sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cearense é selecionado para a Escola de Cinema de Cuba


Aluísio de Azevedo, autor de “O Cortiço” e “Casa de Pensão” dizia, quando alguém perguntava se conseguia ganhar algum dinheiro com seus romances, que dava para o pão, mas não dava para a manteiga. Muitos, aliás, são aqueles que se dedicam a comprar o pão, sem se preocupar muito com a manteiga porque, como escreveu Schiller, em uma de suas cartas para Goethe, era mais fácil ser rico do que realizar um sonho. O de ser poeta, por exemplo.

Tiago Pedro, filho de agricultores do interior do Ceará, sabe disso. Como teve a felicidade, recentemente, de passar no curso de Cinema da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba, a EICTV, considerada uma das melhores do mundo, está batalhando, arduamente, para não perder esta oportunidade. Mas como não tem condições de viajar nem, muito menos, pagar a matrícula, está fazendo tudo o que pode para atingir seus objetivos e um deles é o de vender tudo o que tem. Como possui uma série de objetos antigos e, portanto, raros, está pondo tudo isso à venda por intermédio do Facebook. Para os interessados em colaborar com o cineasta, basta entrar em sua página do Facebook, “O Lugar da Utopia”, e se deparar com a sua história, a história da Escola de Cinema de Cuba que, segundo ele, foi fundada por Gabriel García Márquez e Glauber Rocha, e a melhor maneira de contribuir para ele viajar e se manter em Cuba durante três anos.

Único do Nordeste

Do Brasil, segundo ele, apenas ele foi selecionado no Nordeste e a data para estar em Cuba é em Agosto, pois, em setembro, começam as aulas. Fora o Brasil outros países da África, América Latina e Europa também participaram das provas. Da África, foi selecionado um moçambicano, da América Latina, o Brasil, Uruguai e Cuba e, da Europa, vários países, dentre eles a Espanha e a Itália. Até lá, portanto, Tiago Pedro terá que estar com sua situação regularizada ou, em outras palavras: passagens prontas e dinheiro para a matrícula. As passagens, segundo ele, estão quase compradas, a matrícula, no entanto, como custa cinco euros (ou quinze mil reais) está dando mais trabalho. Mas como Tiago Pedro está tendo a ajuda dos amigos acredita que tudo é possível. Desde, principalmente, que haja perseverança e como perseverança é o que não falta em sua biografia, aí está ele, trabalhando, dia e noite, para realizar o seu sonho: ser o único, em sua família, a ter um título universitário.

Técnico em cinema pelo Vila das Artes, é como técnico, e não como diplomado que tem trabalhado e visto algumas de suas produções, duramente realizadas por intermédio de editais públicos, exibidos na TV Brasil. Uma das expectativas do cineasta, no entanto, é a de produzir um longa em Cuba, conforme exige a formação e, de volta para o Brasil, continuar seu trabalho colaborando, inclusive, com aqueles que, como ele, também têm o mesmo sonho.

NATALÍCIO BARROSO
Da Redação



Fonte: Jornal O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário