Aconteceu na noite desta quinta-feira (11/12)
no auditório do Colégio Marista, importante debate com a presença de
representantes dos comerciantes, Guarda Municipal, DEMUTRAN – Departamento
Municipal de Trânsito, Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – SEINFRA,
Diretor do Demutran do Crato, Edilson Marques, que relatou as experiências com
a implementação da Zona Azul há seis anos naquele município.
Na mesa de discussões; Sandro Guimarães
(Jornalista), Chico Rocha (Chefe de Gabinete, representando o prefeito Ivan
Silvério), Valdir Meneses (Vice-Prefeito), Armando Oliveira (Presidente da CDL
– Câmara de Dirigentes Lojistas) e Tácito Forte (Vereador).
O objetivo da discussão foi tratar de
assuntos relacionados ao caos que ficou o transito em Aracati, principalmente
sobre a questão da falta de vagas para estacionamentos no centro da cidade.
A principal mudança será mesmo a discussão
visando criar 150 vagas para zonas azul (rotativo) e marrom (carga e descarga),
onde o Governo Municipal de Aracati se propõe a abrir licitação para que, a
empresa vencedora seja a administradora dos setores de zonas Azul (rotativo
para veículos e motos) e Marrom (carga e descarga). De acordo com a proposta
inicial, a empresa administradora também repassaria 20% da arrecadação para o
município.
Outra provável mudança prevista pelo DEMUTRAN
está na inversão da mão única da Rua Cel. Alexandrino, mais conhecida como rua
do comércio, que atualmente libera o sentido permitido para veículos na direção
rodoviária/Igreja do Nicho e poderá passar a ser mão única a partir do sentido
praias pela Rua Dragão do Mar, passando por trás da Igreja Matriz contornando
pelo INSS e daí seguindo mão única até saída da cidade próximo ao Posto BR,
assim evitando o grande fluxo de veículos, inclusive caminhões pela Rua Cel.
Alexanzito (Rua Grande).
Participantes do evento também cobraram maior
ação da SEINFRA para fiscalização e retirada de entulhos, agilizar
transferência dos feirantes da Rua Agapito dos Santos, para local mais
apropriado e assim liberar a via para o trânsito de veículos desobstruindo
passagem dos veículos em vias de mão dupla.
Forte apelo para que o Governo Municipal
procure solucionar um problema seríssimo na Rua Tabelião João Paulo, onde
caminhões “pau de arara” estacionam antes das 07 horas da manhã, misturando-se
às carroças e saindo destino ao interior somente após as 13 horas.
Também foi sugerido que em alguns pontos da
cidade sejam criados estacionamentos inclinados com ângulo de 45° ou 90°,
instalação de semáforos e foto sensores. Cobrar e fiscalizar que os
permissionários de transportes coletivos cumpram horários determinados de
embarque e desembarque sob risco de suspensão ou até mesmo a perda da permissão
para operar as respectivas linhas.
Foi sugerido também um melhor
reaproveitamento do espaço da Praça Adolfo Caminha (Praça da Comunicação) para
reforma e adaptação, onde no horário comercial, o trecho seja utilizado para
estacionamento central e a partir do final de tarde seja aproveitado como
espaço para caminhada, praça com utilização de bancos e praça favorável ao
lazer. Também no espaço seria construído um palco de alvenaria com camarins e
coberto, para utilização em eventos religiosos ou populares e durante todo o
dia as barracas instaladas sobre a praça continuariam funcionando sem qualquer
alteração de suas atividades atuais.
Luis Nogueira e Rui Barbosa, da ASDECQ –
Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, também pediram para que o novo
projeto fosse em conjunto para organização do transito não somente para a sede
do município mas simultaneamente implementados em Canoa Quebrada, o principal
destino turístico do Litoral Leste Cearense.
Ao final da reunião bastante participativa, o
presidente da CDL, Aramando Oliveira, sugeriu que aconteça novo encontro ou
audiência pública na própria Câmara Municipal de Vereadores, para aprimorar as
discussões em busca da melhor solução visando desafogar o trânsito na cidade.
Fonte: Adaptação do texto de Sandro Guimarães
Copilado
do site: www.aracati.ce
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