segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Litoral Leste | Carnaval terá 493 guarda-vidas

Um contingente de 493 bombeiros vai atuar neste Carnaval como guarda-vidas no litoral do Estado e mais em algumas cidades onde há fluxo de banhistas em açudes, com relativas reservas de água. Esse número é semelhante a registrada na ação desenvolvida em igual no período no ano passado, mas reduz a presença dos profissionais militares em cidades onde as barragens estão secas por conta da estiagem que chega ao quarto ano consecutivo.


A Operação Guarda-vidas neste ano vai mobilizar 95 bombeiros para o Litoral Leste, compreendendo desde o município de Aquiraz até Icapuí, e 89 no litoral Oeste, estendendo-se de Caucaia até Chaval, totalizando 80 postos. Também atuará nos açudes do Castanhão, Orós, Lima Campos e, ainda na Região Metropolitana de Fortaleza, especificamente no sistema Pacoti-Riachão-Gavião.


O coordenador operacional, tenente-coronel Carlos Viana, informou que o reforço no serviço guarda-vidas vai mobilizar equipes de Fortaleza a partir da manhã da próxima sexta-feira, com retorno previsto para a quarta-feira de Cinzas. "Apesar de uma atuação menor em cidades não litorâneas, vamos manter o mesmo efetivo nas faixas de praias, para garantir maior segurança dos banhistas", afirmou.


Carlos Viana disse que a ação tem um caráter muito mais de prevenção dos afogamentos e resgates, daí a presença do bombeiro militar para orientar os banhistas sobre cuidados que devem ser tomados para quem adentram as águas.


"Esse é um período onde há muitos registros de afogamento ocasionado por ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos em excesso. Nós orientamos para que se evitem os excessos, além de outros procedimentos que devem ser tomados tanto porque sabe nadar quanto aqueles que não sabem", salientou.


Cuidados


Afora a mobilização de homens, o serviço terá o apoio de equipamentos como nadadeiras, flutuadores, jet-ski e até, em casos extremos, de um helicóptero, que é mantido pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).


Para evitar afogamentos, os Bombeiros recomendam que se deve evitar nadar sozinho, não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água, não se afastar das margens, não saltar de locais elevados para dentro da água, não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado e preferir lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo, identificar nos locais a presença e permanecer perto deles.






Fonte: Regional – Diário do Nordeste (10/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário