A Secretaria de Desenvolvimento e Meio
Ambiente - SEDEMA, atendendo à preocupação com as questões ambientais no
município de Icapuí, está dando continuidade as atividades de implantação da
Agenda Ambiental na Administração Pública- A3P.
A Agenda é um programa do governo federal,
que tem como principal objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos
servidores, e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da
administração pública.
O processo de implantação do programa passou
por duas etapas: Assinatura do Termo de Adesão pelo prefeito Jerônimo Reis e
elaboração do Plano de Trabalho com tempo de execução de 5 anos ( Outubro de
2014 a Outubro de 2019) prazo estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente-
MMA.
A A3P possui 5 eixos para serem realizados
durante esse prazo: 1- Criar a Comissão Gestora da Agenda; 2- Realizar o
Diagnóstico Socioambiental; 3- Elaborar o Plano de Gestão Socioambiental; 4-
Realizar a Capacitação e a Sensibilização e 5- Realizar a Avaliação e
Monitoramento.
Portanto, algumas atividades já foram
iniciadas como a criação da comissão gestora pela Portaria N° 001/2015, de 05
de janeiro de 2015, composta por representantes das secretarias e autarquias;
iniciou o processo de capacitação dessa comissão; e agora está em andamento a
capacitação e sensibilização dos servidores da Prefeitura Municipal de Icapuí
juntamente com a realização do diagnóstico socioambiental com a aplicação de
questionários. A SEDEMA, o IMFLA e a secretaria de EDUCAÇÃO já passaram por
esse processo.
A participação do município de Icapuí no A3P
é imprescindível para a implementação de políticas públicas de
sustentabilidade. A Agente Ambiental Kettiane Pimentel (SEDEMA) está a frente
da atuação e processo da A3P no Município, e informa que o processo de
capacitação dos servidores irá ser realizado até o final do mês de Maio.
Por Kettiane Pimentel - Agente Ambiental
Fonte: http://www.icapui.ce.gov.br/
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