quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Luxo: construtoras inovam em produtos e serviços para ganhar o mercado


Por Jessica Fortes - Da Redação

De acordo com a Pesquisa Anual de Serviços 2010, divulgada em setembro de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita bruta da prestação de serviços na atividade imobiliária do Ceará, como compra, venda e aluguel de imóveis, girou em torno de R$ 451,7 milhões.

Neste contexto de cenário lucrativo, o mercado imobiliário brasileiro vem crescendo e as empresas se especializando. O mercado de luxo é um dos segmentos que ganham mais atenção entre as empresas que competem no setor imobiliário. Procurando atender esse novo perfil de comprador, as empresas oferecem não só lazer e segurança, mas também, exclusividade, conforto e bom atendimento.

CONSIDERADOS DE LUXO

A BSPAR Incorporações é uma das empresas que apostam no luxo como algo que vai além de sofisticados espaços físicos. De acordo com Fábio Albuquerque, diretor de Incorporações da BSPAR, os imóveis de alto padrão são planejados para um público que deseja mais do que uma moradia, almejam um estilo de vida caracterizado pela exclusividade.

“Acabamento de primeira linha, isolamento térmico e acústico, pelo menos quatro vagas na garagem e grande investimento na área de lazer equipada são alguns dos itens de um empreendimento de luxo, que deve oferecer aos usuários conforto e exclusividade”, explica.

O Mirante Dunas, que está localizado em um dos bairros mais nobres da cidade e em uma das áreas mais altas e ventiladas, é um exemplo de empreendimento de alto padrão da empresa. Oferecendo conforto, modernidade e tecnologia, o condomínio possui 38 casas, com unidades de 312m² e 325m², quatro vagas na garagem, em terreno de mais de 2.700 m² de área de lazer completa e já equipada.

A estrutura de lazer conta com itens como espaço gourmet, playground, churrasqueira, brinquedoteca, fitness, sauna, piscinas de adultos com raia de 25m e Infantil, bar molhado e quadra gramada. “Unidades residenciais de alto padrão são uma boa aposta devido à escassez de terrenos para construção de novos edifícios e casas nos bairros nobres”, reforça Albuquerque.

Em Fortaleza, imóveis considerados de luxo, são  aqueles  com metro quadrado mais caro, com expectativa de preço de lançamento residencial em torno de R$ 7.000,00/m² chegando a R$11.000,00/m².

No imóvel de luxo comercial o preço vai de R$ 7.500,00/m² a R$ 10.000,00/m², variando de acordo com o bairro escolhido e com a fase em que a obra se encontra. Para adquirir esse tipo de imóvel é necessária uma renda familiar em torno de R$ 40.000,00, inicialmente.

LAZER E SEGURANÇA

Outro exemplo de empreendimentos de luxo é o complexo turístico e imobiliário Aquiraz Riviera, localizado a 35 km de Fortaleza. O empreendimento possui uma estrutura de lazer com padrão internacional que inclui um campo e clube de golfe, além de um resort.

Segundo o gerente de vendas do Aquiraz Riviera, Mário Dias, além da segurança, o empreendimento tem toda infraestrutura elétrica subterrânea e várias estruturas de lazer. “O complexo oferece lotes residenciais a partir de 1.000 m², ele ainda terá dois grandes espaços residenciais que contarão com uma série de equipamentos destinados ao conforto, como: o Village Mall – shopping exclusivo para proprietários e hóspedes; o Country Club – estrutura que incluirá academia, bar e piscina com deck molhado, um complexo de tênis com quatro quadras e uma poliesportiva; e o Beach Club – complexo de lazer com serviços de luxo”, explica.

Ainda de acordo com Dias, as pessoas têm saído das grandes cidades em busca de qualidade de vida e o campo de golfe se enquadra nesse quesito. O gerente explica que o projeto paisagístico envolve um conceito baseado na continuidade e integração.

“A faixa de praia, com suas dunas e vegetação nativa, foi preservada não apenas pela necessidade ecológica, mas também para manter a unidade da paisagem praieira, proporcionando uma convivência harmoniosa com a natureza”, afirma.

ATENDIMENTO

Delano Belchior, coordenador geral de vendas da empresa cearense Alessandro Belchior, acredita que companhias bem estruturadas com sedes localizadas em pontos estratégicos e plataformas virtuais são mais atrativas a esse público. “Para atender o mercado de luxo, a empresa deve contar com colaboradores capacitados, discretos e com um atendimento impecável”, lembra o coordenador.

Para Delano, as empresas que dispõem das ferramentas mais atuais de serviços e de estrutura têm maior facilidade de captação desse nicho de mercado, pois dispõem de todos os serviços verticalizados em um mesmo local, como setores de cobrança e jurídico.

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