sábado, 26 de abril de 2014

Cenas da Paixão de Cristo serão apresentadas hoje

Mesmo após semana oficial da data, as cidades decidiram manter a tradição do Cristianismo


Os municípios de Itaiçaba, na região Jaguaribana e Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, irão realizar em suas cidades o espetáculo da Paixão de Cristo, durante este fim de semana. Mesmo há uma semana da data santa, que foi na última sexta feira, os municípios se emprenharam para manter a tradição da encenação da morte e ressurreição de Cristo.

Na cidade de Itaiçaba, distante 162km de Fortaleza, o espetáculo é realizado há15 anos e está sob a responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura do município, com o apoio da Casa Civil do Estado. Todos os anos cerca de três mil pessoas comparecem para participar de toda a programação, que conta com a bênção das famílias, realizada pelo pároco do município, show de música gospel e surpresas para as crianças.

Os atores que encenam todo o trajeto da morte e ressurreição de Jesus são do município e o espetáculo tem a coordenação geral da diretora de Cultura, Marcília Galdino. O evento será amanhã, a partir das 18 horas, na Rua Coronel João Correia, em frente a Prefeitura.

Para o prefeito da Itaiçaba, José Orlando, é importante a mobilização da juventude para participar de eventos como este. "Procuramos valorizar e apoiar a cultura e as tradições populares. Estamos sempre na busca de conseguir projetos para que nossos jovens possam se engajar, e fico feliz em ver que muita gente vem prestigiando esse evento ao longo dos anos. Será uma bela festa, porque os itaiçabenses merecem", ressalta.

Já o município do Eusébio também realiza este ano a encenação da Paixão de Cristo fora de época. O evento aconteceu ontem e também será realizado no dia de hoje, a partir das 19 horas, na cidade cenográfica Eusebelém. De acordo com a Prefeitura da cidade, a novidade tem como intuito, ampliar a participação popular no evento, já que no feriadão da semana passada muitos moradores e visitantes aproveitaram a folga para viajar.

Veterano

O espetáculo vai para sua 17ª edição e hoje conta com 600 pessoas envolvidas entre atores, produção e coordenação e é considerada a maior Paixão de Cristo do Ceará. Neste ano, o momento apresenta um diferencial com relação às demais encenações no Ceará e de outros Estados, não se resumindo apenas aos últimos dias de Jesus na Terra, mas traz a história desde o princípio, isto é, como foram os acontecimentos anteriores ao nascimento do Salvador.

A primeira cena apresentada é da "Anunciação", quando, no relato bíblico, o Anjo Gabriel diz à Maria que ela seria a mãe de Jesus. "Decidimos contar toda a vida de Jesus, por entendermos que é um ato de amor e devoção. As cenas fazem com que as pessoas reflitam. A história não retrata apenas a vida do Salvador, mas nos faz pensar em nossa própria vida", diz o diretor do espetáculo, Tarcísio Christiane.

De acordo com ele, toda a história traz lições, como a abdicação de Maria com relação a seu filho, deixando com que ele cumprisse sua missão; o crime de Herodes contra os inocentes, que faz refletir sobre o poder e os seus limites e a tentação de Cristo no deserto, que traz o exemplo de resistência.

O diretor destaca ainda que toda a apresentação conta com 26 cenas, distribuídas em 1h30 de espetáculo. Cita também alguns efeitos especiais que farão parte da apresentação, tais como: o surgimento do mar em pleno cenário; a ascensão de Jesus, que desaparece entre uma nuvem de fumaça; o raio que cai e abre uma fenda no chão, fazendo surgir o demônio; e ainda, a cena em que a mão de satanás se torna gigante, demonstrando que sua mão é pesada contra aqueles que o seguem.

O espetáculo traz também novidades quanto ao elenco, com novos atores nos principais papéis. Jesus, que por dez anos foi encenado pelo ator Maciel Eduardo, agora ficará a cargo de Anderson Gaspar, que no ano passado foi Caifás. Maria será representada por Maria Pauliane, que no passado foi a endemoniada e São José por Luzardo Felipe, que já foi pai do filho pródigo.

Os cidadãos que se deslocarem para assistir ao espetáculo, na cidade cenográfica Eusebelém (Grande Sede), que fica na Avenida Eusébio de Queiroz, por trás do Naec, terão garantida toda a segurança nos dias de espetáculo.

O prefeito de Eusébio, Arimatéa Júnior, destaca o apoio que vem sendo dado ao projeto, que hoje faz parte do calendário de grandes eventos do município. Ele frisa que do projeto participam pessoas de várias comunidades, possibilitado também a descoberta de novos talentos.

"Hoje, a Paixão de Cristo do Eusébio será pela terceira vez consecutiva a maior do Estado, com quase 600 integrantes entre atores, produção, músicos e pessoal de apoio", diz o prefeito.

Estrutura

Na Eusebelém, além dos cenários fixos, será instalado um palco que abrigará um coral de 20 vozes. Um quarteto irá cantar músicas ao vivo, compostas especialmente para o espetáculo, além de uma banda com 40 músicos com instrumentos de metal, guitarra e baixo, bateria, violino e violoncelo. O diretor do espetáculo, frisa que haverá uma queima de fogos de artifício, que dará um brilho ao espetáculo. Na encenação, ele cita ainda três cenas que utilizarão máquinas para a elevação de atores, na Ascensão, Tentação e Nascimento. "Na ascensão, um equipamento vai elevar Jesus aos céus a 15 metros de altura e depois ele desaparece", conta.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, uma parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito vai garantir o transporte para os atores e os munícipes. Ônibus estarão saindo, a partir das 17h30min, das comunidades e retornando às 22 horas. "O espetáculo acontecerá das 19 às 20h30", observa.

Na Praça do Pólo de Lazer serão montadas barracas de artesanato, praça de alimentação, parquinho infantil e uma feira cultural, com a exposição de quadros referentes à Paixão de Cristo e outros temas.
O evento terá o apoio de 30 homens da Guarda Municipal do Eusébio, além do apoio da Polícia Militar (Ronda do Quarteirão). A movimentação terá início às 19 horas, com o fechamento de uma via da Avenida Eusébio de Queiroz (sentido Fortaleza-Eusébio).

Mais informações:

Encenação da Paixão de Cristo Eusébio: Hoje, 26 de abril, às 19h, cidade Cenográfica Eusebelém Itaiçaba: Amanhã, às 18 h, Rua Coronel João Correia


Ellen Freitas
Colaborador


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário