quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fortaleza: Itens são até 50% mais baratos


A quarta edição do Recicla Nordeste - Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação teve início ontem, no Centro de Eventos do Ceará, e trouxe produtos inovadores em diversos setores. Dentre os 40 expositores do evento deste ano, por exemplo, é possível encontrar itens que chegam ao mercado custando até metade do que os feitos com matéria-prima convencional.

É o caso da empresa cearense Previltech, que há cinco anos produz contêineres, pallets e formas para a construção civil de polivinil, tudo de material reciclado. O resultado para indústrias e empresas supermercadistas, exemplos de clientes da marca, tem sido economias de até 50% na aquisição do material sustentável. "O mercado tem tido um apelo muito forte pelo reciclável", declara Douglas Santos, diretor da Previltech.
Produção no Ceará

Com estande no evento, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste (CCIN) revelou que espera fechar, no segundo semestre deste ano, a primeira produção no Brasil, especificamente no Ceará, de bases e estruturas para paredes e tetos feitos de plástico e com encaixes que lembram um quebra-cabeça. De acordo com o presidente da Câmara, Cesare Villone, trata-se de estruturas capazes de aumentar em até 200% a capacidade termoacústica de edificações. "Além dos ganhos técnicos, os produtos também oferecem grande redução de tempo na construção", defende.

Cesare Villone ainda disse que, quanto a custos, calcula-se uma economia de 25% em obras que levem esses materiais reciclados. Ele também conta que a Câmara trará ao Ceará não só a técnica de produção e maquinário, mas capacitação para mão de obra, como pedreiros.

Garrafas PET

Também presente no evento, a construtora de barcos OAK Soluções Ambientais vem ganhando o mercado nordestino com seus barcos feitos de, em média, 1 mil garrafas PET cada. Com embarcações de R$ 7 mil a R$ 10 mil, a empresa do Rio Grande do Norte já tem seus produtos por praias dos municípios de Caucaia e Trairi. Ao todo, a OAK já reúne nove cidades pelo Nordeste com seus barcos e mais de 60 mil garrafas pets recolhidas.

As embarcações são utilizadas para a pesca tradicional e uso turístico e todas possuem registro oficial na Marinha Brasileira, portanto apresentam critérios legais de navegação. Entre 2012 e 2013, a OAK fabricou mais de 60 embarcações para comunidades de pescadores do Ceará e Rio Grande do Norte.

Mais informações

O 4º Recicla Nordeste acontece até amanhã, das 14 h às 21h, no Centro de Eventos. A entrada é gratuita


Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário