quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Litoral Leste | Pescadores e índios unem-se para promover o turismo sustentável no litoral do Ceará

Para os organizadores da rede, o tipo de relacionamento entre turismo e comunidade rendeu bons frutos
Para os viajantes que não gostam de luxo, a prioridade do próximo destino é aquele que respeite a natureza e a cultura local. Dessa forma, encontrar uma praia com cenário paradisíaco e apenas uma colônia de pescadores se tornou quase um tesouro perdido a ser caçado. É com a proposta de um turismo comunitário, que resgate a originalidade do lugar, que a Rede Tucum foi criada.

 “A construção da proposta de turismo comunitário no Ceará foi iniciada com o processo de movimentação social para a garantia dos diretos da sociedade civil de acessar informações das políticas públicas de turismo a serem implementadas no estado, e para a defesa dos direitos das populações tradicionais ameaçadas de expulsão dos seus territórios, com a ocupação do litoral por grupos econômicos, do setor turístico e imobiliário”, explica Rosa Martins, coordenadora de Relações Institucionais do Instituto Terramar, ONG que apoia o projeto.





A primeira experiência surgiu ainda em 1998, mas somente 10 anos depois a rede estruturou-se e oficializou-se. No início, Tucum contava com 12 organizações comunitárias e três entidades de assessoria. Hoje, o cenário mudou bastante, já que existem 15 grupos de turismo com mais organização para cumprir o objetivo.

Eles estão localizados em: Assentamento Coqueirinho (Fortim), Assentamento Maceió (Itapipoca), Batoque (Aquiraz), Caetanos de Cima (Amontada), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Conjunto Palmeiras (Fortaleza), Curral Velho (Acaraú), Flecheiras (Traíri), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Ponta Grossa (Icapuí), Pousada Tremembé (Icapuí), Prainha do Canto Verde (Beberibe),Tatajuba (Camocim) e Vila da Volta (Aracati). As entidades de apoio e assessoria são representadas por Adelco, Caiçara e Instituto Terramar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário