sexta-feira, 25 de abril de 2014

Deputado critica emenda ao novo projeto

As mudanças no projeto que cria novos municípios em todo o País não agradaram ao deputado Neto Nunes (PMDB), parlamentar que vem encabeçando as discussões sobre o assunto no Ceará. Em seu pronunciamento, ontem, o peemedebista lamentou a aprovação de emenda do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que reduz a lista de distritos aptos à emancipação no Estado.

Segundo Nunes, por duas vezes a sessão em Brasília foi obstruída e, na manhã da quarta-feira passada, deveria ter sido votada a nova proposta do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-PR), mas a emenda de Raupp inviabilizará a emancipação de municípios no Ceará, relatou.

Isso porque ela defende que, ao invés de 8 mil habitantes, é necessário que os distritos tenham 12 mil. "Ele colocou lá que cada distrito deveria ter área mínima de 200 quilômetros quadrados. Alguns distritos aqui têm mais de 200 quilômetros, mas não têm a população desejada. Já Jurema (distrito de Caucaia) tem quase 100 mil habitantes, mas não possui sequer 17 quilômetros", exemplificou.

A proposta defendida Nunes é que se retire do item de imposições tamanho da área dos distritos, pois, segundo ele, não influencia na emancipação. "Era para ter sido votada ontem (quarta-feira), mas não o foi, e isso não me cheira muito bem", afirmou o parlamentar.

O deputado Thiago Campelo (SDD) diz estar acompanhando a discussão que vem sendo feita em Brasília e ressaltou que muitos distritos estão aptos a fazer suas emancipações, em relação à matéria que foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mais flexível do que a legislação federal que deve ser aprovada.



 Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário