terça-feira, 22 de abril de 2014

Praia de Quixaba pode ser segundo destino em Aracati

Depois de Canoa Quebrada, esta pequena comunidade pesqueira oferece atrações com ambientes naturais


Empreendedores locais da Praia da Quixaba, no município de Aracati, estão se unindo para alavancar o turismo da comunidade. A praia, bastante conhecida no Litoral Leste, já é bastante frequentada por turistas da região Jaguaribana. Porém, o que os empresários buscam cada vez mais é dar destaque à praia como uma das boas opções que a cidade de Aracati oferece aos visitantes.
Aracati vive um momento de requalificação do turismo, com a execução de projetos de infraestrutura nas principais vias da cidade e nos acessos às ruas históricas. Todo os investimentos são para preparar a cidade costeira para a copa do mundo, onde é esperado um fluxo superior de turistas no município.
Porém, o principal destino buscado por quem vem de fora é a praia de Canoa Quebrada, que já é conhecida internacionalmente e é uma das praias mais belas do Ceará, o que acaba deixando os demais destinos turísticos de Aracati em segundo ou terceiro plano, na ordem de preferência dos visitantes.
Para o empreendedor Gilberto Costa da Silva, que possui uma barraca na praia da Quixaba, Aracati possui um grande potencial turístico, mas é preciso descentralizar as ações que nos últimos anos foram voltadas para Canoa Quebrada.
"Não estamos buscando competir com a praia de Canoa Quebrada, muito pelo contrário, queremos dar um suporte para quem frequenta Canoa, servindo de um destino paralelo, o qual o turista possa conhecer", explica ele.
"O turista compra um pacote de sete dias para Canoa Quebrada, mas com dois ou três dias ele já fica sem ter muito o que fazer. Visitar outras praias e até o Centro Histórico da cidade são outras opções que fortalece o turismo na cidade", complementa.
Os moradores de Quixaba têm como principal renda familiar a pesca artesanal do camarão. O setor hoteleiro é pequeno, conta com apenas sete hospedarias, entre pousadas e chalés.
Na praia, oito barracas atendem a demanda de turistas, que é baixa durante boa parte do ano, mas se fortalece nos meses de janeiro, julho e dezembro, além de grandes feriados, como carnaval e Semana Santa.
Há dois anos, alguns integrantes da Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais da Praia de Quixaba e Adjacências, juntamente com empreendedores da própria comunidade, fundaram o grupo "Todos unidos por uma nova Quixaba", que tem o intuito de desenvolver o turismo com a busca de melhorias de infraestrutura junto a poder público municipal e parceiro para realização de eventos.
O turismo em Quixaba é de base comunitária e conta com parceiros para realização de eventos, idealizados e executados pelos próprios moradores.
"Desenvolvemos as atividades para atrair pessoas para nossa praia. Quixaba tem muito potencial e esse é o objetivo do grupo, fortalecer os empreendedores locais e atrair parceiros para os projetos desenvolvidos na comunidade", explica o fundador do grupo, Odilon Falcão.
Quixaba atualmente realiza eventos que se popularizaram entre os moradores da região Jaguaribana, principalmente.
A encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa, o Festival do Camarão, realizado entre os meses de julho e agosto, e agora a regata de Jangadas e Paquetes, movimenta o comercio local nos períodos de baixa estação.
Segundo Gilberto, essas ações tem mantido um certo número de pessoas em vários períodos do ano.
"Precisamos de infraestrutura, temos problemas coma falta de água nas barracas e mais áreas de estacionamento. A falta desses itens afeta o turismo na comunidade", lamentou o empresário. Ainda de acordo com ele, o grupo está se articulando para agendar um reunião oficial com o prefeito do município, Ivan Silvério, para discutirem as melhorias em Quixaba, de modo que venha a desenvolver o turismo local e a geração de renda para a comunidade a partir desta atividade.

Mais informações
GrupoTodos Unidos Por Uma Nova
Quixaba- localizado na Sede da
Associação de Pescadores
Praia de Quixaba, S/N
Telefone: (85)9994.5529
Ellen Freitas
Colaboradora

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário