quarta-feira, 23 de abril de 2014

Fortaleza: Recicla Nordeste discute potencial de negócios no tratamento de resíduos


A feira terá visitação gratuita e a estimativa dos organizadores é de que possa reunir 40 marcas expositoras

Com o objetivo de mostrar que a reciclagem é um bom e emergente negócio, será aberto hoje, a partir das 16 horas, no Centro de Eventos, a 4ª edição do Recicla Nordeste - Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação. Durante o evento, que prosseguirá até a próxima sexta-feira, das 14 às 21 horas, haverá, além da exposição de máquinas e equipamentos de última geração, várias palestras.

A 4ª edição do Recicla Nordeste congregará produtos e serviços voltados para indústria e comércio de reciclagem e transformação, e objetiva, ainda, segundo seus idealizadores, potencializar os negócios dessa cadeia de reciclagem e transformação no Nordeste nos segmentos de sucata metálica, plástico, papel / papelão e geração de energia.

O evento, a partir desta edição, é promovido pela Dinâmica Eventos, responsável por todo o planejamento e execução, em parceria com o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde-CE). Apoiam a iniciativa a Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação da Indústria do Estado do Ceará (Fiec), do Governo Federal, através da Casa Civil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).

Novos produtos

Os expositores são indústrias fornecedoras de máquinas e equipamentos para coleta, seleção, triagem, benefício e transformação de materiais recicláveis; empresas que comercializam, compram e vendem matéria-prima secundária para transformação em novos produtos.

Indústrias de produtos finais, feitos de matéria-prima secundária; empresas prestadoras de serviço de logística, projetos e consultoria; organizações que realizam, promovem ou financiam projetos ligados à coleta seletiva e reciclagem sustentável também participam do 4º Recicla Nordeste.

A feira terá visitação gratuita e a estimativa dos organizadores é de que possa reunir cerca de 40 marcas expositoras e receba um grande público.

O tema do Recicla Nordeste 2014, será "Tecnologia e Inovação no mercado de transformação", que será abordado tanto na feira quanto no Seminário de Reciclagem, Transformação e Meio Ambiente que ocorre paralelamente à feira com palestras e oficinas que visam contribuir com o desenvolvimento e crescimento do setor, com a preservação do meio ambiente e com o enfoque social.

"O objetivo do Recicla Nordeste é focar na realização de negócios, seja na feira ou na realização do seminário, com palestras e fóruns de discussão. Assim, será possível aproximar a empresa e proporcionar retorno aos participantes: expositores e visitantes. A intensificação da divulgação para um público profissional, visa aumentar a qualificação do público visitante a cada edição, com o objetivo permanente de aumentar a realização de negócios", pontua Sérgio Resende, diretor da Dinâmica Eventos e promotor da feira.

Programação

O 4º Recicla Nordeste será aberto às 16 horas de hoje; às 17 horas, haverá uma palestra de Thilo Schmidt, representante sênior da Ecohaus Consult, intitulada "Reaproveitamento de resíduos sólidos no contexto de uma gestão ambiental".

Está prevista para começar às 9 horas de amanhã uma reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).

No período da tarde, às 16 horas, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Vale Sarmento de Menezes, discursará sobre o tema "Parceria sustentável governo/iniciativa privada". Às 17 horas, os palestrantes Pianigiani Lorenzo e Federico Torretta falarão sobre "Sebigas - digestão anaeróbica de lixo orgânico para energia ou bio metano. Às 18 horas, o tema enfocado será "Coelce", voltado para as empresas participantes.

O evento será finalizado na sexta-feira, às 16h30, com o tema " Ecoelce: entenda como um programa de uma empresa de energia elétrica pode contribuir para a destinação de Resíduos Sólidos Recicláveis". A palestra ficará a cargo de Odailton Arruda, responsável pelo programa Eficiência Energética Brasil.

Plástico

Para se ter uma ideia da importância do mercado da reciclagem, basta lembrar, por exemplo, que o Brasil produz grande volume de resíduos de plástico, mas pouco do que é produzido é reciclado. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), em 2005 foram descartados 767.503 mil toneladas de plásticos no Brasil. E, em 2010, de acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), apenas 19% dos plásticos rígidos, e filme foram reciclados no País, ou cerca de 950 mil toneladas. Essa constante de índices baixos, deixa o Brasil em nono lugar, no ranking mundial de reciclagem de plástico, atrás de países como Alemanha (34%), Suécia (33,2%), Bélgica (29,2%) e Itália (23%).

Vidro

Já em relação à reciclagem de vidro, é um negócio altamente rentável, pois os cacos de vidro podem ser 100% reaproveitados. Todo o vidro a ser reciclado passa por um beneficiamento, ou seja, é necessária a remoção de tampas, e rótulos, além disso, todo o material passa por lavagem, para que todos os resíduos sejam removidos. Isso faz com que a pureza da matéria-prima seja garantida, utilizando vidros de diversos segmentos.

Pneus

A indústria de pneus se enquadra nas normativas de logística reversa, e de acordo com a Resolução Nº 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Empresas produtoras de pneus necessitam buscar alternativas para recuperar grande parte do que é produzido, utilizado e descartado.

Um pneu demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza, o que torna seu passivo ambiental muito caro. Além disso, sua queima produz fumaça tóxica e poluente. Caso sejam depositados nas margens de rios, podem atrapalhar o fluxo natural das águas, além do problema de proliferação de insetos transmissores de doenças.



Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário