sábado, 14 de fevereiro de 2015

Beberibe | Aracati: Estado tem esquema especial de atendimento

Principais unidades de saúde e campanhas de vacinação ganharão reforço durante o feriado
O período é de festa, mas o Carnaval é uma das épocas em que se registram as maiores quantidades de ocorrências que requerem atenção dos serviços médicos. Para dar conta da alta demanda, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) planejaram esquemas especiais de atendimento nas principais unidades do Ceará. Em paralelo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as campanhas de imunização contra sarampo também serão reforçados.




No Instituto Dr José Frota (IJF), haverá acréscimo de profissionais em áreas como Traumatologia e Neurocirurgia de acordo com a necessidade. Segundo Osmar Aguiar, diretor da unidade, as equipes médicas também serão redimensionadas, para evitar desfalques, e está prevista uma rotação de alas e leitos de forma a acomodar os pacientes que derem entrada.


"Vamos manter nossas equipes de plantonistas completas, com uma média de 35 profissionais de diversas especialidades por turno. Se houver necessidade, por conta de uma demanda maior, iremos adequar essa quantidade", afirma Aguiar.


Conforme o diretor do hospital, o número de atendimentos durante o Carnaval cresce no início e no fim do feriado. A maioria está relacionado a acidentes de trânsito, em especial com motociclistas, agressões por armas de fogo e armas brancas, e queimaduras. "O trabalho maior acontece na sexta e no sábado, que é a saída para o feriado, e na terça e na quarta, que é a volta", avalia.


Serviço de socorro


O Samu 192 Ceará deu início, ontem, à Operação Carnaval 2015, cuja meta é descentralizar o serviço de socorro. Ao todo, 107 ambulâncias serão disponibilizadas para fazer a cobertura de 130 municípios cearenses. Parte delas ficará a postos nos locais de maior concentração de pessoas nos litorais leste e oeste do Estado, a exemplo das cidades de Aracati, Beberibe e Paracuru. São 19 UTIs móveis e 88 Unidades de Suporte Básico.


Os plantões contarão com 552 profissionais por dia, sendo 44 médicos, 82 enfermeiros, 220 técnicos de enfermagem e 176 motoristas socorristas.


Em Fortaleza, de acordo com a SMS, as maternidades e hospitais da rede municipal (Frotinhas e Gonzaguinhas) funcionarão normalmente. Os postos de saúde ficarão fechados, com exceção da sala vacinal do Posto Paulo Marcelo, no Centro, que receberá crianças para a vacinação contra o sarampo.


Ainda na Capital, a SMS e as Regionais farão a imunização da doença em pontos estratégicos, como o Passeio Público, o Mercado dos Pinhões e Avenida Beira-Mar, onde haverá a aplicação de doses da imunização.


Serão montados, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Praça José Bonifácio, dois Postos Médicos Avançados (PSA) para atender aos casos mais leves e ocorrências registradas nos eventos carnavalescos, como ferimentos de baixa gravidade, embriaguez e torções.


Mais informações


Samu
192
IJF
(85) 3255.5166
Posto de Saúde Paulo Marcelo
(85) 3433.9701/ 3433.5898


Vanessa Madeira
Repórter





Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (14/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário