quarta-feira, 23 de abril de 2014

Circuito cultural realiza interação entre povos

Durante a semana, serão partilhados conhecimentos, arte indígena, filmes, cantos e danças


Um verdadeiro encontro entre povos, um circuito cultural de saberes. Esse é o principal objetivo da 1ª Semana dos Povos Indígenas do Ceará, uma realização do Ponto de Cultura Casa Ame e Palhoça, em parceria com o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) do bairro Bom Jardim, que teve sua abertura oficial na tarde de ontem. O evento, que continua com programação até a próxima sexta-feira (25), conta com atividades em Fortaleza e nas aldeias Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba.

A abertura do evento contou com uma exposição no espaço galeria da Casa Ame, com objetos característicos das próprias comunidades. Além disso, os visitantes tiveram acesso a uma feira de artesanato indígena e a apresentação de Toré, Torém e Auê, danças tradicionais dos povos indígenas do Estado.

Durante a semana, serão partilhados conhecimentos, arte indígena, filmes, cantos e danças e realizadas rodas de conversa com lideranças Pitaguary, Tremenbé, Anacé, Jenipapo Kanindé, Tapeba e Pataxó, do Brasil, e Lakota Sioux, originários dos Estados Unidos. Será realizado, também, um concurso de criação artística voltado para crianças da escola indígena Pitaguary, quando será escolhido um texto em prosa, uma poesia e uma composição musical.

De acordo com a coordenadora da Casa Ame, Eliahne Brasileiro, o evento objetiva uma relação intercultural, um intercâmbio entre os povos. "Nós chamamos de Circuito Cultural de Saberes, que tem a função de reunir culturas indígenas e não indígenas diante dessa busca pelas culturas ancestrais", disse.

Visibilidade
Para o índio Pitaguary Carlos Guedes, 46, eventos como esse são importantes para seu povo em virtude da visibilidade que se promove. "É bom porque mostra que estamos aqui, que estamos lutando pelo o que é nosso. Temos uma luta diária para sobrevivermos, para mantermos o nosso nome, além de ser muito interessante o encontro entre várias etnias indígenas", comenta.

SAIBA MAIS

Programação da semana:

Quarta-feira
09h Dança dos Povos
10h Roda de Conversa. Facilitadores: Marciane Tapeba e Neto Witko Pitaguary
14H30 Etnocine : O Guardião dos Sonhos

Quinta-feira
9H Oficina de Canto
10h Etnocine: Documentário - História e brincadeiras Kalapalo ou Documentário sobre Povo Tremembé
14h30 Oficinas de Interação Cultural (Pintura, Biodança, Ritmos)
19h Noite cultural na Aldeia Pitaguary de Monguba

Sexta-feira
9h Círculo (Palavras de agradecimento)
10h30 Roda de Conversa
11h30 Histórias, lendas e mitos



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário