sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Litoral Leste | Redução da verba modifica o Carnaval em praias do Ceará

Apesar de diferente dos anos anteriores, o Carnaval não vai abandonar o Litoral. Parcerias são a solução de Aquiraz. Em Aracati, atrações foram mais baratas. E Paracuru terá %u2018qualificação%u2019 da festa, com extinção do mela-mela


Ele diminuiu, mas não vai deixar de acontecer. Um pouco diferente do que o costume dos foliões poderia esperar, o Carnaval nas praias cearenses este ano se apoia numa reinvenção. A estiagem prolongada e uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que gastos com festas não fossem priorizados interferiram na programação das prefeituras. Em algumas cidades, a festa oficial será adaptada. Em outras, deve acontecer dependendo dos foliões. 

Apesar de uma redução do orçamento e uma regionalização das atrações para evitar gastos, o prefeito de Aracati, Ivan Silvério (PP), aguarda para a cidade uma média de 300 mil foliões por dia. “O fato de não haver Carnaval em outros centros deve aquecer a quantidade de pessoas que vêm para Aracati”, ele estima, otimista. A maior concentração de foliões deve ser na Praia de Majorlândia, onde será montado o palco da festa.

A necessidade de enxugar os gastos levará a Paracuru um novo conceito para o Carnaval, segundo o secretário do Turismo, Ângelo Tuzze. “A nossa missão é qualificar o Carnaval”, ressalta. A festa terá DJs e desfile de blocos - e não deve ocorrer o tradicional “mela-mela” como em outros locais. “Mudar o Carnaval é uma coisa complicada. Temos uma oportunidade de mudar as coisas: o que todo mundo usa é um modelo fracassado”, o secretário argumenta. De acordo com ele, os 40 anos de Carnaval na cidade não permitiriam que a festa não acontecesse. A estimativa de Tuzze é de que, com a economia de 85% no orçamento, o número de foliões, que chegava a 100 mil nos quatro dias de festa em outros anos, caia para 60 mil em 2015.


Em Aquiraz, garante o secretário de Cultura e Turismo Rodolf Fortes, a festa será organizada “sem nenhum centavo da prefeitura”. Parcerias com promotoras de eventos viabilizaram shows na sede e nas praias. Segundo ele, o Município cuidará de ações como ordenamento e segurança. A cidade tem praias como Porto das Dunas, Iguape e Presídio, que já foram responsáveis por atrair 60 mil foliões por dia em Carnavais anteriores. Para este ano, mesmo com as reduções, a expectativa do secretário é de que a quantidade de público “bata recordes”.


Beberibe e Cascavel


Apesar de serem destinos tradicionais, Beberibe e Cascavel cancelaram as festas promovidas pelas prefeituras. Ainda assim, aguarda Sérgio Freitas, secretário do Turismo de Cascavel, a administração dará apoio a ações como o desfile de blocos e o mela-mela. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Beberibe ressalta que a festa ficará totalmente a cargo da população, com paredões de som e festas particulares, por exemplo.

Saiba mais



Paracuru


Das 15h às 18 horas: Som do Farol, na Praça do Farol

Atrações: DJ Ricardo e DJ Nilsynho
 

Das 20h à meia-noite:


Som da Praça, na Praça de Eventos

Atrações: Raimundinho Wells
 

Aracati


Blocos culturais: Eternos Foliões, Caveira, Zé Pereira, Bonecos da Vila, Mukeka de canoa, Leões do Samba, Ali – Amados, Ciganos da Praia, Bloco dos Índios, Baianinhos do A E B, Bumba Meu Boi, Piratas da Praia




Bandas: Pegue Axé, Muleque Atrevido, Chico de Janes, Asamoha, Amor a Mil, Xote 7, Malucos da Folia, Los Kakos, Louca Mania, É o Chefe, Timbaleira, Sunsamba, Mr. Babão, Ítalo e Reno, Ihoannes, Lagosta Bronzeada, As Coleguinhas, Luis Marcelo e Gabriel, Rafaella Manville, André Luvi, Banda Inala, Selva Branca, Sintonia




Aquiraz


Bandas: Fabinho Varela, Brothers, MKT, Forró Dubom e Paulinho Calado


Duas atrações por noite nos palcos nas praias do Iguape, Batoque e Prainha
 

FONTE: As atrações foram divulgadas pelas Prefeituras.






Cotidiano – Jornal O povo (13/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário