza a 7ª Edição do Festival da Sardinha entre os dias 4 a 7 de dezembro. O evento, que já é uma tradição, oferece aos turistas e aos participantes de uma forma geral diversas atividades gastronômicas, artísticas e culturais. Em uma arena que contará com vinte bares e restaurantes, os presentes podem degustar uma grande variedade de pratos à base do pescado.

Na realidade, o Festival da Sardinha já começou desde o início desta semana. Conforme o diretor da Assetuc, Mamede Rebouças, os pescadores já saíram para o mar e retornaram ontem trazendo a sardinha que será utilizada nos quatro dias de festa.

"Durante a próxima semana, os pescadores estarão empenhados no preparo de suas embarcações para participação na grande regata que acontecerá no dia 7 de dezembro", explica.

Mamede lembra que, no início, o Festival da Sardinha foi visto com desdém, porque se tinha imagem equivocada que "sardinha era comida de pobre". "Com o desafio de desmistificar esse conceito, os festivais foram pródigos em apresentar novas receitas, como moquecas, tortas, lasanhas, ao molho de maracujá, acarajés, dentre outras iguarias".

Mamede Rebouças conta que todos os empreendimentos que fazem parte da arena participaram de capacitações do Sebrae, a exemplo do Curso de Capacitação de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos e o curso de Inovação em Receitas à Base de Sardinha.

A diretora executiva do Festival, Katiuce Rodrigues, explica que "a sardinha é uma grande aliada da saúde por conter a substância ômega três. Além da sua riqueza nutritiva, é também um pescado saboroso. A sua pesca, realizada principalmente nos meses de junho, julho e agosto, nas embarcações denominadas paquetes, representa um momento de grande movimentação social dentro da Cidade".

A programação artística do Festival da Sardinha terá nomes de peso, como Moraes Moreira, George Israel, Chambinho do Acordeom, Marcos Lessa, Os Transacionais e Banda Monomotor. O evento pretende assumir nesta edição o viés do empreendedorismo.

Assim, de forma paralela, acontece o Cascavel Empreendedor, uma feira de negócios com produtos de 30 pequenos negócios do Município, incluindo doces, bebidas, calçados, confecção e artesanato, dentre outros.

Educação ambiental

Uma outra atividade realizada no chamado pré-evento é realizada com crianças da comunidade, que receberam aulas de educação ambiental e técnicas de desenho para participar de um concurso. Os desenhos vencedores serão estampados nas velas das jangadas que participarão da regata.

Cascavel está localizada a 60 quilômetros de distância de Fortaleza, conhecida por ter a maior e mais popular feira livre do Ceará, marca registrada do Município, que atrai comerciantes e turistas de todo o Estado para conhecer e adquirir produtos da sua rica e diversificada expressão cultural, principalmente no uso do barro e do cipó.

Mais informações:

7º Festival da Sardinha
De 4 a 7 de dezembro de 2104
Litoral Leste
Praia da Caponga
Cascavel – CE


Fonte: Caderno Regional (29/ 11/ 14) – Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário