quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Festmar amplia programação

Cerca de 300 artistas de três continentes farão a festa da cultura nas ruas da cidade histórica do Litoral Leste

Aracati. Transformar mais uma vez as ruas históricas deste município como palco das várias linguagens da cultura teatral, é a principal proposta do IX Festmar, que acontecerá de 21 a 25 próximos.
Espetáculo "Pequeno Grande Circo Brasil" é um dos que poderá ser apreciado na programação artística do evento que já tem espaço consagrado no calendário de eventos culturais do Litoral Leste do Estado

O festival, um dos mais aguardados por artistas, grupos e público amante do teatro, foi incluído nas festividades de comemoração do aniversário de emancipação política de Aracati, que completará 171 anos.

A cidade, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, em especial suas praias, como Canoa Quebrada, agora também vira destaque internacional com a presença de artistas. Nas ruas históricas da cidade, eles apresentam o seu talento tendo como pano de fundo a beleza arquitetônica histórica.

Serão mais de 30 espetáculos classificados entre mais de 200 grupos representantes de três continentes que se inscreveram com o objetivo de disputar uma vaga no evento.

O teatro de rua vem sendo uma porta aberta para que os artistas possam formar plateias, e terem seus trabalhos reconhecidos por pessoas de diferentes gostos, idades e condição social.

O festival segue o que já foi cantado por Milton Nascimento, quando diz que o artista deve ir onde o povo está.

É o que acontece desde a sua criação no fim dos anos 90, na cidade de Aracati neste festival, que apresenta muitos rostos, cores, línguas que se misturam numa verdadeira festa da cultura.

Muitas vezes, apesar de falarem línguas diferentes, a expressão da arte não é comprometida e é entendida, já que o teatro não tem fronteiras, principalmente quando a rua é o palco.

O IX Festmar contará com a presença de cerca de 300 atores e atrizes, o que resultará na lotação de toda a rede hoteleira da cidade, representando ainda uma oportunidade de geração de renda extra para muitas famílias que aproveitam o momento para comercializar principalmente os produtos artesanais, típicos da região.

Serão cinco dias de programação para participantes e público. Todos vão às ruas prestigiar a presença da cultura popular, através do teatro, promovendo a festa nas praças e entre monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Internacional

Chegarão artistas do Brasil, Argentina, Venezuela, Peru e Moçambique. O evento é reconhecido como um dos maiores festivais do cenário nacional. Agora, ganha status de evento internacional, dada a importância que conquistou com as edições anteriores realizadas.

O momento também será marcado por homenagem, com o reconhecimento do trabalho do cearense Walden Luiz, que é ator, autor, diretor, figurinista e cenógrafo. Talvez por mexer com tantas atividades cênicas, tenha sido o segredo deste ator se manter permanentemente em cena durante mais 50 anos. A ideia do professor Tinoco Luna, no ano de 1999, cresceu e, a cada ano, desperta a atenção dos amantes da cultura e das belas paisagens deste pedaço do litoral cearense.

O Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB). Tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracati, patrocinado pela Secult.

Mais informações

Secretaria de Cultura de Sobral
Centro - (88) 3611. 2712 Exposições de terça à sexta, de 8 às 12 e de 14 às 21h; 
Sáb. de 9 às 12h/14h às 21h; Dom. 17h às 21h

RICARDO TORRES
COLABORADOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário