quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Obra na ponte em Aracati se arrasta há mais de 10 anos

Destino turístico conhecido internacionalmente ainda precisa de rodovia em condições normais




Aracati. Há mais de 10 anos vem sendo construída a Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-304, sobre Rio Jaguaribe. A conclusão do projeto total ainda continua sem prazo definido. A antiga ponte, que foi erguida originalmente há 53 anos, continua ao lado do novo projeto, mas também ainda não teve a restauração concluída. Trata-se de um projeto de infraestrutura que já teve tem muitos começos, meios, mas ainda não se sabe quando terá um fim.

Trechos novo e antigo sobre o Rio Jaguaribe ainda inacabados Fotos: Elle Freitas

Depois de 20 anos de discussão e comprovação da necessidade de reforma e ampliação da sua estrutura, hoje, uma das principais obras do Litoral Leste se encontra inacabada. Todo o contexto teve início há mais de 20 anos, quando começou a ser questionada a necessidade de reforma da ponte, inaugurada em 1959. No ano de 1999, um relatório foi entregue ao antigo DNER, constatando ser preciso construir uma nova estrutura, além da reforma e alargamento da obra anterior.

No início, a reforma gerou uma certa apreensão nos moradores da comunidade de Pedregal. Segundo conta a educadora Jocélia Ribeiro, integrante da Organização Popular de Aracati (OPA), não houve reunião com a população para discutir a obra e os impactos que ela poderia trazer para comunidade, além de como ficaria a regularização fundiária que ainda pende na Justiça. A comunidade de Pedregal possui cerca de 5.500 moradores, mas nenhum tem escritura da terra, já que o espaço foi ocupado durante os anos de cheia (a primeira em 1964), onde muitos acabaram permanecendo. No total, três empreiteiras tiveram seus nomes envolvidos na obra, mas duas participaram efetivamente da construção da ponte. Primeiramente a Delta, em 2002, e a Heleno e Fonseca depois, em 2006. Ambas não conseguiram cumprir nenhum dos seus prazos.

Diante de denúncias sobre irregularidades, o andamento da obra vem se arrastando há mais de 10 anos. Hoje, só a placa "trecho em obras" permanece como indicativo de que o trabalho não foi concluído.

Só em fevereiro de 2011, uma parte do trecho foi liberada para tráfego na ponte nova, ficando a antiga interditada até hoje.

Jocélia, como todos os moradores de Pedregal, não fazem a menor ideia do que falta para ser concluída a tão esperada ponte. "Dizem que já foi feito 80%", afirma ela, na esperança de achar que o fim do transtorno esteja mais perto do que longe.

Transtorno sim, para moradores que enfrentam as inseguranças geradas pelos desserviço dos gestores públicos. A moradora ainda tem esperança de que a obra possa ser concluída até meados do ano que vem. "Todos nós aqui consideramos uma obra eleitoreira. No próximo ano haverá as eleições para deputados, governador e presidente, e creditamos que eles concluam esse trabalho", conta Jocélia.

Ela também colocou que, neste ano, a Superintendência Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) visitou o local para avaliar a situação. "Ficamos sabendo, em uma reunião com a prefeitura, que até o final de setembro eles estejam retomando a obra".

A obra da ponte na BR-304 é uma das mais importantes do Litoral Leste. Além de oferecer uma melhor estrutura para os turistas que visitam a região, é um dos melhores acessos ao Rio Grande do Norte. A obra está avaliada em mais de R$ 30 milhões. Para o presidente da Cooperativa de Transporte em Fretamento e Turismo no Litoral Leste (Cooptema), Romildo Silva, a não conclusão da obra é uma vergonha para cidade, já que Aracati é um destino reconhecido internacionalmente.

"Nós fazemos quase que diariamente o translado de turista da Capital cearense para o nosso litoral e, infelizmente, nós enfrentamos condições precárias de rodovia. Temos que ficar muito atentos porque há trechos que são muito perigosos", lamenta.

Durante dois dias, a reportagem tentou obter junto ao Dnit informações sobre a continuidade das obras da Ponte JK, que estão paradas. Obtivemos a seguinte resposta por e-mail da assessoria do órgão: "Estamos dependendo das informações da área técnica da SR do Ceará. Ocorre que os servidores estão em greve em todo o Brasil, desde o dia 25 de junho e o superintendente está em viajem, mas já recebeu o pedido ainda ontem".

FIQUE POR DENTRO

Idas e vindas do projeto causam transtornos

Em 2000, aconteceu a primeira licitação para restauração e duplicação da ponte Juscelino Kubitschek (R$ 11 milhões). Em 2001, foram liberados R$ 7 milhões, mas a obra foi paralisada por falta de licenciamento ambiental. Depois de concedida a licença, empresa desiste da obra. No ano seguinte, em 2002, são liberados os outros R$ 4 milhões e obra é novamente paralisada por "falhas contratuais". Em 2005 são alocados R$ 10 milhões para duplicação, ao cargo do Exército Brasileiro, que desistiu. Em 2006, o Dnit anuncia obra em 18 meses e custo de R$ 29,2 milhões. Em 2008, há vistoria, denúncia do MP e reinício das obras. Em agosto de 2010, Dnit diz que ponte seria concluída no fim daquele ano. Em 2011, a nova ponte é liberada para o tráfego, mesmo sem oferecer segurança.

Moradores pedem mais segurança

Aracati. A obra inconclusa na Ponte Juscelino Kubitschek tem gerado muitos transtornos paraos moradores da comunidade de Pedregal, que vem sofrendo principalmente com a falta de segurança. Todos os sábados, a dona de casa Juliana dos Santos Bezerra realiza o mesmo trajeto: sai do Centro de Aracati de bicicleta até a comunidade de Pedregal para visitar sua mãe. Para isso ela, assim como milhares de pessoas, precisa cruzar o trecho de 466 metros da nova Ponte JK.

Parte da obra foi liberada sem estar concluída. Faltam barras de proteção no passeio, iluminação pública e o fluxo no trecho é perigoso, pois misturam-se ônibus, carros, motos, bicicletas, além dos pedestres. O risco de acidente é frequente

O trajeto não é tão longo, mas oferece inúmeros riscos. "Disputamos espaço com gente a pé, de carroça, motos tipo mobilete. Se não cuidar, a gente acaba batendo em alguém", conta. Isto porque parte da obra foi liberada sem estar concluída. A necessidade de desafogar o trânsito era bem maior. Os motoristas chegavam a aguardar até duas horas na fila para cruzar a ponte.

A nova parte da ponte foi entregue sem as barras de proteção no passeio, para a travessia segura de pedestres. No lugar, pedaços de madeira e uma rede dão uma falsa sensação de segurança. Também não há iluminação pública, ficando muito difícil para quem precisa cumprir o trajeto à noite. Esse é considerado pela comunidade o maior problema, principalmente pelo medo de assaltos.

"Quando eu tenho que vir à noite, eu só venho de carro com meu marido, porque é muito escuro. A gente fica com medo de assalto e tem que ter o cuidado redobrado no trânsito, pra não acontecer acidente", afirma Juliana. O carroceiro Alessandro Lima Correia, morador do Pedregal, não nega que a liberação da nova ponte para o tráfego melhorou muito seu trabalho.

"Antes era ruim demais, acontecia muito acidente, a gente que passava no meio dos carros e caminhões ficava com medo de acontecer alguma coisa. Agora não, tem uma passagem que a gente fica mais seguro pra atravessar", relata.

Porém, ele ressalta que o problema à noite tem gerado muita apreensão na comunidade. "Quando eu passo, eu fico batendo com um pau na carroça para o pessoal ouvir que tem gente. Acontece muita batida de noite, de gente de bicicleta, porque não vê nada, esta tudo escuro", reclama Alessandro.

Os moradores também relatam de roubo de material. "Aqui não tem um vigia, não tem fiscalização e a gente já percebe que estão roubando os materiais que ficam encostados. Roubaram alguns ferros da grade de proteção que começou a ser construída", denuncia a moradora da comunidade, Jocélia Ribeiro.

Com relação à falta de segurança, o sargento da Polícia Militar, Franco Gonçalves Nogueira, afirmou que desconhece registros de ocorrência como assaltos no entorno da ponte. Porém orienta a população que trafega à noite, para redobrar cuidado, devido à escuridão do trecho.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu falar com o prefeito de Aracati, Ivan Silvério, sobre o que foi decidido na última reunião realizada entre a gestão municipal e o Dnit, há cerca de três meses. Segundo informou sua Assessoria de Imprensa, sobre a reivindicação da população, ainda não está definido a quem compete instalar a iluminação pública e que a questão só será resolvida após a conclusão das obras.

ENQUETE

O que o Sr. acha desta obra sem conclusão?

"É uma vergonha o estado em que os motoristas passam por essa ponte. Os responsáveis já tiveram muito tempo para concluir e não concluíram e é um risco para o trânsito. Precisamos da ponte"
Romildo Silva
Motorista

"A gente não tem segurança pra passar à noite. Falta luz, é muito escuro, não tem proteção para quem passa a pé, é medo de assalto. Pra acontecer algo mais grave é rápido, a gente se protege do jeito que pode"
Alessandro Lima Correia
Carroceiro

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 


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