domingo, 8 de fevereiro de 2015

Litoral Leste | Nova operação fumacê começa segunda-feira

A ação será realizada antes e depois do Carnaval, nos períodos de 9 a 14 de fevereiro e de 23 a 28 do mês

A operação de pulverização espacial Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado, mais conhecida como fumacê, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), começa nesta segunda-feira (9) em 21 municípios do Estado. A ação tem o objetivo de controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya.


A iniciativa ocorrerá antes e depois do Carnaval, nos períodos de 9 a 14 de fevereiro e de 23 a 28 do mesmo mês, percorrendo os 7.739 quarteirões nos locais de maior fluxo dos foliões. Serão usados dez equipamentos UBV pesado acoplado em veículos e duas equipes de UBV portátil, costal motorizado.


Em Fortaleza, cumpriram-se itinerários em oito bairros. Segunda-feira, haverá pulverização especial em 163 quarteirões da Praia do Futuro II, das 16h30 às 20h. Até o sábado, dia 14, também cobrirão os bairros do Cais do Porto, Jacarecanga, Mucuripe, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Meireles, Varjota e Vicente Pinzon. Na Capital serão cobertos 1.240 quarteirões.


Em conformidade com o supervisor do Núcleo de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Neilson Rolim, os locais foram selecionados de acordo com os registros apresentados pelo o Estado.


Incidência


A orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos. "É importante que a população fique atenta, pois nesses lugares são onde as doenças se encontram", ressalta o supervisor.


O fumacê é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. Ainda de acordo com Neilson Rolim, a atual situação de falta de chuvas agrava a multiplicação do vetor.


A ação também vai passar pelas cidades de Aquiraz, Pindoretama, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste.


O boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (06) confirmou, neste ano, 169 casos de dengue em 25 municípios, com quatro casos de dengue com sinais de alarme nos municípios de Aracati e, Barbalha e Fortaleza.


Com relação à febre chikungunya, em todo o ano de 2014, o Ceará notificou 53 casos suspeitos, descartou 17 e seis foram confirmados, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença. Registrados nos municípios de Fortaleza, quatro casos, Brejo Santo e Aracoiaba compilaram apenas um caso em cada.


 

 

Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (08/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário