quinta-feira, 24 de abril de 2014

Encontro reúne lideranças indígenas do Ceará

Caciques, pajés e membros de cinco povos indígenas cearenses apresentam seus elementos culturais e trocam experiências até amanhã. A ideia é mostrar para a sociedade um pouco da tradição das comunidades indígenas


Representantes de cinco povos indígenas cearenses, além de lideranças dos povos Pataxó, da Bahia, e Tupiniquim, do Espírito Santo, participam até amanhã da Semana dos Povos Indígenas, realizada na sede do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no bairro Bom Jardim. O objetivo do encontro, iniciado terça-feira, é promover a troca de experiências entre as diversas culturas indígenas cearenses e permitir que a sociedade conheça as causas e os direitos indígenas.


De acordo com uma das coordenadoras do evento, Natália Tatanka, o encontro foi organizado dentro da periferia de Fortaleza justamente para a população saber que o Ceará tem índios e que eles estão vivos. “A imagem que as pessoas têm desses povos é sempre ligada à confusão e baderna, mas estamos aqui para mostrar que os protestos têm causa e a causa é a falta de respeito aos direitos indígenas”, afirma.


Participam do evento lideranças das aldeias cearenses Pitaguary, Tremembé, Anacé, Jenipapo Kanindé, e Tapeba, representando as 14 tribos indígenas existentes no Ceará. O presidente do MSMC, padre Rino Bonvini, explica que a ideia é fortalecer, através das danças, rodas de conversa, e exposições, a integração entre estes povos no sentido de uni-los em prol da mesma causa. “É preciso reafirmar a importância de desenvolver uma atitude de ecofilia, promovendo a amizade, o amor, e o carinho com a natureza necessário para nossa sobrevivência. Não existe futuro sem respeito pela mãe terra”, enfatiza.


Um dos principais elementos compartilhados durante o evento da cultura dos Tremembés, cuja maioria vive na região de Itarema, município a 237 km de Fortaleza, é o torém, dança espiritual unicamente praticada por eles, principalmente entre outubro e dezembro, de acordo com o cacique da tribo, João Venâncio. “Este é o momento de junção dos elementos culturais, para mostrar que há diversidade e muitas vezes as pessoas não dão valor a isso”, aponta o cacique.


A Semana dos Povos Indígenas segue com atividades como exposições artísticas, cantos e danças indígenas, oficinas, e exibição de filmes até amanhã, nos períodos da manhã e tarde.

Serviço
Semana dos Povos Indígenas
Quando: Hoje e amanhã, a partir das 9 horas

Onde: Movimento Saúde Mental Comunitária - Casa Ame e Palhoça (Rua Dr. Fernando Augusto nº 980 - Bom Jardim)
Informações: 34972176

Fonte: Jornal Opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário