segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Litoral Leste | Kitesurfe deve ser regulado no Ceará

Acidentes envolvendo banhistas e praticantes motivaram o MPF/CE a recomendar 90 dias para regulamentação

É cada vez mais comum ver pipas de kitesurfe colorindo o litoral cearense. Ao longo dos últimos anos, o esporte vem ganhando novos adeptos e atraindo praticantes de todas as partes do mundo para o Ceará, que vêm motivados pelas condições favoráveis para a prática da modalidade. Tamanho crescimento, porém, faz com que banhistas e kitesurfistas disputem espaço nas praias, o que vem ocasionando acidentes.


Foi justamente essa perigosa combinação que motivou o procurador da República Alexandre Meireles, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), a estabelecer o prazo de 90 dias para que as prefeituras de 17 municípios adotem medidas legais para disciplinar a prática de kitesurfe no litoral e em lagoas do Estado.


"Estou ciente que essa regulamentação irá beneficiar tanto os banhistas quanto os praticantes. Cada município tem suas especificidades e por isso não será algo feito em conjunto, mas todos têm um prazo de 90 dias para seguir as regras", esclareceu o procurador Alexandre Meireles.


Entre as cidades que terão que estabelecer um meio para disciplinar a prática da modalidade está: Caucaia, Paracuru, Aquiraz, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema, Trairi, Itapipoca, Amontada, Orós, Icapuí, Aracati, Fortim, Beberibe e Cascavel.


Meireles ressalta que dois municípios, Fortaleza e Paraipaba, já adotam medidas de segurança em seu litoral. O procurador também ressalta que a recomendação é para regulamentar áreas para a prática esportiva, e não os praticantes.


"A intenção é que banhistas e kitesurfistas tenham seus espaços delimitados. Não há a necessidade de cadastrar cada atleta, por exemplo", salientou.


Parceria


Alexandre Meireles informou que a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) está aberta para conversar com os municípios sobre como desenvolver a regulamentação, além de se dispor a fiscalizar as atividades do kitesurfe no litoral.


A CPCE está alinhada com o Ministério Público desde o ano passado, quando foram realizadas duas reuniões que motivaram Fortaleza e Paraipaba a adotarem medidas de prevenção.


O Ceará é considerado um dos principais locais do planeta para a prática de esportes de vento, como, além do kite, o windsurfe. A costa oeste do estado é cobiçada no segundo semestre.



Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (10/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário